FTD In a Private Moment
Dando prosseguimento com a análise da coleção FTD (Follow That Dream) chegamos nesse terceiro CD do selo. Não é um título indicado ao ouvinte eventual da obra de Elvis Presley, isso porque se trata de uma compilação de gravações caseiras realizadas por Elvis ao longo de sua vida. Como se sabe existiam aparelhos eletrônicos chamados gravadores que foram muito populares nas décadas de 1960 até mais ou menos meados dos anos 1980. Com eles e com uma simples fita k-7, que era vendida em qualquer supermercado, era possível realizar gravações caseiras, muitas sem qualidade sonora nenhuma, é bom reconhecer, mas que se tornavam divertidas de ouvir depois.
Elvis adquiriu logo um aparelho desses - e de outras tecnologias disponíveis na época também - e começou assim a gravar pequenos registros dele cantando ao lado de amigos ou sozinho em casa. Muitas vezes ele queria apenas ouvir como andava sua voz! É justamente isso que esse CD traz ao ouvinte. Grande parte foi gravado quando Elvis estava no exército, na Alemanha, em fins dos anos 1950, mas os registros vão além, chegando até 1966, quando Elvis promovia animadas reuniões em sua casa em Malibu. Ao lado de amigos, acompanhado muitas vezes apenas de um violão, ele soltava a voz! Não se trata de, como eu já frisei, material para todos os tipos de público. É algo bem específico e deve ser ouvido com uma determinada mentalidade, que entenda seu valor histórico, ao mesmo tempo que ignora a falta de uma melhor qualidade sonora. Agindo assim você certamente ficará encantado com os registros de muitas canções que inclusive nunca foram gravadas oficialmente por Presley em estúdio ao longo de sua carreira.
FTD The Jungle Room Sessions
Esse foi o quarto título do selo FTD. Para muitos fãs continua sendo um dos melhores de toda a coleção. Não lhes tiro a razão. Foi o primeiro a trazer material inédito dos anos 1970, justamente de sua última sessão de gravação, realizada na "sala das selvas" em Graceland. Além da riqueza das gravações em si o registro serviu também para demonstrar que essas sessões não foram realizadas com um Elvis melancólico, depressivo, caindo pelos cantos de tristeza, como foi escrito em várias biografias. Certamente Elvis enfrentava adversidades em sua vida, mas o que ouvimos aqui é um Elvis bem distante do quadro negro que muitas vezes foi pintado.
Ele na verdade está brincalhão, contando piadas, rindo e se divertindo ao lado de sua banda. Na verdade Presley não parece levar nada muito à sério. Mesmo assim o resultado artístico dessas gravações surpreende pela excelente qualidade, tanto pelos registros em si como da escolha de repertório, muito bem selecionado e executado. Além de tudo isso o CD ainda traz as sessões limpas, sem os os instrumentos adicionais que o produtor Felton Jarvis adicionou nos discos oficiais que chegaram ao mercado na época. Antes do lançamento se especulou bastante sobre a existência de faixas inéditas, mas no geral o CD só trouxe mesmo "There´s A Fire Below" nesse sentido, e mesmo assim apenas instrumental, pois Elvis não chegou a colocar sua voz nela. Então é isso. Certamente um dos dez mais relevantes títulos da FTD e um item obrigatório na coleção dos fãs de Elvis.
FTD The Jungle Room Sessions - Bitter They Are, Harder They Fall (alt. takes 2-5) She Thinks I Still Care (alt. take 2A) The Last Farewell (alternate take 2) Solitaire (alt. take 3) I'll Never Fall In Love Again (alt. take 5) Moody Blue (alt. take 3) For The Heart (alt. take 2 & 3) Hurt (alt. take 3) Danny Boy (alt. take 8) Never Again (alt. take take 11) Love Coming Down (alt. take 2 ) Blue Eyes Crying In The Rain (alt. take 2) Graceland Session Oct.29-30,1976 It's Easy For You (alt. take 1) Way Down (alt. take 2) Pledging My Love (un-edited master) He'll Have To Go (rough mix-master) Fire Down Below (instrumental track only) America.
Pablo Aluísio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário