sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Space Ghost

O personagem do Space Ghost foi criado em 1966 para uma série de animações feitas para a TV pelos estúdios Hanna-Barbera. Criador de desenhos famosos como Os Flintsontes, Os Jetsons, Manda-Chuva, entre outros, os produtores procuravam por personagens do tipo herói tais como os da Marvel e da DC Comics.

Assim, usando o Batman como fonte de inspiração, foi criado esse Space Ghost pelo desenhista Alex Toth. De 1966 a 1968 a série foi exibida no canal CBS. No Brasil também faria sucesso, sendo exibida nos principais canais de TV aberta do país.

E como nada se cria, tudo se recicla, o fantasma do espaço retornou, agora em uma série de revistas em quadrinhos da editora DC Comics, que comprou seus direitos de publicação recentemente. O personagem tinha virado um tipo de piada desde a exibição da série "Space Ghost Coast to Coast" pelo canal Cartoon. Ali ele era um improvável apresentador de Talk Show. Agora a DC quer resgatar o Space Ghost da galhorfa total, o elevando novamente a status de herói espacial.

Curiosamente os profissionais da DC tiveram que recriar suas origens, já que na animação original dos anos 60 não havia nada de muito profundo escrito sobre ele. Era apenas um herói bacana que viajava pelo espaço e soltava raios pelas mãos, através de um bracelete. Na DC eles remodelaram tudo, criaram uma história no passado, antes de virar o Space Ghost, mostrando até mesmo suas esposa e sua família, etc. Pelo visto a editora anda apostando nessa criação para a TV que agora pode, quem sabe, virar um sucesso de vendas da DC. E os estúdios de Hollywood também estão de olho para provavelmente fazer um filme com o personagem nos próximos anos.

Pablo Aluísio.

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Quadrinhos + Faroeste

Bolsilivros de Faroeste
- Quando eu era um simples adolescente, um estudante Marista, eu tive uma breve coleção de livros de bolso de faroeste. Esses livrinhos de papel jornal e bonitas capas eram chamados de "bolsilivros". Outro dia me peguei pensando, será que ainda existem nas bancas pelo Brasil afora? Acredito que não, infelizmente. Isso porque eu sempre vi essa literatura de bolso como uma entrada no mundo dos livros em geral. O leitor de bolso certamente um dia se tornaria um leitor de livros maiores - como se deu no meu caso!

Hoje em dia sei que esse tipo de publicação foi herdeira, de modo em geral, das pulps americanas. A diferença era apenas de tema. A chamada Pulp Fiction trazia histórias bem fantasiosas, de magia, espada e bruxaria. Ora, o famoso personagem Conan surgiu na literatura pulp. E esses livrinhos eram chamados de pulp justamente por causa do papel que eram impressos. Pulpa. Além disso eles também eram vendidos a preços bem baratinhos.

Eu tive bolsilivros na década de 80. Por isso não saberia dizer o preço que custavam na época, mas fazendo um exercício de comparação penso que em dinheiro de hoje eles não custariam mais de 5 reais. E muitos desses livros eram escritos em série. Os autores brasileiros tinham seus nomes trocados por nomes estrangeiros, para parecer que eram materiais americanos. Que coisa, não é mesmo? Mas enfim, curtia muito esses livrinhos, se um dia encontrar por aí para comprar o farei, nem que seja para apenas matar a saudade desses tempos. 

O Homem-Aranha e o Clone!
Eu nunca tive muita tradição em comprar quadrinhos. Poucas vezes, ao longo da minha vida, comprei essas revistinhas. Nem quando era jovem, adolescente, na idade ideal para esse tipo de coleção. Na época preferia comprar revistas de cinema (ainda falarei muito disso por aqui). Uma exceção em minha memória foi alguns gibis que comprei do Homem-Aranha.

Não me recordo direito se isso foi nos anos 80 ou nos anos 90. Mas sim, fiz coleção de gibis do Spider Man. E aqui vale um pequeno contexto daquela época. Quem publicava as revistinhas era a editora Abril. Os gibis eram em papel jornal. Formato pequeno. Hoje em dia esse tipo de edição é chamada de "formatinho".

Pois bem, comecei a comprar as revistas em quadrinhos com a intenção de colecionar mesmo. Só que dei azar. Na época a Abril estava publicando a saga do clone no Brasil. O Homem-Aranha não era mais o Peter Parker, mas outro cara, que para diferenciar do Aranha tradicional usava uma espécie de moleton nas costas. Eu comprei várias revistinhas, mas o fato é que o material era fraco e não tardou para que eu largasse a coleção. Engraçado essas revistas se perderam no tempo, não tenho mais. Guardava dentro de uma caixa de sapato. Pois é, o culpado de tudo foi o tal clone. Se sua saga não fosse tão ruim talvez hoje eu tivesse uma grande coleção de quadrinhos daquela época. 

O Batman dos anos 80
Ainda nessa linha de memórias de quadrinhos, eu me recordo de também ter comprado revistinhas em quadrinhos do Batman nos anos 80 e 90. Também eram publicadas pela Abril Jovem em formato pequeno, o conhecido formatinho. Minhas lembranças do Batman nessa época são boas. Ao contrário das revistinhas do Homem-Aranha que eram meia-boca, os quadrinhos do Batman eram coisa fina, classe A.

Eu me lembro de uma edição em particular que ele enfrentava o Pantera Negra. Não era uma grande história, apenas um quebra-pau daqueles, mas a arte era muito boa. Fora isso também tenho lembranças que as revistas do Batman eram muito escuras! O que isso significa? Eu não sei se era culpa das edições da época, do papel jornal ou da impressão, mas realmente algumas histórias eram tao escuras que não se via nada, nem o Batman. Só dava para ler os balões, porque afinal eram brancos!

Eu também me recordo de ter lido "A Piada Mortal", que naquela época era uma novidade e tanto nas bancas. Essa ideia de "Graphic Novel" surgiu justamente naquela época. As edições eram caprichadas, em papel melhor, nada de papel jornal. Também eram mais caras. Outro aspecto que devo lembrar é que houve uma certa bagunça nas revistas do Batman no Brasil. Elas duravam um ano, dois, depois eram canceladas e começavam do zero. Isso irritava o colecionador. Bem ao contrário dos Estados Unidos onde, pelo que eu saiba, jamais foram canceladas nesses anos todos de publicação.

Pablo Aluísio.

Star Wars: Darth Vader - O Nono Assassino

Pois é, o universo "Star Wars" saiu dos cinemas e invadiu outros campos da cultura pop, entre eles o mundo dos livros e dos quadrinhos. Aliás a literatura envolvendo "Star Wars" se expandiu tanto e deu origem a tantos livros que até mesmo seu criador, George Lucas, confessou recentemente em entrevistas que nem ele consegue acompanhar mais! Definitivamente não está fácil para ninguém! E assim chegamos nesse "Star Wars Darth Vader - O Nono Assassino" que você pode encontrar tanto em forma de livro como em quadrinhos.

Apesar de girar em torno de um dos personagens mais celebrados da saga, o vilão Darth Vader, o fato é que esse "O Nono Assassino" não me surpreendeu muito! Na verdade achei o enredo meio banal, diria até preguiçoso. O roteiro, digamos assim, gira em torno de uma vingança. Vader mata um jovem e seu pai jura que vai matar o vilão negro. Vader já havia sofrido oito atentados a sua vida no passado e agora é enviado o nono assassino para dar cabo de sua vida. Será que conseguirá? Ou será exterminado como os demais?

Momentos memoráveis são poucos. Talvez a melhor ideia venha quando Vader desce em um planeta habitado por estranhas criaturas que o recebem quase como se ele fosse uma espécie de Messias ou enviado pelos céus. Uma alegoria que tenta pegar carona na lenda dos Maias que receberam os colonizadores espanhóis como deuses quando eles chegaram no novo mundo. Fora isso tudo soa um pouco sem originalidade. Vader enfrenta seus inimigos e obviamente por ter grande poder do lado negro da força os elimina em série. Em relação aos quadrinhos não gostei muito da arte. Achei banal. Então é basicamente isso. Dentro desse universo paralelo que corre sobre "Star Wars" esse Nono Assassino passa longe de ser um produto imperdível.

Título: Star Wars: Darth Vader - o Nono Assassino
Autores: Stephen Thompson, Iván Fernández
Editora: Panini Books
Data de Lançamento: 2016

Pablo Aluísio.

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Espada Selvagem de Conan

A Espada Selvagem de Conan 1 - "A Espada Selvagem de Conan" foi um marco na história dos quadrinhos  Nos anos 80, por exemplo, suas edições vendiam milhões de cópias ao redor do mundo. Foi um sucesso espetacular. Agora a Marvel tenta ressuscitar a publicação. Só que há várias diferenças marcantes. No passado as revistas eram todas em preto e branco, com pouco ou nenhum luxo. No Brasil elas foram publicadas em sua maioria no velho papel jornal. Foi assim que toda uma legião de leitores se tornaram fãs de Conan e suas aventuras.

Agora na Marvel a situação mudou. Seguindo a tendência de transformar todas as suas publicações seguindo um estilo mais gourmet, Conan surge em cores vibrantes, bom papel de impressão e cuidados que o Conan raiz nunca teve no passado. Digo que essa primeira edição, mostrando Conan lutando contra um grupo de piratas violentos, não me deixou inteiramente satrisfeito. É bom material, sem dúvida, mas não chega ainda ao nível artístico das edições de antigamente. Mesmo assim, se você curte Conan, não deixe de comprar. Vai ser um bom retorno ao passado. / O Culto de Koga Thun Parte 1: O Náufrago / Roteiro: Gerry Duncan / Desenhos: Ron Garney

Conan - Quadrinhos Comentados:

Conan Exodus
Nessa história Conan atravessa uma região inóspita, cercado de animais selvagens. Primeiro ele precisa lidar com um grupo de lobos famintos, depois com um gato selvagem, sedento por seu sangue. Por fim enfrenta um urso negro no meio do rio. O curioso desses quadrinhos é que não há praticamente nenhum diálogo. Nenhuma palavra é dita pelo Conan. Apenas alguns poucos homens, de um povo estrangeiro, cujo idioma Conan não entende, são ditas. E nos balões não existem letras convencionais, mas sim letras antigas, como se fosse de um achado arqueológico remoto. Achei estranho, mas ao mesmo tempo inteligente e bem bolado. Enfim, um Conan bruto, selvagem, sem concessões a nada, nem à linguagem falada. / Conan Exodus 1 (Estados Unidos, 2019) Roteiro: Esad Ribic / Desenhos e arte: Esad Ribic.

Pablo Aluísio.

Eu, Vampiro

Título Original: Eu, Vampiro
Coleção: Os Novos 52
Nome da estória: Quebre Meu Corpo
Ano de Produção: 2014
Editora: DC Comics
Personagem: Andrew Bennett
Autores: Joshua Fialkov
Artista: Clayton Clair

Sinopse e comentários:
Um nobre inglês viaja em sua diligência durante uma noite com forte tempestade. O trajeto está alagado e após sua carruagem bater em uma pedra todos são jogados para fora, no meio da lama. Das sombras surge então um vulto, de alguém imponente, vestido com velhas roupas, dando a impressão de ser uma criatura muito antiga, secular. Após uma breve troca de palavras o homem finalmente descobre estar na presença de um ser sobrenatural, com poderes inclusive de se transformar em outros seres, como um lobo selvagem. A estranha criatura da noite lhe desafia a contar sua história. Talvez se ela for interessante e ele demonstrar que é um ser humano digno de continuar vivendo ele lhe poupe de uma morte lenta e dolorida.

Assim começa a trajetória de um novo personagem dos quadrinhos da DC Comics. Como se sabe a editora deu um reboot completo em seus personagens criando a série "Os Novos 52". Além dos tradicionais heróis (como Batman, Superman, Lanterna Verde e outros), os novos lançamentos da DC também estão trazendo novidades, entre eles o vampiro Andrew Bennett, uma criatura amaldiçoada que luta contra sua nova natureza maligna. Os textos são os mais bem elaborados possíveis e a arte é de alto nível. De fato o leitor é transportado mesmo para um mundo onde os seres noturnos sedentos de sangue dominam. Essa edição é a de número 00, uma tradição americana que procura mostrar as origens dos personagens. Para quem gosta do mundo dos quadrinhos é coisa fina, de muito bom gosto, diria até imperdível.

Pablo Aluísio.

terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Alan Moore: "Quadrinhos são para crianças!"

Alan Moore, um dos grandes nomes da retomada do universo dos quadrinhos voltados para um público mais adulto resolveu soltar um depoimento de sinceridade em entrevista ao conceituado "The Guardian". Em sua forma de entender adultos que ainda consomem quadrinhos de super-heróis, mesmo sob o rótulo de que são "Graphic Novel" possuem algum problema emocional, são sujeitos que na verdade não querem crescer pois os personagens que idolatram foram criados para crianças até no máximo 13 anos. Depois disso o culto aos comics se torna anacrônico, absurdo, segundo Moore. Leia na íntegra o pensamento do criador de tantas obras cultuadas até nos dias de hoje:

"Eu não leio nada de super-heróis desde que terminei Watchmen. Odeio super-heróis. Acho que eles são abominações. Eles não significam mais o que costumavam significar. Eles ficavam originalmente nas mãos de escritores que ativamente expandiam a imaginação de seu público, formado por crianças de nove a 13 anos. Eles faziam isso muito bem. Hoje, os quadrinhos de super-heróis não tem nada a ver com essas crianças de nove a 13 anos. É uma audiência formada geralmente por homens, de 30, 40, 50, 60 anos. Alguém criou o conceito de graphic novel. Os leitores se agarraram a ele, interessados em uma maneira de validar seu contínuo amor pelo Lanterna Verde ou Homem-Aranha sem parecer de alguma forma emocionalmente subnormal. Eu não acho que o super-herói significa nada de bom. Acho bastante alarmante ver adultos assistindo ao filme dos Vingadores e se deliciando com conceitos e personagens criados para entreter crianças de 12 anos dos anos 1950.”

Pablo Aluísio.

Red Sonja

A guerreira Red Sonja do universo dos quadrinhos de Conan vai voltar ao cinema. A ideia dos produtores do estúdio é criar uma nova franquia pois os resultados do filme da Mulher-Maravilha provaram que é viável comercialmente explorar mais heroínas femininas nas telas de cinema.

As negociações sobre os direitos da personagem já estão avançadas e tudo leva a crer que nos próximos dias um contrato sobre seus direitos autorais seja assinado entre a editora de quadrinhos e a companhia de cinema que vai levar a guerreira de volta aos cinemas.

A última vez que Red Sonja ganhou um filme próprio foi nos anos 80 com o filme "Guerreira de Fogo". Na ocasião quem interpretou a personagem foi a atriz Brigitte Nielsen. A ideia agora é recomeçar do zero, sem influências do filme original. Esse universo de bárbaros, espadas e feitiçaria tem atraído cada vez mais o interesse dos estúdios de cinema de Hollywood. 

Pablo Aluísio. 

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Arlequina

Título Original: Arlequina 1
Nome da estória: Quente na Cidade
Ano de Lançamento: 2014
Coleção: Os Novos 52
Editora: DC Comics
Personagem: Arlequina
Universo: Batman
Autores: Amanda Conner, Jimmy Palmioti, Chad Hartin

Sinopse e Comentários:
A psiquiatra Harleen Quinzel se apaixonou pelo Coringa e se transformou na maluquinha Arlequina. Verdade seja dita, essa personagem sempre foi bem secundária dentro do universo Batman, mas agora a DC Comics decidiu investir nela, numa série de gibis próprios dentro da série "Os Novos 52". Eu já tinha percebido o interesse da editora em um grupo de animações que foram lançadas diretamente no mercado de vídeo nos Estados Unidos e agora confirmo que a DC quer mesmo transformar a palhacinha maluca em um dos seus potenciais personagens de sucesso daqui pra frente. A boa notícia é que se tirarmos essa primeira edição como ponto de referência vem mesmo muita coisa boa por aí.

A Arlequina surge como uma garota se mudando, numa moto com um saco enorme atrás. Ela deseja ir para seu novo endereço, um prédio velho, mas com chances de ser um dia lucrativo, bem nos arredores da cidade grande. Ela irá administrar o imóvel (imagine a loucura!), mas em troca precisará de grana, muita grana. Inicialmente Arlequina topa voltar ao trabalho como psiquiatra de dia e de noite entra numa competição violenta de patins - um esporte muito louco que anda cada vez mais popular nos states (e pasmem, existe mesmo no mundo real!). Gostei de tudo, da proposta, dos desenhos e do novo visual da Arlequina. Nessa série vou me amarrar pois tem grande potencial de ser uma das melhores coisas dos novos 52. Pode enfiar a cara também.

Título Original: Arlequina 2
Coleção: Os Novos 52
Nome da estória: Caos e Correria
Editora: DC Comics
Personagem: Arlequina
Autores: Armanda Conner e Jimmi Palmiotti
Artista: Stephane Roux

Sinopse e comentários:
Segunda edição da Arlequina. A personagem e a ousadia de certas estórias estão causando uma certa reação nos Estados Unidos. Aqui temos alguns exemplos disso. Em determinado momento a psicopata palhacinha Arlequina resolve alimentar seus cães com... carne humana! Pois é, mas voltemos ao fio da meada. A estória começa com Arlequina abraçando seu amado Coringa só que na página seguinte logo vemos que se trata de apenas um boneco de cera hiper realista. O museu de cera sinistro pertence à Madame Macabra, que tem seu estabelecimento situado exatamente no prédio que agora é administrado por Arlequina.

Depois disso ela resolve dar umas voltas nas redondezas e se depara com um protesto de protetores de animais, que querem a libertação dos cães e gatos presos por lá, pois caso ninguém os adote eles serão sacrificados. Claro que tal situação logo sensibiliza Arlequina que até tenta adotar alguns cãezinhos, mas como seu perfil não é o adequado ela logo é rejeitada. Quem conhece a personagem sabe que não ficará barato. Em pouco tempo ela se une a Hera Venenosa e juntas partem para o plano de libertar todos os animais. Após abrir as jaulas a confusão se torna completa, com os animais ganhando as ruas em disparata. Depois de muita luta Arlequina e Hera conseguem reunir toda a bicharada e a leva para o apê da palhacinha. Isso será apenas o começo de toda a confusão. O problema também é que ela precisa se livrar de todos os caçadores de recompensas que estão atrás dela. Não será uma tarefa muito fácil. Estou gostando muito das edições da Arlequina. Os enredos andam bem bolados e a qualidade dos desenhos é muito boa realmente. Palmas para  Stephane Roux. Pena que aqui ela não está loirinha, pois sempre associei sua figurinha a uma garota loira, maluca e confesso, bem sensual. Afinal há poucas coisas mais sexys no mundo do que uma jovem maluquinha como ela! 

Título Original: Arlequina 3
Nome da Estória: O Amor Fede
Coleção: Os Novos 52
Ano de Produção: 2013
Editora: DC Comics
Personagens: Arlequina
Autores: Amanda Conner, Jimmy Palmiotti
Arte: Chad Hardin

Sinopse e comentários:
Chegou o dia dos namorados. Para Arlequina é uma data para se lamentar. Desde que seu Pudinzinho (sim, o próprio Coringa) foi tirado de circulação ela tem tido dificuldades em arranjar um novo namorado! Também pudera, quem desejaria namorar uma garota como ela, com uma enorme ficha policial, mentalidade de psicopata e figurino de palhacinha? Mesmo assim ela ainda deseja namorar, nem que seja nesse dia. Ao ingerir um pouco de uma planta deixada em seu apartamento por Hera Venenosa, Arlequina acaba ficando irresistível para os homens em geral, por causa do aroma que passa a exalar! Até aí tudo bem, se não fosse seu azar, já que ao passar por uma rua acaba se deparando com um ônibus cheio de criminosos que acabou de virar após um acidente.

Os bandidos então ficam caidinhos por ela, que agora precisa se defender da melhor maneira possível! Essa estorinha, que pode ser lida sem acompanhar as demais edições, puxa mais para o lado do bom humor mesmo. Ela chegou nas bancas americanas exatamente no fim de semana do Valentine´s Day (o dia dos namorados dos gringos) e então a DC resolveu encomendar um enredo temático para a escritora Amanda Conner! Como ela tem um gosto pelo bizarro tão acentuado como a da própria Arlequina (Ok, talvez nem tanto) acabou escrevendo um conto romântico de puro humor negro, com direito até mesmo a zumbis comedores de cérebros! Essa HQ é muito subversiva mesmo, vou te contar.

Título Original: Arlequina 4
Nome da Estória: Very Old Spice
Coleção: Os Novos 52
Ano de Produção: 2014
Editora: DC Comics
Autores: Amanda Conner, Jimmy Palmiotti
Arte: Stephane Roux

Sinopse e comentários:
Finalmente a Arlequina está de volta ao trabalho. Depois de ficar por muito tempo presa em Arkham ela sente que está recomeçando a vida e nada melhor para isso do que um emprego, óbvio! Ela, conforme foi visto nas edições anteriores, conseguiu um lugar como terapeuta em um lar para idosos. Agora como doutora Quinzel, vestida de forma convencional, sem qualquer figurino ou maquiagem da Arlequina, ela ouve seus pacientes, entre elas uma senhora já bem idosa que se queixa de sua própria família! Eles a abandonaram de vez, sequer a visitam em datas especiais, nem um telefone, nada! Abandono completo mesmo. O triste depoimento acaba sensibilizando Arlequina, até um pouco além da conta. Após a consulta ela resolve procurar pelos familiares ingratos da velhinha. Uma vez na casa ela toca o terror. Já entra com uma escavadeira na sala de estar, detona o game do filho e depois destrói toda a coleção de trenzinhos de brinquedo do pai (sim, é um daqueles adultos bobocas que se recusam a crescer).

Feito isso joga toda a família no porta-malas para lhes dar uma lição! Sua intenção é jogar todos eles no cais, mas no meio do caminho lembra que tem que se apresentar ao seu time de patins violentos, algo que mesmo correndo não consegue chegar a tempo. O jogo já terminou e seu time perdeu! Sem saber o que fazer sua treinadora brinca e diz que a única coisa que ela poderia fazer era quebrar as pernas da equipe adversária! Poxa, se ela soubesse o quanto a Arlequina é maníaca não teria dito isso pois em segundos a palhacinha maluca está no volante de seu carro, que joga em cima das jogadoras do outro time. Como se a vida de Arlequina não fosse louca o suficiente ela ainda acaba se envolvendo em outra treta até o fim do dia. Ao receber um velho em seu consultório esse lhe convence a lutar contra um grupo de espiões russos da guerra fria que estão tentando destruir o "sonho americano". Tomada por um sentimento patriota, Arlequina se levanta bruscamente chamando todos para a ação - "Vamos lá pegar esses caras"... Maluquice pouca é bobagem! Divertida edição com muito humor negro a cargo de duas mulheres - Amanda no roteiro e, olhem que legal, Stephane Roux na arte - quem disse que mulheres também não são grandes desenhistas?


Título Original: Batgirl 1
Nome da Estória: Estilhaçada
Coleção: Os Novos 52
Ano de Produção: 2013
Editora: DC Comics
Personagens: Barbara Gordon (Batgirl),
Autores: Gail Simone
Arte: Ardian Syaf, Vicente Cifuentes

Sinopse e comentários:
Gosto muito da Batgirl. Ela é certamente uma das personagens mais humanas do universo Batman. Filha do comissário Gordon, vítima de um ataque covarde do Coringa que a deixou sem conseguir se mover por quase um ano após levar um tiro dele, Barbara Gordon realmente tem muitos traumas a superar. Mesmo com dificuldades ela segue em frente. Essa edição 1 da série "Os Novos 52" é muito, muito boa. Claro que em apenas uma edição não se poderia desenvolver tudo em detalhes, mas já temos aqui as informações básicas. Há um novo vilão em Gotham, um vigilante que sai distribuindo punições a pessoas, inclusive a um ex-capitão que deixou morrer mais de vinte membros de sua tripulação. O justiceiro que se identifica apenas como "O Espelho" o mata afogado com uma mangueira de jardim.

Do outro lado da cidade, já de noite, um casal de idosos é aterrorizado por um grupo de psicopatas - uma família de malucos que a imprensa de Gotham chama de "Os Assassinos de Brisby". Claro que para salvar o pobre casal a Batgirl consegue chegar a tempo, fazendo com que os marginais paguem por seus crimes. Um fato porém a deixa perturbada. Em determinado momento da ação ela acaba sofrendo uma lembrança traumática de quando o Coringa lhe atingiu em cheio com sua arma. Nesse momento Barbara sente o peso de carregar lembranças tão horríveis e praticamente congela, sem conseguir agir. Bela primeira edição da Batgirl nessa nova série da DC. Provavelmente seja um dos títulos mais promissores dessa nova era do universo Batman. O roteirista mandou muito bem e a arte é maravilhosa, caprichada. Fiquem de olho nesse título caros fãs do Batman.

Título Original: Arlequina 5
Coleção: Os Novos 52
Nome da estória: A Doutora Está Dentro!
Editora: DC Comics
Personagem: Arlequina
Autores: Amanda Conner e Jimmy Palmiotti
Artista: Chad Hartin

Comentários:
O velho Sy Borgman começa a explicar tudo o que ele deseja que Arlequina faça. Encontrar alguns velhos bastardos para lhes dar uma lição. É claro que a palhacinha topa, afinal de contas bater, mutilar e causar dor é com ela mesma! Arlequina porém está mais preocupada em se divertir. Assim ela resolve aceitar o convite de um mafioso italiano pé de chinela para assistir a um circo freak, uma apresentação com gente estranha e esquisita em um teatro poeira do Brooklin em Nova Iorque. O show é totalmente bizarro, mas Arlequina acaba se empolgando demais quando uma das atrizes chamada Queenie é atacada com uma faca cenicamente no palco. Sem pensar duas vezes ela vai até lá e arma a maior confusão que se possa imaginar.

Naquela mesma noite ela tem um terrível pesadelo com espiãs russas, ursos falantes e pessoas mortas! Mais freak e bizarro do que o próprio show que acabou de assistir. No dia seguinte ela se recupera e vai para o trabalho, já como Dra. Quinzel. Naquela mesma tarde ele se reune com Borgman para finalmente ir atrás do seu primeiro alvo, mas uma vez chegando lá tudo o que Arlequina encontra é um senhor já idoso numa cama de hospital. Definitivamente ele não parece com uma ameaça. Então depois dessa primeira tentativa eles vão para o segundo alvo, uma mulher conhecida como Ivana, que se diz especialista em explosivos. O desfecho desse encontro será no mínimo explosivo. No geral é mais uma boa edição com a palhacinha Arlequina.

Pablo Aluísio.