quinta-feira, 15 de maio de 2014

Senhores do Crime

Título no Brasil: Senhores do Crime
Título Original: Eastern Promises
Ano de Produção: 2007
País: Estados Unidos, Inglaterra
Estúdio: Focus Features, BBC Films
Direção: David Cronenberg
Roteiro: Steven Knight
Elenco: Naomi Watts, Viggo Mortensen, Armin Mueller-Stahl

Sinopse:
Nikolai (Viggo Mortensen) trabalha para um grupo criminoso poderoso em Londres. Sua função é de espancar e intimidar todos aqueles que se coloquem no caminho das atividades criminosas de sua facção. Lidando e vivendo no submundo ele acaba conhecendo Anna Khitrova (Naomi Watts) um jovem que acaba caindo no brutal esquema de tráfico sexual internacional. Filme indicado ao Oscar na categoria Melhor Ator (Viggo Mortensen). Também indicado ao Globo de Ouro nas categorias Melhor Filme - Drama, Melhor Ator (Viggo Mortensen) e Melhor Trilha Sonora (Howard Shore).

Comentários:
Na primeira vez que assisti confesso que não achei grande coisa mas em novas revisões, ao me deparar de novo com o filme passando na TV a cabo até que acabei mudando de ideia, ao perceber aspectos que me tinham passado despercebidos da primeira vez. Isso acontece sempre com quem assiste muitos filmes. O roteiro tem um tom pesado, que curiosamente se manifesta de maneira muito sutil ao longo do filme, mas que vai sufocando os personagens conforme os eventos vão ocorrendo. Há uma certa tensão no ar, pois a impressão que temos é que nada é o que de fato aparenta ser em cena. Gosto muito da direção da película. Já tive muitas oportunidades de elogiar o trabalho do cineasta David Cronenberg e continuo sempre batendo na mesma tecla. Nas mãos de um diretor menos talentoso o filme certamente poderia virar um festival de clichês baratos envolvendo mafiosos russos mas Cronenberg não cai nessa armadilha e acaba realizando uma obra que merece certamente uma segunda chance. Além disso o que dizer da intensa atuação de Viggo Mortensen? Ele foi indicado a vários prêmios importantes e todos de forma bem merecida. O personagem que poderia ser simplesmente brutal e violento também apresenta, nas mãos desse ator, uma complexidade psicológica impressionante. Esse é o tipo de filme que vai melhorando com o tempo, tal como se fosse um vinho raro. Aproveite para rever.

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Pablo:

    Esse é uma filme difícil de se assistir; seco, violento, até brutal,, mas é a tal coisa, tem todas as qualidades que você disse e tem a Naomi Watts. Depois que eu a vi em O Chamado e de calcinha, foi amor a primeira vista e ainda por cima é uma ótima atriz; Querer o que mais?

    ResponderExcluir