domingo, 23 de janeiro de 2011

Bruce Springsteen - Born in the U.S.A.

Um ótimo trabalho de Bruce Springsteen que foi alvo de dois pontos de vista igualmente equivocados. O primeiro deles de fundo ideológico e o segundo artístico. Não é segredo para ninguém que durante muitos anos o álbum "Born in the U.S.A." foi taxado de ser uma absurda patriotada, de ser uma mera propaganda do Tio Sam, dos ideais americanos. De fato quando o disco foi lançado os Estados Unidos viviam sob a era Reagan e esse tipo de pensamento acabou encontrando terreno fértil entre os especialistas em música. O republicano Reagan era tão reacionário que esse disco o retratava com perfeição. A questão é que não se trata disso. Bruce Springsteen está apenas louvando em sua música o estilo de vida do americano comum, do trabalhador médio de seu país, do operário da construção civil, que apenas deseja trabalhar de forma honesta o dia inteiro para depois do expediente tomar algumas cervejas no bar local para retornar aos braços da patroa no fim do dia. Sonhos comuns e cotidianos ordinários do americano de subúrbio. O segundo equívoco do ponto de vista sobre o disco é a de que ele seria na realidade a obra prima do artista. Também não é bem assim.

É um bom álbum, feito para tocar nas rádios, mas longe de ser o seu melhor momento. Bruce Springsteen tem uma carreira muito mais rica artisticamente do que supõe essa vã opinião. De qualquer maneira se você gosta de rock tenha certeza que é um item que não pode faltar em sua discografia.  O álbum se tornou um grande sucesso, inclusive no Brasil. As rádios não cansavam de tocar a música título e Bruce Springsteen ampliou sua popularidade para além das fronteiras do Tio Sam. Não é equivocado dizer que o disco foi seu passaporte para vir ao Brasil pela primeira vez durante o primeiro Rock In Rio, realizado em 1985. Bruce também começou a ficar conhecido por seus longos concertos, alguns chegando ao ponto de durar mais de três horas! Nesse aspecto ele tem muito em comum com outro dinossauro do Rock, Paul McCartney. Ambos são workaholics conhecidos, artistas que não conseguem parar em momento algum, sempre lançando novos discos, encarando longas turnês em apresentações sem fim. A questão pode ser entendida ao ler uma recente entrevista do Ex-Beatle, onde ele explicou que não vê sua carreira como um "trabalho", mas como pura diversão, algo que faz por amar e não por necessidade (até porque eles estão ricos e não precisariam desse tipo de agenda para sobreviver).

Bruce Springsteen - Born in the U.S.A. (1984)
Born in the U.S.A
Cover Me
Darlington County
Working on the Highway
Downbound Train
I'm on Fire
No Surrender
Bobby Jean
I'm Goin' Down
Glory Days
Dancing in the Dark
My Hometown.

Pablo Aluísio.

Raul Seixas - A Panela do Diabo

Esse foi o último disco do Raul Seixas, aqui em parceria com o roqueiro Marcelo Nova pelo selo WEA. As pessoas gostam de falar mal do Marcelo Nova (ex-Camisa de Vênus) em relação a esse álbum e aos shows que fez ao lado de Raul Seixas, mas eu pessoalmente acho isso uma grande injustiça. Quando ele resgatou Raul Seixas do ostracismo, acabou também dando um novo sopro de vida na carreira do Maluco Beleza, que queiram ou não, estava mesmo abandonado, tanto pelas gravadoras, como pela mídia em geral.

E juntos fizeram um belo disco em minha opinião. Há músicas muito boas para se ouvir nesse álbum. Dentre elas, entre os destaques, eu citaria "Carpinteiro do Universo", com seu ritmo mais cadenciado, lembrando velhos momentos de Raul nos anos 70 e "Pastor João e a Igreja Invisível", uma paulada nesses pastores picaretas que infestam a vida religiosa no Brasil. Enfim, é um disco de despedida dos mais dignos. Raul Seixas iria morrer poucos meses depois do lançamento desse trabalho. Penso que ele morreu feliz, pois estava tocando e trabalhando, mesmo com todas as adversidades de saúde. Foi uma boa despedido de um dos grandes nomes da música brasileira.

Raul Seixas - A Panela do Diabo (1989)
Be-Bop-A-Lula
Rock 'n' Roll
Carpinteiro do Universo
Quando Eu Morri
Banquete de Lixo
Pastor João e a Igreja Invisível
Século XXI
Nuit
Best Seller
Você Roubou Meu Videocassete
Cãibra no Pé

Pablo Aluísio.

Frank Sinatra - Ring-a-Ding-Ding!

Primeiro disco de Frank Sinatra no novo selo Reprise Records. É curioso saber que em determinado momento da carreira Sinatra tenha simplesmente se cansado das grandes gravadoras formando seu próprio selo, onde teria completa liberdade de gravar o que bem entendesse, da forma que achasse melhor. Durante muitos anos a imprensa pegou no pé de Sinatra por causa dessa sua decisão o acusando de ser arrogante, insuportável e outros adjetivos menos educados. Bobagem, Sinatra sabia muito bem o que era melhor para ele e sua carreira. Se tinha o talento, a voz, e os meios porque então iria ficar enriquecendo executivos que nada faziam por ele? Além disso Sinatra tinha amigos no meio artístico suficientes para formar seu próprio quadro de grandes astros na Reprise – e assim o fez levando imediatamente para o novo selo seus amigos e “comparsas” Dean Martin e Sammy Davis Jr. Seguindo a própria filosofia de sua nova empresa deu total liberdade a eles para gravarem seus discos sem pressão ou interferências. Foi ou não um ato genial de Sinatra? Claro que sim! Mas não parou por aí, Sinatra trouxe ainda para a Reprise os astros Bing Crosby, Jo Stafford, Rosemary Clooney, Esquivel e até o comediante Redd Foxx que gravou um LP de piadas (algo considerado novo e revolucionário na época).

Sinatra gostava de brincar dizendo que na Reprise ele era o dono, o conselho de administração e fiscal e o produtor, tudo ao mesmo tempo! Bom, pelo resultado desse ótimo “Ring-a-Ding-Ding!” só podemos concordar com tudo o que ele fez pois o álbum é excelente, mesclando ótimos momentos de uma fase particularmente inspirada do cantor – afinal ele estava em última análise trabalhando para si mesmo, o que tornava o ato de gravar suas faixas um prazer extra. Na seleção musical ele cercou-se apenas do melhor, trazendo canções compostas por verdadeiros gênios da música americana e européia como George e Ira Gershwin, Cole Porter e Irving Berlin. Só a nata da nata, o mais fino e elegante que existia no mercado em termos musicais. Desnecessário dizer que o resultado final é de uma sutileza e elegância a toda prova. Pontuando tudo os ótimos arranjos assinados por Johnny Mandel e sua orquestra. Maravilhoso! Para os brasileiros uma curiosidade extra na faixa “The Coffee Song” onde Sinatra cantando sobre o café cita nosso país de forma bastante simpática! Em 2011 a Capitol relançou o álbum numa edição caprichada, com 5 faixas bônus engrandecendo ainda mais o título. Ouça e entenda porque Sinatra sempre foi considerado ao lado de Elvis Presley e Bing Crosby um dos maiores cantores da música americana de todos os tempos.

Frank Sinatra - Ring-a-Ding-Ding! (1961)
Ring-a-Ding Ding!
Let's Fall in Love
Be Careful, It's My Heart
A Foggy Day
A Fine Romance
In the Still of the Night
The Coffee Song
When I Take My Sugar to Tea
Let's Face the Music and Dance
You'd Be So Easy to Love
You and the Night and the Music
I've Got My Love to Keep Me Warm
Zing! Went the Strings of My Heart **
The Last Dance **
The Second Time Around **
Zing! Went the Strings of My Heart **
Have You Met Miss Jones? **

** Faixas Bônus do relançamento em CD.

Pablo Aluísio.

sábado, 22 de janeiro de 2011

Raul Seixas - A Pedra do Gênesis

Raulzito bebeu muito durante sua vida. Muitas pessoas citam drogas como seu maior problema, mas essa é uma visão equivocada. O verdadeiro problema de Raul Seixas era o abuso de bebidas mesmo, seu drama era o álcool. Assim quando ele entrou no estúdio para gravar esse seu último disco solo (o penúltimo de sua vida) ele já estava muito debilitado. O disco foi lançado pelo selo Copacabana e foi o último do artista nessa modesta gravadora do Rio de Janeiro. Com isso sua carreira entrou em um hiato, pela fraca vendagem.

Eu considero esse "A Pedra do Gênesis" um dos discos mais fracos da carreira de Raul Seixas. Não há nenhum grande sucesso entre suas faixas. De destaque mesmo eu poderia citar apenas algumas poucas canções. A faixa título do disco até que é boa, mas se torna enjoativa depois de um tempo. "Não Quero mais Andar na Contramão (No No Song)" é um desabafo de um homem que tendo abusado tanto, por tanto tempo, pede uma trégua, dizendo que vai finalmente se endireitar. "I Don't Really Need You Anymore" tem uma bela melodia, mostrando que Raul ainda conseguia compor belas músicas, mesmo com todas as adversidades. E a lista das boas faixas se encerra com "Fazendo o Que o Diabo Gosta". Todo o resto não está à altura da genialidade do Maluco Beleza.

Raul Seixas - A Pedra do Gênesis (1988)
A Pedra do Gênesis
A Lei
Check-up
Fazendo o Que o Diabo Gosta
Cavalos Calados
Não Quero mais Andar na Contramão (No No Song)
I Don't Really Need You Anymore
Lua Bonita
Senhora Dona Persona (Pesadelo Mitológico nº 3)
Areia da Ampulheta

Pablo Aluísio.

Backbeat

Trilha sonora do filme "Os Cinco Rapazes de Liverpool" (Backbeat, no original). Na Inglaterra foram lançados duas versões do disco. A primeira, para venda comum em lojas, na versão compact disc (CD). A segunda, item para colecionador em tiragem limitada, foi lançada no formato vinil. Essa prensagem era obviamente um produto visando um público bem específico - a dos saudosistas do velho e bom bolachão, do vinil. O som é dos melhores. O ex-beatle Ringo Starr colaborou indiretamente na produção desse disco. Quando as primeiras versões lhe foram apresentadas ele convenceu os produtores de que o som não estava pesado o suficiente. Ringo disse: "Os Beatles nessa época de Hamburgo (onde a história do filme se passa) mais parecia uma banda punk do que aquilo que ouvimos em seus primeiros discos".

Assim, seguindo os conselhos do veterano baterista, o grupo voltou ao estúdio para acelerar o tempo das canções, além de acrescentar uma certa "sujeira" na sonoridade. O resultado é ótimo. Os Beatles, em seus primórdios, nunca soaram tão bem e pulsantes. Não podemos esquecer que os Beatles naqueles tempos tocavam em Hamburgo, em night clubs obscuros e até mesmo em locais onde havia striptease. Eles tinham que tocar para bêbados, prostitutas e valentões. Não era fácil ser artista naquele meio social. Enfim, uma ótima trilha sonora para um ótimo filme (o melhor já feito sobre o famoso quarteto de Liverpool).

Backbeat (Soundtrack album)
1. Money
2. Long Tall Sally
3. Bad Boy
4.Twist And Shout
5. Please Mr Postman
6. C'Mon Everybody
7. Rock 'N' Roll Music
8. Slow Down
9. Roadrunner
10. Carol
11. Good Golly Miss Molly
12. 20 Flight Rock

Pablo Aluísio.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Raul Seixas - Uah-Bap-Lu-Bap-Lah-Béin-Bum!

Raul Seixas, veterano roqueiro que era, decidiu chamar esse seu disco com o grito de guerra de "Tutti Frutti" que havia sido imortalizada por Little Richard e Elvis Presley, seus ídolos desde os tempos da juventude. Se o espírito do rock estava bem vivo na mente de Raulzito, o mesmo não se podia dizer de sua saúde física. Ele vinha sofrendo há tempos de diversos problemas de saúde e isso o impedia de gravar mais, fazer shows e compor mais músicas. Entre uma internação e outra ele foi gravando esse LP no estúdio Copacabana, sua nova gravadora.

Eu evito de criticar um disco como esse porque Raul vinha passando por diversos problemas. Então seria simplesmente uma covardia dizer que o disco era fraco, sem boas músicas. Era o que ele podia fazer naquele momento crítico de sua vida. E nem penso que o disco seja realmente fraco como alguns críticos fizeram crer na época de seu lançamento. Há bons momentos aqui para se ouvir. Eu gosto de "Quando Acabar o Maluco Sou Eu". Boa faixa que abre o disco. E o que dizer do sucesso "Cowboy Fora da Lei"? É Raul Seixas em sua pura essência. Fez muito sucesso e revitalizou a música dele nas rádios. Então criticar Raul é fácil, complicado mesmo é fazer um disco como esse mesmo com toda as dificuldades que ele vinha passando em sua vida.

Raul Seixas - Uah-Bap-Lu-Bap-Lah-Béin-Bum! (1987)
Quando Acabar o Maluco Sou Eu
Cowboy Fora da Lei
Paranóia II (Baby Baby Baby)
I Am (Gîtâ)
Cambalache
Loba
Canceriano sem Lar (Clínica Tobias Blues)
Gente
Cantar

Pablo Aluísio.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Raul Seixas - Há 10 Mil Anos Atrás

Raulzito pegou o título de uma música do Elvis Presley e compôs essa canção "Eu Nasci há 10 mil anos atrás". Acho acima de tudo divertida. E para completar o quadro de humor o próprio Raul Seixas aparecia na capa com uma longa barba branca, um cabelo de profeta, como se fosse um homem de realmente 10 mil anos de idade. Coisas de sua mente sempre atenta e criativa. Agora, apesar de ser um dos discos mais lembrados de sua discografia, a crítica especializada sempre torceu o nariz para esse álbum de Raul. Não raro ouvimos reclamações dessa gente que o disco seria fraco, nada memorável, uma bobagem.

Bom, bobagem eu digo de quem fala que esse disco do Raul Seixas é bobagem. Vamos dar a César o que e de César. Aqui está um dos momentos mais lembrados da carreira do cantor, o clássico absoluto "Eu Também Vou Reclamar", onde Raul aproveita para tirar sarro das músicas da MPB daquela época. O alvo era obviamente Caetano Veloso. Outra faixa muito subestimada, que considero uma das melhores dessa safra de Raul é a música "As Minas do Rei Salomão". E o que podemos dizer de "Meu Amigo Pedro"? Essa Raul compôs para seu irmão que vivia lhe criticando. Raul resume tudo ao dizer que eles vão para o mesmo lugar - provavelmente dizia que todos iriam morrer de todo jeito, iam para o mesmo túmulo, teriam o mesmo fim. Filosofia pura! Por fim, para provar que é um ótimo disco ainda há no repertório a bonita "Ave Maria da Rua", uma das preferidas de Paulo Coelho. Então, com tantas canções marcantes não há porque criticar tanto esse disco. E tenho dito.

Raul Seixas - Há 10 Mil Anos Atrás (1976)
Canto para minha Morte
Meu Amigo Pedro
Ave Maria da Rua
Quando Você Crescer
O Dia da Saudade
Eu Também Vou Reclamar
As Minas do Rei Salomão
O Homem
Os Números
Cantiga de Ninar
Eu Nasci Há 10 Mil Anos Atrás

Pablo Aluísio.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Rock in Rio - Nacional

Comprei esse vinil na época de lançamento original, em 1985. O primeiro Rock in Rio foi realmente algo fenomenal em termos de Brasil. Em um país onde poucas atrações internacionais vinham tocar, o Rock In Rio abriu todas as portas de nosso mercado para artistas internacionais. Dois discos foram lançados, um apenas como música internacional e outro com os artistas nacionais. Era prache da gravadora Som Livre e ao que parece aqui eles usaram a mesma fórmula que era usada nas trilhas sonoras das novelas.

Para quem é fã de qualquer um dos artistas que estão nessa coletânea devo dizer que o interesse será pouco. Todas as versões desse LP são as versões oficiais dos discos desses artistas. Tudo batido, nada de novo ou original. Se pelo menos as versões tivessem sido gravadas ao vivo, durante o festival, esse vinil teria muito mais valor, seria peça de colecionador. Porém não optaram por esse caminho. Ao invés disso o que temos são as mesmas versões de estúdio, sem nenhuma novidade. Assim não dá para ser feliz.

Rock in Rio - Nacional (1985)
Blitz
Lulu Santos
Barão Vermelho
Os Paralamas do Sucesso
Elba Ramalho
Gilberto Gil
Erasmos Carlos
Ney Matogrosso
Kid Abelha
Alceu Valença
Ivan Lins
Pepeu Gomes
Baby Consuelo
Moraes Moreira
Eduardo Dusek

Pablo Aluísio.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

The Kooks - Inside In, Inside Out

Entre a nova geração de bandas do Britpop o The Kooks tem se destacado. Com um som bem mais acústico do que qualquer outro grupo britânico, o grupo vem firmando sua própria identidade dentro do movimento criando um som interessante e bem produzido. Com apenas dois CDs já conseguiu chamar a atenção do público e critica no cenário da música dita alternativa européia. O grupo foi formado em Brighton e começou quase como uma brincadeira entre amigos da escola. Aos poucos a base da banda foi se formando nas diversas apresentações amadoras que o grupo foi realizando no circuito indie inglês. Da brincadeira nasceu um EP que virou sucesso entre a moçada mais alternativa o que acabou chamando atenção do poderoso selo Virgin. Com apenas dois trabalhos no mercado ainda é muito cedo para prever se o The Kooks vai efetivamente se firmar ou desaparecer como muitas bandas por aí. De qualquer forma é bom destacar o belo trabalho que desenvolveram nesse disco de estréia. Seu maior mérito foi justamente buscar uma sonoridade própria, sem cair nas armadilhas de tentar imitar a sonoridade de bandinhas do momento como o Arctic Monkeys (o grupo de fedelhos mais chato a surgir na história do Rock);

O CD tem duas faixas que valem a pena e estão acima da média. A primeira abre seu disco de estréia e se chama Seaside. Embora lembre um Keane com menos arranjo e pompa, a canção se destaca por ser singelamente produzida e mostrar que ainda há caminho para a beleza da ótima dobradinha voz / violão, algo que vem se perdendo completamente entre os novos grupos. Outra que se destaca é She Moves In Her Own Way. Esse tipo de levada, descompromissada e deliciosamente juvenil, vinha fazendo falta entre os roqueiros neófitos. Recentemente o The Kooks se apresentou no excelente programa Live From Abbey Road e demonstrou que já pode pertencer a um nicho onde apenas grandes bandas fincam seus pés. Tudo ainda é especulação sobre o futuro do The Kooks mas pelo menos esses garotos já provaram que podem voar mais longe, se vai valer a pena ou não apenas o tempo dirá.

The Kooks - Inside in, Inside Out - Seaside / See The World / Sofa Song / Eddie's Gun / Ooh La / You Don't Love Me / She Moves In Her Own Way / Matchbox / Naïve / I Want You / If Only / Jackie Big Tits / Time Awaits / Got No Love

Pablo Aluísio.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

João Penca e Seus Miquinhos Amestrados - Sucesso do Inconsciente

O João Penca e Seus Miquinhos Amestrados (que nome hein?) foi um grupo de rockabilly escrachado que até fez muito sucesso no Brasil durante os anos 80. Eu cheguei a ter dois discos deles naquela época, em vinil. Esse foi o primeiro que comprei. Olha, sinceramente, o João Penca se caracterizava por ter ótimos arranjos (bem ao estilo dos anos 50 mesmo), porém acompanhado de algumas das piores letras já escritas dentro do rock Brasil. Se fosse nos dias de hoje eles seriam cancelados tranquilamente. E esse tipo de situação está bem presente nesse álbum de 1989. Era mesmo de péssimo mau gosto as letras das versões de músicas americanas.

As piores letras podem ser encontradas em faixas como "Menino Justiceiro", "Larga Meu Pé", "A Surra" e "Johnny Pirou", onde a péssima letra destruiu um dos maiores clássicos da história do rock. "O Monstro Macho" provavelmente seria crime nos dias atuais, apesar da referência aos velhos filmes de terror soe até divertida. E o que dizer de um medley musical que eles próprios intitularam de "Merdley"? Olha, por mais escrachados que eles fossem, quase como um grupo de comediantes, não precisavam exagerar tanto, descer tanto, vamos convir. Eles mesmos desqualificavam nesse ponto a música que faziam. Diante disso quem vai defender? Foi humor? Se foi essa a intenção, eles poderiam ter sido mais sutis e menos na base da quinta série do primário.

João Penca e Seus Miquinhos Amestrados - Sucesso do Inconsciente (1989)
Menino Justiceiro
Larga Meu Pé
A Surra
O Par
Matinê no Rian
O Velho Tubarão
Johnny Pirou
Cozinho de Noite
O Monstro Macho
S.O.S. Miquinhos (Merdley):
Namoradinha de um Amigo Meu
Esperto É o Coqueiro
Certo ou Errado
Rua Augusta
Vem Quente que Eu Estou Fervendo
Yellow River

Pablo Aluísio. 

domingo, 16 de janeiro de 2011

Raul Seixas - Novo Aeon

Esse disco pode ser considerado o terceiro álbum solo do cantor e compositor em sua nova fase na carreira. Não mais o produtor, mas sim o artista, se assumindo completamente. Foi o disco que também herdou a pressão de fazer o mesmo sucesso do álbum anterior, "Gita". O próprio Raul admitiu isso em entrevistas. A gravadora esperava a venda de um grande número de cópias, mas isso não aconteceu. As vendas foram fracas e a crítica especializada caiu em cima, malhando o disco de forma impiedosa. Com isso as relações de Raul Seixas com a gravadora Phillips, que já não eram boas, acabaram levando ao rompimento.

A dupla formada por Paulo Coelho e Raul Seixas retornou com novas músicas, mas sem o mesmo brilho de antes. Raul costumava dizer que eles tinham entre si uma "inimizade íntima" e essa tensão acabou se refletindo no disco. Pelo menos há alguns clássicos no repertório do álbum. O maior sucesso veio com a excelente "Tente Outra Vez", uma injeção de ânimo e otimismo perante o fracasso. Uma bela letra, bem positiva. "A Maçã" também se tornou um sucesso, no ritmo de balada romântica despudorada. Já "Rock do Diabo"  mais parecia uma brincadeira de Raul em cima da velha ideia dos conservadores quadradões de que "o rock era coisa do Diabo". Para Raul Seixas era isso mesmo, eles estavam cobertos de razão! O Diabo era o pai do Rock!

Raul Seixas - Novo Aeon (1975)
Tente Outra Vez
Rock do Diabo
A Maçã
Eu Sou Egoísta
Caminhos
Tu És o MDC da Minha Vida
A Verdade Sobre a Nostalgia
Para Noia
Peixuxa (O Amiguinho dos Peixes)
É Fim de Mês
Sunseed
Caminhos II
Novo Aeon

Pablo Aluísio.

sábado, 15 de janeiro de 2011

Giants Of Rock´n´Roll

Estava preparando um novo texto para o blog de Elvis Presley e sai em busca de algum material com Bill Haley para ouvir. No fundo de uma caixa acabei me deparando com esse "Giants Of Rock ´n´Roll" um CD que tenho há muitos anos e que nem me lembrava mais de sua existência. Comprei há 20 anos atrás numa pequena loja de minha cidade. "Giants" reúne 4 grandes nomes do surgimento do Rock em um só lançamento. Obviamente se trata de um bootleg, um lançamento não oficial, de um selo que nunca ouvi falar antes (provavelmente de fundo de quintal). A despeito de sua origem bastarda não deixa de ser uma boa dica para quem estiver com curiosidade de ouvir como soava o Rock ´n´Roll em suas origens. Por definição odeio coletâneas por serem produtos sem qualquer profundidade ou relevância mas abrirei uma pequena exceção aqui recomendando o título para os marinheiros de primeira viagem. As gravações são todas originais, oficiais, da época de seus lançamentos. 

Só grandes sucessos. Na década de 1950 todos esses artistas lançavam suas melhores músicas em singles (compactos de vinil com uma música no Lado A e outra no Lado B). Era um tipo de produto muito charmoso, de fácil venda, baratos e que rendiam um dinheiro imediato aos cantores e às gravadoras. Também eram de produção muito barata, sem grandes riscos, o que ajudava muito no surgimento de novos talentos. Até um caminhoneiro pobre como Elvis Presley tinha grana para lançar a sorte gravando um disquinho desses! Voltando ao CD aqui temos canções interligadas de Jerry Lee Lewis, Little Richard, Bill Haley e Chuck Berry. Todos grandes nomes, grandes mitos da primeira geração roqueira norte-americana. Gosto muito dessas primeiras faixas de Chuck Berry. Seu rock cru, sem firulas, fundado em letras maliciosas e sacanas e eram a alma dessas primeiras gravações do novo ritmo que surgia nas paradas. Jerry Lee Lewis também aqui surge com o melhor de seu repertório, pouco antes de se envolver com sua prima menor de idade o que lhe custaria a fama e o sucesso. Bill Haley, o "tiozão" do Rock também está no título com sua "Rock Around The Clock" e "See You Later Alligator", uma pequena pérola de seu set list. Fechando o festival revival "Little Richard" a contradição em pessoa. Homossexual e religioso, estridente e harmônico, negro e desafiador, o cantor marcou definitivamente o Rock em sua era jurássica. Enfim, comece com CDs com esse, depois vá se aprofundando com os discos oficiais desses artistas. Sem dúvida será uma bela experiência conhecer ou revisitar tantos talentos desse quarteto realmente fantástico!  

The Giants Of Rock ´n´Roll / Jerry Lee Lewis (Whole Lotta Shakin' Goin' On, Great Balls Of Fire, Breathless, High School Confidencial, Drinkin' Wine Spo-de-o-de) Bill Haley (Rock Around The Clock, Shake Rattle and Roll, ABC Boogie, Razzle-Dazzle, See You Alligator) Litte Richard (Long Tall Sally, The Girl Can´t Help, Rip It Up, Lucille, Good Golly Miss Molly) Chuck Berry (Maybelline, Roll Over Beethoven, Rock and Roll Music, Sweet Little Sixteen, Johnny B. Goode)  

Pablo Aluísio.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Cazuza - Exagerado

Esse álbum foi gravado pelo Cazuza depois que ele deixou o Barão Vermelho. Ele queria fazer outro tipo de som, flertar com outras sonoridades. Os caras do Barão só queriam continuar naquela mesma coisa, gravando aquele tipo de som mais básico e juvenil da geração do Rock Brasil. Então, como novato em sua carreira solo, o Cazuza gravou esse seu primeiro disco completamente autoral. Eu acho um LP fraco. Veja, não quero desmerecer o talento e a importância do Cazuza e tudo o que ele representou naquela geração, mas sob um ponto de vista bem objetivo considero um disco bem fraquinho. Tem poucos momentos dignos de aplausos.

Tem uma boa música título que fez bastante sucesso nas rádios, a própria "Exagerado". Boa música, bem comercial. Quem viveu os anos 80 certamente conhece muito.  Tem uma obra-prima absoluta chamada "Codinome Beija-Flor", linda melodia, bela letra, mostrando o que ele de melhor conseguia produzir e compor. Porém tirando essas duas faixas o resto é bem ruinzinho. Nenhuma das demais faixas me convenceram. Algumas apelam para vulgaridades desnecessárias como "Só as Mães São Felizes". Outras apresentam letras bem abaixo da média. Pelo que fez e pelo que representou, esse disco não estava mesmo à altura do próprio Cazuza.

Cazuza - Exagerado (1985)
Exagerado
Medieval II
Cúmplice
Mal Nenhum
Balada de um Vagabundo
Codinome Beija-Flor
Desastre Mental
Boa Vida
Só as Mães São Felizes
Rock da Descerebração

Pablo Aluísio.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Little Richard - The Wild and Frantic Little Richard

Esse foi o único vinil que tive em minha coleção do grande Little Richard. Eu o comprei ao vê-lo na sessão de promoções em uma loja de discos (nos tempos em que ainda existiam lojas de discos!). Claro que após alguns anos comprei CDs do Richard, mas em vinil, LP, esse foi realmente o único que tive do artista. E, ao que me lembre, era uma edição nacional, o que realmente é algo surpreendente. Pensar que um álbum de 1967, do Little Richard, que nunca foi popular no Brasil, ter um disco lançado em selo nacional, realmente é algo fora dos padrões.

A sonoridade não era muito boa. Esse disco na realidade foi um trabalho de fim de festa para Little Richard. Seu contrato com  Modern Records havia chegado ao final e eles não queriam mais renovar com ele. Assim Littler Richard acabou gravando poucas músicas. A gravadora acabou completando com a inclusão de faixas diversas que tinha em arquivo, algumas delas gravadas ao vivo. Por isso não espere por nada muito caprichado ou bem gravado. A tônica é outra. O que vale é a importância histórica, desse grande nome da história do rock americano. Qualquer tentativa de desvalorizar esse disco, por mais simples que ele tenha sido, será, por isso, em vão.

Little Richard - The Wild and Frantic Little Richard (1967)
Baby What You Want Me to Do (live)
Do the Jerk
Directly From My Heart
I'm Back
Holy Mackerel
Good Golly, Miss Molly (live)
Send Me Some Lovin  (live)
Groovy Little Suzy
Baby Don't You Want a Man Like Me
Miss Ann (live)

Pablo Aluísio.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Blitz - Blitz 3

Esse foi o único disco que tive da Blitz. Estou falando da era do vinil, dos anos 80, que foi quando comprei o LP. Na época eu era apenas um adolescente e havia assistido a um show do grupo na cidade onde morava. Mesmo assim devo dizer que nunca fui fã de carteirinha desse grupo. Claro, até gostava das músicas, que tocavam muito nas rádios, mas ser fã de verdade, do tipo de pesquisar sobre a história da banda, etc, isso definitivamente nunca fui. Já nessa época eu gostava de Elvis, dos Beatles, então não havia comparação possível com a Blitz que fazia, vamos ser sinceros, um som muito descartável, coisa até bobinha. Nunca se levaram muito à sério, sempre havia um lance de galhofa mesmo.

Ainda assim tiveram sua importância no rock Brasil, principalmente por terem gravado o primeiro grande sucesso desse renascimento do rock brasileiro com "Você não soube me amar" de 1982. Depois disso lançaram mais alguns discos, sempre fazendo sucesso. Esse terceiro disco da Blitz foi lançado pouco antes do grupo implodir pela primeira vez. Houve brigas entre os membros da banda, alguns foram embora e o grupo acabou. Não há grandes hits nesse disco. As únicas que tocaram um pouco mais nas rádios foram "Xeque-Mate" e "Táxi". Tudo pop reciclável dos anos 80. Hoje em dia, nem preciso dizer, o disco soa completamente datado.

Blitz - Blitz 3 (1984)
01. Eugênio
02. Xeque-Mate
03. Egotrip
04. Amídalas
05. Tarde Demais
06.Táxi
07. Sandinha
08. Você Vai , Você Vem
09. Louca Paixão
10. Dali De Salvador
11. Trato Simples
12. Cresci ,Mamãe Cresci

Pablo Aluísio.