domingo, 10 de março de 2013

Detona Ralph

Até agora nenhuma união entre o cinema e o mundo dos games havia dado muito certo. Até mesmo os mais famosos videogames deram origem a filmes simplesmente horrorosos. A boa notícia é que embora não seja propriamente uma adaptação de nenhum game, essa animação “Detona Ralph” conseguiu unir os dois universos de forma excepcionalmente bem. Na trama conhecemos o personagem Ralph (voz no original do ator John C Reilly) que há 30 anos participa de um game onde ele faz o vilão do enredo (um sujeito durão que destrói tudo por onde passa). Cansado de fazer sempre o papel de vilão ele decide mudar sua vida, ganhando reconhecimento. E em sua opinião isso virá a partir do dia em que ele ganhar uma medalha de herói tal como Felix, o sujeito bonzinho de seu jogo. Assim Ralph resolve invadir um outro game em busca da tal medalha. O problema é que o lugar é infestado de insetos (tal como vemos em “Tropas Estelares”) e na ânsia de conseguir seu objetivo ele acaba criando uma grande confusão não apenas nesse jogo mas em outros também, inclusive no infantil chamado Sugar Rush, onde conhece uma garotinha que parece ser apenas um “bug” do programa!

O roteiro de “Detona Ralph” é muito bem escrito e divertido. Além disso suas inúmeras referencias ao mundo dos jogos irão agradar desde as crianças até os mais velhos (quarentões que jogavam por exemplo o clássico Pac Man em sua infância). O filme tem um grande mérito de não cair na armadilha de tentar imitar um jogo em seu enredo (algo que aconteceu por exemplo em filmes como Mortal  Kombat, Speed Racer, etc). Ao contrário disso o que vemos é uma estória muito bem contada, original e com ótimas cenas animadas. O mundo de Sugar Rush, por exemplo, é muito bem idealizado e atraente, um cenário de algodão doce que certamente vai agradar em cheio as crianças pequenas pois as personagens são ao estilo fofinhas, como a rebelde Vanellope von Schweetz, que só quer ter a chance de correr e se tornar uma vencedora em seu próprio jogo. Seu design é claramente inspirado em Boo, a menininha de “Monstros S.A” o que não é complicado de explicar uma vez que ambas as animações são do mesmo estúdio Disney. Esse é o primeiro grande filme no cinema do diretor Rich Moore que trabalhou anos nas séries televisivas “Os Simpsons” e “Futurama”. Seu trabalho se revela excepcional para alguém que está entrando em outro meio como ele. Mostrou talento e segurança na condução da animação. Desse modo fica a recomendação: “Detona Ralph”, uma animação acima da média que consegue divertir unindo esses dois universos (cinema e games) que até o momento nunca tinham se dado muito bem nas telas. 

Detona Ralph (Wreck-It Ralph, Estados Unidos, 2012) Direção: Rich Moore / Roteiro: Jennifer Lee, Phil Johnston /  Elenco: John C. Reilly, Jane Lynch, Sarah Silverman, Stefanie Scott, Jack McBrayer, Jamie Elman, Gerald C. Rivers, Brandon T. Jackson, Jack Angel, George Kotsiopoulos / Sinopse: Vilão de um jogo decide ganhar reconhecimento. Assim ele resolve invadir um outro game para tentar ganhar uma medalha de herói, algo que irá dar origem a várias confusões.

Pablo Aluísio.

Um comentário: