terça-feira, 13 de julho de 2010

A República Brasileira - Edição I

Marechal Deodoro da Fonseca: O Primeiro Presidente
O primeiro presidente da República brasileira foi um militar, o Marechal Deodoro da Fonseca. Essa figura histórica guarda algumas curiosidades interessantes. A mais interessante delas é que ele foi nunca foi um republicano, pelo contrário, Deodoro era um monarquista que inclusive era considerado um "bom amigo" pelo imperador D. Pedro II. Então porque ele proclamou a república? Há muitas teses sobre isso. As mais conhecidas afirmam que o exército, após a guerra do Paraguai, tomou uma grande consciência de sua importância. Aos poucos o exército brasileiro avançou nos campos políticos e sociais. E depois de um tempo assumiu o controle do próprio Estado brasileiro.

Sim, a República nasceu de um golpe militar, muito embora nem todos gostem de ver esse fato histórico sob esse ângulo. Porém foi exatamente isso que aconteceu. A República nasceu sem nenhum apoio popular, até porque o imperador Dom Pedro II era bem visto pelo povo em geral. Homem honesto e culto, foi sem dúvida um dos maiores líderes da história do Brasil. O mesmo não se podia dizer do Marechal Deodoro. Ele era, segundo pessoas que o conheceram, um homem bem rude, avesso à leitura, um tanto inculto e ignorante.

Assumiu o poder como primeiro presidente, mas não tinha vocação nenhuma para isso. Ficava irritado de ter que ouvir o congresso nacional. Era chucro e pouco educado. Além disso não tinha a diplomacia e a sofisticação intelectual necessárias para comandar um Estado nacional complexo, como era o Brasil já naquela época. Acabou largando a presidência em mais um ato impensado. Aliás esse mesmo tipo de arroubo precipitado havia sido o estopim da proclamação da República. Então é isso, o primeiro presidente da história do Brasil não foi nem um pouco uma figura admirável. Muito longe disso. 

Os Verdadeiros Bandeirantes
Os bandeirantes paulistas idealizados pelos historiadores do século passado (em especial os da década de 1920) mais pareciam mosqueteiros franceses da literatura. Na verdade os bandeirantes eram caçadores de tribos nativas e aventureiros em busca de esmeraldas. Os índios eram escravizados em grande número e depois vendidos no litoral e as pedras preciosas eram o grande motivo, o motor, para se adentrar os sertões em busca de riquezas.

Eles também não eram figuras heroicas. Muitos deles mal falavam o português, mas sim o Tupi, conhecido na época como "a língua geral" falada no Brasil. Um bispo que encontrou o famoso bandeirante Domingos Jorge Velho diria depois que ele era na realidade "um selvagem" que mal conseguia se comunicar em língua portuguesa.

Outro fato curioso é que eles não usavam essa denominação de bandeirantes. Isso foi criado séculos depois por historiadores que queriam criar uma mitologia de história paulista. Na verdade eles se viam mais como sertanistas, desbravadores do sertão, que nada mais era do que uma simplificação do termo "desertão", que era como as pessoas da época se referiam ao interior inexplorado do território brasileiro. De qualquer forma eles também tiveram sua importância. Muito do que séculos depois foi considerado território do Brasil se deveu ás expedições desses homens que eram pessoas de seu tempo, que sim eram violentos e assassinos, mas que jogavam de acordo com as regras vigentes nos séculos XVII e XVIII. 

Lampião e o Sangue no Sertão
Lampião virou símbolo cultural do nordeste. A figura do cangaceiro é uma das mais conhecidas de nossa cultura. Até aí tudo bem. Porém historicamente não há como escapar do fato de que Lampião foi um criminoso e um assassino violento. Ao lado de seu bando, que contava com outros cangaceiros infames como Corisco, Lampião espalhou terror pelo sertão nordestino. Seus atos de violência estão por todas as pequeninas cidades nordestinas.

Certa vez ele matou uma família inteira porque esses não tinham dinheiro para lhe pagar. Lampião chegava nas fazendas distantes e mandava recados pedindo dinheiro. Muitos desses nordestinos que viviam em propriedades rurais não tinham dinheiro para pagar por esse tipo de extorsão. Assim Lampião simplesmente os matava. E matava pai, filho e neto. Ao longo de sua carreira criminosa ele cometeu atos e crimes chocantes.

Em outra feita se indispôs com mulheres de determinada região. Sabe-se lá a razão implicou com o penteado e o corte de cabelo que elas usavam. E o que fez depois disso? As marcou com ferro quente no rosto, como se fosse gado. O executor desse crime foi um cangaceiro chamado Zé Baiano, que inclusive havia matado sua própria mulher por causa de uma infidelidade dela, dentro do próprio bando de cangaceiros. Enfim, pessoas realmente criminosas, sem um pingo de compaixão pelo próximo. De certo modo tiveram o destino que mereciam. 

Pablo Aluísio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário