terça-feira, 17 de novembro de 2015

Abaixo o Amor

Eu sempre gostei do trabalho da atriz texana Renée Zellweger. Além de ser uma graça em termos estéticos ela parecia ter herdado de certo modo o timing do humor que um dia pertenceu a Marilyn Monroe (tirando as devidas proporções, é claro!). Pois bem, aqui ela resolveu ir para o tempo de Marilyn, numa comédia de costumes que procurava imitar o velho estilo das antigas comédias românticas estreladas por Rock Hudson e Doris Day. A fórmula é simples de decifrar: uma maneira de falar sobre relacionamentos e sexo de uma forma mais sofisticada, bem humorada e sutil. Ewan McGregor interpreta o papel que um dia pertenceu a Rock: a do conquistador inveterado que pretende provar seu ponto de vista em cima de uma mulher independente e muito ciente de si e sua independência. Ela é escritora e defende em seus livros que a mulher pode ser feliz sem precisar de um homem ao lado. Ele é um sujeito que está disposto a fazer ela se apaixonar por ele, destruindo sua tese literária!

"Down with Love" é bem divertido, inclusive tive a oportunidade de conferir no cinema, mas falha justamente em um dos pontos que deveriam ser o forte de seu roteiro: a sofisticação. Em determinados momentos o filme escolhe o lado mais vulgar, algo que seria impensável nas comédias dos anos 60 que tenta recriar. Renée Zellweger desfila com um fino figurino - que acaba se tornando uma das melhores coisas do filme, mas também decepciona com o excesso de botox na face. Algo que o diretor deveria ter corrigido já que isso não existia na época em que a história do filme se passa. Quando ela aparece com rosto inchado em cena logo ficamos com aquela sensação de superficialidade que estraga em parte o charme dessa comédia vintage. Apesar de tudo ainda vale conhecer.

Abaixo o Amor (Down with Love, Estados Unidos, 2003) Direção: Peyton Reed / roteiro: Eve Ahlert, Dennis Drake / Elenco: Ewan McGregor, Renée Zellweger, David Hyde Pierce / Sinopse: Um filme dos dias atuais com o estilo das antigas comédias românticas dos anos 1960. Filme vencedor do Phoenix Film Critics Society Awards na categoria de Melhor Figurino.

Pablo Aluísio.

Um comentário: