terça-feira, 18 de maio de 2021

A Morte Pede Carona

Outro filme de Rutger Hauer que merece menção é esse thriller de suspense e ação chamado "A Morte Pede Carona". E aqui o roteiro mostra como uma história simples pode resultar em um bom filme. A história começa quando o jovem Jim Halsey (C. Thomas Howell) viaja por uma estrada secundária. É noite de chuva intensa e ele avista um homem andando a pé, pedindo carona. Seu sentimento de solidariedade fala mais alto e ele decide ajudar aquele andarilho. Péssima ideia, o sujeito logo se revela um psicopata perigoso, que não pensa duas vezes antes de atacar a pessoa que afinal lhe ajudou, dando carona.

Esse roteiro era tão bom que chegou a interessar até mesmo ao diretor Steven Spielberg que só não dirigiu o filme por não ter espaço livre em sua agenda. Melhor assim, pois tudo acabou resultando em um excelente filme sob direção de Robert Harmon. Ele soube muito bem explorar as nuances do suspense, colocando em evidência o modo suave e gentil do assassino, em momentos em que ele estaria prestes a revelar sua verdadeira natureza. E os dois atores em cena, Rutger Hauer e C. Thomas Howell (de "ET" e "Admiradora Secreta") contribuiu bastante para o ótimo resultado final. Houve um remake recente desse filme, mas esqueça essa nova versão. Não vela a pena. Fique mesmo com o original dos anos 80. Esse sim é um ótimo road movie.

A Morte Pede Carona (The Hitcher, Estados Unidos, 1986) Direção: Robert Harmon / Roteiro: Eric Red / Elenco: Rutger Hauer, C. Thomas Howell, Jennifer Jason / Sinopse: Jovem viajante dá carona a um estranho numa noite de chuva e acaba se arrependendo amargamente de sua decisão. Ele esqueceu do velho conselho de não dar caronas a estranhos.

Pablo Aluísio.

Procurado Vivo ou Morto

O holandês Rutger Hauer teve sua dose de fama em Hollywood. Nos anos 80 ele esteve em filmes de sucesso, alguns cult movies como "Blade Runner" e outros de menor expressão. Chegou até mesmo a estrelar seus próprios filmes de ação como esse hoje pouco lembrado "Procurado Vivo ou Morto". É um filme de ação típico da década de 80, diria que poderia até mesmo ser estrelado por um herói de ação como Sylvester Stallone e Arnold Schwarzenegger.  Ou quem sabe, até mesmo Chuck Norris. A fórmula era relativamente simples. Os roteiros criavam uma base de enredo para justificar cenas e mais cenas de trocas de tiros com armas pesadas, carros voando em explosões e pancadaria da pesada. Nada muito além disso.

Nesse filme o ator interpreta um ex-agente da CIA chamado Nick Randall. Ele foi literalmente expulso da agência porque sempre usou da truculência sem limites. Agora vive como caçador de recompensas. E para fazer um serviço sujo é contactado justamente pela própria CIA. Ele tem que ir atrás de um terrorista internacional e se possível mandar ele para uma cova rasa no meio da floresta. Um caso de execução sumária, sem pistas, sem provas. E pronto, o roteiro arma todas as situações para muitas cenas de ação e pancadaria. E olha que o Rutger Hauer não se saiu mal, de jeito nenhum. Tinha jeito para a coisa. Entretanto sua veia artística era mais voltada para os dramas, para onde ele retornou após um tempo, voltando para a Europa, se tornando um ator prestigiado.

Procurado Vivo ou Morto (Wanted: Dead or Alive, Estados Unidos, 1986) Direção: Gary Sherman / Roteiro: Michael Patrick Goodman, Brian Taggert / Elenco: Rutger Hauer, Gene Simmons, Robert Guillaume / Sinopse: Caçador de recompensas, sujeito conhecido por sua violência, ex-agente da CIA, é procurado pela agência de inteligência do governo americano para fazer um serviço sujo, por baixo da lei. Sua meta passa a ser caçar um terrorista internacional.

Pablo Aluísio.

segunda-feira, 17 de maio de 2021

Fuga de Pretória

O regime racista do Apartheid na África do Sul foi um dos maiores absurdos da sociedade mundial nos últimos anos. Negros e brancos eram segregados pela própria lei. Uma atrocidade. Esse filme conta a história real do ativista Tim Jenkin (Daniel Radcliffe). Ao lado de um colega do movimento antirracista ele espalhou panfletos com textos contra o regime. Acabou sendo preso e pegou uma pena duríssima, de 12 anos de prisão. Completa injustiça. Acabou sendo enviado para a prisão federal de Pretória onde passou a cumprir pena como preso político. Entretanto jamais se conformou com o que sofreu.

Assim que chegou em Pretória começou a pensar numa maneira de fugir dali. Porém sem violência, apenas usando da sua inteligência. Logo percebeu que aquela era uma velha prisão, sem muitos mecanismos de segurança. A solução de seus problemas era relativamente simples, fazer cópias das chaves dos carcereiros. Como não tinha metal, pensou em produzir chaves de madeira dentro das celas, uma vez que tinha acesso a materiais da oficina da prisão. E assim começou a elaborar seu plano de fuga. Gostei desse filme, pois geralmente filmes com essa temática costumam ser bons. "Fuga de Pretória" certamente não decepcionará aos admiradores desse estilo de cinema.

Fuga de Pretória (Escape from Pretoria, Austrália, África do Sul, Inglaterra, Estados Unidos, 2020) Direção: Francis Annan / Roteiro: Francis Annan, L.H. Adams / Elenco: Daniel Radcliffe, Daniel Webber, Ian Hart, Mark Leonard Winter / Sinopse: O filme conta a história real do ativista Tim Jenkin (Daniel Radcliffe) e seus companheiros de prisão que planejaram uma fuga ousada e inteligente da prisão federal de Pretória, na África do Sul, durante o regime racista do Apartheid.

Pablo Aluísio.

Retroceder Nunca, Render-se Jamais

Título no Brasil: Retroceder Nunca, Render-se Jamais
Título Original: No Retreat, No Surrender
Ano de Produção: 1986
País: Estados Unidos, Hong Kong
Estúdio: Seasonal Film Corporation
Direção: Corey Yuen
Roteiro: See-Yuen Ng
Elenco: Kurt McKinney, Jean-Claude Van Damme, J.W. Fails, Kathie Sileno, Kent Lipham, Peter Cunningham

Sinopse:
Jason Stillwell (Kurt McKinney) é um jovem lutador que decide vingar a morte de seu pai. Para isso porém ele precisará vencer no ringue um campeão russo de lutas marciais, o violento e imbatível Ivan Kraschinsky (Jean-Claude Van Damme).

Comentários:
A primeira vez que ouvi falar no belga Jean-Claude Van Damme foi quando esse filme pintou nas locadoras de vídeo VHS. Ele não era o ator principal do filme (isso coube ao péssimo Kurt McKinney). O que aconteceu mesmo foi que Van Damme roubou o filme dele sem dó e nem piedade. O sujeito foi para o anonimato e o belga começou a fazer sucesso. Esse primeiro filme aqui é uma típica produção de Hong Kong, é mal produzida, as atuações são capengas e amadoras, mas as lutas (hiper exageradas) caíram no gosto do povão. Eu me recordo inclusive que essa fita vivia frequentando a lista dos mais locados no Brasil. O povão curtiu a pancadaria, sem dúvida. Depois disso Jean-Claude Van Damme foi sendo escalado para outros filmes de ação e acabou virando um astro do gênero, tendo sua própria carreira e filmografia. É a tal coisa, as pessoas precisam começar de algum lugar, não é mesmo?

Pablo Aluísio.

domingo, 16 de maio de 2021

Uma Filha para o Diabo

Logo no trailer original o cinéfilo já entendia que os produtores desse filme faziam uma força para que o público o identificasse com outros grandes sucessos de terror da época, como "O Exorcista" e "O Bebê de Rosemary", só que tudo isso era em vão. "Uma Filha para o Diabo" nunca conseguiu atingir o mesmo status dessas duas outras produções, embora fosse sim um bom filme do gênero. A história subvertia papéis. Se em "O Exorcista" os padres eram os grandes mocinhos daquela história trágica, aqui o padre interpretado por Christopher Lee era um adorador do Diabo, ou melhor ainda, era o próprio Lúcifer. Nada mais adequado inclusive para quem já tinha feito tanto sucesso como o Conde Drácula em vários filmes. Ele estava em casa.

Revisto hoje em dia "Uma Filha para o Diabo" envelheceu bastante, mas só em certos aspectos. Algo que nunca vai desagradar ao fã de cinema é seu estilo bem anos 70, mais cru, mais visceral. Parece até mesmo em certos momentos que o cinéfilo está vendo um velho documentário sobre bruxaria. Outro ponto positivo vem da presença da atriz Nastassja Kinski. Ela era ainda bem novinha no filme, mas os produtores não perderam tempo. Suas cenas vestidas de freira misturam o sagrado com o profano, trazendo uma inesperada dose de sensualidade a um filme que deveria ser de puro terror psicológico. Na década seguinte, nos anos 80, a Nastassja Kinski iria se tornar símbolo de sensualidade e erotismo no cinema. As origens dessa imagem podem ser encontrados justamente nesse que foi um de seus primeiros filmes no cinema inglês.

Uma Filha para o Diabo (To the Devil a Daughter, Inglaterra, Alemanha 1976) Direção: Peter Sykes / Roteiro: Christopher Wicking, John Peacock / Elenco: Richard Widmark, Christopher Lee, Nastassja Kinski, Honor Blackman / Sinopse: Um romancista ocultista americano luta para salvar a alma de uma jovem de um grupo de satanistas, liderados por um padre excomungado, que planeja usá-la como representante do Diabo na Terra.

Pablo Aluísio.

Halloween 5

Esse filme é uma continuação bem fiel da história do filme anterior. Isso poderia parecer algo óbvio, mas em se tratando dessa franquia de terror, não é. Por exemplo, Halloween 3 não tinha nada a ver com Halloween 4. Já esse Halloween 5 é uma sequência da história que começou a ser contada no quarto filme. A sobrinha de Michael Myers continua sentindo e vendo tudo o que o assassino faz. E nesses momentos ela acaba tendo convulsões, se debatendo toda na cama. Quando ele mata, ela desmaia! E para quem pensou que o Myers estava morto... bem, os roteiristas sempre dão um jeito. Não importa que no filme anterior ele tenha sido baleado e tenha caído numa mina abandonada. Ele, como bem já sabemos, sempre volta, sempre retorna. Tal como o Jason de "Sexta-Feira 13".

Nesse quinto filme da série ele está de volta às ruas, um ano depois da história de Halloween 4. E caçando jovens garotas dos anos 80 em pleno feriado do dia das bruxas, quando todo mundo anda fantasiado no meio da rua. Quem iria prestar atenção nele? Seria mais um sujeito com fantasia de assassino. As jovens garotas, claro, só querem curtir e namorar. E o Mike Myers acaba matando o namorado de uma delas, assumindo a direção de um belo carro clássico conversível preto, que facilita e muito suas matanças. As garotas adoram, mesmo que ele tenha um facão afiado no banco ao lado. Como é um filme dos anos 80, revendo hoje em dia não há como deixar a nostalgia de lado, com aquele figurino, aqueles cabelos armados das meninas. A única coisa que ficou atemporal mesmo foi o próprio Michael Myers, com sua velha máscara surrada de sempre. Pelo visto, assassinos em série nunca saem de moda, pelo menos no cinema.

Halloween 5: A Vingaça de Michael Myers (Halloween 5: The Revenge, Estados Unidos, 1989) Direção: Dominique Othenin-Girard / Roteiro: John Carpenter, Debra Hill / Elenco: Donald Pleasence, Danielle Harris, Ellie Cornell / Sinopse: O assassino enlouquecido Michael Myers não morreu na mina abandonada como todos pensavam. Ele está vivo e de volta às ruas em plena noite de Halloween. E ele quer mais mortes, mais sangue, mais vingança.

Pablo Aluísio.

sábado, 15 de maio de 2021

Psicose 3

O mestre Alfred Hitchcock já estava morto há alguns anos quando o ator Anthony Perkins conseguiu adquirir os direitos para o cinema do personagem Norman Bates. Ele havia interpretado esse psicopata no filme de maior sucesso de toda a sua carreira, então era natural que fosse atrás de seus direitos autorais para revitalizar a franquia "Psicose" no cinema. E assim o fez. "Psicose II" não foi tão bem recebido quanto ele desejava, mas também não foi malhado. O público prestigiou o filme que gerou lucro, despertando novamente o interesse no famoso (ou infame) personagem. E assim em 1985, Perkins voltou à tona, nessa terceira sequência oficial do universo de Psicose.

E ele foi além. Ousado, decidiu que iria dirigir pessoalmente ao novo filme. E o que mais surpreende é que como cineasta não decepcionou. Esse "Psicose 3", apesar de toda a má vontade envolvida por parte dos críticos, é certamente um bom filme. Não decepcionou quem estava em busca de novas histórias envolvendo o perturbado Norman Bates. Claro que em termos cinematográficos não poderia ser comparado com o filme original, mas quem disse que não era bom cinema? Era sim, sem dúvida. Acredito que esses filmes posteriores deram certo por um motivo simples. De certa forma Norman Bates.era Anthony Perkins. Ele era tão identificado com o personagem que sempre quando surgia em sua pele em um filme tudo se tornava natural. Era impossível não gostar de um filme de "Psicose" com ele no papel principal. Nem havia como pensar de outra forma.

Psicose 3 (Psycho III, Estados Unidos, 1986) Direção: Anthony Perkins / Roteiro: Charles Edward Pogue, Robert Bloch / Elenco: Anthony Perkins, Diana Scarwid, Jeff Fahey, Roberta Maxwell / Sinospe: Norman Bates (Perkins) luta para continuar na normalidade, fugindo de seus momentos de insanidade, mas isso vai se tornando cada vez mais difícil de acontecer. E para piorar há novos hóspedes no Bates Motel, entre eles uma freira católica por quem ele passa a desenvolver estranhos sentimentos de amor e ódio. Filme indicado pela Academy of Science Fiction, Fantasy & Horror Films na categoria de melhor filme de terror.

Pablo Aluísio.

A Maldição de Samantha

Título no Brasil: A Maldição de Samantha
Título Original: Deadly Friend
Ano de Produção: 1986
País: Estadps Unidos
Estúdio: Warner Bros
Direção: Wes Craven
Roteiro: Diana Henstell, Bruce Joel Rubin
Elenco: Kristy Swanson, Matthew Labyorteaux, Michael Sharrett, Anne Ramsey, Richard Marcus

Sinopse:
Samantha Pringle (Kristy Swanson) parece ser uma garota normal, bonita, simpática, legal com todos, com os vizinhos, etc. Só que por trás de tudo se esconde um terrível e trágico segredo.

Comentários:
Filme de terror dos anos 80 dirigido pelo mestre do gênero Wes Craven? Pode ir numa boa, assista sem receios. De todos os diretores de terror dos anos 80 o cineasta Wes Craven sempre foi um dos mais bem conceituados, um dos mais lembrados e reverenciados dos fãs de filmes de terror. Essa fita aqui é menos conhecida do que seu grande sucesso no cinema, "A Hora do Pesadelo", mas se engana quem pensa que é um filme fraco. Pelo contrário. Esse jogo de suspense e terror que vai sendo tecendo aos poucos, usando como cenário um bairro normal de uma cidade americana, sempre foi muito eficiente. Sempre rendeu ótimos filmes, porque o espectador acabava se identificando. Poderia acontecer em sua vizinhança. Então deixo a dica desse Craven que poucos viram ou se lembram.

Pablo Aluísio.

sexta-feira, 14 de maio de 2021

A Marca do Zorro

Recentemente em uma entrevista o ator Frank Langella afirmou que havia adorado interpretar dois personagens clássicos no cinema quando era mais jovem. O primeiro foi Drácula, naquele hoje cultuado filme de 1979, o segundo havia sido o Zorro nessa produção de 1974. O que ligava as duas produções era o fato de que o cinema daquela época tentava revitalizar antigos personagens famosos das telas do passado. E como o próprio Frank Langella também frisou em sua entrevista, o Zorro é seguramente um dos personagens mais influentes da história da cultura pop. Basta lembrar que o desenhista Bob Kane se inspirou nele para criar seu herói mais famoso, o Batman. Definitivamente não é pouca coisa.

Nessa versão da década de 1970 o o petulante Don Diego de la Vega (Langella) retorna da Espanha após longos anos estudando na Europa. De volta à Califórnia ele descobre que seu pai fora traído. Antigo governante da província, ele foi colocado de lado para que assumisse seu cargo um homem violento e cruel chamado Don Luis Quintero. Para trazer justiça ao povo daquela região tão sofrida, Diego então assume a figura do Zorro, um herói mascarado, bom espadachim, que lutava contra os crimes e as injustiças promovidas pelo governante corrupto e vilanesco. O resultado dessa nova versão do Zorro foi excelente. É um filme com bom roteiro, ótimas atuações de todo o elenco e aquele clima de aventura e ação que fazia a alegria das matinês do passado. Um ótimo filme realmente, à altura desse grande personagem da literatura e do cinema.

A Marca do Zorro (The Mark of Zorro, Estados Unidos, 1974) Direção: Don McDougall / Roteiro: Brian Taggert, John Taintor Foote / Elenco: Frank Langella, Ricardo Montalban, Gilbert Roland, Yvonne De Carlo, Anne Archer / Sinopse: Em 1840 o jovem nobre Don Diego de la Vega (Langella) retorna aos Estados Unidos após longos anos de estudo na Espanha e descobre que seu bondoso pai foi alvo de inimigos corruptos e facínoras. Usando a capa preta, sua máscara e uma espada afiada, ele parte para a vingança assumindo a identidade do herói Zorro.

Pablo Aluísio.

Harém

Título no Brasil: Harém
Título Original: Harem
Ano de Produção: 1985
País: França
Estúdio: Sara Films
Direção: Arthur Joffé
Roteiro: Arthur Joffé
Elenco: Nastassja Kinski, Ben Kingsley, Dennis Goldson, Michel Robin, Zohra Sehgal, Juliette Simpson

Sinopse:
Uma jovem americana é sequestrada por um xeque árabe e mantida em cativeiro em seu harém. No início, ela tenta freneticamente escapar, mas à medida que eles vão se conhecendo e se apreciando, surge algo a mais naquele relacionamento.

Comentários:
Nastassja Kinski foi símbolo sexual dos cinéfilos durante os anos 80. Ponto. Essa é uma informação importante. Agora imagine levar essa atriz para o mundo oriental e seu erotismo todo exótico para os padrões dos ocidentais. Foi justamente essa a proposta dessa produção francesa. Funcionou? Em termos. O teor erótico do filme foi mantido por causa das belas curvas de Nastassja Kinski, mas como puro cinema temos apenas algo morno. Assim como a série Shogun, esse filme tinha um gosto de coisa falsa, de algo que não captou de verdade a cultura daqueles povos do Oriente Médio. Além disso a maquiagem e os figurinos nos dias atuais podem soar bem datados, se formos muito críticos. De qualquer forma não é nada mal ver a Nastassja Kinski praticando a dança do ventre.

Pablo Aluísio.