quarta-feira, 2 de maio de 2012

Battleship: A Batalha dos Mares

Battleship - Batalha dos Mares era exatamente o que eu estava esperando, sem mais, nem menos. É um produto que ultimamente tenho chamado de "Filmes de Shopping Center". Não se engane, o termo não é elogioso. Eu uso essa denominação para aquele tipo de produção que foi criada, pensada e distribuída para arrecadar muita, muita bilheteria nos complexos em Shoppings. Qualquer coisa abaixo disso é fracasso, o filme perde sua razão de ser. O público alvo é a garotada que se entope de fast food nas praças da alimentação. Eles comem Fast Food nas lanchonetes e depois vão ao cinema assistir a um filme que também é um Fast Food cinematográfico. Tal como as batatas fritas esse tipo de filme não acrescenta muito para a saúde do consumidor, pelo contrário pode é fazer mal! Haja peso! Eu não sou um purista completo que ignora o aspecto comercial do cinema, ele tem que existir é claro, mas quando a bilheteria é a única razão de um filme ser feito eu fico com uma pulga atrás da orelha, sinceramente. Um articulista fez uma observação bem curiosa sobre Battleship dizendo que era um "Transformers no mar", com navios ao invés de robôs que viram carros.

De fato, não poderia resumir melhor do que isso. É exatamente isso mesmo. Agora o curioso é que em tempos de tantos videogames de última geração foram escolher logo um velho jogo de tabuleiro para inspirar o filme. Estou falando de "Batalha Naval". Quem foi garoto ou adolescente nos anos 70 e 80 sabe do que estou falando. Era um jogo até simples. Dois jogadores tentavam afundar os navios do adversário usando os códigos que estavam no tabuleiro. O filme inclusive em uma das cenas homenageia o jogo original quando os oficiais da marinha americana tentam afundar as naves alienígenas usando as bóias que estão no mar como referência. A posição do navio inimigo é determinada por códigos de localização. tal como era no saudoso Batalha Naval. Eu confesso que apesar de ter jogado bastante Batalha Naval sempre preferi mesmo War da Glow. Será que vão fazer um filme do War também? Sei lá, tudo é possível nessa altura do campeonato...

Voltando ao filme e deixando os jogos de tabuleiro de lado. Uma vez o grande cientista Carl Sagan fez uma indagação interessante em seu programa Cosmos. Será que um contato com uma civilização extraterrestre seria uma boa para o nosso planeta? Na época estava se iniciando um programa espacial em que telescópios terrestres enviavam ondas de rádio para o espaço profundo em busca de alguma resposta de uma suposta civilização extraterrestre, caso ela realmente existisse. Carl Sagan voltava a se perguntar: E se a civilização que receber esses sinais for hostil? O que acontecerá conosco? Pois bem, o filme vai por aí. Ondas de rádio (que no filme mais parecem raios lasers, olha que bobagem!) são emitidas para um planeta parecido com a Terra a milhares de anos luz de distância.

Mas isso não importa. A resposta vem em forma de naves de tecnologia avançada que chegam rapidinho em nosso sistema solar, e como sempre vem para conquistar o nosso rochedinho perdido no meio do universo! Para salvar o mundo (de novo?) aparece os gloriosos homens da Marinha Americana e seus navios imbatíveis (que mais parecem carroças perto das naves ETs mas as vencem no último segundo, ora imagine você!). Em suma, é isso. Battleship é realmente um Transformers em Alto Mar, um Independence Day da Marinha Ianque. Os ETs mais parecem jogadores de Rugby mas que importa isso? Se você gosta desse tipo de filme faça bom proveito e se divirta. Eu, por outro lado, gostava mais do joguinho da infância - aquele pelo menos parecia mais verossímil e inteligente.

Battleship - A Batalha dos Mares (Battleship, Estados Unidos, 2012) Direção: Peter Berg / Roteiro: Erich Hoeber, Jon Hoeber / Elenco: Liam Neeson, Alexander Skarsgård, Taylor Kitsch e Rihanna / Sinopse: Civilização extraterrestre capta ondas enviadas por cientistas da Terra e chegam em nosso planeta com o objetivo de conquistá-lo.

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Não vi o filme, mas o que tem de absurdo que informações sejam transmitidas por raios laser? Não entendi sua objeção. Lasers são usados para transmitir informações com maior rapidez e precisão. Ondas de rádio 'normais' se dispersam no espaço, provalmente não chegariam a planetas distantes de forma inteligível. E o que estava começando no tempo do Sagan deia ser o projeto SETI, que não visa enviar mensagens a outros planetas, mas sim receber, o que é outra história. Faltou um pouco maia pesquisa à sua crítica.

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Na realidade o problema não é o uso de laser para emitir informações para o espaço, o problema é que no filme as ondas de rádios são mostradas como se fossem raio laser, essa é a bobagem que citei no texto. Ondas de rádio são bem diferentes de raios laser, vamos convir. Além disso telescópios como os mostrados no filme não são canhões de raio laser! rs.

    Sobre o SETI realmente você tem razão. Mas no texto eu não cito o SETI. O que citei no texto na realidade é um outro programa que cientistas como Carl Sagan criticaram e por isso não foi em frente.

    Obrigado pela participação,
    Abraços, Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  3. Avaliação:
    Direção: ★★
    Elenco: ★★★
    Produção: ★★★
    Roteiro: ★★
    Cotação Geral: ★★
    Nota Geral: 6.0

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir