sexta-feira, 22 de março de 2019

Oh, Marieta!

A atriz Jeanette MacDonald tinha formação de cantora lírica e em determinado momento de sua carreira viu os estúdios se interessarem em produzir filmes musicais com ela, onde poderia soltar sua voz bem no estilo da ópera clássica, mas com uma verniz mais popular, para consumo das massas. Esse "Oh, Marieta!" foi um de seus sucessos de bilheteria. A historia começa na França de Luís XV. Jeanette MacDonald interpreta uma moça da nobreza que é destinada a se casar com um nobre bem mais velho do que ela. Obviamente a mocinha não quer de jeito nenhum se envolver nesse tipo de casamento arranjado. Só que naqueles tempos os casamentos eram determinados pelo rei e quando ele era desobedecido a pessoa tinha que fugir para não ser presa.

Assim a jovem nobre se disfarça de Marieta, uma identidade falsa. Se fazendo passar por uma mulher que é enviada para a colônia francesa da Louisiana ela finalmente consegue escapar de um destino infeliz, de um casamento forjado, sem amor. Só que a vida na América não será nada fácil, uma vez que seu navio é atacado por piratas durante a travessia, jogando Marieta numa série de eventos inesperados. Bom, o filme é um musical muito antigo, com aquela ingenuidade bem típica dos anos 30. É uma fita leve, que procura ser divertida a todo custo. Jeanette MacDonald tinha carisma suficiente para levar o filme em frente. Pena que ela teve vida breve, morrendo ainda muito jovem, de um ataque cardíaco. Provavelmente se tivesse vivido mais, tendo feito mais filmes, seria mais lembrada nos dias de hoje.

Oh, Marieta! (Naughty Marietta, Estados Unidos, 1935) Direção: Robert Z. Leonard, W.S. Van Dyke / Roteiro: Rida Johnson Young, John Lee Mahin / Elenco: Jeanette MacDonald, Nelson Eddy, Frank Morgan / Sinopse: Durante o reinado de Luís XV, jovem da nobreza francesa decide fugir, por causa de um casamento arranjado para ela. Assim ela embarca para o novo mundo, para a América, em busca de seus sonhos.

Pablo Aluísio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário