sexta-feira, 8 de março de 2013

Duro de Matar: Um Bom Dia Para Morrer

Sempre que a carreira começa a declinar o ator Bruce Willis tira seu grande trunfo da manga e começa a se envolver em mais um filme da franquia Duro de Matar. Esse aqui é o quinto da série que definitivamente já teve dias melhores. O roteiro é bem fraco e a tentativa de usar os russos como vilões soa datada e fora de propósito (alguém por favor deveria avisar a esses roteiristas que a Guerra Fria acabou há muito tempo!). Para piorar a trama também não é das mais inspiradas e deixa muito a desejar. No filme o tira John McClane (Bruce Willis) descobre que seu filho está em apuros no outro lado do mundo, na gelada e distante Rússia! Jack (Jai Courteney) está em uma prisão que parece ter saído dos tempos de Stalin. Para piorar há toda uma disputa para se colocar as mãos em armas nucleares que mais cedo ou mais tarde poderiam ser comercializadas para terroristas internacionais. A solução? Muita ação e pancadaria ministradas por McClane e seu filho problema.

Agora a constatação mais surpreendente dessa produção: apesar das inúmeras explosões, apesar das cenas de ação sem freios e tudo mais o filme não consegue escapar do tédio absoluto. É a tal coisa, filmes de ação para funcionarem bem precisam ter um certo recheio, personagens que realmente nos façam se importar com eles. Não é o caso do filho de John McClane. Em certo momento deixamos simplesmente de torcer por ele pois tanto faz que sobreviva ou não. Até mesmo Bruce Willis demonstra uma certa expressão de enfadonho no meio das cenas impossíveis de ação. Ao que parece esse foi mesmo um roteiro que não empolgou ninguém – embora o filme mais uma vez tenha alcançado uma boa bilheteria que em última análise é fruto direto da força do nome comercial da franquia e nada mais. Assim é impossível não ficar com gostinho de decepção no final da sessão pois não é um filme marcante e nem muito menos inteligente. É ação requentada dos filmes mais simplórios da década de 80. O problema é que não estamos mais nos anos 80 e Bruce Willis já não soa como um ator tão bacana como era há 30 anos atrás. Já está na hora de pendurar as metralhadoras.

Duro de Matar: Um Bom Dia Para Morrer (A Good Day to Die Hard, EUA, 2013) Direção: John Moore / Roteiro: Roderick Thorp, Skip Woods / Elenco: Bruce Willis, Patrick Stewart, Jai Courtney, Cole Hauser, Amaury Nolasco, Megalyn Echikunwoke,/ Sinopse: O policial americano John McClane (Bruce Willis) vai até Moscou para resgater seu filho Jack (Jai Courteney) que se encontra prisioneiro de um grupo de terroristas internacionais.

Pablo Aluísio.

4 comentários:

  1. Pablo:

    O que será que acontece? O seu blog é incontestavelmente o melhor sobre o assunto Elvis no Brasil, quiçá na mundo; sobre cinema também é ótimo, aí eu pergunto: por que tem tão poucos comentários? Praticamente só eu comento, e você sempre responde (fora três últimos, dois no blog do Elvis e um aqui) o que é muito simpático da sua parte, mas eu gostaria de debater com outros leitores. Será que os fãs do Elvis estão acabando numa velocidade tão grande assim ao ponto de não se interessatrem pelo seu blog, que está tão direcionado ao assunto Elvis?

    ResponderExcluir
  2. Olá Serge,
    Eu atribuo isso a dois fatores principais. O primeiro é que as redes sociais de uma forma em geral (Facebook e similares) detém a maior parte do movimento na Internet brasileira hoje e os blogs e sites sofrem um pouco com isso. O segundo fator é consequencia direta do primeiro. Geralmente divulgamos nossos textos nessas redes sociais - em foruns no Orkut e Facebook - e geralmente os comentários são feitos lá e não aqui. No Facebook por exemplo há centenas de grupos sobre Elvis e quando divulgo os novos textos lá eles sempre são bem recebidos, comentados etc. Idem os textos de cinema. Por fim, e não menos importante, temos um problema com esse sistema de postagem do Blogger. Muitas pessoas não comentam simplesmente porque não conseguem postar. O curioso é que os nossos blogs estão com bom número de visitantes mas isso não se reflete em comentários pelos motivos que expliquei. Meu primeiro site sobre Elvis entrou no ar em 1999 mas naquela época a internet era bem diferente e as redes sociais não imperavam como agora. É uma nova realidade. De qualquer modo estou satisfeito com o resultado (mesmo com poucos comentários nos blogs). Abraços, Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  3. Pablo:

    A tradução de A Good Day to Die Hard não é Um Novo Dia Para Morrer, que na verdade é o nome do último filme do 007 do Pierce Brosnan, Die Another Day.

    Como seria a tradução para A Good Day to Die Hard? Seria: Um Bom Dia Para o Duro de Matar? Estranho não?

    ResponderExcluir
  4. A espressão "Hoje é um bom dia para morrer" é bem popular entre militares americanos. A frase em si expressa coragem, destemor, sarcasmo em relação a possibilidade de se morrer no campo de batalha. O problema é que os produtores aqui a uniram com o titulo do filme, o que ficou meio sem sentido - mesmo na lingua inglesa. Já a tradução nacional conseguiu ser ainda pior - o que não é tão raro em nosso país, infelizmente. Enfim, um festival de equivocos. Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir