domingo, 6 de fevereiro de 2005

Elvis (1956) - FTD Elvis

Elvis Presley - Elvis (1956) - FTD Elvis 
O selo FTD (Follow That Dream) vem lançando edições especiais dos álbuns da discografia oficial de Elvis Presley entre os anos de 1956 a 1977. Esses CDs são lançados com muito material inédito como takes alternativos, versões não lançadas, ensaios, etc. O problema no caso do álbum Elvis de 1956 é que praticamente nada resistiu ao tempo. A sessão perdeu-se, não se sabe se foi destruída, jogada fora ou perdida. A RCA não conseguiu preservar esse material e essa situação se reflete nesse FTD. Tirando as versões oficiais do disco que todos possuem, não há praticamente nada de extra ou sobras de estúdio no repertório. Apenas alguns takes da música "Rip it Up" sobreviveram. O resto, ao que tudo indica, foi soterrado e perdido para sempre nas areias do tempo. 

O selo inclusive quase desistiu desse titulo, justamente pela ausência de material. Só mudaram de ideia quando encontraram alguns registros feitos ao vivo por Elvis em dezembro de 1956. Foi um show que Elvis realizou na cidade de Shreveport. Nada muito espetacular, mas pelo menos nessa apresentação Elvis resolveu incluir várias faixas do álbum em seu concerto. São justamente essas que estão nessa seleção. Ele estava obviamente promovendo seu novo disco que chegava nas lojas naquele momento. Vale então como registro histórico. Então é isso. Pobre em naterial inédito, que no final das contas nem existe mais, esse título do FTD se resume a cobrir eventuais buracos que iriam existir na coleção, caso ele não fosse lançado. 

Elvis Presley - Elvis (1956) - FTD Elvis 

CD-1: Masters and outtakes
Rip It Up
Love Me
When My Blue Moon Turns To Gold Again
Long Tall Sally
First In Line
Paralyzed
So Glad You're Mine
Old Shep
Ready Teddy
Anyplace Is Paradise
How's The World Treating You
How Do You Think I Feel
Playing For Keeps
Too Much
Don't Be Cruel
Hound Dog
Any Way You Want Me
Rip It Up (10, 11, 12, 13, 14) [Today, Tomorrow...]
Rip It Up (15) [Platinum]
Rip It Up (16) [Flashback]
Rip It Up (17*) (2.06)
Rip It Up (18*, 19 [M]) (3.53)
Old Shep (5)

CD-2: Shreveport, December 15 1956
Heartbreak Hotel
Long Tall Sally
I Was The One
Love Me Tender
Don't Be Cruel
Love Me
I Got A Woman
When My Blue Moon Turns To Gold Again
Paralyzed

Pablo Aluísio.

Elvis Presley - Letras - Elvis (1956)

Rip It Up (Blackwell - Marascaleo) - 'Cause it's Saturday nite and I just got paid / Fool about my money don't try to save / My heart says go, go / Have a time 'cause it's Saturday nite / And I'm feelin' fine / I'm gonna rock it up / I'm gonna rip it up / I'm gonna shake it up / I'm gonna ball it up / I'm gonna rip it up / And ball tonite / I got a date and I won't be late / Pick her up in my '88' / Shag it on down to the union hall / When the music starts jumpin' / I'll have a ball / I'm gonna rock it up / I'm gonna shake it up / I'm gonna rip it up / I'm gonna ball it up / I'm gonna rip it up / And ball tonite / Along about 10 I'll be flying high / Rocking on out into the sky / I don't care if I spend my gold / 'Cause tonite I'm gonna be one happy soul / I'm gonna rock it up / I'm gonna rip it up / I'm gonna shake it up / I'm gonna ball it up / I'm gonna rip it up / And ball tonite / 'Cause it's Saturday nite and I just got paid / Fool about my money don't try to save / My heart says go, go / Have a time 'cause it's Saturday nite / And I'm feelin' fine / I'm gonna rock it up / I'm gonna rip it up / I'm gonna shake it up / I'm gonna ball it up / I'm gonna rip it up / And ball tonite / (BMI) 1:56 - Data de gravação: 03 de setembro de 1956 - Local: Radio Recorders - Hollywood.

Love Me (Jerry Leiber - Mike Stoller) - Treat me like a fool, / Treat me mean and cruel, / But love me / Wring my faithful heart, / Tear it all apart, / But love me / If you ever go, / Darling, I'll be oh so lonely / I'll be sad and blue, / Crying over you, dear only / I would beg and steal / Just to feel your heart / Beatin' close to mine / Well, if you ever go, / Darling, I'll be oh so lonely / I'll be sad and blue, / Crying over you, dear only / I would beg and steal / Just to feel your heart / Beatin' close to mine / Well, if you ever go, / Darling, I'll be oh so lonely / Beggin' on knees, / All I ask is please, please love me / Oh yeah / (ASCAP) 2:43 - Data de gravação: 1º de setembro de 1956 - Local: Radio Recorders - Hollywood.

When My Blue Moon Turns to Gold Again (Walker - Sullivan) - When my blue moon turns to gold again / When my rainbow turns the clouds away / When my blue moon turns to gold again / You'll be back within my arms to stay / When the memories that linger in our hearts / Memories that make my heart cold / However some day they'll live again sweetheart / And my blue moon again will turn to gold / When my blue moon turns to gold again / When my rainbow turns the clouds away / When my blue moon turns to gold again / You'll be back within my arms to stay / When the memories that linger in our hearts / Memories that make my heart cold / However some day they'll live again sweetheart / And my blue moon again will turn to gold / When my blue moon turns to gold again / When my rainbow turns the clouds away / When my blue moon turns to gold again / You'll be back within my arms to stay / (BMI) 2:20 - Data de gravação: 2 de setembro de 1956 - Local: Radio Recorders - Hollywood.

Long Tall Sally (Johnson - Penniman - Blackwell) - Gonna tell Aunt Mary 'bout Uncle John / He says he has the blues but / He has a lotta fun / Oh baby, yes baby, whoo-oo-oo-oo baby / Havin' some fun tonight yeah well / Long tall Sally has a lot on the ball / And nobody cares if she's long and tall / Oh baby, yes baby, whoo-oo-oo-oo baby, / I'm having me some fun tonight / Well, I saw uncle John / With long tall Sally / He saw Aunt Mary comin' / And he ducked back in the alley / Oh baby, yes baby, whoo-oo-oo-oo baby / I'm havin' some fun tonight / Long tall Sally has a lot on the ball / And nobody cares if she's long and tall / Oh baby, yes baby, whoo-oo-oo-oo baby, / I'm having me some fun tonight / Well, I saw uncle John / With long tall Sally / He saw Aunt Mary comin' / And he ducked back in the alley / Oh baby, yes baby, whoo-oo-oo-oo baby / I'm havin' some fun tonight / We've gonna have some fun tonight / Gonna have some fun tonight / We're gonna have some fun tonight / Everything will be all right / We're gonna have some fun / Gonna have some fun tonight / (BMI) 1:51 - Data de gravação: 2 de setembro de 1956 - Local: Radio Recorders - Hollywood.

First In Line (Schroeder - Weisman) When they gave out eyes like diamonds / That would shame the stars that shine / My darlin' my darlin' / You were the first in line / When they gave out lips like honey / That hold a new thrill every time / My darlin' my darlin' / You were the first in line / There may be others / that know you longer / Who pledge their hearts to you / But there's no other / could love you stronger / Any stronger than I do / Don't refuse me, say you'll choose me / My darlin' say I'm your darlin' / The first, and the last in line / There may be others / that know you longer / Who pledge their hearts to you / But there's no other / could love you stronger / Any stronger than I do / Don't refuse me, say you'll choose me / My darlin' say I'm your darlin' / The first, and the last in line / (ASCAP) 3:22 - Data de gravação: 3 de setembro de 1956 - Local: Radio Recorders - Hollywood.

Paralyzed (Otis Blackwell - Elvis Presley) - When you looked into my eyes / I stood there like I was hyp-notised / You sent a feeling to my spine / A feeling warm and smooth and fine / But all I could do were stand there paralyzed / When we kissed, ooh what a thrill / You took my hand and, ooh baby, what a chill / I felt like grabbin' you real tight / Squeeze and squeeze with all my might / But all I could do were stand there paralyzed / Oh yeah lucky me, I'm singing every day, ohhhh! / Ever since that day you came my way, ohhhh! / You made my life for me just one big happy game / I'm gay ev'ry morning / At night I'm still the same / Do you remember that wonderful time / You held my hand and swore that you'll be mine / In front of preacher you said / I do I couldn't say a word for thinking of you / All I could do was stand there paralyzed / Oh yeah lucky me, I'm singing every day, ohhhh! / Ever since that day you came my way, ohhhh! / You made my life for me just one big happy game / I'm gay ev'ry morning / At night I'm still the same / Do you remember that wonderful time / You held my hand and swore that you'll be mine / In front of preacher you said / I do I couldn't say a word for thinking of you / All I could do was stand there paralyzed / All I could do was stand there paralyzed / (BMI) 2:23 - Data de gravação: 2 de setembro de 1956 - Local: Radio Recorders - Hollywood.

So Glad You're Mine (Arthur Crudup) My baby's long and tall, / She's like a cannonball. / Say, everytime she loves me, / Lordly, you can hear me squall. / She cried, Ooo-wee. / I believe I'll change my mind. / She said, I'm so glad I'm living. / I cried, I'm so glad you're mine / My baby knows just how / To treat me right. / Gives me plenty loving / Morning, noon, and night. / She cried, Ooo-wee. / I believe I'll change my mind. / She said, I'm so glad I'm living. / I cried, I'm so glad you're mine. / When my baby does what she does to me, / I climb the highest mountain, / Dive in the deepest sea. / She cried, Ooo-wee. / I believe I'll change my mind. / She said, I'm so glad I'm living / I cried, I'm so glad you're mine / My baby's lips are red / And sweet like wine, / And when she kisses me, / I get high every time. / She cried, Oo-wee. / I believe I'll change my mind. / She said, I'm so glad I'm living / I cried, I'm so glad you're mine / (BMI) 2:20 - Data de gravação: 30 de janeiro de 1956 - Local: RCA Studios, Nova Iorque.

Old Shep (Foley - Westpar) - When I was a lad / And old Shep was a pup / Over hills and meadows we'd stray / Just a boy and his dog / We were both full of fun / We grew up together that way / I remember the time at the old swimmin' hold / When I would have drowned beyond doubt / But old Shep was right there / To the rescue he came / He jumped in and then pulled me out / As the years fast did roll / Old Shep he grew old / His eyes were fast growing dim / And one day the doctor looked at me and said / I can do no more for him Jim / With hands that were trembling / I picked up my gun / And aimed it at Shep's faithful head / I just couldn't do it / I wanted to run / I wish they would shoot me instead / He came to my side / And looked up at me / And laid his old head on my knee / I had struck the best friend that a man ever had / I cried so I scarcely could see / Old Shep he has gone / Where the good doggies go / And no more with old Shep will I roam / But if dogs have a heaven / There's one thing I know / Old Shep has a wonderful home / (BMI) 4:10 - Data de gravação: 2 de setembro de 1956 - Local: Radio Recorders - Hollywood.

Ready Teddy (Blackwell - Marascaleo) - Ready set go man go / I got a gal that I love so / I'm rea-dy rea-dy rea-dy teddy / I'm rea-dy rea-dy rea-dy teddy / I'm rea-dy rea-dy rea-dy teddy / Rea-dy rea-dy rea-dy to / Rock'n'roll / Going down to the corner / Pick up my sweetie pie / She's my rock'n'roll baby / She's the apple of my eye, 'cause / I'm rea-dy rea-dy rea-dy teddy / I'm rea-dy rea-dy rea-dy teddy / I'm rea-dy rea-dy rea-dy teddy / Rea-dy rea-dy rea-dy to / Rock'n'roll / Flat top cats and the dungaree dolls / Are headed for the gym to the sock hop ball / The joint is really jumping / The cats are going wild / The music really sends me / I dig that crazy style 'cause / I'm rea-dy rea-dy rea-dy teddy / I'm rea-dy rea-dy rea-dy teddy / I'm rea-dy rea-dy rea-dy teddy / Rea-dy rea-dy rea-dy to / Rock'n'roll / Flat top cats and the dungaree dolls / Are headed for the gym to the sock hop ball / The joint is really jumping / The cats are going wild / The music really sends me / I dig that crazy style 'cause / I'm rea-dy rea-dy rea-dy teddy / I'm rea-dy rea-dy rea-dy teddy / I'm rea-dy rea-dy rea-dy teddy / Rea-dy rea-dy rea-dy to / Rock'n'roll / Gonna kick off my shoes / Roll up my faded jeans / Grab my rock'n'roll baby / Pour on the steam / I shuffle to the left / I shuffle to the right / I'm gonna rock'n'roll / Till the early early night 'cause / I'm rea-dy rea-dy rea-dy teddy / I'm rea-dy rea-dy rea-dy teddy / I'm rea-dy rea-dy rea-dy teddy / Rea-dy rea-dy rea-dy to / Rock'n'roll / (IBM) 1:56 - Data de gravação: 3 de setembro de 1956 - Local: Radio Recorders - Hollywood.

Anyplace is Paradise (Thomas) - Whether you're riding down a highway / Or walkin' down a street / It makes no difference baby / I'm gonna love you just as mean / 'Cause holdin' your little hand / Makes me feel so very nice / Anyplace is paradise / When I'm with you / Whether we're standin' on a doorstep / Or sittin' at a park / Or strollin' down shady lane / Or dancin' in the dark / Well I can take you in my arms / And look into your pretty eyes / Anyplace is paradise / When I'm with you / Give me a cave up in the mountain / Or a shack down by the sea / And I will be in heaven honey / If you are there with me / Well kiss your pretty lips / See the love-light in your eyes / Anyplace is paradise / When I'm with you / Baby I'd live deep in the jungle / And sleep up in a tree / And let the rest of the world go be / If you were there with me / Well I could love you all the time / Baby, a jungle would be fine / Anyplace is paradise / When I'm with you / (ASCAP) 2:26 - Data de gravação: 2 de setembro de 1956 - Local: Radio Recorders - Hollywood.

How's The World Treating You? (Atkins - Bryant) - I've had nothing but sorrow / Since you said we were through / There's no hope for tomorrow / How's the world treating you? / Every sweet thing that mattered / Has been broken in two / All my dreams have been shattered / How's the world treating you? / Got no plans for next Sunday / Got no plans for today / Every day is blue Monday / Every day you're away / Every sweet thing that mattered / Has been broken in two / And I'm asking you darling / How's the world treating you? / (ASCAP) 2:23 - Data de gravação: 1º de setembro de 1956 - Local: Radio Recorders - Hollywood.

How do You Think I Feel (Walker - Pierce) - How do you think I feel? / I know your love's not real / The girl I'm mad about is just a gadabout / How do you think I feel? / How do you think we stand? / I know you've made your plan / But you've included free / And that's too much for me / How do you think I feel? / I won't be true again / I know that I can't win / So why should I pretend / That you still love me? / How do you think I feel? / I know your love's not real / The girl I'm mad about is just a gadabout / How do you think I feel? / How do you think I feel? / I know your love's not real / The girl I'm mad about is just a gadabout / How do you think I feel? / How do you think we stand? / I know you've made your plan / But you've included free / And that's too much for me / How do you think I feel? / I won't be true again / I know that I can't win / So why should I pretend / That you still love me? / How do you think I feel? / I know your love's not real / But you've included free / And that's too much for me / How do you think I feel? / (BMI) 2:10 - Data de gravação: 1º de setembro de 1956 - Local: Radio Recorders - Hollywood.

sábado, 5 de fevereiro de 2005

Elvis Presley - Discografia Americana - Elvis (1956)

Discografia Americana - Elvis (1956)
Em relação a esse LP temos algumas curiosidades. A primeira e mais visível é que a RCA Victor não extraiu nenhum single de sua seleção de músicas. Isso significava acima de tudo que a gravadora estava começando a encarar os álbuns de uma maneira completamente diferente. Não é demais lembrar que nos anos 50 a principal fonte de renda de artistas e selos era proveniente da venda dos singles, compactos simples, com apenas duas músicas. O sucesso de um cantor era medido pelo número de compactos vendidos e pela posição que esses singles alcançavam nas paradas, em especial a da revista Billboard. Os álbuns com 10 a 12 faixas e maior duração eram mais usados para grandes concertos de música clássica e óperas. Trilhas sonoras com orquestras também encontravam nesse formato seu espaço ideal. Para o country, blues e a música pop, incluindo o rock, as gravadoras apostavam mais nos singles. A partir de Elvis as coisas começaram a mudar. Com isso houve uma clara mudança de estratégia dentro das grandes gravadoras americanas. A RCA Victor começava a entender o potencial dos álbuns de música popular dentro do mercado. 

ELVIS (1956)
RIP IT UP
LOVE ME
WHEN MY BLUE MOON TURNS TO GOLD AGAIN
LONG TALL SALLY
FIRST IN LINE
PARALYZED
SO GLAD, YOU'RE MINE
OLD SHEP
READY TEDDY
ANYPLACE IS PARADISE
HOW'S THE WORLD TREATING YOU
HOW DO YOU THINK I FEEL


Compactos Duplos: 
Se não houve interesse no lançamento de singles, a RCA Victor decidiu apostar no lançamento de EPs, compactos duplos com quatro músicas cada um. Os dois primeiros a chegarem no mercado foram chamados simplesmente de Elvis vol 1 e Elvis vol 2. Nenhuma novidade nas faixas, todas iguais ao álbum oficial e na capa. Curiosamente usaram a mesma foto do LP. Já para o terceiro EP havia novidades interessantes. A RCA escolheu uma foto inédita, com Elvis cantando de frente na clássica posição de "canto para a lua" como era chamada na época. Essa segunda capa quase virou a do disco original, só que os executivos da gravadora decidiram que a tirada de perfil era mais bonita. O terceiro EP (Extended Play) também ganhou um nome mais original, chamado de "Strictly Elvis" (Estritamente Elvis, em português). Na época era comum os EPs virem com artistas diferentes, como se fosse uma pequena seleção de hits das rádios. Com esse título a RCA deixava claro para os consumidores que nesse lançamento haveria apenas músicas com Elvis e nenhum outro artista.

Elvis vol 1: Rip it Up / Love me / When my blue Moon Turns to Gold Again / Paralyzed

Elvis vol 2: So Glad You're Mine / Old Sheep / Ready Teddy / Anyplace is Paradise

Strictly Elvis
Long Tall Sally
First in Line
How do you Think I fell
How's The World Treating You

Ficha Técnica: Elvis Presley (vocal, violão e piano) / Scotty Moore (guitarra) / Bill Black (baixo) / D.J. Fontana (bateria) / Gordon Stoker (piano) / The Jordanaires (acompanhamento vocal) / Produzido por Steve Sholes / Arranjado por Elvis Presley e Steve Sholes / Gravado no Radio Recorders - Hollywood / Data de Gravação: 01 a 03 de setembro de 1956. 


Pablo Aluísio.

Elvis Presley - Elvis (1956) - Sessão de Gravação

Elvis (1956) - Sessão de Gravação
Para seu segundo álbum na RCA Victor, Elvis fez algumas exigências. Afinal ele agora havia se tornado o maior vendedor do selo, então tinha também seu direito de exigir determinadas coisas. Não era mais um jovem promissor apenas, havia mostrado força entre os jovens. Era bom vendedor de discos! A RCA queria levar ele de volta a Nova Iorque, como havia acontecido no primeiro álbum. Elvis não queria mais gravar em Nova Iorque. Ele não gostava da cidade para falar a verdade. Para um jovem do interior tudo aquilo lhe soava meio intimidador. Seu objetivo era gravar apenas em Nashville, perto de Memphis, onde se sentia melhor. 

A RCA tinha bons estúdios por lá, afinal Nashville era a capital da country music. Só que apertado com tantos compromissos profissionais, pois Elvis também queria começar uma carreira no cinema, as sessões foram transferidas para os estúdios da RCA conhecidos como Radio Recorders, que ficavam em West Hollywood, Califórnia. Era um estúdio moderno, muito profissional, onde a RCA gravava trilhas sonoras para filmes dos grandes estúdios de Hollywood. Era um dos melhores estúdios de gravação dos Estados Unidos. 

Elvis também pediu que novos músicos fossem contratados para trabalharem ao seu lado. Afinal não dava para contar apenas com Scotty Moore, Bill Black e DJ Fontana. Assim a RCA montou uma ótima banda de apoio a Elvis. O lendário guitarrista Chet Atkins veio para colaborar, inclusive no aprimoramento de arranjos. De certa forma ele trabalhou mais nisso do que o próprio produtor Steve Sholes, que já com uma certa idade e sem ter muito conhecimento daquele novo gênero musical que surgia, o Rock, acabou apenas administrando a sessão de gravação, mas sem interferir muito no quesito artístico e musical. 

Elvis também pediu a contratação do grupo vocal The Jordanaires formado pelos cantores Gordon Stoker, Hoyt Hawkins, Neal Matthews e Hugh Jarrett. De certa maneira eles lembravam muito daqueles antigos quartetos de gospel music que Elvis adorava desde a infância. Ele havia se encontrado várias vezes com os Jordanaires em shows pelo sul dos Estados Unidos e em um desses encontros havia prometido a eles que a RCA iria contratá-los para que viessem trabalhar em seu próximo disco. Promessa feita, promessa cumprida. 

Elvis gravou a maioria das músicas entre os dias 1 a 3 de setembro de 1956. Relativamente poucas horas de estúdio e o disco estava terminado. Elvis tinha uma capacidade de trabalho excelente, era rápido e certeiro nas gravações, o que fazia os lucros da gravadora aumentarem ainda mais. Seus discos não custavam muito caro e eram campeões de vendas. O jovem Elvis era educado, prestativo, paciente e aceitava sugestões sem ataques de estrelismos. De certa maneira era o artista ideal, aquele com que todo presidente de gravadora da época sonhava encontrar. 

Pablo Aluísio. 

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2005

Elvis Presley - FTD Elvis Presley (1956)

Embora grande parte dos fãs de Elvis saibam o que significa FTD por uma questão didática vou aqui explicar em poucas linhas do que se trata. FTD é a sigla de "Follow That Dream" que é um novo selo que vem colocando no mercado muito material inédito de Elvis. Basicamente são três os tipos de CDs que são lançados todos os anos pela FTD. Shows ao vivo (muitos inéditos ou com sensível melhora sonora, focado principalmente nos muitos concertos que Elvis realizou na década de 70), Álbuns Clássicos (como esse que aqui comentarei onde são recuperados os discos tais como foram lançados na discografia oficial de Elvis acrescidos de muitos takes inéditos) e finalmente coletâneas (geralmente misturando takes inéditos de discos diversos de Elvis). A coleção FTD enfim é o que de melhor há em termos de novidade com o nome Elvis Presley no mercado.

Esse FTD Elvis Presley é o título do selo que revisita o primeiro álbum oficial da carreira de Elvis na discografia americana. Eu já sabia de antemão que seria muito complicado compilar material suficiente para o lançamento desse CD. O fato é que o primeiro álbum de Elvis na RCA Victor era composto de canções da Sun e da RCA, principalmente pelo material gravado pelo cantor em Nova Iorque e Nashville. Infelizmente grande parte dessas sessões estão perdidas. Não houve por parte dos produtores, nem de Sam Phillips e nem de Steve Sholes, um cuidado maior em arquivar os takes alternativos dessas gravações de forma adequada. A consequência desse descuido é que há realmente uma grande lacuna de registros desses trabalhos de Presley em estúdio. Não há como afirmar com certeza que não existam mais ou se foram simplesmente jogados fora depois de tantos anos. O que se sabe com certeza é que por enquanto estão desaparecidos. Deveria se esperar um pouco mais, pode ser que tais registros estejam nas mãos de algum colecionador americano ou europeu só esperando a hora adequada de lançar no mercado.

Para tentar compensar essa falta de material relevante o produtor Ernst Jorgensen cometeu vários erros aqui. O primeiro foi lançar um CD duplo onde não havia quantidade de músicas suficientes para isso. O CD 2 do título inclusive é de uma inutilidade absurda. Contendo takes de apenas 3 canções, que inclusive não fizeram parte do primeiro álbum de Elvis, o segundo disco soa fora do lugar adequado dentro da coleção! Qual é o propósito de algo assim? Provavelmente só encarecer o produto pois esses registros de "Shake Rattle and Roll", "I Want You, I Need You, I Love You" e "Lawdy Miss Clandy" são desnecessários e inoportunos. Um desperdício. O que salva o título realmente é o CD 1 com o álbum completo (com sensível melhora em sua qualidade sonora) e os takes alternativos de "Heartbreak Hotel", "Money Honey" e "I Was The One". No segundo CD só se destaca mesmo uma rara entrevista de Elvis dada ao jornalista Don Davis. Vale pela curiosidade histórica. Fora isso nada mais de muito importante. É pouco? Certamente sim. Incompleto? Com certeza! De qualquer forma é o que se pode arranjar em face do perdido material que deveria fazer parte do disco. Quem sabe se no futuro os demais takes não sejam descobertos em algum depósito da RCA pelo mundo afora. Enquanto esse dia não chega temos que nos contentar com esse FTD Elvis Presley, mesmo que incompleto.

FTD Elvis Presley (1956)
Original release and outtakes: Blue Suede Shoes / Im Counting On You / ot A Woman / One Sided Love Affair / I Love You Because / Just Because / Tutti Frutti / Trying To Get To You / I'm Gonna Sit Right Down And Cry (Over You) / I'll Never Let You Go (Little Darlin') / Blue Moon / Money Honey / Bonus singles: Heartbreak Hotel / I Was The One / Lawdy Miss Clawdy / Shake Rattle And Roll / My Baby Left Me / I Want You, I Need You, I Love You / First RCA Sessions: I Got A Woman (N/A - incomplete) / I Got A Woman (N/A) / Heartbreak Hotel (4 - incomplete) / Heartbreak Hotel (5) / Heartbreak Hotel (6) / Money Honey (fragments*) / Money Honey (10 - incomplete) / I'm Counting On You (1 - incomplete*) / I'm Counting On You (N/A - incomplete) / I'm Counting On You (13) / I'm Counting On You (14 - incomplete*) / I Was The One (1) / I Was The One (2 - fs) / I Was The One (2) / I Was The One (3-fs*) / I Was The One (3 - incomplete*) / I Was The One (7A - not master) / I Was The One (N/A - incomplete*) CD-2: Dry reverb and outtakes The Dry Reverb Tape: I'm Counting On You (1) I'm Counting On You (2 - incomplete*) Session Outtakes: Lawdy Miss Clawdy / Shake, Rattle And Roll / I Want You, I Need You, I Love You / Don Davis Interviews Elvis Presley

Pablo Aluísio.

Elvis Presley - 2 Original Albuns

A Sony anunciou o lançamento dos dois primeiros álbuns de Elvis Presley em um mesmo box. É na verdade um teste de mercado da empresa pois se as vendas forem boas a gravadora pretende seguir em frente nesse formato, colocando dois álbuns originais para serem vendidos juntos. Como era de se esperar nesse primeiro pacote que chegará nas lojas teremos Elvis Presley (1956) e Elvis (1956), dois clássicos absolutos da era de ouro da primeira geração do rock americano. Além das faixas que fizeram parte dos discos originais em vinil, a Sony achou por bem "rechear" o CD duplo com canções que foram gravadas na mesma época, embora não fizessem parte dos álbuns que chegaram originalmente nas lojas nos anos 50. Assim faixas como "I Don't Care If The Sun Don't Shine" e "That's All Right" foram adicionados na seleção do primeiro disco e "Don't Be Cruel" e "Love Me Tender" na do segundo.

Pessoalmente não gostei desse tipo de mistura, porém o objetivo desse tipo de lançamento fica bem óbvio. A Sony visa com esse tipo de lançamento não o fã mais veterano de Elvis, mas sim os mais jovens, que estão descobrindo sua música agora. É uma tentativa de renovar as gerações dos ouvintes da obra do cantor. Sob esse aspecto até que a intenção está valendo. Já para o que vem acompanhando Elvis há anos não há maior interesse nesse lançamento já que a seleção de música só trará as gravações master, oficiais, que todos conhecemos.

Elvis Presley - 2 Original Albuns (2017):

Elvis Presley (1956):
Blue Suede Shoes - I'm Counting On You - I Got A Woman - One-Sided Love Affair - I Love You Because - Just Because - Tutti Frutti - Trying To Get To You - I'm Gonna Sit Right Down And Cry (Over You) - I'll Never Let You Go (Little Darlin') - Blue Moon - Money Honey - That's All Right - I'm Counting On You - I Got A Woman - Heartbreak Hotel - I Love You Because - Shake, Rattle And Roll - Lawdy, Miss Clawdy - When It Rains, It Really Pours - I Don't Care If The Sun Don't Shine - My Baby Left Me - Blue Moon - Good Rockin' Tonight

Elvis (1956):
Rip It Up - Love Me - When My Blue Moon Turns To Gold Again - Long Tall Sally - First In Line - Paralyzed - So Glad You're Mine - Old Shep - Ready Teddy - Anyplace Is Paradise - How's The World Treating You - How Do You Think I Feel - Rip It Up - Love Me Tender - Don't Be Cruel - Hound Dog - I Was The One - Too Much - I Want You, I Need You, I Love You - Old Shep - Mystery Train - Any Way You Want Me (That's How I Will Be) - Playing For Keeps - I Forgot To Remember To Forget

Pablo Aluísio.

Elvis Presley - Discografia Americana: Elvis Presley (1956)

Discografia Americana: Elvis Presley (1956)
A discografia oficial da carreira de Elvis é a americana. Cada país ao redor do mundo trouxe inovações no que diz respeito aos discos de Elvis Presley. Porém a principal foi a lançada pela RCA Victor nos Estados Unidos a partir de 1956. A indústria fonográfica estava no auge naquele ano. Com isso a gravadora do cantor não apenas lançavas os álbuns (LPs), mas também uma série de singles, compactos duplos e versões estendidas do disco, lançamentos conhecidos como EPs (Extended Play). Abaixo segue a relação mais completa desses itens que foram extraídos do primeiro álbum de Elvis pela RCA. .Perceba como as mesmas gravações poderiam chegar de diferentes formas nas mãos do colecionadores.

ELVIS PRESLEY (1956)
BLUE SUEDE SHOES
I'M COUNTING ON YOU
I GOT A WOMAN
ONE-SIDED LOVE AFFAIR
I LOVE YOU BECAUSE
JUST BECAUSE
TUTTI FRUTTI
TRYIN' TO GET TO YOU
I'M GONNA SIT RIGHT DOWN AND CRY (OVER YOU)
I'LL NEVER LET YOU GO (LITTLE DARLIN')
BLUE MOON
MONEY HONEY

Singles extraídos deste disco:
Blue Suede Shoes / Tutti Frutti
I Got a Woman / I'm Counting On You
I'll Never Let You Go / I'm Gonna Sit Right Down and Cry
I Love You Because / Trying to Get You
Just Because / Blue Moon
Money Honey / One-Sided Love Affair

Obs: Esses singles foram lançados periodicamente após o lançamento do álbum principal. Todos foram lançados em 1956. Não havia faixas inéditas entre eles, apenas as músicas do LP. Por isso não obtiveram, em regra, boas posições de vendas na parada Billboard.









Compactos Duplos extraídos deste disco:
Elvis Presley (Blue Suede Shoes / Tutti Frutti / I Got a Woman / Just Because)
Elvis Presley (Blue Suede Shoes / I Got a Woman / I'm Gonna Sit Right Down and Cry / I'll Never Let You Go / I Got a Woman / One-Sided Love Affair / Tutti Frutti / Trying to Get You )

Ficha Técnica: Músicas da Sun Records - Elvis Presley (vocal e violão) / Scotty Moore (guitarra) / Bill Black (baixo) / Produzido Por Sam Phillips / Arranjado por Elvis Presley, Scotty Moore, Bill Black e Sam Phillips / Gravado no Sun Studios, Memphis / Data de gravação: 5 de julho de 1954, 19 de agosto de 1954, 10 de setembro de 1954 e 11 de julho de 1955. Músicas da RCA Victor - Elvis Presley (vocal, violão e piano) / Scotty Moore (guitarra) / Chet Atkins (guitarra) / Bill Black (baixo) / D.J. Fontana (bateria) / Floyd Cramer (piano) / Short Long (piano) / Gordon Stocker, Ben e Brock Speer (acompanhamento vocal) / Produzido por Steve Sholes / Arranjado por Elvis Presley e Steve Sholes / Gravado nos RCA Studios - Nova Iorque e Nashville / Data de Gravação: 10,11,30 e 31 de janeiro e 3 de fevereiro de 1956 / Data de Lançamento: março de 1956 / Melhor posição nas charts: #1 (EUA) e #1 (UK).

Pablo Aluísio. 

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2005

Elvis Presley - I'll Never Let You Go / I'm Gonna Sit Right Down and Cry

Elvis Presley - I'll Never Let You Go / I'm Gonna Sit Right Down and Cry 
Não vá perder a conta. Aqui temos mais um single extraído do primeiro disco de Elvis na RCA Victor. Foi o disco com mais singles de toda a discografia do cantor. Olhando para o passado parecia até mesmo um certo desespero da gravadora. Ele havia sido comprado pela RCA do selo Sun Records de Memphis e parecia que os executivos de Nova Iorque não tinham muita fé que Elvis iria retornar o dinheiro pago por eles. Claro que estavam enganados e o tempo iria provar isso, mas em 1956 parece que a RCA estava um tanto quanto desesperada nesse sentido, de gerar lucro o mais rápido possível. 

Pois bem, temos aqui duas faixas que não tinham muito potencial de sucesso nas paradas. Era um single com dois "Lados B" se podemos dizer assim. Além de errarem na escolha das músicas para o compacto a RCA Victor ainda errou na escolha dos lados. "I'm Gonna Sit Right Down and Cry" deveria ter sido lançada no Lado A pois era esse que era mais divulgado pelos DJs das rádios. A baladinha "I'll Never Let You Go" era bem fraquinha nesse sentido e já estava até mesmo fora de sua época quando o compacto chegou nas lojas. De qualquer maneira uma cópia do single chegou nas mãos de um jovem adolescente de Liverpool chamado John Lennon. Quando sua bandinha de escola se profissionalizou e passou a se chamar The Beatles ele fez questão de gravar ao lado de seus companheiros uma excelente versão de "I'm Gonna Sit Right Down and Cry"  na BBC. A gravação ficou primorosa. Se ainda não conhece, não deixe de ouvir. 

Elvis Presley - I'll Never Let You Go / I'm Gonna Sit Right Down and Cry (1956)
Lado A: I'll Never Let You Go
Lado B: I'm Gonna Sit Right Down and Cry
Selo: RCA Victor
Produção: Steve Sholes

Pablo Aluísio.