"Tomorrow Night" foi gravada por Elvis Presley ainda nos tempos da Sun Records. Até hoje não se sabe com exatidão em que ano ela foi gravada, se 1954 ou 1955. Quando o passe de Elvis foi comprado pela RCA Victor a gravadora levou todos os takes e músicas gravadas por Elvis na Sun Records. Essa foi uma delas. Ficou arquivada anos e anos e depois relançada com novo arranjo no álbum "Elvis For Everyone" de 1965. Ela ganhou uma roupagem musical nova com a assinatura do grande músico e produtor Chet Atkins. Os executivos da RCA achavam que não dava para lança-la tal como gravada na Sun, pois a consideravam muito simples, muito sem sofisticação. Atkins foi então designado para dar uma sonoridade mais moderna e bonita.
A versão que temos nesse álbum é a crua, tal como foi gravada pelos Blue Moon Boys (Elvis, Scotty Moore e Bill Black). Embora a versão embelezada dos anos 60 seja de fato muito bonita, com uma bela guitarra tocada pelo próprio Chet Atkins atravessando toda a faixa, aqui a ouvimos tal como foi registrada por Elvis e banda em seus primórdios. É de fato a versão definitiva de Mr. Presley. Já a música original é bem mais antiga e foi lançada pelo cantor e compositor Lonnie Johnson. Hoje em dia essa composição é considerada uma das mais importantes da história do blues norte-americano. Evocativa e muito bem escrita, realmente é um ponto alto da discografia de Elvis Presley. Um momento que não foi bem aproveitado na época de sua gravação.
A versão de "So Glad You're Mine” que ouvimos nesse álbum é a mesma do disco "Elvis" de 1956, sem maiores novidades. Apenas a RCA Victor trabalhou um pouco mais na master original para recuperá-la adequadamente. Alguns fãs e críticos dizem que ela tem uma leve aceleração em seu ritmo normal. De fato, se ouvirmos o disco de vinil lançado em 56, vamos notar mesmo uma pequena variação em sua duração. Esse porém é um detalhe tão absurdamente minucioso que para o ouvinte comum não fará muita diferença. No mais esse blues é outro grande clássico, criado e composto por Arhur "Big Boy" Crudup, um artista de blues pelo qual Elvis tinha especial admiração. Não podemos nos esquecer que a primeira gravação profissional de Elvis se deu com uma outra composição de Big Boy, a hoje clássica "That´s All Right (Mama)".
"One Night" foi lançada como single em 1957. Chamou muito atenção em seu lançamento original pois a música foi considerada quase pornográfica para aquela sociedade muito conservadora e puritana dos anos 50. E isso porque o produtor Steve Sholes optou pelo lançamento de uma versão mais leve, não totalmente provocante que ficou conhecida dentro do estúdio como "One Night Of Sin". Pois foi justamente um dos takes da versão envenenada que foi selecionado para esse disco. Como não existia mais a preocupação em não chocar ou não escandalizar, a RCA resolveu restaurar os takes originais, sendo que esse ótimo momento chegou pela primeira vez no mercado justamente nesse título "Reconsider Baby", quase quarenta anos depois de sua gravação original! Como diz o ditado, antes tarde do que nunca...
Pablo Aluísio.
quarta-feira, 9 de junho de 2010
terça-feira, 8 de junho de 2010
Elvis Presley - Reconsider Baby - Parte 3
"My Baby Left Me" é uma antiga gravação de Elvis que foi lançada pela primeira vez em álbum no LP "For LP Fans Only". Nem precisa dizer que essa foi uma coletânea da RCA nos tempos em que Elvis estava servindo o exército na Alemanha. Um mero caça-níqueis? Em termos, havia boa coisa ali, além disso preservou para a posteridade grandes momentos da carreira de Elvis, inclusive sua primeira gravação profissional, a excelente "That´s All Right (Mama)", gravada nos tempos em que Elvis pertencia ao selo Sun Records. Bom, diante de tudo isso é interessante notar que a versão de "My Baby Left Me" que foi incluída nesse disco é a oficial, master, sem novidades.
"When It Rains, It Really Pours" é bem mais interessante. Um velho blues gravado por Elvis que ficou anos e anos arquivado, sem que a gravadora do cantor a colocasse no mercado. Quem lembra do disco "Elvis For Everyone" de 1965? Pois é, era um álbum bem estranho, não sendo nem um disco oficial de inéditas gravado em estúdio e nem uma coletânea tradicional. Ficando no meio termo entre as duas classificações, acabou chamando pouca atenção dos fãs. Essa música também já havia sido lançada no álbum "Elvis: A Legendary Performer Volume 4" e aqui ganha nova roupagem. Está bem mais trabalhada, com visível melhoria na qualidade sonora.
Já tive oportunidade de escrever várias vezes isso e repito mais uma vez: a versão de "Ain't That Loving You Baby" que você encontra nesse disco de Elvis é a melhor de todas as que já ouvi! Muito superior inclusive ao master oficial que sem ritmo, sem pegada, fracassou nas paradas quando foi lançada tardiamente em single durante os anos 60. Aqui há uma batida inigualável! De todas as músicas que Elvis gravou em sua carreira essa ocupa um lugar de destaque pelos motivos errados. Como é possível ignorarem esse take, escolhendo um bem mais inferior para lançar oficialmente? Um verdadeiro desperdício. O mais estranho é que essa versão ficou anos e anos fora do mercado. Enfim, se você precisa de apenas uma razão para comprar esse disco "Reconsider Baby" essa é a inclusão desse take maravilhoso na seleção musical. Um pedaço de genialidade de Elvis que foi injustamente jogado de lado pela RCA Victor.
"I Feel So Bad" também é outro momento muito bom do disco. Elvis a gravou em 1961 em uma época em que ele estava ficando mais centrado apenas nas trilhas sonoras de filmes. É uma faixa que nos faz lembrar o quão Elvis poderia ter sido interessante nos anos 60 se não tivesse sido literalmente engolido pelos estúdios de Hollywood. É a tal coisa, a música ficou em segundo plano, enquanto o Elvis ator não conseguia ir muito além do lugar comum. Uma pena. Mal lançada, sem promoção, esse blues ainda conseguiu chegar na décima quinta posição da Billboard, mostrando que a música de qualidade de Elvis sobrevivia a tudo mesmo, até mesmo ao péssimo gerenciamento de seus lançamentos pela RCA.
Pablo Aluísio.
"When It Rains, It Really Pours" é bem mais interessante. Um velho blues gravado por Elvis que ficou anos e anos arquivado, sem que a gravadora do cantor a colocasse no mercado. Quem lembra do disco "Elvis For Everyone" de 1965? Pois é, era um álbum bem estranho, não sendo nem um disco oficial de inéditas gravado em estúdio e nem uma coletânea tradicional. Ficando no meio termo entre as duas classificações, acabou chamando pouca atenção dos fãs. Essa música também já havia sido lançada no álbum "Elvis: A Legendary Performer Volume 4" e aqui ganha nova roupagem. Está bem mais trabalhada, com visível melhoria na qualidade sonora.
Já tive oportunidade de escrever várias vezes isso e repito mais uma vez: a versão de "Ain't That Loving You Baby" que você encontra nesse disco de Elvis é a melhor de todas as que já ouvi! Muito superior inclusive ao master oficial que sem ritmo, sem pegada, fracassou nas paradas quando foi lançada tardiamente em single durante os anos 60. Aqui há uma batida inigualável! De todas as músicas que Elvis gravou em sua carreira essa ocupa um lugar de destaque pelos motivos errados. Como é possível ignorarem esse take, escolhendo um bem mais inferior para lançar oficialmente? Um verdadeiro desperdício. O mais estranho é que essa versão ficou anos e anos fora do mercado. Enfim, se você precisa de apenas uma razão para comprar esse disco "Reconsider Baby" essa é a inclusão desse take maravilhoso na seleção musical. Um pedaço de genialidade de Elvis que foi injustamente jogado de lado pela RCA Victor.
"I Feel So Bad" também é outro momento muito bom do disco. Elvis a gravou em 1961 em uma época em que ele estava ficando mais centrado apenas nas trilhas sonoras de filmes. É uma faixa que nos faz lembrar o quão Elvis poderia ter sido interessante nos anos 60 se não tivesse sido literalmente engolido pelos estúdios de Hollywood. É a tal coisa, a música ficou em segundo plano, enquanto o Elvis ator não conseguia ir muito além do lugar comum. Uma pena. Mal lançada, sem promoção, esse blues ainda conseguiu chegar na décima quinta posição da Billboard, mostrando que a música de qualidade de Elvis sobrevivia a tudo mesmo, até mesmo ao péssimo gerenciamento de seus lançamentos pela RCA.
Pablo Aluísio.
Elvis Presley - Reconsider Baby - Parte 4-5
O vinil vai passando e então soam os primeiros acordes de "Hi-Heel Sneakers". Esse é um blues das antigas, gravado pela primeira vez por Tommy Tucker, cantor negro de blues, excelente pianista e compositor de mão cheia. É dele uma das mais bonitas e lindas músicas de todos os tempos, "My Girl". Pois bem, aqui Tucker foi direto no fonte, mesclando o blues mais tradicional com uma sonoridade que ele pensava ser atrativa para as rádios. No fundo ele queria fazer sucesso, óbvio. E de fato ele acertou em cheio pois a canção conseguiu chegar na décima primeira posição da concorrida parada Billboard Hot 100. Para um blues era algo excepcional.
Elvis sempre ligado no que estava acontecendo ficou realmente atraído por aquele som. Elvis cresceu com uma excelente formação musical, ouvindo muito blues, country, gospel, enfim, as sonoridades que eram tocadas nas rádios comerciais de sua cidade. A música estava no ar e Elvis obviamente sabia quando ouvia um blues de qualidade.
O problema é que por essa época ele já estava preso aos contratos das companhias cinematográficas. Os pacotes das trilhas sonoras chegavam fechados, sem possibilidade de Elvis discutir o que iria ou não gravar. Mesmo assim, com as mãos amarradas, ele decidiu que iria fazer sua versão. Algo que ficou maravilhoso em sua voz. Ouvindo faixas como essas podemos ter uma noção de como Elvis perdeu tempo gravando todo aquele material de Hollywood. Se ele tivesse se dedicado apenas a bons materiais nessa fase de sua vida teríamos algo bem melhor para ouvir hoje em dia.
Outro blues fantástico é "Merry Christmas Baby". Para muitos foi a única obra prima gravada por Elvis durante as sessões que deram origem ao disco "Elvis Sings the Wonderful World of Christmas". Aquele mesmo álbum de 1971 só com músicas de natal, que o próprio Elvis nem queria gravar, mas que acabou cedendo aos desejos e caprichos da RCA Victor e do Coronel Parker. Originalmente essa canção saiu como lado B de um single pouco conhecido durante o pós-guerra. Era o ano de 1947 e a indústria fonográfica ainda engatinhava. Elvis com apenas 12 anos de idade teve contato com a versão original? Não sabemos, mas é possível, afinal ele foi uma pessoa que cresceu ao lado do rádio ouvindo tudo o que era tocado. Muitos creditam a inspiração de Elvis a outra gravação, de Chuck Berry, em 1958, quando ele estava começando o serviço militar. Isso também é possível, porém essa é aquele tipo de pergunta que só poderia ser respondida pelo próprio Presley. De uma forma ou outra o que temos certeza é que a gravação do cantor é absurdamente bem realizada. Puro blues, puro blues.
"Down in the Alley" é outra gravação resgatada dos anos 60, mais um excelente momento de Elvis no gênero blues. Outra que nunca foi aproveitada de forma adequada na discografia de Elvis. Outra que foi usada como bonus songs de uma trilha sonora menor, "Spinout". No lado B desse álbum, que vendeu pouco e foi ignorado, a música, apesar de sua grande qualidade, foi deixada de lado, esquecida completamente, Curiosamente Elvis parecia acreditar nela, a tal ponto que chegou a usá-la ao vivo nos anos 70. Ele a resgatou do esquecimento com o objetivo de variar um pouco seu repertório de palco, mas a recepção do público, que mal a conhecia, foi fria e indiferente. Com isso Elvis a jogou de novo na gaveta do esquecimento. Provavelmente se tivesse sido bem recebida Elvis teria um mudado um pouco a lista das canções que sempre apresentava em seus concertos. Como o público porém queria mesmo ouvir "Love Me Tender" e "Suspicious Minds" Elvis foi ficando dentro de uma zona de conforto, cantando basicamente as mesmas músicas, ano após ano. Uma pena.
"Stranger In My Own Home Town" ganhou um destaque melhor na discografia de Mr. Presley. Essa fez parte da histórica sessão de gravação de Elvis no American Studios em 1969. Lançada no álbum "From Memphis to Vegas – From Vegas to Memphis"e relançada logo depois no "Back in Memphis", esse blues sempre ganhou elogios da crítica em geral. Não fez sucesso nas rádios e nem se tornou um hit, mas trouxe prestígio a Elvis em um momento de virada em sua carreira. Depois de anos de trilhas sonoras massacradas pela crítica, Elvis finalmente ganhou reconhecimento pelo belo trabalho que produziu no American em Memphis. Afinal ele estava em casa e tinha que honrar seu lugar entre os grandes intérpretes e cantores da história da música norte-americana.
Pablo Aluísio.
Elvis sempre ligado no que estava acontecendo ficou realmente atraído por aquele som. Elvis cresceu com uma excelente formação musical, ouvindo muito blues, country, gospel, enfim, as sonoridades que eram tocadas nas rádios comerciais de sua cidade. A música estava no ar e Elvis obviamente sabia quando ouvia um blues de qualidade.
O problema é que por essa época ele já estava preso aos contratos das companhias cinematográficas. Os pacotes das trilhas sonoras chegavam fechados, sem possibilidade de Elvis discutir o que iria ou não gravar. Mesmo assim, com as mãos amarradas, ele decidiu que iria fazer sua versão. Algo que ficou maravilhoso em sua voz. Ouvindo faixas como essas podemos ter uma noção de como Elvis perdeu tempo gravando todo aquele material de Hollywood. Se ele tivesse se dedicado apenas a bons materiais nessa fase de sua vida teríamos algo bem melhor para ouvir hoje em dia.
Outro blues fantástico é "Merry Christmas Baby". Para muitos foi a única obra prima gravada por Elvis durante as sessões que deram origem ao disco "Elvis Sings the Wonderful World of Christmas". Aquele mesmo álbum de 1971 só com músicas de natal, que o próprio Elvis nem queria gravar, mas que acabou cedendo aos desejos e caprichos da RCA Victor e do Coronel Parker. Originalmente essa canção saiu como lado B de um single pouco conhecido durante o pós-guerra. Era o ano de 1947 e a indústria fonográfica ainda engatinhava. Elvis com apenas 12 anos de idade teve contato com a versão original? Não sabemos, mas é possível, afinal ele foi uma pessoa que cresceu ao lado do rádio ouvindo tudo o que era tocado. Muitos creditam a inspiração de Elvis a outra gravação, de Chuck Berry, em 1958, quando ele estava começando o serviço militar. Isso também é possível, porém essa é aquele tipo de pergunta que só poderia ser respondida pelo próprio Presley. De uma forma ou outra o que temos certeza é que a gravação do cantor é absurdamente bem realizada. Puro blues, puro blues.
"Down in the Alley" é outra gravação resgatada dos anos 60, mais um excelente momento de Elvis no gênero blues. Outra que nunca foi aproveitada de forma adequada na discografia de Elvis. Outra que foi usada como bonus songs de uma trilha sonora menor, "Spinout". No lado B desse álbum, que vendeu pouco e foi ignorado, a música, apesar de sua grande qualidade, foi deixada de lado, esquecida completamente, Curiosamente Elvis parecia acreditar nela, a tal ponto que chegou a usá-la ao vivo nos anos 70. Ele a resgatou do esquecimento com o objetivo de variar um pouco seu repertório de palco, mas a recepção do público, que mal a conhecia, foi fria e indiferente. Com isso Elvis a jogou de novo na gaveta do esquecimento. Provavelmente se tivesse sido bem recebida Elvis teria um mudado um pouco a lista das canções que sempre apresentava em seus concertos. Como o público porém queria mesmo ouvir "Love Me Tender" e "Suspicious Minds" Elvis foi ficando dentro de uma zona de conforto, cantando basicamente as mesmas músicas, ano após ano. Uma pena.
"Stranger In My Own Home Town" ganhou um destaque melhor na discografia de Mr. Presley. Essa fez parte da histórica sessão de gravação de Elvis no American Studios em 1969. Lançada no álbum "From Memphis to Vegas – From Vegas to Memphis"e relançada logo depois no "Back in Memphis", esse blues sempre ganhou elogios da crítica em geral. Não fez sucesso nas rádios e nem se tornou um hit, mas trouxe prestígio a Elvis em um momento de virada em sua carreira. Depois de anos de trilhas sonoras massacradas pela crítica, Elvis finalmente ganhou reconhecimento pelo belo trabalho que produziu no American em Memphis. Afinal ele estava em casa e tinha que honrar seu lugar entre os grandes intérpretes e cantores da história da música norte-americana.
Pablo Aluísio.
segunda-feira, 7 de junho de 2010
Elvis Presley - Moody Blue - Parte 1
Esse foi o último disco lançado por Elvis. Era 1977 e o cantor já caminhava para seu trágico fim. Por isso quando ele morreu, em agosto daquele ano, os que foram nas lojas de discos para comprar algo dele, encontraram justamente esse álbum nas prateleiras. Por essa razão o sucesso foi enorme. Ao lado de "Elvis in Concert" e "Aloha From Hawaii" acabou se tornando um dos LPs mais vendidos do cantor naqueles distantes anos 1970. E isso acabou sendo muito bom. Eu considero um álbum de boa qualidade, com uma precisa seleção de faixas, todas no geral bem gravadas. O fã ou admirador eventual que levou esse vinil para casa em 1977 não ficou decepcionado. Pelo contrário.
São apenas dez faixas. Por essa época a RCA Victor raramente lançava discos de Elvis com mais de dez músicas. O tempo dos LPs com doze ou até quatorze canções tinha ficado no passado distante. Acontece que Elvis já não tinha mais o mesmo número de músicas gravadas em estúdio esperando por lançamento. Com a raridade de material a gravadora foi dosando melhor o número de músicas em cada vinil novo lançado.
A linda "Unchained Melody" abria o disco. Não poderia haver melhor apresentação. Era uma música gravada ao vivo, em 24 de abril de 1977 , A cena foi gravada para o especial "Elvis in Concert" e se tornou um dos melhores momentos daquele especial de TV. Elvis, sentado ao piano, fazia uma performance memorável desse clássico. O interessante é que o cantor já estava com um visual modificado pelos problemas que ele vinha enfrentando. Isso chocou algumas pessoas na época. Porém nada disso tirou o brilho desse momento especial. Um fato curioso é que desde os anos 1960 a RCA vinha sugerindo a gravação desse sucesso, mas Elvis sempre a deixava de lado. E de fato ele nunca a gravou em estúdio, preferindo trazer sua versão inédita diretamente no palco. Ficou especial, um momento realmente memorável de sua carreira.
"Little Darlin'" era outro clássico. Outra que foi gravada ao vivo e nunca em estúdio. Ao contrário de "Unchained Melody" que exigia uma concentração fora do comum para Elvis, aqui tudo soava bem relaxante e divertido. O próprio Elvis nunca levou essa música muito à sério, preferindo deixá-la mais no modo "puro relaxamento". Curiosamente ela foi gravada no mesmo concerto em que Elvis sentou ao piano para cantar "Unchained Melody", no dia 24 de abril de 1977. Ele parecia bem inspirado nesse dia. A RCA então aproveitou para gravar material para seus discos, uma vez que Elvis já não entrava mais em estúdio como antigamente. Aquelas maratonas de gravações, quando Elvis conseguia gravar vinte, trinta músicas em poucos dias, jã não existiam mais. A realidade de Elvis tinha mudado, para algo completamente diferente. Assim não era raro agora a RCA gravar seus shows, para aproveitar alguns momentos. Afinal a máquina de lucros em torno do cantor não poderia parar nunca!
Pablo Aluísio.
São apenas dez faixas. Por essa época a RCA Victor raramente lançava discos de Elvis com mais de dez músicas. O tempo dos LPs com doze ou até quatorze canções tinha ficado no passado distante. Acontece que Elvis já não tinha mais o mesmo número de músicas gravadas em estúdio esperando por lançamento. Com a raridade de material a gravadora foi dosando melhor o número de músicas em cada vinil novo lançado.
A linda "Unchained Melody" abria o disco. Não poderia haver melhor apresentação. Era uma música gravada ao vivo, em 24 de abril de 1977 , A cena foi gravada para o especial "Elvis in Concert" e se tornou um dos melhores momentos daquele especial de TV. Elvis, sentado ao piano, fazia uma performance memorável desse clássico. O interessante é que o cantor já estava com um visual modificado pelos problemas que ele vinha enfrentando. Isso chocou algumas pessoas na época. Porém nada disso tirou o brilho desse momento especial. Um fato curioso é que desde os anos 1960 a RCA vinha sugerindo a gravação desse sucesso, mas Elvis sempre a deixava de lado. E de fato ele nunca a gravou em estúdio, preferindo trazer sua versão inédita diretamente no palco. Ficou especial, um momento realmente memorável de sua carreira.
"Little Darlin'" era outro clássico. Outra que foi gravada ao vivo e nunca em estúdio. Ao contrário de "Unchained Melody" que exigia uma concentração fora do comum para Elvis, aqui tudo soava bem relaxante e divertido. O próprio Elvis nunca levou essa música muito à sério, preferindo deixá-la mais no modo "puro relaxamento". Curiosamente ela foi gravada no mesmo concerto em que Elvis sentou ao piano para cantar "Unchained Melody", no dia 24 de abril de 1977. Ele parecia bem inspirado nesse dia. A RCA então aproveitou para gravar material para seus discos, uma vez que Elvis já não entrava mais em estúdio como antigamente. Aquelas maratonas de gravações, quando Elvis conseguia gravar vinte, trinta músicas em poucos dias, jã não existiam mais. A realidade de Elvis tinha mudado, para algo completamente diferente. Assim não era raro agora a RCA gravar seus shows, para aproveitar alguns momentos. Afinal a máquina de lucros em torno do cantor não poderia parar nunca!
Pablo Aluísio.
Elvis Presley - Moody Blue - Parte 2
Eu considero esse álbum de Elvis bem mais para cima do que o anterior. Aqui há um considerável número de músicas mais alegres e movimentadas. O resultado desse conjunto se traduz em um disco mais agradável de se ouvir, sem ter a melancolia do "Elvis Presley From Boulevard", considerado por muitos como um disco pesado, de complicada audição. Um bom exemplo de que "Moody Blue" tem um astral melhor vem de músicas como "Way Down". Gravada em Graceland, essa música tem uma linha de baixo bem marcante. É um country rock de qualidade. A RCA Victor viu potencial e lançou a canção em single, com destaque. Acabou chegando em primeiro lugar na parada country, um ótimo retorno comercial para a carreira de Elvis.
E por falar em country music... "If You Love Me (Let Me Know)" era a melhore representante do estilo dentro do disco. Essa faixa foi gravada ao vivo no show do dia 26 de abril de 1977. Inicialmente a gravadora não pensou em utilizar a faixa em um álbum oficial de Elvis, mas pesquisando no material gravado pela RCA que estava arquivado em Nashville, material obtido nas turnês de Elvis, o produtor Felton Jarvis resolveu selecionar esse momento para compor o disco "Moody Blue", até porque o LP necessitava de dez a doze faixas e Jarvis não tinha material suficiente de estúdio para isso. Em razão dessa escassez, o álbum acabou saindo misto, com músicas gravadas em estúdio (entenda-se a sala das selvas em Graceland) e músicas gravadas ao vivo. Antes a RCA priorizava a separação das duas coisas. Ou o disco vinha apenas com gravações de estúdio ou totalmente Live, ao vivo. Na falta de maior número de faixas disponíveis, o jeito foi apelar para uma fórmula mais diversificada, o que resultou nesse disco em que se misturava as duas opções de gravação.
E a falta de material novo era tão grande que a RCA resolveu usar a mesma versão de "Let Me Be There" que já tinha sido lançada antes no disco ao vivo "Elvis Recorded Live on Stage in Memphis". Isso nunca tinha acontecido antes dentro de um disco oficial de Elvis! E o mais curioso de tudo é que a RCA Victor promoveu o álbum como o "novo disco de inéditas de Elvis Presley". Bom, como se pode perceber, nem todas as faixas eram realmente inéditas. Essa aqui, por exemplo, já era bem conhecida dos colecionadores. Gravada em Memphis no concerto que o cantor realizou em 20 de março de 1974, já era bem conhecida dos fãs. A boa performance de Elvis, por outro lado, até justificava uma nova audição. Apenas penso que a RCA poderia ter pincelado algo realmente inédito pois a gravadora havia gravado pelo menos dois concertos em Memphis. Por que não trouxeram alguma gravação do outro show? Complicado entender.
A faixa título do disco, a boa ""Moody Blue", foi gravada em Graceland no dia 4 de fevereiro. Essa foi a sessão que Elvis interrompeu quando chegou algumas motos novas que ele tinha comprado. É a tal coisa, gravar em casa, apesar de todo o esforço do produtor Felton Jarvis em fazer tudo da forma mais profissional possível, tinha seus problemas. Uma delas era a distração por parte de Elvis. Ele sempre estava interrompendo as gravações por um motivo ou outro. Quando as motos novas chegaram em Graceland Elvis perdeu o interesse pelas músicas que estava gravando. Ele preferiu ir conferir suas novas máquinas. E como ele adorava motos, a coisa só piorou. De qualquer maneira essa canção até que foi bem gravada. Com ritmo agradável, alegre, tem um sabor de nostalgia dos anos 1970. Repare bem no arranjo das guitarras. Poucas coisas poderiam ser mais característicos daquela época do que isso. Um bom momento de um disco que foi gravado com muitas distrações por parte do cantor, mas que no final até que funcionou bem.
Pablo Aluísio.
E por falar em country music... "If You Love Me (Let Me Know)" era a melhore representante do estilo dentro do disco. Essa faixa foi gravada ao vivo no show do dia 26 de abril de 1977. Inicialmente a gravadora não pensou em utilizar a faixa em um álbum oficial de Elvis, mas pesquisando no material gravado pela RCA que estava arquivado em Nashville, material obtido nas turnês de Elvis, o produtor Felton Jarvis resolveu selecionar esse momento para compor o disco "Moody Blue", até porque o LP necessitava de dez a doze faixas e Jarvis não tinha material suficiente de estúdio para isso. Em razão dessa escassez, o álbum acabou saindo misto, com músicas gravadas em estúdio (entenda-se a sala das selvas em Graceland) e músicas gravadas ao vivo. Antes a RCA priorizava a separação das duas coisas. Ou o disco vinha apenas com gravações de estúdio ou totalmente Live, ao vivo. Na falta de maior número de faixas disponíveis, o jeito foi apelar para uma fórmula mais diversificada, o que resultou nesse disco em que se misturava as duas opções de gravação.
E a falta de material novo era tão grande que a RCA resolveu usar a mesma versão de "Let Me Be There" que já tinha sido lançada antes no disco ao vivo "Elvis Recorded Live on Stage in Memphis". Isso nunca tinha acontecido antes dentro de um disco oficial de Elvis! E o mais curioso de tudo é que a RCA Victor promoveu o álbum como o "novo disco de inéditas de Elvis Presley". Bom, como se pode perceber, nem todas as faixas eram realmente inéditas. Essa aqui, por exemplo, já era bem conhecida dos colecionadores. Gravada em Memphis no concerto que o cantor realizou em 20 de março de 1974, já era bem conhecida dos fãs. A boa performance de Elvis, por outro lado, até justificava uma nova audição. Apenas penso que a RCA poderia ter pincelado algo realmente inédito pois a gravadora havia gravado pelo menos dois concertos em Memphis. Por que não trouxeram alguma gravação do outro show? Complicado entender.
A faixa título do disco, a boa ""Moody Blue", foi gravada em Graceland no dia 4 de fevereiro. Essa foi a sessão que Elvis interrompeu quando chegou algumas motos novas que ele tinha comprado. É a tal coisa, gravar em casa, apesar de todo o esforço do produtor Felton Jarvis em fazer tudo da forma mais profissional possível, tinha seus problemas. Uma delas era a distração por parte de Elvis. Ele sempre estava interrompendo as gravações por um motivo ou outro. Quando as motos novas chegaram em Graceland Elvis perdeu o interesse pelas músicas que estava gravando. Ele preferiu ir conferir suas novas máquinas. E como ele adorava motos, a coisa só piorou. De qualquer maneira essa canção até que foi bem gravada. Com ritmo agradável, alegre, tem um sabor de nostalgia dos anos 1970. Repare bem no arranjo das guitarras. Poucas coisas poderiam ser mais característicos daquela época do que isso. Um bom momento de um disco que foi gravado com muitas distrações por parte do cantor, mas que no final até que funcionou bem.
Pablo Aluísio.
domingo, 6 de junho de 2010
Elvis Presley - Moody Blue - Parte 3
"Pledging My Love" tem uma história estranha. Seu autor Ferdinand Washington afirmou que a canção foi composta no meio de uma crise suicida. Ele estava muito abalado com o fim de um relacionamento e decidiu colocar uma bala em seu revólver. Com uma garrafa de whisky na sua frente, ele começou a brincar de roleta russa, apertando o gatilho com a arma apontada para sua cabeça. Para sua sorte sobreviveu ao jogo mortal. Depois, já meio embriagado, deu os últimos retoques nessa canção, que é bem convencional, bem de acordo com o estilo country mais clássico dos anos 50, sem qualquer referência em sua letra sobre suicídio ou temas mais sombrios. Para falar a verdade a canção é até bem agradável de se ouvir, com um bonito arranjo, embora o tema da letra fale de desilusões amorosas.
Essa música foi lançada originalmente em Dezembro de 1954 pelo cantor Johnny Ace no finado selo Duke Records, um dos milhares de selos fonográficos ao estilo Sun Records que surgiram nos Estados Unidos naquela fase de popularização de gravações por pequenos estúdios. O próprio Elvis Presley foi fruto desse processo todo. Qualquer produtor musical com um pouquinho de investimento conseguia comprar uma mesa de gravação e saía gravando artistas locais. Quem sabe ele tirava a sorte e grande e conseguia um sucesso de vendas, fabricando os próprios singles por conta própria. Outro aspecto curioso é que o cantor Johnny Ace morreu em um acidente envolvendo armas de fogo, completando um ciclo meio macabro envolvendo essa música.
"She Thinks I Still Care" foi gravada por Elvis na sala das selvas em Graceland no dia 2 de fevereiro de 1976. Curiosamente em um tempo em que Elvis ia perdendo o interesse nas gravações de seus próprios discos ele abriu uma exceção em tudo e resolveu gravar duas versões diferentes dessa faixa, o que demonstrava acima de tudo que ele realmente gostava mesmo da música. A primeira versão foi bem ao estilo country de Nashville e essa versão foi a que acabou sendo escolhida para fazer parte da seleção musical do disco oficial. É uma boa versão, mas não é a minha preferida.
A melhor versão de "She Thinks I Still Care" foi aquela com estilo blues. Essa segunda versão ficou anos desconhecida dos fãs de Elvis Presley. Nunca foi lançada em sua vida e só depois de décadas é que chegou ao mercado. A forma mais simples de encontrá-la dentro da vasta coleção de discos lançados de Elvis é comprando o box "Walk a Mile in My Shoes: The Essential '70s Masters". Ela está no "Disc four: Studio Highlights 1971–1976", creditada como "unreleased alternate take". Na verdade não é apenas um take nunca lançado, mas uma versão completa, perfeita e com ótimo estilo. Em minha opinião bem melhor do que a versão original. Deveriam ter lançado no álbum de 1977, ou pelo menos como single. Arquivar uma gravação tão boa, por tantos anos, foi realmente um pecado.
Pablo Aluísio.
Essa música foi lançada originalmente em Dezembro de 1954 pelo cantor Johnny Ace no finado selo Duke Records, um dos milhares de selos fonográficos ao estilo Sun Records que surgiram nos Estados Unidos naquela fase de popularização de gravações por pequenos estúdios. O próprio Elvis Presley foi fruto desse processo todo. Qualquer produtor musical com um pouquinho de investimento conseguia comprar uma mesa de gravação e saía gravando artistas locais. Quem sabe ele tirava a sorte e grande e conseguia um sucesso de vendas, fabricando os próprios singles por conta própria. Outro aspecto curioso é que o cantor Johnny Ace morreu em um acidente envolvendo armas de fogo, completando um ciclo meio macabro envolvendo essa música.
"She Thinks I Still Care" foi gravada por Elvis na sala das selvas em Graceland no dia 2 de fevereiro de 1976. Curiosamente em um tempo em que Elvis ia perdendo o interesse nas gravações de seus próprios discos ele abriu uma exceção em tudo e resolveu gravar duas versões diferentes dessa faixa, o que demonstrava acima de tudo que ele realmente gostava mesmo da música. A primeira versão foi bem ao estilo country de Nashville e essa versão foi a que acabou sendo escolhida para fazer parte da seleção musical do disco oficial. É uma boa versão, mas não é a minha preferida.
A melhor versão de "She Thinks I Still Care" foi aquela com estilo blues. Essa segunda versão ficou anos desconhecida dos fãs de Elvis Presley. Nunca foi lançada em sua vida e só depois de décadas é que chegou ao mercado. A forma mais simples de encontrá-la dentro da vasta coleção de discos lançados de Elvis é comprando o box "Walk a Mile in My Shoes: The Essential '70s Masters". Ela está no "Disc four: Studio Highlights 1971–1976", creditada como "unreleased alternate take". Na verdade não é apenas um take nunca lançado, mas uma versão completa, perfeita e com ótimo estilo. Em minha opinião bem melhor do que a versão original. Deveriam ter lançado no álbum de 1977, ou pelo menos como single. Arquivar uma gravação tão boa, por tantos anos, foi realmente um pecado.
Pablo Aluísio.
Elvis Presley - Moody Blue - Parte 4
"He'll Have to Go" foi gravada em Graceland, na sala das selvas, no dia 31 de outubro. É uma daquelas faixas que não fizeram sucesso na época, sendo apenas uma boa balada usada para completar o álbum. Gosto da letra, bem cinematográfica, retratando um momento complicado de um relacionamento que ficou no passado. Versos que mais parecem ter saído de um roteiro, como nos trechos em que Elvis canta: "Coloque seus doces lábios um pouco mais perto do telefone / Basta fingir que estamos juntos sozinhos / Diga ao homem para abaixar o som da jukebox / Você pode dizer ao seu amigo que está com você, que ele vai ter que ir embora". Elvis que dava longos telefonemas para sua ex-esposa Priscilla, pode ter facilmente se identificado com essa letra.
Embora a expressão "amigo" seja usado na letra, o que temos aqui é outra situação. O autor tenta convencer sua amada do passado a dispensar seu amante, para que eles possam voltar a ficar juntos. É um homem magoado pedindo para a mulher que ama que mande embora seu amante de ocasião. No caso o tal "amigo" seria nada mais, nada menos, do que Mike Stone, o amante de Priscilla, o homem que a fez deixar Elvis para ir morar com ele na Califórnia. O pior de tudo é saber que no fundo Priscilla ignorou o recado indireto que Elvis lhe mandava através dessa música para continuar ao lado de Mike. Ela não o deixou ir embora, como a canção sutilmente lhe sugeria.
"It's Easy for You" também não fez sucesso, mas tinha igualmente algo a dizer em sua letra. Aqui os papéis se invertem. É a história de um homem que largou sua esposa e seus filhos para ficar com uma amante. Só que o tempo passou e ela o largou. E agora esse homem se vê completamente abandonado, tanto por sua ex-esposa e família, como pela mulher que virou sua cabeça, fazendo com que ele jogasse fora seu casamento. Um tipo de situação até bem comum, se formos pensar bem. Praticamente todo mundo conhece uma história como essa envolvendo parentes, conhecidos ou amigos. Geralmente inclusive envolvendo homens mais velhos com mulheres mais jovens. E depois que a amante se vai o homem lhe diz que para ela é fácil fazer isso. Já ele pagou um preço alto demais pelo que fez.
A letra é de arrependimento e também de revolta. Um recado para a "outra". Aqui penso que Elvis se identificou de uma maneira diferente. Embora a música se refira a uma mulher específica, Elvis estaria colocando do outro lado todas as mulheres que ele se relacionou quando estava casado com Priscilla. É um reconhecimento de culpa, já que Elvis realmente traiu Priscilla com inúmeras mulheres, principalmente quando estava em Las Vegas fazendo suas temporadas na chamada "cidade do pecado". Ele pagou para ver e acabou se dando mal, já que a esposa o traiu também, dando o troco na mesma moeda.
Pablo Aluísio.
Embora a expressão "amigo" seja usado na letra, o que temos aqui é outra situação. O autor tenta convencer sua amada do passado a dispensar seu amante, para que eles possam voltar a ficar juntos. É um homem magoado pedindo para a mulher que ama que mande embora seu amante de ocasião. No caso o tal "amigo" seria nada mais, nada menos, do que Mike Stone, o amante de Priscilla, o homem que a fez deixar Elvis para ir morar com ele na Califórnia. O pior de tudo é saber que no fundo Priscilla ignorou o recado indireto que Elvis lhe mandava através dessa música para continuar ao lado de Mike. Ela não o deixou ir embora, como a canção sutilmente lhe sugeria.
"It's Easy for You" também não fez sucesso, mas tinha igualmente algo a dizer em sua letra. Aqui os papéis se invertem. É a história de um homem que largou sua esposa e seus filhos para ficar com uma amante. Só que o tempo passou e ela o largou. E agora esse homem se vê completamente abandonado, tanto por sua ex-esposa e família, como pela mulher que virou sua cabeça, fazendo com que ele jogasse fora seu casamento. Um tipo de situação até bem comum, se formos pensar bem. Praticamente todo mundo conhece uma história como essa envolvendo parentes, conhecidos ou amigos. Geralmente inclusive envolvendo homens mais velhos com mulheres mais jovens. E depois que a amante se vai o homem lhe diz que para ela é fácil fazer isso. Já ele pagou um preço alto demais pelo que fez.
A letra é de arrependimento e também de revolta. Um recado para a "outra". Aqui penso que Elvis se identificou de uma maneira diferente. Embora a música se refira a uma mulher específica, Elvis estaria colocando do outro lado todas as mulheres que ele se relacionou quando estava casado com Priscilla. É um reconhecimento de culpa, já que Elvis realmente traiu Priscilla com inúmeras mulheres, principalmente quando estava em Las Vegas fazendo suas temporadas na chamada "cidade do pecado". Ele pagou para ver e acabou se dando mal, já que a esposa o traiu também, dando o troco na mesma moeda.
Pablo Aluísio.
sábado, 5 de junho de 2010
Elvis Presley - Welcome to My World - Parte 1
Esse álbum foi uma coletânea lançada pela RCA Victor em março de 1977. Assim quando Elvis faleceu esse era um dos discos disponíveis nas lojas o que fez com que se tornasse um sucesso de vendas, sendo premiado com o disco de ouro e platina pelo número de cópias vendidas. Uma questão de estar no momento certo, na hora em que os fãs correram às lojas para comprar tudo o que havia de Elvis em catálogo.
Dito isso é preciso saber que de maneira em geral é um disco sem maiores novidades, composto praticamente todo de reprises, com ênfase em um repertório mais country e romântico. Uma das coisas que gosto muito desse disco é sua capa. Para isso aconselho os fãs a irem atrás do vinil original pois a capa de um disco de vinil é muito mais interessante nesse ponto do vista artístico que aquelas pequenas capas de CDs. No LP original temos a oportunidade de apreciar bem o trabalho desse talentoso artista que captou Elvis muito bem em sua ilustração. Certamente é uma das capas mais bonitas da discografia de Elvis.
O disco se chamou "Welcome to My World". Essa música nunca foi gravada em estúdio por Elvis. Ela já tinha aparecido antes, como faixa inédita dentro da discografia do cantor, no disco "Aloha From Hawaii". Muitos consideraram a performance de Elvis nessa canção um dos pontos altos daquele especial de TV. Concordo com essa visão. Realmente é uma bela música, muito adequada para o momento em que Elvis vivia. Com boa letra e excelente arranjo, marcou a carreira do cantor, a ponto inclusive de ter se tornado um sucesso nas rádios. O que teria a criticar aqui é que a RCA apenas reprisou a mesma versão do "Aloha". Teria sido uma boa ideia na época sugerir que Elvis gravasse a música em estúdio. Seria assim uma novidade para os colecionadores. E isso certamente impulsionaria ainda mais as vendas.
Do cantor e compositor Kris Kristofferson temos aqui sua bela criação chamada "Help Me Make It Through the Night". É interessante saber que segundo seu próprio autor ela foi composta para ser gravada por Frank Sinatra. E tudo se baseando em uma entrevista dele, onde afirmava que atravessar a noite era o mais duro para ele naquele momento de sua vida. Usando isso de tema, Kris Kristofferson criou sua música. É bem provável que Elvis também tenha se identificado com essa letra. É sabido de todos que o cantor sofria de insônia e muitas vezes passava as noites acordado. É curioso saber que o compositor original mirou em Sinatra, mas acabou acertando mesmo em Elvis Presley.
Pablo Aluísio.
Dito isso é preciso saber que de maneira em geral é um disco sem maiores novidades, composto praticamente todo de reprises, com ênfase em um repertório mais country e romântico. Uma das coisas que gosto muito desse disco é sua capa. Para isso aconselho os fãs a irem atrás do vinil original pois a capa de um disco de vinil é muito mais interessante nesse ponto do vista artístico que aquelas pequenas capas de CDs. No LP original temos a oportunidade de apreciar bem o trabalho desse talentoso artista que captou Elvis muito bem em sua ilustração. Certamente é uma das capas mais bonitas da discografia de Elvis.
O disco se chamou "Welcome to My World". Essa música nunca foi gravada em estúdio por Elvis. Ela já tinha aparecido antes, como faixa inédita dentro da discografia do cantor, no disco "Aloha From Hawaii". Muitos consideraram a performance de Elvis nessa canção um dos pontos altos daquele especial de TV. Concordo com essa visão. Realmente é uma bela música, muito adequada para o momento em que Elvis vivia. Com boa letra e excelente arranjo, marcou a carreira do cantor, a ponto inclusive de ter se tornado um sucesso nas rádios. O que teria a criticar aqui é que a RCA apenas reprisou a mesma versão do "Aloha". Teria sido uma boa ideia na época sugerir que Elvis gravasse a música em estúdio. Seria assim uma novidade para os colecionadores. E isso certamente impulsionaria ainda mais as vendas.
Do cantor e compositor Kris Kristofferson temos aqui sua bela criação chamada "Help Me Make It Through the Night". É interessante saber que segundo seu próprio autor ela foi composta para ser gravada por Frank Sinatra. E tudo se baseando em uma entrevista dele, onde afirmava que atravessar a noite era o mais duro para ele naquele momento de sua vida. Usando isso de tema, Kris Kristofferson criou sua música. É bem provável que Elvis também tenha se identificado com essa letra. É sabido de todos que o cantor sofria de insônia e muitas vezes passava as noites acordado. É curioso saber que o compositor original mirou em Sinatra, mas acabou acertando mesmo em Elvis Presley.
Pablo Aluísio.
Elvis Presley - Welcome to My World - Parte 2
Dando continuidade na análise do álbum "Welcome To My World" vamos tecer mais comentários sobre algumas de suas músicas. "I'm So Lonesome I Could Cry" é um clássico da música country dos Estados Unidos. Ela foi composta e gravada pela primeira vez por Hank Williams. No Brasil ele não é muito conhecido, mas em seu país natal ele é considerado um verdadeiro ícone do estilo musical. Chega a ser reverenciado até hoje pelos cantores que seguem sua linha. Elvis não ignorava a importância de Hank. Afinal ele foi um garoto ouvindo rádio em Memphis e obviamente os discos desse astro country eram os mais tocados.
Hank Williams teve uma morte trágica, morrendo no banco traseiro de seu carro. Ele estava no auge de sua glória como artista quando isso aconteceu. Até hoje sua morte segue sendo um mistério. Para muitos morreu de tanto beber. Para outros ele tinha uma doença não diagnosticada, o que o levou à morte de forma repentina. De uma maneira ou outra Elvis não deixaria esse nome passar em branco na sua discografia. A versão que temos aqui nesse álbum foi a mesma que foi lançada no disco duplo "Aloha From Hawaii", o que não deixou de ser um desapontamento para os colecionadores da época que esperavam por alguma versão inédita. Na época porém essa não era a política da RCA em suas coletâneas. Era uma outra mentalidade.
Para quem estava em busca de algo inédito a única consolação vinha no final do disco com uma gravação ao vivo e inédita de "I Can't Stop Loving You". Foi a única novidade de um álbum que não primava pelas gravações inéditas. Eu penso que Elvis Presley cantou demais essa faixa em seus concertos nos anos 1970. E quando isso acontecia ele criava uma certa preguiça em cantar corretamente as músicas. Geralmente, quando já estava de saco cheio mesmo, ele combinava a música com algumas piadinhas, mudando sua letra para arrancar alguns sorrisos do público. Essa aqui felizmente escapou, mas podemos ainda perceber um certo cansaço de Elvis em ter que repeti-la mais uma vez. Ele deveria ter adotado algumas mudanças em seu repertório para que isso não viesse a acontecer.
Kris Kristofferson também surgia presente nesse disco com sua bonita "For the Good Times". Era uma boa versão de Elvis da música, gravada ao vivo, no dia 10 de junho de 1972. Como Elvis havia optado mesmo pelo country em sua fase final de carreira, ele tinha basicamente dois caminhos a seguir. Revisitar o antigo country, a música clássica do interior dos Estados Unidos, gravando gente como Hank Williams e também trazer versões de artistas contemporâneos, como acontece aqui. A letra tinha um certo tom de nostalgia. No final de tudo combinava bem com o tipo de trabalho que Elvis vinha desenvolvendo. Era uma canção country e em sua letra trazia um sentimento de saudade do passado. Isso era puro Elvis naquele período, não há como negar.
Pablo Aluísio.
Hank Williams teve uma morte trágica, morrendo no banco traseiro de seu carro. Ele estava no auge de sua glória como artista quando isso aconteceu. Até hoje sua morte segue sendo um mistério. Para muitos morreu de tanto beber. Para outros ele tinha uma doença não diagnosticada, o que o levou à morte de forma repentina. De uma maneira ou outra Elvis não deixaria esse nome passar em branco na sua discografia. A versão que temos aqui nesse álbum foi a mesma que foi lançada no disco duplo "Aloha From Hawaii", o que não deixou de ser um desapontamento para os colecionadores da época que esperavam por alguma versão inédita. Na época porém essa não era a política da RCA em suas coletâneas. Era uma outra mentalidade.
Para quem estava em busca de algo inédito a única consolação vinha no final do disco com uma gravação ao vivo e inédita de "I Can't Stop Loving You". Foi a única novidade de um álbum que não primava pelas gravações inéditas. Eu penso que Elvis Presley cantou demais essa faixa em seus concertos nos anos 1970. E quando isso acontecia ele criava uma certa preguiça em cantar corretamente as músicas. Geralmente, quando já estava de saco cheio mesmo, ele combinava a música com algumas piadinhas, mudando sua letra para arrancar alguns sorrisos do público. Essa aqui felizmente escapou, mas podemos ainda perceber um certo cansaço de Elvis em ter que repeti-la mais uma vez. Ele deveria ter adotado algumas mudanças em seu repertório para que isso não viesse a acontecer.
Kris Kristofferson também surgia presente nesse disco com sua bonita "For the Good Times". Era uma boa versão de Elvis da música, gravada ao vivo, no dia 10 de junho de 1972. Como Elvis havia optado mesmo pelo country em sua fase final de carreira, ele tinha basicamente dois caminhos a seguir. Revisitar o antigo country, a música clássica do interior dos Estados Unidos, gravando gente como Hank Williams e também trazer versões de artistas contemporâneos, como acontece aqui. A letra tinha um certo tom de nostalgia. No final de tudo combinava bem com o tipo de trabalho que Elvis vinha desenvolvendo. Era uma canção country e em sua letra trazia um sentimento de saudade do passado. Isso era puro Elvis naquele período, não há como negar.
Pablo Aluísio.
sexta-feira, 4 de junho de 2010
Elvis Presley - Welcome to My World - Parte 3
"Release Me (And Let Me Love Again)" foi lançada originalmente no álbum "On Stage - February 1970". A música foi gravada em Las Vegas naquela que seria a segunda temporada do cantor na cidade, ainda nos tempos do International Hotel, que depois seria vendido e se tornaria o Las Vegas Hilton. Essa temporada em particular é um pouco subestimada, porque ficou entre a estreia de Elvis em Las Vegas (sua primeira temporada) e aquela que seria registrada no filme "That´s The Way It Is" (Elvis é Assim). Penso que foi uma série de shows em que Elvis estava muito bem, em ótimas performances.
A versão que ouvimos aqui é a mesma do "On Stage". Nessa época a RCA Victor em suas coletâneas, como no caso dessa "Welcome to My World" não inovava muito. Raramente versões inéditas chegavam nos álbuns oficiais de Elvis. O advento das faixas raras, takes alternativos, etc, só iria acontecer muitos anos depois.
Do famoso Hank Williams, o disco traz uma de suas músicas mais conhecidas, "Your Cheatin' Heart", Essa é a mesma versão que Elvis gravou antes de seguir para a Alemanha, onde iria cumprir seu serviço militar. A clássica música country foi gravada por Elvis Presley no dia primeiro de fevereiro de 1958. Curiosamente a RCA Victor iria arquivá-la por anos e anos, só chegando pela primeira vez no mercado em meados dos anos 1960, no disco "Elvis For Everyone". Por que isso aconteceu? Provavelmente porque os executivos da gravadora não acharam um espaço para a música dentro da discografia de Elvis. Ele era na época um rockstar e essa música era um country tradicional da velha escola. Acredito que os produtores achavam ela fora do caminho do que Elvis vinha produzindo em estúdio. Por isso foi para o arquivo.
Do ótimo compositor e pianista Don Robertson temos "I Really Don't Want to Know". Essa música destoa um pouco do trabalho usual desse compositor. Ao longo da carreira de Elvis, Don Robertson escreveu lindas canções românticas para o cantor. Só que essas faixas eram canções ao piano numa escala mais moderna, mas de acordo com as grandes cidades e sua sofisticada seleção musical. Algumas até iam para o lado de um jazz mais sofisticado. E então depois de escrever tantas canções de amor é algo surpreendente que ele tenha cirado esse country mais ao estilo raiz. Provavelmente Don Robertson nunca viveu em uma cidade do interior rural dos Estados Unidos, mas o fato é que era talentoso o suficiente para compor um tema como esse, que fugia do universo em que vivia. De uma maneira ou outra essa faixa acabou entrando no álbum "Elvis Country (I'm 10,000 Years Old)", onde foi originalmente lançada dentro da discografia de Elvis Presley.
Pablo Aluísio.
A versão que ouvimos aqui é a mesma do "On Stage". Nessa época a RCA Victor em suas coletâneas, como no caso dessa "Welcome to My World" não inovava muito. Raramente versões inéditas chegavam nos álbuns oficiais de Elvis. O advento das faixas raras, takes alternativos, etc, só iria acontecer muitos anos depois.
Do famoso Hank Williams, o disco traz uma de suas músicas mais conhecidas, "Your Cheatin' Heart", Essa é a mesma versão que Elvis gravou antes de seguir para a Alemanha, onde iria cumprir seu serviço militar. A clássica música country foi gravada por Elvis Presley no dia primeiro de fevereiro de 1958. Curiosamente a RCA Victor iria arquivá-la por anos e anos, só chegando pela primeira vez no mercado em meados dos anos 1960, no disco "Elvis For Everyone". Por que isso aconteceu? Provavelmente porque os executivos da gravadora não acharam um espaço para a música dentro da discografia de Elvis. Ele era na época um rockstar e essa música era um country tradicional da velha escola. Acredito que os produtores achavam ela fora do caminho do que Elvis vinha produzindo em estúdio. Por isso foi para o arquivo.
Do ótimo compositor e pianista Don Robertson temos "I Really Don't Want to Know". Essa música destoa um pouco do trabalho usual desse compositor. Ao longo da carreira de Elvis, Don Robertson escreveu lindas canções românticas para o cantor. Só que essas faixas eram canções ao piano numa escala mais moderna, mas de acordo com as grandes cidades e sua sofisticada seleção musical. Algumas até iam para o lado de um jazz mais sofisticado. E então depois de escrever tantas canções de amor é algo surpreendente que ele tenha cirado esse country mais ao estilo raiz. Provavelmente Don Robertson nunca viveu em uma cidade do interior rural dos Estados Unidos, mas o fato é que era talentoso o suficiente para compor um tema como esse, que fugia do universo em que vivia. De uma maneira ou outra essa faixa acabou entrando no álbum "Elvis Country (I'm 10,000 Years Old)", onde foi originalmente lançada dentro da discografia de Elvis Presley.
Pablo Aluísio.
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