quarta-feira, 13 de março de 2013

Rocky II – A Revanche

O título é bem explicativo. Depois dos acontecimentos do primeiro filme o pugilista Apollo Creed (Carl Weathers) implora por uma revanche, afinal ele havia perdido sua credibilidade de campeão para o desconhecido e desacreditado Rocky Balboa (Sylvester Stallone) no final do primeiro filme. O problema é que Rocky se encontrava muito machucado após a luta anterior e resolve anunciar, para surpresa de todos, que se aposentaria dos ringues. O lutador preferia se dedicar assim ao seu relacionamento com Adrian (Talia Shire), sua namorada em “Rocky, o Lutador” e agora sua esposa. Porém as necessidades financeiras acabaram falando mais alto e surpreendendo mais uma vez Rocky finalmente se decide a voltar para enfrentar Apollo naquela que ele acreditava ser sua última luta na vida! Como se vê “Rocky II” repete de certa maneira a fórmula que havia dado tão certo no primeiro filme. Stallone ainda surge extremamente preocupado em desenvolver no seu roteiro toda uma dramaticidade em torno da vida de Rocky, algo que seria amenizado bastante no filme seguinte e que sumiria por completo em Rocky IV – o filme mais pop da franquia.

A critica de uma forma em geral ainda gostou de Rocky II. Na época não se sabia que Stallone iria levar o personagem ao limite em várias continuações sucessivas e por isso o filme foi recebido com resenhas bastante favoráveis. O New York Times, por exemplo, elogiou o esforço dos realizadores em conseguirem manter o mesmo nível do primeiro filme. O público também prestigiou lotando os cinemas e dando a Stallone mais um grande sucesso de bilheteria. Já a Academia não gostou muito. Stallone tinha esperanças de repetir o que aconteceu com “O Poderoso Chefão II” que foi vencedor em dois Oscars seguidos, levantando os principais prêmios. Já “Rocky II” foi esnobado pelos membros da Academia e não conseguiu sequer indicações importantes. Isso certamente foi um desapontamento para o ator que havia se dedicado bastante na lapidação de seu roteiro. A direção de Stallone também foi solenemente ignorada pelo Oscar. No final o que se sobressaiu mesmo foi o excepcional retorno comercial (mais de 280 milhões de dólares em ingressos vendidos) e a aclamação popular. Stallone não perdeu muito tempo e logo anunciou que novos filmes viriam em breve e ele, como todos sabemos, cumpriria realmente essa promessa nos anos seguintes.

Rocky II (Rocky II, Estados Unidos, 1979) Direção: Sylvester Stallone / Roteiro: Sylvester Stallone / Elenco: Sylvester Stallone, Talia Shire, Burt Young, Carl Weathers, Burgess Meredith, Tony Burton / Sinopse: Após lutar contra o campeão mundial Apollo Creed (Carl Weathers) no primeiro filme o pugilista Rocky Balboa (Sylvester Stallone) é desafiado para uma revanche. Com problemas de saúde ele decide abandonar os ringues mas as necessidades financeiras acabam por lhe fazer mudar de idéia.

Pablo Aluísio.

4 comentários:

  1. Pablo:

    Lá vou eu de novo!

    Eu acho que o Apolo não perdeu o cinturão de campéão porque a luta deu empate no final do Rocky I. O Apolo quis a revanche porque o Rocky era um amador e o empate deixava uma dúvida sobre a legitimidade do seu título de campeão mundial

    ResponderExcluir
  2. Realmente, puxando pela memória agora me recordei que na verdade o Apollo havia vencido a luta no primeiro filme mas não convenceu ninguém. Perdeu sua credibilidade. Modifiquei a palavra para o texto ficar melhor. Abraços, Serge.

    ResponderExcluir
  3. Os filmes que contam as histórias de lutadores, deixam várias lições. :) Eu entrei um filme com este tema. Mãos de Pedra Legendado move você e faz você refletir. Um lutador pode ter um caminho complicado na vida e é interessante ver esse processo. Eu recomendo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito interessante. Esse que você disse não vi, mas vou procurar assistir.

      Excluir