Ontem foi divulgado o trailer de "Blade Runner 2049", a tão aguardada sequência do clássico Sci-fi dos anos 80. Sinceramente fico com um pé atrás. Continuações tardias como essa não possuem um bom histórico. Há muitos filmes ruins nesse tipo de categoria. Geralmente aproveitam apenas o nome comercial de um filme famoso para faturar nas bilheterias. Assistindo ao trailer porém pude perceber que, apesar das expectativas baixas, há algum fio de esperança. A presença de Ryan Gosling pode ser um indício de que o roteiro é realmente bom, afinal esse ator não costuma se envolver com abacaxis. Ele é bem independente em relação a Hollywood e acredito que se ele aceitou fazer o filme então boa coisa vem por aí.
Já a presença de Harrison Ford no elenco infelizmente não quer dizer muita coisa. Embora ele tenha estrelado o filme original, aquela era uma época diferente em sua carreira. Dos anos 90 para cá a presença de Ford não traz mais nenhuma garantia que o filme seja bom ou promissor. Ele atuou em muitos filmes caça-níqueis, alguns deles até constrangedores. Por isso não me anima nada vê-lo no trailer. Agora pior mesmo é saber que Ridley Scott não estará na direção. Ele apenas será o produtor executivo desse novo filme. Isso pode ser um sinal ruim.
O estúdio resolveu entregar a direção para o canadense Denis Villeneuve. E quem é ele? Bom, em termos de ficção ele dirigiu um filme recente que foi extremamente elogiado pela crítica, "A Chegada". Também dirigiu o bom " Sicario: Terra de Ninguém". Assim como Ryan ele não costuma participar de projetos meramente oportunistas. Assim, no final dessa balança de expectativas, temos coisa boas e ruins nos dois lados. Se o filme vai ser mesmo um marco ou apenas um blockbuster que pediu emprestado o nome de um clássico, só o tempo dirá. O filme tem data de estreia marcada para outubro.
Pablo Aluísio.
Pablo, apesar de concordar com você que essas continuações são de arrepiar, acho que posso te tranquilizar em dois quesitos que te preocupam.
ResponderExcluir1- Harrison Ford: só esta no filme pra amansar os puristas saudosistas do velho Blade Runner .
2- Ridley Scott: o fato dele ser o produtor executivo, ao contrario de ser ruim, pode muito bom, pois quem manda realmente num filme, até mais que o diretor, é justamente o produtor executivo, que funciona como um editor se compararmos um filme com a feitura de um livro e o produtor executivo só perde em poder de comando para o PRODUTOR por este ser o dono da grana, ou seja, quem paga a bagaça, portanto...
Como você disse, com um ator como o Ryan Gosling esse pode até vir a ser um ótimo filme e, também, por conta dos efeitos especiais que se pode utilizar hoje e não existiam na década de "80. Enjoy!
Estou com as expectativas não muito altas. É sempre bom ficar com um pé atrás, mas espero que você esteja certo em suas previsões e o filme seja realmente bom, uma bela surpresa. Afinal "Blade Runner" o filme original é um dos maiores cult movies dos anos 80.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir