domingo, 11 de maio de 2014

Clube de Compras Dallas

Título no Brasil: Clube de Compras Dallas
Título Original: Dallas Buyers Club
Ano de Produção: 2013
País: Estados Unidos
Estúdio: Voltage Pictures, Truth Entertainment
Direção: Jean-Marc Vallée
Roteiro: Craig Borten, Melisa Wallack
Elenco: Matthew McConaughey, Jennifer Garner, Jared Leto, Steve Zahn, Denis O'Hare 

Sinopse:
Ron Woodroof (Matthew McConaughey) é um cowboy de rodeios machão que não perde a chance de sair com qualquer garota bonita que cruze seu caminho. Após um pequeno acidente no trabalho ele é levado a um hospital em Dallas. Isso leva seu médico a realizar uma série de procedimentos padrão sobre sua saúde e um dos testes revela que ele na realidade tem AIDS, naquela época - o enredo do filme se passa em 1985 - uma doença considerada exclusivamente de gays e viciados em drogas injetáveis. A descoberta vira o mundo de Ron de ponta cabeça. Desesperado, ele tentará de todas as formas se manter vivo!

Comentários:
Excelente drama mostrando o terrível diagnóstico de AIDS para um típico machão texano, cowboy e homofóbico, que de repente descobre estar infectado com uma doença que era atribuída apenas aos membros da comunidade gay da região. Logo no começo do filme o personagem de Matthew McConaughey mostra todo o seu preconceito ao comentar a morte do ator Rock Hudson, galã de cinema que morreria da doença após assumir publicamente que era homossexual e que tinha o vírus mortal. O filme é extremamente bem realizado, com um roteiro que explora excepcionalmente bem a luta do cowboy Ron após ele descobrir que está com o vírus HIV. Um dos aspectos mais importantes desse argumento é que ele explora o preconceito do personagem principal e depois como ele próprio enfrenta esse mesmo preconceito contra si. Assim que a notícia se espalha seus antigos "amigos" logo o julgam e acreditam que ele sempre fora um gay dentro do armário (algo que não era verdade). Ron perde os amigos, o emprego e seu médico lhe informa que ele tem menos de 30 dias de vida! Imaginem o desespero...

O filme concorreu a categorias importantes da Academia, entre elas Melhor Filme e Melhor Roteiro Original. Acabou vencendo muito merecidamente os dois Oscars da categoria atuação masculina, sendo que Matthew McConaughey levou o Oscar de Melhor Ator e Jared Leto o de Melhor Ator Coadjuvante. Ambos os prêmios foram mais do que merecidos. Esqueça aquela imagem de galã musculoso de McConaughey, pois aqui ele está literalmente transformado em um outra pessoa. Muitos quilos abaixo de seu peso normal o ator mostra em cada momento o grau de entrega em sua atuação. Realmente impressionante seu trabalho. Conforme a doença avança ele vai ficando cada vez mais abatido e magro, uma sombra do homem que um dia foi. Já Jared Leto também está excepcional, calando a boca de todos os que o criticaram por anos e anos. Ele simplesmente desaparece na pele de seu personagem, o travesti Eve. Aliás deve-se também a ele o mérito do terceiro Oscar ganho pelo filme - o de maquiagem - pois sua transformação é completa, ficando até mesmo complicado reconhecer o ator debaixo de toda aquela mudança de personalidade e visual. No final a lição que fica é a de que muitas vezes interesses comerciais de grandes corporações se sobressaem em relação ao ato de salvar vidas de pessoas infectadas e doentes. Também se mostra muito claramente o momento em que a doença começou a atingir também pessoas heterossexuais, acabando de vez com o preconceito duplo que sempre acompanhou os doentes de AIDS (pelo menos deveria assim ser). Um filme realmente essencial para qualquer cinéfilo que se preze. Fabuloso.

Pablo Aluísio.

Um comentário: