sábado, 9 de maio de 2015

Lenny

Lenny Bruce (1925 -1966) foi um dos mais inteligentes e ácidos humoristas americanos da história. Seu humor nascia da critica áspera e corrosiva da sociedade. Em seus textos literalmente nada escapava, fosse política, religião ou relacionamentos pessoais, não importava, Lenny sempre tinha algo explosivo para falar. Seu estilo fora dos padrões (principalmente nas décadas de 50 e 60, tempos moralistas por si só) obviamente lhe causaram muitos problemas que esse filme tenta resgatar. Claro que por ser tão único Lenny divertiu multidões mas também colecionou inimigos ao longo da carreira. Some-se a isso uma vida atribulada, com muitos problemas pessoais. “Lenny” é a cinebiografia desse comediante diferente, que usava apenas o microfone como arma e instrumento de sua visão de mundo. Um filme bem diferente, inclusive em se tratando de Bob Fosse, que sempre pareceu bem mais inclinado para outros gêneros, em especial, grandes musicais baseados em peças famosas da Broadway.

No papel de Lenny surge o talentoso Dusfin Hoffman. Hoje em dia o ator é apenas uma sombra do que foi em seu auge. É realmente triste ver um trabalho desses, tão brilhante, e depois tomar consciência de que estamos na presença do mesmo Hoffman que agora dubla animações sem qualquer relevância para sua rica filmografia. Uma das melhores coisas desse Lenny é a fotografia inspirada. Geralmente o personagem é mostrado no palco em um brilhante jogo de sombras e luzes que realmente impacta ao espectador. Dustin Hoffman obviamente brilha, tanto na recriação dos textos de Lenny Bruce em suas apresentações como nas conturbadas passagens de sua vida pessoal. Um retrato de um homem perturbado por muitos conflitos internos que mesmo assim ainda conseguiu produzir um humor inteligente e sagaz como poucas vezes foi visto na história do show business americano.

Lenny (Idem, Estados Unidos, 1974) Direção: Bob Fosse / Roteiro: Julian Barry, baseado em sua própria peça teatral / Elenco: Dustin Hoffman, Valerie Perrine, Jan Miner / Sinopse: O filme narra a conturbada história de Lenny Bruce, famoso comediante americano que tinha muitos problemas pessoais em sua vida.

Pablo Aluísio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário