quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Dá-lhe Duro, Trinity!

Título no Brasil: Dá-lhe Duro, Trinity!
Título Original: ...Più forte ragazzi!
Ano de Produção: 1972
País: Itália
Estúdio: AVCO Embassy Pictures
Direção: Giuseppe Colizzi
Roteiro: Barbara Alberti, Giuseppe Colizzi
Elenco: Terence Hill, Bud Spencer, Reinhard Kolldehoff
  
Sinopse:
Dois aventureiros, Plata (Terence Hill) e Salud (Bud Spencer) acabam parando na América do Sul, onde se metem em todos os tipos de confusões envolvendo contrabandistas de diamantes e pedras preciosas. Em seu caminho estão todos os tipos de vilões e malfeitores, que também pretendem colocar as mãos naquelas fortunas que brotam das terras da região.

Comentários:
A recente morte do ator Bud Spencer reacendeu o interesse em seus filmes de faroeste spaghetti. Não é para menos, o ator protagonizou (ao lado do parceiro mais constante, Terence Hill) alguns dos filmes mais divertidos dos anos 60 e 70. No Brasil aconteceu um aspecto curioso: os distribuidores nacionais usaram quase sempre o nome do personagem Trinity, muito embora nem todos os filmes eram com esse pistoleiro fanfarrão. A questão era obviamente puramente comercial e deu certo, fazendo com que o público brasileiro sempre pensasse que estava assistindo a um novo filme com Trinity. Só para ressaltar bem isso o nome do personagem interpretado por Terence Hill nesse filme era Plata e não Trinity como todos pensavam. Já o bom e velho Bud Spencer dava vida a Salud, um sujeito grandão, bom de briga, explosivo, mas também de bom coração. Essas características aliás estavam presentes em praticamente todos os filmes estrelados pelo gigante (não tão gentil) Bud Spencer. O diretor Giuseppe Colizzi era um dos especialistas dos filmes ao estilo western spaghetti, basta lembrar de outros sucessos assinados por ele como "Deus Perdoa... Eu Não!", "Os Quatro da Ave Maria" e "A Colina dos Homens Maus". Ele morreu ainda bastante jovem e sua filmografia não foi muito extensa, o que não significa que foi destituída de importância dentro desse popular mercado italiano de filmes de bang-bang. Filme indicado ao prêmio da Italian National Syndicate of Film Journalists.

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Avaliação:
    Direção: ★★★
    Elenco: ★★★
    Produção: ★★★
    Roteiro: ★★★
    Cotação Geral: ★★★
    Nota Geral: 7.0

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir
  2. O nome Trinity se tornou uma marca, uma das primeiras franquias, apesar de informal, e, diga-se de passagem, os parcos recursos dramáticos dos respectivos atores não contribuíram em nada para que pudéssemos diferenciar um personagem de outro. Enfim, ficou o aspecto divertido que era muito legal. Hoje está muito datado e meio chatinho, é como rever os filmes do Trapalhões, a época passou.

    ResponderExcluir
  3. É verdade. O tempo passou e ele costuma ser implacável...

    ResponderExcluir