terça-feira, 13 de agosto de 2013

As Patricinhas de Beverly Hills

Lá se vão quase 20 anos do lançamento desse bobagem adolescente que a despeito de ser um filme bem descartável fez muito sucesso e marcou a juventude de muita gente. Assistir a uma produção como essa não deixa de ser divertido hoje em dia, isso porque a personagem título, Cher Horowitz (Alicia Silverstone), é uma adolescente rica e mimada que não quer saber de muita coisa além de fazer compras no shopping com suas amigas (também todas completamente alienadas como ela). Por mais incrível que isso possa parecer a Cher acabou virando modelo de comportamento para muita garota fútil por aí, tanto que indiretamente também deu origem a celebridades do naipe de Paris Hilton e demais clones loiras. Ou seja, da noite para o dia ser uma garota vazia, consumista, burra e bitolada virou sinônimo de ídolo feminino a seguir! Vai entender a cabeça dessas jovens...

De qualquer maneira, deixando essas explicações sociológicas de lado o fato é que "As Patricinhas de Beverly Hills" conseguiu o feito de até hoje ser lembrado. Como não poderia deixar de ser em um filme tão bobinho como esse o enredo gira em torno da adolescente Cher. Ela tem 15 anos, é popular na escola e vive muito bem obrigado, já que seu pai é um bem sucedido advogado de Beverly Hills. Na explosão do sucesso de um novo aparelhinho, o celular, Cher deita e rola com suas amigas entrando e saindo das lojas mais exclusivas de Hollywood (na época usar celular era sinônimo de status e riqueza, ora vejam só!). Tudo parece mudar quando ela se apaixona por Josh (Paul Rudd), enteado de seu pai. Ele é exatamente o oposto de Cher. Um sujeito antenado, estudado, que conhece o "mundo real", bem ao contrário da patricinha Cher. Para conquistá-lo ela então decide mudar de atitude, tudo com o objetivo de impressionar sua nova paixão. Bonitinha a sinopse não? Pois é. Se você ainda não conhece (por ser jovem demais para isso) dê uma olhada para conferir como era a juventude da década de 90. Você vai perceber surpreso como de fato pouca coisa realmente mudou!

As Patricinhas de Beverly Hills (Clueless, Estados Unidos,1995) Direção: Amy Heckerling / Roteiro: Amy Heckerling / Elenco: Alicia Silverstone, Stacey Dash, Brittany Murphy / Sinopse: Cher (Silverstone) é uma garota mimada e fútil que se apaixona por um cara mais velho, bem mais inteligente e consciente do que ela. Para conquistá-lo ela então decide mudar de atitude, tudo com o objetivo de impressionar sua nova paixão.

Pablo Aluísio.

Um comentário: