segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

João Penca e Seus Miquinhos Amestrados - Sucesso do Inconsciente

O João Penca e Seus Miquinhos Amestrados (que nome hein?) foi um grupo de rockabilly escrachado que até fez muito sucesso no Brasil durante os anos 80. Eu cheguei a ter dois discos deles naquela época, em vinil. Esse foi o primeiro que comprei. Olha, sinceramente, o João Penca se caracterizava por ter ótimos arranjos (bem ao estilo dos anos 50 mesmo), porém acompanhado de algumas das piores letras já escritas dentro do rock Brasil. Se fosse nos dias de hoje eles seriam cancelados tranquilamente. E esse tipo de situação está bem presente nesse álbum de 1989. Era mesmo de péssimo mau gosto as letras das versões de músicas americanas.

As piores letras podem ser encontradas em faixas como "Menino Justiceiro", "Larga Meu Pé", "A Surra" e "Johnny Pirou", onde a péssima letra destruiu um dos maiores clássicos da história do rock. "O Monstro Macho" provavelmente seria crime nos dias atuais, apesar da referência aos velhos filmes de terror soe até divertida. E o que dizer de um medley musical que eles próprios intitularam de "Merdley"? Olha, por mais escrachados que eles fossem, quase como um grupo de comediantes, não precisavam exagerar tanto, descer tanto, vamos convir. Eles mesmos desqualificavam nesse ponto a música que faziam. Diante disso quem vai defender? Foi humor? Se foi essa a intenção, eles poderiam ter sido mais sutis e menos na base da quinta série do primário.

João Penca e Seus Miquinhos Amestrados - Sucesso do Inconsciente (1989)
Menino Justiceiro
Larga Meu Pé
A Surra
O Par
Matinê no Rian
O Velho Tubarão
Johnny Pirou
Cozinho de Noite
O Monstro Macho
S.O.S. Miquinhos (Merdley):
Namoradinha de um Amigo Meu
Esperto É o Coqueiro
Certo ou Errado
Rua Augusta
Vem Quente que Eu Estou Fervendo
Yellow River

Pablo Aluísio. 

Um comentário:

  1. João Penca e Seus Miquinhos Amestrados
    Sucesso do Inconsciente
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir