domingo, 8 de novembro de 2015

Roxanne

Simpática comédia romântica inspirada em "Cyrano de Bergerac", peça teatral clássica escrita em 1897 por Edmond Rostand. O tema central permaneceu o mesmo, porém adaptado para ser um filme estrelado pelo comediante Steve Martin. Ele interpreta C. D. Bales, um bombeiro romântico e de bom coração que a despeito de seu romantismo não consegue se relacionar com as mulheres por causa de um nariz enorme e nada estético. Ele nutre uma paixão platônica pela bela e jovem Roxanne (Daryl Hannah), mas não consegue se declarar a ela por vergonha de sua própria aparência. Bales acredita que se um dia vier a se declarar para sua amada será rejeitado. Para seu azar um jovem rapaz que trabalha ao seu lado no corpo de bombeiros da cidade também se apaixona por Roxanne. O sujeito é um tanto quanto vazio porém bonitão, então Bales resolve lhe ajudar, escrevendo lindos poemas de amor para ela. Assim Roxanne acaba se apaixonando pelo rapaz sem saber que todo aquele sentimentalismo e emoção na verdade não partem dele.

O roteiro de "Roxanne" foi escrito pelo próprio Steve Martin. Ele se saiu muito bem e acabou escrevendo um texto leve, sentimental e até mesmo, em certo aspecto, muito elegante. É importante ressaltar que "Roxanne" foi lançado em uma das fases mais inspiradas do ator. Ele conseguiu estrelar uma pequena obra prima atrás da outra. O diferencial desse filme para os demais era justamente o romantismo do personagem principal. O argumento é muito inteligente ao explorar um homem bom, de excelente caráter, que nunca consegue se tornar atraente para as mulheres simplesmente porque não tem os atributos físicos adequados. A sua beleza interior, que é imensa, é subjugada por seu nariz descomunal. Olhando sob esse ponto de vista temos uma bela lição de vida pela frente. Um filme bem acima da média, especialmente indicado para corações românticos que se identifiquem de alguma forma com o personagem principal.

Roxanne (Roxanne, Estados Unidos, 1987) Direção: Fred Schepisi / Roteiro: Steve Martin, baseado na obra de Edmond Rostand / Elenco: Steve Martin, Daryl Hannah, Rick Rossovich / Sinopse: C. D. Bales (Martin) é um bombeiro de uma cidade do interior dos Estados Unidos que se apaixona pela bela e radiante Roxanne (Hannah). Envergonhado por seu enorme nariz ele não consegue criar coragem para se declarar a ela. Quando um jovem membro da corporação se apaixona também por Roxanne, Bales se oferece para ajudar, escrevendo lindos poemas de amor para sua amada, algo que acabará criando muitos problemas. Filme indicado ao Globo de Ouro na categoria de Melhor Ator - Comédia ou Musical (Steve Martin).

Pablo Aluísio.

2 comentários:

  1. Avaliação:
    Direção: ★★★
    Elenco: ★★★
    Produção: ★★★
    Roteiro: ★★★
    Cotação Geral: ★★★
    Nota Geral: 7,4

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir
  2. Publicado originalmente no blog Drama & Romance
    Pablo Aluísio
    Todos os direitos reservados.

    ResponderExcluir