quarta-feira, 14 de julho de 2010

A República Brasileira - Edição IV

O que derruba Bolsonaro nas pesquisas eleitorais?
Segundo a última pesquisa eleitoral Bolsonaro continua na mesma faixa que sempre esteve. Ele tem uma base de mais ou menos trinta por cento do eleitorado. É o núcleo mais fanático de seguidores, com fidelidade canina. Para esses a relação é de fã para ídolo. Nada parece tirar o apoio dessa gente. Porém para os outros setenta por cento do eleitorado as coisas andam ruins, bem ruins.

Bolsonaro não está preocupado com seu curral eleitoral. Ele sabe que essas pessoas o seguiriam até o inferno se fosse preciso. O que o presidente não consegue é conquistar o eleitor mais moderado, sensato, que não tem postura de fanboy do presidente. Para essa grande maioria do povo brasileiro o presidente Bolsonaro precisa mostrar serviço. Caso contrário não terá o apoio nas eleições

Um dos piores fatores que jogam Bolsonaro para baixo é a economia. E a economia brasileira vai muito mal. Altas taxas de desemprego, baixo crescimento e o pior de tudo, a inflação! Esse era um dragão que parecia ter desaparecido após o plano Real, mas que parece ter voltado para ficar. E quem sente mais a inflação é a camada mais pobre da população. O preço dos alimentos não param de crescer e nem é preciso falar da alta dos combustíveis e fontes de energia em geral. O preço da energia elétrica, por exemplo, consome parte significativa do orçamento das famílias. O brasileiro médio se vê mais pobre, mais pressionado pela alta dos preços. O salário não aumenta, os preços sim, todos os dias. Sentindo o problema no bolso esse eleitor nem pensa mais em votar nesse presidente. Se a vida vai mal, troca-se o presidente, assim como se troca o técnico de um time de futebol que só perde, rodada após rodada.

Por fim há o fator insanidade. Essa característica é bem conhecida do governo Bolsonaro. Atos administrativos sem sentido, defesa de pautas que não interessam a ninguém, a não ser um pequeno nicho de fanáticos (como a intervenção militar, elogios para a ditadura, etc) e conflitos constantes, muitos deles sem qualquer razão de ser. Todo dia parece surgir uma insanidade nova no Planalto. O presidente Bolsonaro parece não ter estratégia nenhuma para melhorar sua governabilidade. Muitas vezes puxa brigas com outros poderes sem qualquer necessidade. Por exemplo, o caso Daniel Silveira. Pesquisas recentes mostraram que a maioria da população brasileira foi contra sua impunidade. Bolsonaro ganhou novos eleitores com esse caso? Os números mostram que não. Ele só queimou mais ainda o seu filme. O presidente assim segue errando e se queimando, destruindo todas as pontes para sua reeleição.

A rejeição a Bolsonaro
Bolsonaro tem a maior rejeição entre os candidatos a presidente. Segundo os números da pesquisa 60% dos eleitores não votariam em Bolsonaro de jeito nenhum, em nenhuma hipótese. Segundo especialistas em estatística nenhum candidato conseguiria vencer uma eleição com uma rejeição tão alta. Os dados foram divulgados na pesquisa XP / Ipespe de hoje (6.5.22).

A desaprovação de seu governo também não anda nada bem. 52% consideram o governo de Bolsonaro como ruim ou péssimo. Para  63% a economia está indo no caminho errado, mostrando uma das piores avaliações do governo nessa administração. Também é um reflexo da crise econômica pela qual país passa, com forte inflação, desemprego e setor produtivo sem crescimento considerável.

A Seita Bolsonarista
Existe uma faixa entre 20 a 25 por cento do eleitorado que não deixa Bolaonaro de jeito nenhum! Para esses Bolsonaro representa o Messias mesmo, é o homem puro, de coração e de honestidade. O Messias enviado por Deus. Que Jesus Cristo que nada, Bolsonaro é o verdadeiro ídolo. E o mais curioso é que dentro desse universo existem muitos evangélicos. O fanatismo religioso muitas vezes se mistura com o fanatismo político. Eis uma verdade! Quem tem tendência a ser fanático o será, não importa sobre o quê!.

Outro ingrediente nessa fórmula Bolsonarista é o ódio! Existem pessoas e não se engane sobre isso, que amam odiar! Parece uma maluquice, mas é a verdade! Esse ódio muitas vezes é baseado em ideias irracionais como racismo, supremacia branca ou coisas piores. Pessoas que se acham superiores aos outros, seja por questões raciais, seja por questões sociais. A elite brasileira, péssima em todos os aspectos, sempre odiou pretos e pobres. Um pobre de direita no Brasil é um grande absurdo histórico e social!

Outro ingrediente que eu colocaria no Bolsonarismo é o ressentimento. Gente que não deu muito certo na vida e odeia pessoas que chegam ao topo. E se essa pessoa é de esquerda então o ódio e o ressentimento são potencializados ao máximo. O fracasso pessoal leva ao ressentimento. Mistura isso com teorias da conspiração birutas e você vai entender o que pensa um Bolsonarista de puro ódio!

Agora o mais interessante de tudo é que eu pessoalmente penso que o Bolsonaro deva ser o menos Bolsonarista dessa corja. Ele fala muita besteira? Claro que sim! Só que ao mesmo tempo o Bolsonaro não faz aquilo que seus seguidores querem. Ele não censura seus opositores, não implantou uma ditadura no Brasil (Pelo menos por enquanto). Um parlamentar disse recentemente que ele só radicaliza quando está no holofote ou quando precisa agitar sua base de malucos fanáticos. Disso já percebi há muito tempo. O Bolsonaro parece ser muito mais racional e inofensivo do que muitos de seus seguidores. Para o Brasil é um alívio.

Atrás nas pesquisas eleitorais, Bolsonaro lidera em algumas regiões e estados brasileiros. Entenda o quadro
- Nacionalmente, visto de um ponto de vista geral, o ex-presidente Lula lidera as pesquisas eleitorais. Na média geral ele teria entre 42 a 44% das intenções de voto para a presidência. Já Bolsonaro, em segundo lugar, ficaria entre 32 a 34% na média nacional. Isso porém não significa que Lula seja líder em todo o país, em todas as regiões e cidades brasileiras. Longe disso. O presidente Bolsonaro lidera em certas cidades e regiões do país. Um exemplo claro disso é na região Sul. Nela Bolsonaro lidera em dois grandes estados, Rio Grande do Sul e Paraná. Nesses estados ele tem, segundo as pesquisas, mais votos que Lula. Em Santa Catarina, embora empatados, Lula ainda lidera por uma pequena margem.

Outra região que Bolsonaro se sai muito bem, liderando em várias cidades, é a região Centro-Oeste. Impulsionado pelo agronegócio, Bolsonaro consegue ficar á frente de Lula em diversas pesquisas eleitorais. No Sudeste ele está tecnicamente empatado com Lula no Rio de Janeiro. Em São Paulo a disputa também é acirrada. Bolsonaro começa a perder feio mesmo quando se sobe no mapa do Brasil. Na região nordeste ele é derrotado por ampla margem. Em estados como Bahia, Bolsonaro é superado na proporção de 80 para 20. Sim, em certas partes do nordeste Bolsonaro tem pouco mais ou pouco menos de 20%. Há grandes estados no nordeste e isso faz diferença na média nacional. Por fim há a região Norte, onde Bolsonaro também está atrás de Lula, mas em margem menor do que no Nordeste. Esse é basicamente o quadro nacional das pesquisas eleitorais no Brasil até o momento.

Bolsonaro encontra Alexandre de Moraes - Apesar das várias brigas na mídia entre o presidente Bolsonaro e o ministro do STF Alexandre de Moraes, os dois se cumprimentaram fraternalmente em encontro ocorrido em posse do TST (Tribunal Superior do Trabalho) em Brasília. Bolsonaro teve vários entraves e brigas com o Supremo Tribunal Federal (STF) e com TSE (Tribunal Superior Eleitoral) mas nessa solenidade abraçou e cumprimentou várias autoridades pertencentes a esses tribunais. Quando cumprimentou Alexandre de Moraes houve uma grande salva de palmas de todos os presentes. Bolsonaro teve ontem sua ação contra Alexandre de Moraes rejeitada de plano pelo Supremo por não haver base fática mínima para abertura de um inquérito criminal. Pelo visto Bolsonaro pode reatar a amizade com Alexandre de Moraes na próxima semana. É esperar para conferir. (19.05.2022)

Previsão sobre a eleição de 2022
Estamos há pouco mais de 30 dias das eleições presidenciais. E nesse momento, prevejo, faço minhas previsões. Acredito que Lula vai ganhar eleição por vários motivos. Ontem, ele se apresentou no Jornal Nacional e foi muito bem, respondendo às perguntas, esclarecendo algumas questões. O saldo foi inegavelmente positivo. Acredito que Lula vai vencer, não no primeiro turno, mas no segundo turno, com uma certa tranquilidade. A questão é que Bolsonaro é uma figura trágica em todos os aspectos. Além de ser um presidente despreparado, Bolsonaro é aquele tipo de sujeito explosivo que não traz tranquilidade, para absolutamente ninguém. E isso é algo péssimo para um país. E também é péssima a reputação que ele tem em nível Internacional. As pessoas no exterior consideram Bolsonaro uma figura exótica e bizarra. 

Assim as coisas estão caminhando mais ou menos para o caminho que todos estão prevendo com a vitória de Lula. Ele tem bastante vantagem sobre Bolsonaro e esse tipo de vantagem não vai se tirada em pouco mais de 1 mês. Além disso, o Bolsonaro é uma figura cansativa. Essa coisa dele de dar golpe militar com esses militares da época das cavernas já cansou qualquer um. As pessoas vão votar em Lula muito para se livrar desse Bolsonaro. 

Pablo Aluísio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário