terça-feira, 6 de agosto de 2013

Waterworld - O Segredo das Águas

Após o mundo passar por uma drástica mudança climática, com o derretimento dos polos, a civilização humana tenta sobreviver em um planeta inundado. Esse "Waterworld" foi o maior fracasso comercial da carreira de Kevin Costner. Foi uma produção extremamente cara, custou em torno de 200 milhões de dólares. Costner com o cacife conquistado em grandes filmes como "Dança com Lobos" recebeu carta branca do estúdio. Assim ele embarcou numa ideia muito infeliz, rodar uma espécie de "Mad Max" subaquático, todo passado em um mundo sem continentes, apenas oceanos sem fim. Para isso construíram enormes e dispendiosos cenários no Havaí. Para piorar o que já era ruim o clima complicado da região, com vários furacões, arrasou por várias vezes os sets, causando atrasos e prejuízos. A imprensa especializada, como não poderia deixar de ser cobriu tudo, mostrando os erros da produção. Costner, cego com seu próprio ego, resolveu seguir em frente. Quando finalmente chegou aos cinemas o público não demonstrou nenhum interesse pelas viagens molhadas de Costner. A crítica também não gostou nada, achou o filme longo demais, mal roteirizado e pessimamente editado.

Kevin Costner ao invés de reconhecer o erro resolveu acusar os jornalistas de boicote com seu filme, azedando de vez o relacionamento do astro com os principais meios de comunicação. Depois se soube que houve uma edição feita às pressas depois que o filme foi rejeitado em uma exibição teste. Costner que havia mostrado tanto talento ao dirigir "Dança com Lobos" se mostrou vacilante, não confiando em seu próprio juízo de valor. As brigas com o diretor Kevin Reynolds também mostravam bem a falta de foco da produção. Depois do desastre de "Waterworld" Costner perdeu grande parte de sua credibilidade. Amargou o descaso dos grandes estúdios e lutou bastante para recuperar seu prestigio (algo que não conseguiu completamente). Revisto hoje em dia não há como negar os erros. A trama não avança, é boba, derivativa demais de "Mad Max", quase um plágio, só que ao invés de desertos temos água sem fim. O personagem de Costner também não ajuda, é sem carisma, chato e passa o tempo todo contracenando com uma garotinha sem graça. No final não há como negar que é realmente um desastre. Não é de se admirar que tenha afundado de forma tão estrondosa. Mereceu o fracasso.

Waterworld - O Segredo das Águas (Waterworld, Estados Unidos, 1995) Direção: Kevin Reynolds / Roteiro: Peter Rader, David Twohy / Elenco: Kevin Costner, Jeanne Tripplehorn, Tina Majorino / Sinopse: A humanidade tenta sobreviver em um mundo pós apocalíptico.

Pablo Aluísio.

4 comentários:

  1. Pablo;

    Tal como Mel Gibson com Jesus Cristo, o Kevin Costner iniciou a sua decadência neste Waterworld filme que é até bom perto do outro que ele faria, O Mensageiro, esse sim uma bomba com o peronagem principal mais idiota que já se viu em um filme.

    Eu não sei quanto a você, mas eu nunca aconsegui ver aonde estão os 200 milhões de dolares gastos no Waterworld, será que foi no pé de tomate que foi comprado no Brasil do futuro?

    ResponderExcluir
  2. Pois é Serge, se fosse no Brasil eu diria que houve superfaturamento no orçamento mas como é uma produção americana vou acreditar na versão oficial do estúdio que diz que essa fortuna foi gasta principalmente nos grandes estúdios construídos em alto mar que foram destruídos e depois reconstruidos mais uma vez, o que convenhamos não ajudou em nada no resultado final. Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  3. no que diz respeito a historia do filme o orçamento gasto é invisível, mas me lembro que quando assisti pela primeira vez me impressionei sim com o cenário, infelizmente só isso não faz um filme um sucesso

    ResponderExcluir