segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Dirty Harry na Lista Negra

Em busca de financiamento para realizar seu antigo projeto, "Bird", um filme sobre o músico Charlie 'Bird' Parker, o ator e diretor Clint Eastwood resolveu aceitar o convite da Warner Bros para interpretar pela última vez o tira durão "Dirty" Harry Callahan. Naquela altura Clint já não tinha mais desejo de voltar ao papel, porém como o cachê oferecido foi de fato excelente ele retornou para se despedir de um de seus personagens mais conhecidos em toda a carreira. Na história o velho tira com seus métodos violentos acabara de se tornar um problema para o Departamento de Polícia. Tentando capitalizar em torno de sua popularidade seu chefe decide transformar o detetive em uma espécie de garoto propaganda ao mesmo tempo que o tira das ruas, evitando assim novos processos por brutalidade policial. A tática porém não dá certo. Há novos crimes pela cidade e pelo que tudo indica um perigoso psicopata também anda à solta e quer Harry como seu troféu. Uma estranha ligação com um diretor de filmes de terror também parece ser o fio da meada que faltava para o policial descobrir toda a verdade.

Como era de se esperar o filme tem muita ação e violência e pelo menos uma excelente sequência quando Dirty protagoniza uma inusitada cena de perseguição pelas ruas com um carrinho controlado por controle remoto cheio de bombas e explosivos. O filme foi apenas razoavelmente bem nas bilheterias e a crítica não gostou muito. Parecia que Dirty Harry havia se tornado uma coisa do passado, dos anos 70. Clint, já um pouco envelhecido, não queria também apenas se repetir em sua carreira. Assim que o filme foi lançado ele anunciou que seria o último da série, uma promessa que aliás acabou cumprindo. Embora seja de fato o mais fraco de sua linhagem não se pode negar que "Dirty Harry na Lista Negra" cumpriu bem seus propósitos. Revisto hoje em dia acaba nos deixando com saudades desse tipo de filme policial. Na época poderia ser até quase banal, já hoje em dia ter filmes com essa qualidade chega a ser uma raridade. Sinal dos tempos.

Dirty Harry na Lista Negra (The Dead Pool, Estados Unidos, 1988) Direção: Buddy Van Horn / Roteiro: Harry Julian Fink, Rita M. Fink / Elenco: Clint Eastwood, Liam Neeson, Patricia Clarkson / Sinopse: Depois de vários problemas com a justiça o tira "Dirty" Harry (Eastwood) é designado por seus superiores para fazer o tipo garoto propaganda do Departamento. A intenção é tirar o velho tira das ruas ao mesmo tempo em que se ganha alguns pontos com a população por causa de sua popularidade. As coisas acabam não dando certo, principalmente depois do aparecimento de um psicopata que deseja matar Harry justamente por causa de sua fama.

Pablo Aluísio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário