quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Raul Seixas - Há 10 Mil Anos Atrás

Raulzito pegou o título de uma música do Elvis Presley e compôs essa canção "Eu Nasci há 10 mil anos atrás". Acho acima de tudo divertida. E para completar o quadro de humor o próprio Raul Seixas aparecia na capa com uma longa barba branca, um cabelo de profeta, como se fosse um homem de realmente 10 mil anos de idade. Coisas de sua mente sempre atenta e criativa. Agora, apesar de ser um dos discos mais lembrados de sua discografia, a crítica especializada sempre torceu o nariz para esse álbum de Raul. Não raro ouvimos reclamações dessa gente que o disco seria fraco, nada memorável, uma bobagem.

Bom, bobagem eu digo de quem fala que esse disco do Raul Seixas é bobagem. Vamos dar a César o que e de César. Aqui está um dos momentos mais lembrados da carreira do cantor, o clássico absoluto "Eu Também Vou Reclamar", onde Raul aproveita para tirar sarro das músicas da MPB daquela época. O alvo era obviamente Caetano Veloso. Outra faixa muito subestimada, que considero uma das melhores dessa safra de Raul é a música "As Minas do Rei Salomão". E o que podemos dizer de "Meu Amigo Pedro"? Essa Raul compôs para seu irmão que vivia lhe criticando. Raul resume tudo ao dizer que eles vão para o mesmo lugar - provavelmente dizia que todos iriam morrer de todo jeito, iam para o mesmo túmulo, teriam o mesmo fim. Filosofia pura! Por fim, para provar que é um ótimo disco ainda há no repertório a bonita "Ave Maria da Rua", uma das preferidas de Paulo Coelho. Então, com tantas canções marcantes não há porque criticar tanto esse disco. E tenho dito.

Raul Seixas - Há 10 Mil Anos Atrás (1976)
Canto para minha Morte
Meu Amigo Pedro
Ave Maria da Rua
Quando Você Crescer
O Dia da Saudade
Eu Também Vou Reclamar
As Minas do Rei Salomão
O Homem
Os Números
Cantiga de Ninar
Eu Nasci Há 10 Mil Anos Atrás

Pablo Aluísio.

Um comentário: