quarta-feira, 27 de março de 2024

A Queda da Casa de Usher

Título no Brasil: A Queda da Casa de Usher
Título Original: The Fall of the House of Usher
Ano de Lançamento: 2023
País: Estados Unidos
Estúdio: Netflix
Direção: Michael Fimognari, Mike Flanagan
Roteiro: Mike Flanagan, Justina Ireland
Elenco: Bruce Greenwood, Mary McDonnell, Henry Thomas, Samantha Sloyan, Willa Fitzgerald, Zach Gilford

Sinopse:
Um a um, os jovens herdeiros do rico e poderoso clã Usher, encontram a morte, das maneiras mais inusitadas. A família parece estar definitivamente amaldiçoada, mas qual seria a origem dessa maldição fatal? Apenas um retorno ao passado do patriarca da família poderia explicar todos os trágicos acontecimentos. A Queda da Casa de Usher é uma série baseada na obra do escritor Edgar Allan Poe. 

Comentários:
Essa série foi muito criticada. Em meu ponto de vista foram críticas injustas. Pessoalmente gostei bastante. Tudo bem que os episódios seguem uma linha narrativa básica, com a morte dos membros do clã Usher. Entretanto ninguém pode negar a extrema qualidade do episódio final. Achei esse episódio um verdadeiro primor. Explica tudo o que se viu nos episódios anteriores, valorizando inclusive o texto original do mestre Edgar Allan Poe. Muitas das críticas inclusive diziam que o texto original não era adaptável para as telas. Bobagem. A essência está na série. Pode sim ter problemas de ritmo, com alguns episódios funcionando melhor do que outros, mas nada disso tira a qualidade desse material. Só é exigido, e isso devo reconhecer, uma certa paciência do espectador. Os episódios são longos, acima da média do que se vê por aí. O episódio final, por exemplo, tem duração de um longa-metragem para o cinema. De qualquer forma não desanime, persista na série. Vai valer muito a pena. 

Pablo Aluísio.

terça-feira, 26 de março de 2024

Caminho Fatal

Título no Brasil: Caminho Fatal
Título Original: In Old California
Ano de Lançamento: 1942
País: Estados Unidos
Estúdio: Republic Pictures
Direção: William C. McGann
Roteiro: Gertrude Purcell, Frances Hyland
Elenco: John Wayne, Binnie Barnes, Albert Dekker, Helen Parrish, Patsy Kelly, Edgar Kennedy

Sinopse:
Durante a corrida do ouro na Califórnia, no século XIX, um farmacêutico de Boston chamado Tom Craig (Wayne), chega a Sacramento para começar uma nova vida, mas logo enfrenta problemas. Ele entra em conflito com o chefe político local Britt Dawson, que exige pagamento de proteção dos cidadãos. No fundo essa seria uma extorsão em cima de comerciantes locais. 

Comentários:
Antes de qualquer coisa eu não gosto desse título nacional. Muito ruim e genérico. O título original do filme é mais adequado ao que se vê na tela pois esse filme se propõe a contar um pouco sobre a vida dos primeiros  pioneiros a chegarem na Califórnia, na velha Califórnia, durante a corrida do ouro nas montanhas daquele estado norte-americano. Um bom drama faroeste da Republic que inclusive chegou a arrancar elogios dos críticos mais ácidos da época. Um deles chegou a ironizar em seu texto dizendo que sim, John Wayne podia atuar! Dizem que o velho Duke levou aquela crítica como um insulto pessoal! Não tiro suas razões. Mas enfim, eis aqui um western até diferente na filmografia de John Wayne a começar pelo roteiro, que foi escrito por duas mulheres! O mais machista de todos os gêneros cinematográficos finalmente se rendia ao talento dessas damas escritoras. Nada mal. 

Pablo Aluísio.

Domador de Motins

Título no Brasil: Domador de Motins
Título Original: Fort Worth
Ano de Produção: 1951
País: Estados Unidos
Estúdio: Warner Bros
Direção: Edwin L. Marin
Roteiro: John Twist
Elenco: Randolph Scott, David Brian, Phyllis Thaxter

Sinopse:
Após o fim da guerra civil americana o veterano confederado Ned Britt (Randolph Scott) volta para sua terra natal com a convicção de retomar os rumos de sua vida. Pretende participar da reconstrução de sua cidade para quem sabe tornar o lugar uma metrópole próspera e moderna. Seus planos porém esbarram na mentalidade atrasada de certas pessoas da região. Além disso tem que enfrentar um bando criminoso liderado pelo pistoleiro Gabe Clevenger (Ray Teal). Ele domina a região e não está disposto a abrir mão disso em prol de um maior desenvolvimento para aquele lugar. Afinal quem vencerá esse duelo mortal?

Comentários:
Ah, como eram bons os filmes de faroeste estrelados pelo mito Randolph Scott! Não havia tempo a perder com abobrinhas e os roteiros, extremamente eficientes, traziam por pouco mais de uma hora e meia de duração, todos os mais caros valores do velho oeste americano. Honra, bravura e honestidade eram particularmente valorizados e respeitados nessas estórias. O personagem de Scott aqui é um sujeito extremamente bem intencionado que quer sobretudo o desenvolvimento de sua cidade natal. O problema é que nem sempre isso é almejado por todos, principalmente por aqueles que prosperam e vivem da miséria alheia (nós, brasileiros, entendemos muito bem essa situação). O que se sobressai nesse ótimo faroeste é o tour de fource entre a velha maneira de entender os problemas de uma cidade e a nova mentalidade de avançar em frente, rumo à modernidade. Acho esse roteiro (de autoria de John Twist) muito bem escrito pois consegue passar através de um enredo relativamente simples uma mensagem muito edificadora. Um western socialmente consciente que nos ajuda a abrir os olhos sobre os males que nos atingem como sociedade e como nação.

Pablo Aluísio.

segunda-feira, 25 de março de 2024

Anjo do Mal

Título no Brasil: Anjo do Mal
Título Original: Pickup on South Street
Ano de Produção: 1953
País: Estados Unidos
Estúdio: Twentieth Century Fox
Direção: Samuel Fuller
Roteiro: Samuel Fuller, Dwight Taylor
Elenco: Richard Widmark, Jean Peters, Thelma Ritter

Sinopse:
Skip McCoy (Richard Widmark) é um larápio profissional que ganha a vida batendo carteiras e roubando bolsas de damas no metrô de Nova Iorque. É um criminoso pé de chinelo que vê sua vida ser mudada radicalmente quando rouba a bolsa da jovem Candy (Jean Peters). Do fruto desse furto ele acaba levando para casa sem saber um microfilme muito importante que ia ser passado para espiões russos. Agora todos querem colocar as mãos em Skip, inclusive a inteligência americana. Em jogo está uma fórmula extremamente importante para a construção de armas nucleares que está no filme roubado.

Comentários:
Pequeno clássico do cinema noir que conta com uma trama muito bem escrita e um elenco acima da média. Richard Widmark interpreta um ladrão de pequeno porte que acaba se envolvendo sem querer numa rede de espionagem internacional. Seu estilo canalha é um dos grandes achados do filme. Outra estrela que brilha no elenco é a atriz Jean Peters, provavelmente uma das mulheres mais bonitas da época de ouro do cinema americano. Sua personagem é visceral, muito passional, e que no final leva a pior pois acaba apanhando de praticamente todos no enredo (e isso, acredite, não é uma brincadeira!). Curiosamente no meio de um elenco tão afinado quem acabou levando a melhor foi a velhinha Thelma Ritter. Ela interpreta Moe Williams, uma senhora que vende gravatas para sobreviver e de vez em quando passa informações valiosas para a polícia como informante. Sua última cena é tão comovente que ela acabou arrancando uma surpreendente indicação ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante. Certamente merecida. A direção do genial cineasta Samuel Fuller também é muito marcante e digna de nota. Ele tem uma estória policial para contar e o faz de forma brilhante, sem excessos, na medida certa. Em conclusão, "Pickup on South Street" é sem dúvida uma pequena obra de arte do noir, realmente imperdível.

Pablo Aluísio.

A Cena do Crime

Título no Brasil: A Cena do Crime
Título Original: Scene of the Crime
Ano de Produção: 1949
País: Estados Unidos
Estúdio: Metro-Goldwyn-Mayer
Direção: Roy Rowland
Roteiro: John Bartlow Martin, Charles Schnee
Elenco: Van Johnson, Arlene Dahl, Gloria DeHaven, Tom Drake, Leon Ames, John McIntire 

Sinopse:
O investigador Mike Conovan (Van Johnson) recebe a missão de descobrir o que estaria por trás da morte de vários detetives particulares da cidade. Entre os profissionais assassinados está o ex-parceiro Monigan, morto em circunstâncias misteriosas desde que decidiu sair da polícia para ganhar a vida como detetive na iniciativa privada. As pistas acabam levando Mike a um esquema de corrupção envolvendo apostas no submundo do crime. Agora ele terá que lutar para descobrir quem foi o autor dos crimes ao mesmo tempo em que tentará se manter vivo no meio daquele jogo perigoso e sórdido.

Comentários:
Nada como um bom noir B dos anos 1940 para lembrar como era interessante o cinema americano em sua era de ouro. Aqui temos o cardápio inteiro, sem faltar nenhum elemento: a trama complicada e de difícil solução, os investigadores e detetives cínicos, as mulheres fatais e os vilões indigestos, tudo filmado em tons escuros, em maravilhosa fotografia preto e branco. Naqueles distantes anos havia uma concorrência saudável entre os roteiristas para descobrir quem escreveria a trama criminosa mais complexa. Bom, isso levava muitas vezes alguns filmes a terem soluções completamente forçadas e sem sentido. Isso felizmente não acontece aqui pois "Scene of the Crime" tem uma rede de crimes que se fecha bem em si, além de trazer uma solução para o mistério que não deixa o espectador ainda mais confuso (e com impressão que o roteirista quis lhe passar a perna). Van Johnson está ótimo em seu personagem. Confesso que o achei extremamente parecido com Robert Mitchum, inclusive nos maneirismos, mas isso, não se preocupem, é um elogio e não uma crítica sobre sua atuação. No final tudo me deixou com gostinho de quero mais, fiquei realmente interessado em assistir mais filmes policiais nessa linha, prova maior que é uma boa película de mistério não há. Aproveite pois vale demais conhecer esse noir, hoje pouco lembrado.

Pablo Aluísio.

domingo, 24 de março de 2024

Led Zeppelin - Led Zeppelin (1969)

Led Zeppelin - Led Zeppelin (1969)
Eu tenho uma relação musical de amor e ódio com o Led Zeppelin. Gosto muito de alguns de seus álbuns e odeio, na mesma proporção, alguns outros trabalhos do grupo. Dito isso, jamais subestimaria a importância dessa banda na história do rock mundial. Eles foram mesmo extremamente marcantes e pelos motivos certos. Um deles ouvimos aqui em seu disco de estreia. Quando comprei esse álbum e o ouvi pela primeira vez, há muitos anos, fiquei com a primeira impressão de que se tratava de um disco de rock dos anos 70. Não era, o disco era dos anos 60!

A conclusão é óbvia. O grupo antecipou a sonoridade que iria prevalecer na década seguinte, se tornando pioneiros nesse estilo de fazer rock. Aliás aqui vai uma verdade que não se pode negar, o Led Zeppelin é uma das bandas de rock mais influentes de seu tempo. Depois que seus discos começaram a chegar no mercado os outros roqueiros foram seguindo seus passos. Eles foram mesmo inovadores nessa que eu costumo chamar de terceira geração do rock. E nessa fase de transição também preservaram os antigos estilos musicais que deram origem ao próprio rock, como o blues que nesse primeiro álbum é muito valorizado. Enfim, fica mais do que bem explicado porque eles marcaram tanto o seu tempo. Estavam mesmo na frente de sua época. 

Led Zeppelin - Led Zeppelin (1969)
Good Times Bad Times
Babe I'm Gonna Leave You
You Shook Me
Your Time Is Gonna Come
Black Mountain Side
Communication Breakdown
I Can't Quit You Baby
How Many More Times

Pablo Aluísio.

sábado, 23 de março de 2024

Alemão

Título no Brasil: Alemão
Título Original: Alemão
Ano de Lançamento: 2014
País: Brasil
Estúdio: RT Features
Direção: José Eduardo Belmonte
Roteiro: Leonardo Levis, Gabriel Martins
Elenco: Antônio Fagundes, Cauã Reymond, Caio Blat

Sinopse:
A identidade de um grupo de militares infiltrados no complexo do Alemão cai nas mãos do chefe do tráfico da região. Logo é dado a ordem aos criminosos para que se encontre e mate os policiais e esses, para sobreviverem, se escondem em uma pizzaria. E o cerco aos poucos vai se fechando sobre eles. 

Comentários:
Gostei do filme, embora reconheça que existem furos de lógica na história contada. Não penso que os policiais iriam ficar entocados esperando os traficantes chegarem para matar eles. Com o treinamento que possuíam penso que iriam tentar fugir do complexo do Alemão. O pior entretanto acontece. Outro aspecto digno de nota é que o filme usa uma história real, com a invasão do complexo do Alemão pelas forças armadas, como mero pano de fundo para uma história de ficção, que é justamente aquela que acontece quando os policiais cariocas ficam escondidos naquela pizzaria. De qualquer modo uma coisa é inegável, a história funciona e o filme também. É um dos bons filmes brasileiros produzidos nesses últimos anos. Vale a pena conhecer e assistir. 

Pablo Aluísio.

Querida, Encolhi as Crianças

Título no Brasil: Querida, Encolhi as Crianças
Título Original: Honey, I Shrunk the Kids
Ano de Lançamento: 1989
País: Estados Unidos
Estúdio: Walt Disney Pictures
Direção: Joe Johnston
Roteiro: Stuart Gordon, Brian Yuzna
Elenco: Rick Moranis, Matt Frewer, Marcia Strassman

Sinopse:
Um cientista tenta há anos inventar um processo em que se diminui o tamanho das coisas. E depois de tanto esforço ele consegue, diminuindo seus próprios filhos que se perdem no jardim de sua casa. Agora o desespero se torna completo, pois o cientista precisa encontrar seus filhos para reverter esse processo.

Comentários:
O filme nasceu naquele momento em que os efeitos especiais tinham atingido um patamar de sofisticação que não existia antes. O próprio Spielberg diria que o roteiro circulava há anos nos estúdios, mas que o filme nunca havia sido produzido porque não havia tecnologia para isso. Então com a chegada da computação gráfica, tudo mudou. E essse filme finalmente foi realizado. E foi muito bem produzido, temos que admitir. Tecnicamente falando é um filme excelente, perfeito mesmo. Todo o processo que passa para a tela é realmente de primeira qualidade. Os insetos gigantes, as cenas com os seres humanos menores que formigas, tudo é de encher os olhos. O Rick Moranis que havia feito sucesso em "Os Caça-Fantasmas" também ficou perfeito nesse personagem. Enfim, um filme que marcou o cinema pelo menos do ponto de vista técnico. E que gerou várias continuações (inferiores) nos anos seguintes. 

Pablo Aluísio.

sexta-feira, 22 de março de 2024

Madame Teia

Título no Brasil: Madame Teia
Título Original: Madame Web
Ano de Lançamento: 2024
País: Estados Unidos
Estúdio: Marvel Studios
Direção: S.J. Clarkson
Roteiro: Matt Sazama, Burk Sharpless
Elenco: Dakota Johnson, Sydney Sweeney, Isabela Merced

Sinopse:
Cassandra Webb (Dakota Johnson) é uma jovem plantonista de uma ambulância em Nova Iorque que descobre ter estranhas sensações que lhe dão o poder de prever o futuro breve. Agora ela precisa sobreviver pois alguns estranhos seres querem sua morte, assim como a de adolescentes que ela recentemente conheceu. E tudo parece ter ligação com a morte de sua mãe, ocorrida muitos anos antes, em plena floresta Amazônica. 

Comentários:
OK, admito que não é um bom filme, mas sinceramente falando, não é tão ruim como disseram por aí. A Marvel atualmente conta com uma legião de fãs que agem como seres absolutamente bestificados e cretinos, que aceitam qualquer coisa com o selo da produtora. Por isso os filmes estão ficando cada vez mais ruins, como aquela porcaria das Marvels. Não tem jeito, é um filme ruim atrás do outro, com personagens de quarto ou quinto escalão. Só a xepa da galeria da editora de quadrinhos. Mas esse aqui ainda se salva um pouquinho. Curiosamente o filme consegue se sustentar até o momento em que as personagens usam seus uniformes de super-heróis. Quando isso acontece, a coisa toda fica super brega, chegando nas raias do constrangimento total. Felizmente isso só vem a acontecer mesmo no finalzinho do filme, quando o jogo já estava ganho. Se houver continuações já sei que serão puro lixo tóxico, porque agora elas já vestiram seus uniformes e não tem mais volta. Esse aqui, por ser de origens, até que balança, mas não cai. E a bela Dakota Johnson também é um bom pretexto para assistir até o final, que como já antecipei, é sim muito bregoso e imbecil. Nessa hora só resta mesmo aos Marvetes chorarem na cama, porque não tem mais salvação.

Pablo Aluísio.

Ursinho Pooh: Sangue e Mel

Título no Brasil: Ursinho Pooh: Sangue e Mel
Título Original: Winnie the Pooh: Blood and Honey
Ano de Lançamento: 2023
País: Estados Unidos
Estúdio: Jagged Edge Productions
Direção: Rhys Frake-Waterfield
Roteiro: Rhys Frake-Waterfield
Elenco: Nikolai Leon, Maria Taylor, Natasha Rose Mills

Sinopse:
Um grupo de jovens vai parar numa floresta distante. Para seu azar o lugar é habitado por aberrações, como o ursinho Pooh e seu amigo de atrocidades, o Leitão. Eles querem se vingar de qualquer ser humano que chegue naquelas paisagens e vão começar a matar alucinadamente os pobres desavisados que entraram em seus domínios. 

Comentários:
Alguns personagens infantis muito famosos entraram em domínio público recentemente, entre eles o próprio Mickey Moue e esse ursinho Pooh que é muito mais popular no exterior do que no Brasil. Então a partir de agora qualquer um pode fazer filmes, desenhos animados e séries com eles, sem pagamentos de direitos autorais e nem de autorização de ninguém. Isso foi o bastante para alguns produtores dementes de Hollywood providenciarem filmes de terror sangrentos com esses mesmos personagens. É um escracho, claramente, mas eles jogam justamente com esse tipo de reação para trazer audiência. No caso aqui temos um filme extremamente violento e sem propósito algum, a não ser chocar com a imagem desses personagens do universo infantil. Retratados no filme como psicopatas violentos, nada mais. Como se fosse um filme com Jason ou Leatherface, apenas substituindo esses pelos ursinhos e leitões dos contos infantis. Ficou bizarro e nada boa essa mistura indigesta. No final de tudo, pura demência sádica mesmo. 

Pablo Aluísio.