segunda-feira, 24 de abril de 2017

10 Curiosidades - O Chamado 3

10 Curiosidades Sobre O Chamado 3

1. O filme custou 33 milhões de dólares - um valor até acima da média para filmes de terror em geral. Grande parte desse orçamento milionário foi gasto em efeitos especiais e marketing. O resultado comercial nas bilheterias até o momento tem sido considerado bom.

2. A principal personagem da franquia "O Chamado" é a garota Samara Morgan. A atriz Bonnie Morgan a interpreta nessa terceira parte, substituindo Kelly Stables da parte 2 e Doona Bae do filme original. Curiosamente a primeira atriz a interpretar Samara foi uma japonesa,  Ayane Miura, no filme que deu origem a tudo em 1995.

3. Esse novo filme foi dirigido pelo espanhol F. Javier Gutiérrez. Ele é praticamente um novato no cinema, tendo dirigido anteriormente apenas o filme Três dias. É a sua primeira experiência no gênero terror.

4. Inicialmente o filme deveria ter chegado nas telas em novembro do ano passado, mas seu lançamento foi adiado porque os executivos do estúdio não ficaram satisfeitos com algumas cenas, principalmente em relação ao visual de Samara. Um novo especialista em maquiagem e figurinos, Arjen Tuiten, também foi contratado para melhorar (ou piorar, dependendo do ponto de vista) o visual da protagonista.

5. A atriz Naomi Watts foi convidada para retornar a essa terceira sequência, mas declinou do convite. Ela alegou que O Chamado não lhe interessava mais. Era parte do passado.

6. Os dois filmes anteriores ficaram bem conhecidos por causa da imagem assustadora de Samara. Seu visual foi criado pelo multi oscarizado Rick Baker. Ele também iria trabalhar nessa terceira continuação, mas resolveu se aposentar em meados do ano passado. Foi uma perda bem sentida para a equipe técnica do filme.

7. O Chamado 3 não tem sido bem recebido pela crítica em geral. Muitos estão reclamando do roteiro mal escrito, repetitivo e sem novas ideias.

8. O roteiro foi reescrito várias vezes, por uma equipe formada por cinco roteiristas, incluindo o mesmo grupo que escreveu os roteiros de filmes como "A Última Casa da Rua" e "A Casa dos Sonhos". Nada disso porém surtiu efeitos muito positivos.

9. A franquia "O Chamado" é toda baseada em um livro de terror escrito por Kôji Suzuki. A primeira adaptação para as telas aconteceu em meados dos anos 90.

10. Kôji Suzuki é um mestre da literatura de horror. Outros livros seus também viraram filmes de sucesso como "Água Negra" e "A Invocação". Sobre o fato de se dedicar a livros sobre o sobrenatural o escritor japonês explicou: "A mente humana é um lugar sombrio. Em meus livros procuro conhecer esse labirinto de escuridão".

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Pablo, duas coisas:

    - Você já sabe: sem a Naomi Watts eu não chego nem perto desta terceira sequencia.

    - O Chamado original japonês que se chama "Ringu": foi feito com um orçamento de Cento e Trinta e Seis Milhões de...Ienes, ou seja, pros padrões de Hollywood, não é nem filme B, é Z. Eu já comecei a ve-lo umas duas vezes e não passo de quinze minutos. É dose pra leão de tão chato; e como os atores gritam as falas, meu Deus! E olha que eu nunca, ou dificilmente, largo um filme pelo meio.

    ResponderExcluir
  2. Nunca assisti ao original. Só conheço mesmo as versões Made in USA.

    ResponderExcluir