Abaixo uma lista de versões de "Polk Salad Annie" que merecem ser conhecidas pelos fãs de Elvis Presley. Obviamente há centenas de outras, uma vez que Elvis realmente cantou bastante essa canção em seus concertos dos anos 1970. De qualquer forma é um levantamento inicial (e interessante) para quem gosta dessa singular faixa da carreira de Elvis.
FTD Spring Tours 77 - Polk Salad Annie dá seus primeiros sinais e logo nos primeiros momentos descobrimos que estamos na presença de uma versão especial. Muito mais movimentada e bem arranjada, a Polk Salad Annie de 1977 nada fica a dever a suas predecessoras do começo da década. Primeira constatação importante: Elvis está a mil! O grupo fecha com ele e capricha no apoio que não lhe falta em nenhum momento da execução de seu grande hit! Até mesmo o naipe de metais se mostra altamente feliz nessa noite. Aliás esse show de Milwaukee é muito interessante, muito recomendado para quem quiser ouvi-lo na íntegra. Infelizmente para esse CD só utilizaram essa versão, o que deixará todos com água na boca certamente. Elvis vai no comando da animação e segura muito bem a vibração ao lado de seus músicos, lá pelo meio ele desliza levemente e perde um pouco de fôlego, para logo se recuperar e encerrar a música com tudo! O final dessa versão é a melhor que já ouvi dessa música! Elvis e a TCB Band colocando pra quebrar mesmo e botando abaixo o ginásio. Apoteose pouca é bobagem! Nota 10! Data da gravação: 27 de abril de 1977.
FTD Elvis On Tour The Rehearsals - A versão de estúdio de Polk Salad Annie desse CD é um ensaio e já traz Elvis um pouco desligado e desinteressado de tudo à sua volta. Sutilmente Elvis vai levando ela meio que no controle remoto. Nas partes em que seu tédio é mais visível Elvis vai murmurando a letra. Nem no final eletrizante Elvis se empolga e termina a canção com um indisfarçável ar de preguiça ao bocejar "blablablablablabla...." Difícil segurar o riso ao perceber como Elvis estava de saco cheio nessa ocasião! Data da gravação: 31 de março de 1972.
FTD One Night in Vegas - A Polk Salad Annie desse CD empolga! Apesar de ter sido um dos símbolos máximos da temporada anterior, de fevereiro de 1970, Elvis resolveu repetir a dose, principalmente pela vibração que ela proporcionava entre seu público. Nessa época Elvis ainda declamava a introdução da canção explicando a letra para quem não era natural da Louisiana, mas depois ele dispensou esse preciosismo e nas versões que viriam ele entrava logo na parte principal da canção e mandava ver em seu ritmo! Com o uso excessivo da canção ao longo dos anos ela foi se modificando um pouco, com altos e baixos. Aliás ela serviria também como um termômetro nos anos que viriam. Como, pela sua própria natureza, ela demandava muita energia, logo os fãs sabiam de antemão se Elvis estava bem ou não em um show apenas ouvindo essa canção. Uma versão meia boca significava que Elvis não estava muito bem, já uma versão a mil significava justamente o contrário, que Elvis faria um concerto daqueles! Depois do show ao vivo o CD nos traz cinco canções retiradas de um ensaio feito por Elvis seis dias antes do show. Qualidade sonora de sofrível para ruim, se bem que para falar a verdade no final das contas isso não importa. Data da gravação: 10 de agosto de 1970.
FTD The Impossible Dream - A seguir chega a hora de uma das melhores músicas da carreira de Elvis e um símbolo seus nos palcos nos anos 70, a super funk rock frenética Polk Salad Annie. Umas das mais dinâmicas músicas dos shows de Elvis, Polk era usada para Elvis mostrar seu novo estilo de dança, uma mescla de caratê com os rebolados das décadas passadas. A versão aqui apresentada é razoável. Elvis já havia abandonado a parte falada e introduzido no meio um solo de baixo de Jerry Sheff, porém aqui novamente Elvis encurta a música, cortando o solo de Jerry pela metade. Data da gravação: 28 de janeiro de 1971. (Victor Alves)
FTD Southern Nights - Antes de iniciar Polk Salad Annie Elvis começa a canção Burning Love, porém a interrompe logo nos primeiros versos. A situação fica um pouco embaraçosa, principalmente depois que ele tenta se lembrar da letra e não consegue. Então sua vocalista começa a lhe passar a letra do primeiro verso, Elvis se enche um pouco daquela coisa toda e parte logo para Polk Salad Annie. Aqui podemos perceber que Elvis, depois de cinco shows seguidos, já estava um pouco de saco cheio. Ele nem insiste em tentar terminar (ou melhor dizendo começar) Burning Love, ele simplesmente a descarta! Aliás verdade seja dita, Burning Love nunca foi parte de sua lista de músicas preferidas, tanto que ele foi praticamente levado a gravá-la em estúdio e depois que ela se tornou um grande hit ele se viu na obrigação de apresentá-la nos concertos, mas quase sempre sem muito envolvimento e emoção. A versão de Polk Salad Annie desse último concerto em Huntsville é muito boa e interessante. Percebe-se claramente que Elvis se empenha em cantar direito, até mesmo para acabar com a má impressão deixada pelo fiasco de "Burning Love". Como as versões dessa época Elvis não apresentam a introdução falada e parte logo para a segunda parte da canção. Enfim, mais uma versão de "Polk Salad Annie" para a sua coleção das milhares de outras. O destaque maior fica mesmo com a participação da banda TCB e principalmente pelos solos do baixista Jerry Scheff (que chegou a tocar com os Doors em seu último disco, "L.A. Woman"). Pura paulada! Data da gravação: 1 de junho de 1975.
Polk salad Annie (Tony Joe White) - Some of you all never been down South too much... / I' gonna tell you a little story, so you'll understand where I'm talking about / Down there we have a plant that grows out in the woods and the fields, / and it looks something like a turnip green. / Everybody calls it Polk salad. Now that's Polk salad. / Used to know a girl that lived down there and she'd go out in the evenings to pick a mess of it... / Carry it home and cook it for supper, 'cause that's about all they had to eat, But they did all right. / Down in Louisiana / Where the alligators grow so mean / Lived a girl that I swear to the world / Made the alligators look tame / Polk salad Annie / 'Gators got your granny / Everybody said it was a shame / For the mama was working on the chain-gang / What a mean, vicious woman / Everyday before suppertime / She'd go down by the truck patch / And pick her a mess of Polk salad / And carry it home in a tote sack / Polk salad Annie / 'Gators got you granny / Everybody said it was a shame / 'Cause the mama was working on the chain-gang / Whoo, how wretched, dispiteful, straight-razor totin' woman, / Lord have mercy. / Sock a little Polk salad to him / Yeah, you know what, yeah, yeah / But daddy was a lazy and a no-count / Claimed he had a bad back / All her brothers were fit for / Was stealing watermelons out of my truck / For once Polk salad Annie / 'Gators got your granny / Everybody said it was a shame / For the mama was working on the chain-gang / Sock a little Polk salad to him / You know what meets a meal mention / You sock a little / Hey, hey, hey, yeah, yeah / Chic a bon, chic a bon, chic a bon bon bon bon / Chic a bon, chic a bon, chic a bon bon bon bon / Sock a little Polk salad to him / You know what meets a meal mention / Sock a little Polk salad to him / You know what meets a meal mention / Chinc, chinc, chinc, chin, ling, ling ling / Chinc, chinc, chinc, chin, ling, ling ling / Chinc, chinc, chinc, chin, ling, ling ling / (BMI) 4:40 - Data de gravação: 19 de fevereiro de 1970 - Local: International Hotel Showroom, Las Vegas.
Pablo Aluísio.
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