quarta-feira, 6 de março de 2013

Carga Explosiva

Um dos maiores sucessos de bilheteria do ator Jason Statham. O projeto é uma tentativa do cineasta e roteirista francês Luc Besson em realizar um filme que siga fielmente as regras do cinema americano de ação. Na trama acompanhamos Frank Martin (Jason Statham) que pode ser definido como um “transportador”. Ele recebe determinado “pacote” para entregar em certo local e o faz sem maiores perguntas. Para ser bem sucedido em suas funções Frank tem que ser o mais discreto possível e não fugir a algumas regras que segue à risca. Tudo segue muito bem até que Frank acaba quebrando as suas próprias regras ao abrir um de seus “pacotes”, na verdade uma garota interpretada pela atriz Qi Shu (tentando emplacar uma carreira no cinema dos Estados Unidos). O ato de abrir a encomenda acaba desencadeando uma série de conflitos entre Frank e um grupo ao qual ele não sabe ao certo de quem se trata. “Carga Explosiva” é aquele tipo de filme em que o espectador não pode levar tudo o que vê na tela a serio. O filme alterna cenas de ações impossíveis com um humor que muitas vezes serve como alívio cômico para o público em geral.

Foi um dos primeiros filmes a investirem em Jason Statham como um novo herói de ação. O inglês havia se destacado em bons filmes como “Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes” e “Snatch – Porcos e Diamantes”, sempre fazendo personagens durões mas não era, até aquele momento, um astro de verdade. Luc Besson então escreveu o roteiro desse filme pensando justamente em transformar Jason em um novo astro dos filmes de pancadaria. Como Stallone e cia já estava com uma certa idade, Statham surgiria como um substituto ou herdeiro dos atores durões da década de 80. Como se pode ver com o sucesso de “Carga Explosiva” ainda havia muito mercado para esse tipo de filme. Com orçamento mediano (meros 21 milhões de dólares) a produção teve um lançamento forte nos Estados Unidos, ocupando mais de 2.500 cinemas no fim de semana de sua estréia. O sucesso foi excepcional e assim Jason Statham finalmente se firmou como um novo astro do gênero. Bom de briga, homem de poucas palavras e visual de um cara comum, como um amigo com quem se bebe uma cerveja no bar mais próximo, Jason Statham caiu em cheio no gosto popular, tanto que estrelou uma sucessão de filmes de ação bem sucedidos depois desse, inclusive duas continuações dessa mesma franquia, em filmes cada vez mais alucinados e exagerados. A crítica novamente torceu o nariz mas o público parece ignorar opiniões contrárias e assim  Jason se tornou atualmente o mais promissor ator a levar a tocha dos filmes de ação e pancadaria em frente. Um verdadeiro astro do gênero.

Carga Explosiva (The Transporter, Estados Unidos, França, 2002) Direção: Corey Yuen / Roteiro: Robert Mark Kamen, Luc Besson / Elenco: Jason Statham, Qi Shu, Matt Schulze, Ric Young, Doug Rand, Didier Saint Melin, Tonio Descanvelle / Sinopse: Frank Martin (Jason Statham) é contratado para lever determinados “pacotes” para certos lugares. Ele não faz perguntas e segue certas regras de sua “profissão” até que um dia resolve verificar do que se trata sua nova entrega, na verdade uma garota oriental. Sua quebra de conduta o irá levar a um jogo mortal de eliminação contra inimigos que Martin não sabe exatamente de quem se trata.

Pablo Aluísio

Um comentário: