quinta-feira, 17 de maio de 2012

Ponto de Origem

Título no Brasil: Ponto de Origem
Título Original: Point of Origin
Ano de Produção: 2002
País: Estados Unidos
Estúdio: HBO Films
Direção: Newton Thomas Sigel
Roteiro: Matthew Tabak
Elenco: Ray Liotta, John Leguizamo, Colm Feore, Cliff Curtis, Bai Ling, Illeana Douglas

Sinopse:
Drama baseado em fatos reais. O filme conta a história sobre um investigador de incêndios criminosos chamado John Orr (Ray Liotta). Ele participa de uma investigação policial que procura o autor de uma série de incêndios mortais na Califórnia dos anos 1980. Filme indicado ao Primetime Emmy Awards.

Comentários:
Bom filme, ou melhor dizendo, bom telefilme. Esse aqui só passou no Brasil no canal a cabo HBO, onde o assisti. Esse canal foi pioneiro, foi um dos primeiros a produzir seus próprios filmes, alguns muito bons, eu diria. Aliás a HBO sempre teve um padrão de qualidade acima da média. Por essa razão pode assistir sem receios, caso o tema envolvendo piromaníacos lhe interesse de alguma forma. Quem curte filmes com investigações intrigadas, também vai apreciar. No meu caso o que me levou a conferir esse filme foi a presença do ator Ray Liotta no elenco. Depois que ele apareceu no clássico moderno "Os Bons Companheiros" com Bob De Niro, sob direção de Martin Scorsese, jamais deixei de ver algum filme seu, mesmo que sendo uma produção menor, que quase ninguém assistiu.

Pablo Aluísio.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Amaldiçoados

Título no Brasil: Amaldiçoados
Título Original: Cursed
Ano de Produção: 2005
País: Estados Unidos, Alemanha
Estúdio: Dimension Films
Direção: Wes Craven
Roteiro: Kevin Williamson
Elenco: Christina Ricci, Jesse Eisenberg, Portia de Rossi, Kristina Anapau, Daniel Edward Mora, Jesse Eisenberg

Sinopse:
Um lobisomem solto em Los Angeles muda a vida de três jovens adultos que, depois de serem atacados pela besta, descobrem que devem matá-la para evitar se tornarem lobisomens. Filme indicado ao MTV Movie + TV Awards.

Comentários:
Tanto Wes Craven, o diretor desse filme, como o roteirista Kevin Williamson são craques do gênero cinematográfico terror. Só que aqui eles fizeram um filme meio fraco, misturando lobisomens e adolescentes. Eu particulermente penso que filmes de horror nunca podem ser pops demais, pois se isso acontece perde totalmente o foco e o objetivo, que é justamente o de dar medo no público espectador. De qualquer forma o filme deve ser conhecido. Vou mais longe, qualquer fita de terror, por mais fraca que seja, que tenha a assinatura do grande e saudoso Wes Craven, merece ser assistida. Só não vá com grandes expectativas. O filme é bem mais ou menos e não passa disso. Assista e tente se divertir, apenas isso, nada mais.

Pablo Aluísio.

O Preço da Fama

Título no Brasil: O Preço da Fama
Título Original: Pecker
Ano de Produção: 1998
País: Estados Unidos
Estúdio: Polar Entertainment
Direção: John Waters
Roteiro: John Waters
Elenco: Edward Furlong, Christina Ricci, Bess Armstrong, Mary Kay Place, Martha Plimpton, Brendan Sexton III

Sinopse:
Um jovem fotógrafo talentoso, que gosta de tirar fotos de seu bairro satírico e pervertido de Baltimore e de sua família maluca, é arrastado para um mundo de artistas pretensiosos de Nova York e encontra uma nova fama. Filme premiado no Florida Film Critics Circle Awards na categoria de melhor atriz (Christina Ricci).

Comentários:

Edward Furlong... Você lembra de Edward Furlong? Ele foi aquele jovem ator que estourou em "O Exterminador do Futuro 2". Tinha tudo para virar um ator de sucesso em Hollywood, mas no meio do caminho, havia uma pedra, ou melhor dizendo várias pedras... de crack! Ele afundou-se no mundo das drogas cedo demais e nunca conseguiu nada na carreira. Pois é, mais um jovem talento que sucumbiu cedo demais, antes mesmo de acontecer. Esse filme, altamente esquecível, foi uma tentativa de fazer ele um ídolo do cinema de sucesso. Nem teve fama, nem sucesso. Afundou feito o Titanic antes disso. De qualquer maneira o elenco tem a Christina Ricci. Especialista em personagens estranhas até que ela está bem gatinha no filme.

Pablo Aluísio.

terça-feira, 15 de maio de 2012

Pecados do Passado

Título no Brasil: Pecados do Passado
Título Original: Sin
Ano de Produção: 2003
País: Estados Unidos
Estúdio: Singular Pictures
Direção: Michael Stevens
Roteiro: Tim Willocks
Elenco: Ving Rhames, Gary Oldman, Kerry Washington, Alicia Coppola, Bill Sage, Chris Spencer

Sinopse:
Quando sua irmã é brutalmente estuprada, um ex-policial vai atrás de um homem misterioso de seu passado. Ele quer saber o que realmente aconteceu e sua sede de vingança pede por respostas.

Comentários:
O ator Ving Rhames sempre foi subestimado na carreira. Na verdade se formos analisar bem ele nunca fez um grande filme ou se destacou em nenhuma produção em que trabalhou no cinema. Porém mesmo em pequenos papéis ele conseguia demonstrar todo o seu talento. Esse aqui é um dos casos raros em que atua como protagonista e o mais incrível de tudo é que ele teve nada mais, nada menos, do que Gary Oldman como seu coadjuvante. Quem diria, não é mesmo? O filme foi esquecido, pouca gente assistiu, mas deixo a dica aqui. Um bom drama policial, valorizado por uma bela e talentosa dupla de atores.

Pablo Aluísio.

Ouro Branco

Título no Brasil: Ouro Branco
Título Original: Paid in Full
Ano de Produção: 2002
País: Estados Unidos
Estúdio: Dimension Films
Direção: Charles Stone III
Roteiro: Azie Faison Jr, Austin Phillips
Elenco: Mekhi Phifer, Wood Harris, Chi McBride, Esai Morales, Chi McBride, Cynthia Martells

Sinopse:
Um jovem do Harlem, forçado a lidar com o cenário das drogas dos anos 1980, constrói um império ilegal, apenas para ter uma crise de consciência. Filme indicado ao Film Independent Spirit Awards.

Comentários:
O que é o ouro branco do título do filme? Claro, estamos falando de cocaína. O filme conta a história de três amigos, jovens negros do Harlem, que acabam sendo seduzidos pelo dinheiro fácil do tráfico de drogas naquele bairro de Nova Iorque. Agora, o dinheiro chega rápido, mas também os problemas com a polícia, a violência e a morte. Um bom filme, valorizado por uma edição ágil, boa trilha sonora, com o tipo de sonoridade bem impactante da época e um elenco de atores negros que nunca decepciona. Um bom filme que assisti há muitos anos. Uma crônica de vidas perdidas para o mundo do crime.

Pablo Aluísio.

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Orações Para Bobby

Há duas formas de se analisar esse "Orações Para Bobby" Uma em relação ao tema e à mensagem que o filme tenta passar ao espectador. A outra é sobre o filme em si - como produto cultural. A mensagem é importante e lida com um assunto que geralmente é negligenciado quando se debate a questão do homossexualismo. Ao tomarem consciência que são gays muitos jovens ficam tão abatidos e abalados com a realidade que uma parcela deles acaba até mesmo se matando. Isso ocorre principalmente quando o jovem homossexual não encontra carinho e compreensão dos próprios familiares. É justamente esse o tema do roteiro (que é baseado em fatos reais). Sigourney Weaver faz o papel da mãe do jovem Bobby (Ryan Kelley) que se assume como gay para a família. Ao invés de aceitar a opção sexual do rapaz ela o enche de culpa baseado em suas convicções religiosas. Com a bíblia na ponta de língua esmaga o pobre garoto que entra em um dilema existencial terrível por causa de sua condição. O filme traz a importante mensagem de que a família antes de condenar seu filho deve tentar compreender sua opção e o mais importante: aceitar a nova realidade. Nesse aspecto nada há o que criticar em "Orações Para Bobby". Ele é muito sensível ao tratar sobre o assunto.

Tirando esse fator conteúdo e mensagem de lado esse telefilme não é muito bem feito no quesito qualidade. A edição é mal feita e truncada - em um tema que deveria ser desenvolvido com mais cautela e calma as situações literalmente voam, sem dar a chance ao espectador de ir digerindo o que está acontecendo. Outro grave problema da produção é o próprio ator que interpreta Bobby. Ryan Kelley é muito fraco e em nenhum momento consegue mostrar a densidade dramática que a situação exige. Já Sigourney Weaver apesar dos problemas do filme em si consegue desenvolver um trabalho marcante e emocionante. Ela está magnífica em cena e literalmente carrega o filme nas costas já que o elenco de apoio também é de mediano para fraco. Em suma, vale a pena conhecer e recomendar principalmente em nosso país onde a homofobia segue firme e forte, apesar das campanhas de conscientização.

Orações Para Bobby (Prayers for Bobby, Estados Unidos, 2009) Direção: Russell Mulcahy / Roteiro: Katie Ford baseado no livro de Leroy Aarons / Elenco: Sigourney Weaver, Henry Czerny, Ryan Kelley / Sinopse: O filme mostra a luta de uma mãe, Mary Griffith (Sigourney Weaver), para conscientizar a sociedade sobre a causa gay após presenciar seu filho se matar por ser homossexual.

Pablo Aluísio.

sábado, 12 de maio de 2012

Advogado do Diabo

Advogado do Diabo nada mais é do que uma releitura do velho mito de Fausto e Mefistófeles acrescido de partes presentes no novo e velho testamento. É de fato uma miscelânea teológica com ares de filme pop. Na época de seu lançamento muitos críticos torceram o nariz para esse verniz mais comercial mas no fundo isso não passa de uma visão muito restrita e limitada. O filme sim tem seus méritos, alguns bem sutis mas que fazem valer a pena a sessão. Na verdade a produção é muito cativante e não me admira em nada ter caído no gosto popular (no Brasil fez muito sucesso de bilheteria). Não é de hoje que o diabo se revela um grande personagem de dramaturgia. Em termos de teologia poderia ter se ido mais longe. De fato o roteiro apenas passeia pelos temas mais importantes, não indo fundo em nada mas isso se deve mesmo ao que se propõe. Certamente não estamos na presença de um tratado ou estudo sério de teologia mas apenas de uma obra de cinema que visa entreter acima de tudo. Não deixa de ser curioso observar um dos duelos mais desnivelados da história do cinema. De um lado Al Pacino, ator premiado, talento nato e incontroverso. Do outro o Keanu Reeves, ator medíocre que quase leva tudo a perder. Com um abismo separando os dois em termos de atuação é comum torcemos justamente para Milton, o personagem de Pacino. Ele, ao contrário do jovem advogado de Reeves, tem alma, carisma, envolvimento. O problema de Keanu Reeves é que ele falha justamente nos momentos mais decisivos de seu personagem em cena. Sua capacidade facial e interpretativa é muito pequena, quase nula.

Curiosamente mesmo dominando da primeira à última cena Pacino não escapou de ser criticado. Para muitos seu personagem é um exemplo, ao lado de sua atuação em Scarface, em que ele perdeu as rédeas da atuação, se tornando histriônico em excesso. Não concordo. Pacino aqui está muito distante do que vimos em Scarface. Aquela atuação realmente ficou fora de controle mas como Milton não consigo ver excessos por sua parte. Na maior parte do tempo está contido, evitando os velhos maneirismos. Claro que na cena final ele literalmente se descabela mas vamos convir que era necessário já que seu companheiro de cena era nulo. Por fim, para aliviar um pouco a agonia de ver Keanu Reeves falhar nas cenas, somos presenteados pela beleza luminosa de Charlize Theron. Ainda muito jovem, em um papel de certo modo ingrato, a atriz consegue a despeito de tudo isso se sobressair. Ela ainda não tinha o glamour da atualidade, onde surge como uma nova Grace Kelly, mas já demonstrava ser mais do que apenas um rostinho bonito em cena. Enfim é isso. "Advogado do Diabo" não é um primor em termos teológicos e nem foi essa a pretensão de seus realizadores mas diverte e abre as portas para quem quiser conhecer os mitos originais que lhe deram origem e isso certamente poderá ser muito mais instrutivo.

O Advogado do Diabo (The Devil´s Advocate, Estados Unidos, 1997) Direção: Taylor Hackford / Roteiro: Jonathan Lemkin baseado na obra de Andrew Neiderman / Elenco: Keanu Reeves, Al Pacino, Charlize Theron/ Sinopse: Kevin Lomax (Keanu Reeves) é um jovem advogado de interior que acaba sendo contratado por um grande escritório de advocacia de Nova Iorque liderado por John Milton (Al Pacino). O que parece ser o emprego dos sonhos porém logo se revela um grande pesadelo.

Pablo Aluísio.

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Os Homens Que Encaravam Cabras

Título no Brasil: Os Homens Que Encaravam Cabras
Título Original: The Men Who Stare at Goats
Ano de Produção: 2009
País: Estados Unidos, Inglaterra
Estúdio: BBC Films
Direção: Grant Heslov
Roteiro: Peter Straughan, baseado no livro de Jon Ronson
Elenco: George Clooney, Ewan McGregor, Kevin Spacey, Jeff Bridges, Stephen Lang, J. K. Simmons, Robert Patrick
 
Sinopse:
Um jornalista (Ewan McGregor) vai até o Iraque e lá acaba descobrindo a existência de uma estranha unidade do exército americano especializada em promover experiências ultra sensoriais, esotéricas e até de parapsicologia. Os membros dessa unidade são levemente malucos, alguns chegados numa droga pesada e fora de órbita. A descoberta que uma companhia do exército americano realiza estranhas experiências como essas durante a ocupação do Iraque acaba servindo de base para o jornalista escrever um livro relatando tudo o que viu naquele bizarro lugar. Filme vencedor do Empire Awards na categoria de Melhor Comédia.

Comentários:
Esse estranho enredo que dizem ser levemente inspirado em fatos reais é bem fora do comum. Quase impossível de acreditar que tenha alguma base na realidade. Obviamente que o roteiro procura mostrar tudo de forma muito bem humorada, sem se levar à sério em nenhum momento. Narrado em primeira pessoa pelo jornalista interpretado por Ewan McGregor, vamos acompanhando em vários flashbacks a formação desse grupo extremamente bizarro e as consequências da existência deles nos planos de segurança do governo americano. Algumas coisas me chamaram atenção nesse "Os Homens Que Encaravam Cabras". A primeira delas é o ótimo entrosamento de todo o elenco. Eles estão em sintonia completa com o roteiro nonsense do filme. Embora o foco seja bem centrada em George Clooney, quem acaba no final das contas roubando o filme é o personagem de Jeff Bridges chamado Bill Django. De certa forma é uma repetição da personalidade que ele mostrou em "O Grande Lebowski". Aquele tipo New Age que era muito comum nos anos psicodélicos da década de 60. O curioso é saber que o governo americano acabou financiando as ideias malucas desse sujeito (pelo menos no filme). O diretor Grant Heslov não tem muita experiência no cinema. Antes só havia dirigido séries e curtas, mas como caiu nas graças do amigo George Clooney foi escalado para dirigir o filme. Seu grande mérito aqui é não atrapalhar o trabalho dos atores que parecem se divertir muito em cena, pois o elenco se mostra completamente à vontade. Outro aspecto a se elogiar é que ele criou um filme rápido, simples e nada pretensioso, o que contribui muito para que o clima de bom humor e diversão se concretizasse de forma perfeita. Enfim, "Os Homens Que Encaravam Cabras" é muito divertido e cai muito bem para quem quiser encarar uma sessão de cinema para melhorar o seu próprio humor.

Pablo Aluísio.