segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Leatherface

Esse foi um dos últimos trabalhos do cineasta Tobe Hooper, falecido recentemente. Ele não dirigiu o filme, apenas o produziu e deu algumas sugestões ao roteiro. A fita é uma nova tentativa de levar em frente a franquia "O Massacre da Serra Elétrica", só que ao invés de seguir contando a história da infame família assassina, o roteiro volta no tempo, para mostrar as origens de Leatherface, o mais violento e insano membro do clã. Assim somos levados até os anos 1950. A família Sawyer vive em uma pequena fazenda decadente e perdida no meio do Texas. São violentos, sádicos e mentalmente perturbados. Quando o jovem caçula faz aniversário eles levam um ladrão de porcos da região para ser torturado ao lado do bolo com velinhas. Mais alucinado do que isso impossível.

Depois passam dos limites quando matam e torturam a adolescente filha do xerife Hal Hartman (Stephen Dorff). O policial não consegue provas contra todos, mas tem uma vitória ao enviar os dois filhos mais jovens daquela família assassina ao reformatório especializado em jovens criminosos que são diagnosticados com problemas mentais. Jared, o futuro Leatherface, assim cresce nesse manicômio judiciário juvenil. Após dez anos de sua internação há uma rebelião na instituição e ele finalmente ganha a liberdade. Ele foge com outros internos, psicopatas jovens, que logo espalham terror pelas estradas e fazendas por onde passam. Para capturá-los vai novamente o xerife Hartman, só que agora ele pretende matar todos eles, sem se importar com a lei.

Como não poderia deixar de ser o filme é bem violento. Essa franquia nunca foi conhecida pela sutileza, muito pelo contrário, sempre foi sanguinária ao extremo. O problema é que o roteiro não avança muito em sua proposta original. É certo que saber o começo da vida do monstruoso  Leatherface seria algo bem interessante para os fãs de terror, mas aqui eles não conseguiram desenvolver muito esse personagem. Ele, sob supervisão médica, até consegue avanços, se torna uma pessoa melhor, até se apaixona e defende uma jovem enfermeira no reformatório, mas uma vez solto e sem medicação se torna novamente um louco feroz. A volta ao convívio com sua família (uma quadrilha de caipiras insanos) só piora tudo. O clímax acontece justamente quando ele usa pela primeira vez a serra elétrica para trucidar duas vítimas. Poderia ser uma cena de alto impacto, mas achei bem banal. Então é isso, um novo filme que tenta revitalizar uma antiga franquia, com resultados bem modestos.

Leatherface (Estados Unidos, 2017) Direção: Alexandre Bustillo, Julien Maury / Roteiro: Seth M. Sherwood, Tobe Hooper, Kim Henkel / Elenco: Stephen Dorff, Lili Taylor, Sam Strike, Vanessa Grasse, Sam Coleman / Sinopse: Após a morte violenta da adorável filha adolescente do xerife, o jovem Jared Sawyer (Strike) é enviado para um manicômio juvenil onde fica internado por dez anos. Após uma rebelião de internos ele consegue fugir ao lado de outros malucos violentos. Juntos, pelas estradas do Texas, causam terror e massacres sanguinários por onde passam.

Pablo Aluísio.

5 comentários:

  1. Avaliação:
    Direção: ★★★
    Elenco: ★★★
    Produção: ★★★
    Roteiro: ★★★
    Cotação Geral: ★★★
    Nota Geral: 7.2

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir
  2. Off Topic:

    Pablo, acabei de assistir a um documentário na Netflix (link abaixo) sobre a malfadada entrevista com o "Joaquín "El Chapo" Guzmán chefe do Cartel de Sinaloa no México e o maior traficante de drogas do mundo, para a Rolling Stone feito pelo pateta do Sean Penn. Estou te indicando porque esta entrevista foi precedida por um encontro em pessoa com o traficante, o El Chapo, intermediado pela atriz mexicana Kate del Castillo (famosa pela serie mexicana A Rainha do Sul). Estou te indicando porque é curtinha, portanto, fácil de assistir,tem questões jurídicas interessantes e, principalmente, porque mostra com que covardia, traição, e canalhice age gente da esquerda, ainda mais da esquerda caviar como essa velhaco do Sean Penn. É verdade que a Kate del Castillo, que teve a sua vida destruída no México (hoje mora em Los Angeles), foi de uma inocência, de uma vaidade e, até, de uma burrice impar, em participar disso e ainda confiar cegamente no Penn, mas, mesmo descontando isso, é de assustar como esses comunistas são vagabundos disfarçados de humanitários.
    Somente para termos uma comparação da fama da Kate del Castillo, ela é no México o equivalente a uma Juliana Paes no Brasil, mas fazendo também filmes em Hollywood.

    https://www.netflix.com/watch/80184570?trackId=200257859

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pela dica Serge. Já tinha conhecimento desse documentário, até porque causou um grande alvoroço nos EUA quando ele foi anunciado. O Sean Penn, esquerdista, foi acusado de glamorizar os bandidos, traficantes. Vou assistir com certeza, até para conferir se as acusações contra ele são mesmo verídicas.

    ResponderExcluir
  4. Acredite, esse Sean Penn é uma mistura de um palhaço, com uma besta deslumbrada.

    ResponderExcluir
  5. Conheço o tipo. Ele é até bom diretor, mas se afundar nesse viés ideológico vai colocar tudo a perder...

    ResponderExcluir