terça-feira, 3 de novembro de 2015

Caçadores de Emoção

Outro sucesso de bilheteria da década de 90 foi esse ""Point Break". O roteiro mostrava um grupo de jovens assaltantes de bancos que nas horas vagas curtiam suas vidas como surfistas nas praias ensolaradas de Malibu. Johnny Utah (Keanu Reeves), um agente do FBI, era assim designado pela agência para se infiltrar entre eles com a intenção de colher provas para que todos fossem presos, mas acabava sendo seduzido pelo estilo de vida de todos aqueles supostos criminosos. Praia, sol e garotas de biquíni formavam um mundo de pura sedução. O filme foi dirigido pela cineasta Kathryn Bigelow que na época ainda era casada com James Cameron. Ele inclusive deu vários palpites e conselhos para ela, o que de certa forma se refletiu em um filme ágil, com ótima edição e cenas de ação. O roteiro era bem escrito, muito mais do que se esperaria de um típico filme de ação, além de contar com uma dupla de peso no elenco, dois nomes fortes como chamarizes de bilheteria em seu lançamento, Patrick Swayze e Keanu Reeves.

Swayze interpretava Bodhi, o típico surfista da Califórnia. Um sujeito boa praça e amigo de todos. Reeves era o tira do FBI infiltrado naquela quadrilha de roubo a bancos. Curioso é que os criminosos usavam máscaras de presidentes americanos durante os assaltos. Imagine de repente se deparar com Richard Nixon ou Ronald Reagan com uma arma apontada para você, exigindo que o cofre fosse aberto. Infelizmente esse também acabou sendo um dos poucos filmes da relativamente curta e precoce carreira de Swayze que viria a falecer muito cedo, vítima de um câncer devastador. Já Reeves segue em frente até hoje, com uma filmografia irregular, onde convivem excelentes produções e verdadeiros abacaxis. De tempos em tempos "Point Break" ganha reprises na TV aberta, porém conforme os anos vão passando elas vão também se tornando mais raras. De uma maneira ou outra vale o registro pelo menos.

Caçadores de Emoção (Point Break, Estados Unidos, 1991) Estúdio: Twentieth Century Fox / Direção: Kathryn Bigelow / Roteiro: Rick King, W. Peter Iliff / Elenco: Patrick Swayze, Keanu Reeves, Gary Busey / Sinopse: Um grupo de surfistas começam a colocar em prática uma série de bem elaborados roubos de bancos. O FBI então decide infiltrar um agente dentro da quadrilha.
 
Pablo Aluísio.

Um comentário:

  1. Avaliação:
    Direção: ★★★
    Elenco: ★★★
    Produção: ★★★
    Roteiro: ★★★
    Cotação Geral: ★★★
    Nota Geral: 7.2

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir