terça-feira, 13 de agosto de 2013

Círculo de Fogo

Se você tem entre 30 a 40 anos certamente curtiu em sua infância todas aquelas séries japonesas que faziam grande sucesso no Brasil como Godzilla, Ultraman, Ultraseven, etc. Esses produtos sempre colocavam o herói contra um terrível monstro atômico que vinha do mar para destruir as grandes cidades de papelão que se colocassem no meio do caminho dos seres monstruosos (geralmente um ator usando roupas de borracha!). Toda semana lá estava Tóquio sendo destruída mais uma vez! Era trash sim, mas bem divertido, principalmente se você fosse um garoto de 12 anos. Pois bem, o tempo passou e Hollywood percebeu que com a tecnologia digital dos dias atuais seria possível fazer uma grande produção usando as velhas ideias dos MOWs (Monsters of Week) japoneses. E aí está "Círculo de Fogo" para mostrar que qualquer idéia pode ser reciclada, embalada numa nova roupagem e vendida como algo novo e original. Certamente os monstros não são mais de borracha mas de resto esse filme procura manter o espírito do passado, trazendo de volta todas aquelas criaturas, as mais esdrúxulas e bizarras possíveis.O elenco é liderado por Charlie Hunnam, ator que gosto bastante, da série "Sons of Anarchy". Curiosamente outro ator da mesma série, Ron Perlman (o Hellboy), também está no elenco, interpretando um contrabandista de restos dos monstros destruídos em combate.

A trama explora o surgimento dos tais Kaijus, monstros que começam a aparecer nos oceanos, provenientes de fendas localizadas nas profundezas. Como não poderia deixar de ser eles estão surgindo para obviamente destruir o mundo. Para enfrentar as novas ameaças as nações do mundo se unem para construir os Jaegers, robôs gigantescos com pinta de Transformers que literalmente saem no braço com os Kaijus. Essas grandes máquinas de guerra são pilotadas por duas pessoas que precisam unir suas mentes numa só. Mas esqueça esse tipo de detalhe. Tudo é uma grande desculpa para cenas e mais cenas de lutas e pirotecnia, numa avalanche de efeitos digitais e sonoros de todos os tipos. Confesso que como o filme foi assinado por Guillermo del Toro, esperava bem mais. Até porque já existe a série Transformers do vazio Michael Bay para ocupar esse nicho de mercado. Eu me equivoquei pensando que o diretor iria caprichar mais, criar um clima mais sofisticado e profundo mas nada disso você vai encontrar em "Circulo de Fogo" pois no final das contas tudo se resume a muita pancadaria e efeitos especiais. É um trash de 180 milhões de dólares. Assim em conclusão recomendo o filme para adolescentes até 14 anos no máximo ou então para os trintões e quarentões que queiram matar as saudades de sua infância. Já para o cinéfilo em geral não vejo grandes atrativos. Em suma é isso, "Círculo de Fogo" é uma grande bobagem, divertida para alguns, nostálgica para outros.

Círculo de Fogo (Pacific Rim, Estados Unidos, 2013) Direção: Guillermo del Toro / Roteiro: Travis Beacham, Guillermo del Toro / Elenco: Charlie Hunnam, Idris Elba, Rinko Kikuchi, Ron Perlman / Sinopse: Monstros gigantescos surgem nos oceanos, vindo de fendas localizadas nas profundezas. São os Kaijus. Para combater a ameaça surgem os Jaegers, robôs gigantescos que tentarão salvar o mundo.

Pablo Aluísio.

Um comentário: