segunda-feira, 3 de julho de 2017

Supernova

Título no Brasil: Supernova
Título Original: Supernova
Ano de Produção: 2000
País: Estados Unidos
Estúdio: Metro-Goldwyn-Mayer (MGM)
Direção: Walter Hill
Roteiro: William Malone, Daniel Chuba
Elenco: James Spader, Lou Diamond Phillips, Angela Bassett, Peter Facinelli, Robin Tunney, Wilson Cruz

Sinopse:
No século 22 uma espaçonave recebe um chamado de socorro de uma equipe médica há muito desaparecida. A região do universo onde estão é praticamente desconhecida, no espaço profundo da galáxia. Quando resgatam parte da tripulação um dos membros demonstra ter um comportamento estranho. Além disso agora a nave precisa sobreviver á força gravitacional de uma estrela em supernova, prestes a explodir.

Comentários:
Boa ficção que gostei bastante quando assisti pela primeira vez. Hoje em dia esse filme está praticamente esquecido, o que é uma pena, pois tem muitos méritos. Seguindo de certa maneira os passos de "Aliens" (não tem jeito, essa franquia influenciou toda uma geração de filmes do estilo Sci-fi), o roteiro procura ter um aspecto mais científico e até mesmo filosófico. Durante a trama um objeto ganha destaque, um artefato que pode conter vida alienígena. Claro que algo assim acaba criando uma tensão entre todos os tripulantes. Esse aspecto serve para desenvolver ainda mais o suspense dentro do roteiro, com ótimos resultados. Mesmo que os efeitos especiais estejam um pouco datados (o que era previsível acontecer), o filme ainda se mantém interessante, por causa justamente de sua história. Temos que reconhecer que a presença de James Spader no elenco ajuda muito no quesito atuação. Spader, atualmente fazendo sucesso na série "The Blacklist", é aquele tipo de ator cool, quase sempre fazendo o papel de vilão, que vale sempre a pena acompanhar, seja qual for o filme ou série em que estiver atuando. Por fim uma Curiosidade: o diretor Walter Hill assinou o filme com o pseudônimo de Thomas Lee! Ótimo cineasta, muito reconhecido por seus filmes de ação, não se sabe ao certo o que o fez se esconder atrás de um nome de ficção! Provavelmente estava inspirado pelo próprio filme que estava dirigindo, quem sabe...

Pablo Aluísio.

5 comentários:

  1. Avaliação:
    Direção: ★★★
    Elenco: ★★★★
    Produção: ★★★
    Roteiro: ★★★★
    Cotação Geral: ★★★★
    Nota Geral: 7.9

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir
  2. Você disse tudo: James Spader cool, vilão; imperdível.
    Ângela Basset: sensualidade máxima.
    Lou Diamond Phillips: La Bamba (não tenho a menor ideia do que eu quis dizer com isso)

    ResponderExcluir
  3. Sem querer desmerecer nenhum ator, mas o fato é que o Lou Diamond Phillips até hoje não conseguiu superar o Ritchie Valens de La Bamba... e a Basset foi a Tina Turner no cinema, então... marcados para sempre!

    ResponderExcluir
  4. E o que tiveram que enfeiar a Angela Basset pra ela ficar parecida com o Tina Turner foi uma coisa de louco, mas pelo menos o filme fiou muito bom e a performance beirou e possessão.

    ResponderExcluir
  5. E olha que usar a peruca espetada da Tina Turner já era meio caminho andado... rsrsrs

    ResponderExcluir