domingo, 2 de agosto de 2020
O Príncipe das Marés
Título Original: The Prince of Tides
Ano de Produção: 1991
País: Estados Unidos
Estúdio: Columbia Pictures
Direção: Barbra Streisand
Roteiro: Pat Conroy
Elenco: Barbra Streisand, Nick Nolte, Blythe Danner, Kate Nelligan, Jeroen Krabbé, Melinda Dillon
Sinopse:
Baseado no romance escrito por Pat Conroy, o filme "O Príncipe das Marés" conta a história de Tom Wingo (Nick Nolte). Após sua irmã tentar o suicídio ele vai até Nova Iorque para ajudá-la. Na grande cidade se apaixona pela analista Susan Lowenstein (Barbra Streisand). Só que há um problema: Tom é casado, pai de três filhas e não consegue lidar com essa nova paixão em sua vida.
Comentários:
Além de talentosa cantora e atriz, Barbra Streisand também se revelou uma excelente cineasta nesse filme. Esse foi seu segundo filme como diretora. Antes ela tinha feito algumas experiências nesse sentido, com curtas, mas esse foi mesmo sua segunda experiência em uma grande produção, em um renomado estúdio de Hollywood. Ela faz um filme muito bonito de se ver, com bela fotografia e trilha sonora incidental bem romântica. O público, especialmente o feminino, gostou muito e a crítica teceu elogios. Parecia ser um novo começo em sua vida profissional, mas ela só voltaria a dirigir apenas mais um filme, "O Espelho tem Duas Faces". cinco anos depois. De qualquer maneira esse até raro registro dela dirigindo um longa-metragem, mostra que ela tinha a sensibilidade certa para essa função. Aliás, para surpresa de muitos, o filme conseguiu a façanha de levar sete indicações ao Oscar, entre elas a de melhor filme, melhor ator (Nick Nolte, quem diria, em um dos melhores momentos de sua carreira), melhor atriz coadjuvante (Kate Nelligan), melhor direção de fotografia (belo trabalho de Stephen Goldblatt) e melhor trilha sonora incidental (como já havia frisado, em ótimos temas musicais conduzidos e compostos pelo autor James Newton Howard). Enfim, temos aqui um belo romance do começo dos anos 90, assinado pela Barbra Streisand. Para seus fãs é um filme realmente obrigatório.
Pablo Aluísio.
sábado, 1 de agosto de 2020
Conexão Mortal
Título Original: Cell
Ano de Produção: 2016
País: Estados Unidos
Estúdio: 120dB Films
Direção: Tod Williams
Roteiro: Stephen King
Elenco: John Cusack, Samuel L. Jackson, Isabelle Fuhrman, Clark Sarullo, Ethan Andrew Casto, Owen Teague
Sinopse:
Clay Riddell (John Cusack) é um criador de histórias em quadrinhos que se vê numa situação limite. Enquanto esperava seu avião em um aeroporto de Chicago, ele percebe que as pessoas que estavam falando ao celular subitamente sofrem um colapso, caindo no chão, em convulsões horríveis. Depois passam a atacar todos os demais passageiros no terminal. Agora, em um novo apocalispe zumbi, a única intenção passa a ser sobreviver.
Comentários:
Quando Stephen King acerta, ele cria verdadeiros clássicos que rendem excelentes filmes. Porém quando ele erra a mão, erra pra valer mesmo. Só sai porcaria. Esse filme é um desses momentos infelizes do escritor. Ele mesmo escreveu o roteiro para esse filme muito, muito fraco. Confesso que quase desisti do filme logo na sua primeira cena, a do aeroporto. As pessoas dando ataques e virando zumbis foi uma das coisas mais ridículas que já vi em um filme inspirado na obra do King. Depois as coisas não melhoram. Os personagens interpretados pelos atores John Cusack e Samuel L. Jackson saem armados de fuzis nas ruas para procurar uma saída naquele apocalipse zumbi. A única diferença de todos os outros filmes nessa linha, que já saturaram, é bom salientar, é que os infectados viram praticamente meras antenas de celulares... é bizarro! Se nos filmes anteriores a origem do mal vinha de algum vírus, etc, agora todos viram zumbis sem alma por causa do aparelho celular! Certo, o King quis criticar as pessoas que ficam viciadas em celular, como se tornassem zumbis, mas não precisva apelar para algo tão banal. Essa é uma premissa boba, débil mental, ridícula, não tem salvação, não sustenta trama nenhuma, nem de livro, nem de filme. Enfim, um filme ruim causado pelo material original igualmente ruim no qual foi inspirado. Um Stephen King péssimo querendo imitar The Walking Dead, mas sem originalidade e sem vergonha na cara.
Pablo Aluísio.
Magnatas do Crime
O filme segue na linha do cinema tipicamente desse diretor. A direção procura o ágil, a edição é toda em cima de uma linguagem mais acelerada. O espectador vai pegando os pedaços de narrativa no ar, procurando sempre fugir do convencional. As cenas de ação não ditam o ritmo do filme, mas quando elas surgem na tela, se tornam o grande atrativo. Dizem que o ator Matthew McConaughey só aceitou fazer o filme se seu personagem se tornasse um traficante especializado apenas em comercializar maconha, porque segundo ele seria uma droga não fatal. E de fato há um diálogo no filme em que ele diz exatamente isso. Bobagem. Seja lá o que for, é um criminoso e era exatamente isso que Guy Ritchie queria para seu filme. E ele conseguiu chegar nisso. Melhor para todos pois é sem dúvida um bom filme.
Magnatas do Crime (The Gentlemen, Estados Unidos, Inglaterra, 2019) Direção: Guy Ritchie / Roteiro: Guy Ritchie, Ivan Atkinson / Elenco: Matthew McConaughey, Charlie Hunnam, Colin Farrell, Hugh Grant, Michelle Dockery, Jeremy Strong / Sinopse: O traficante Michael Pearson (Matthew McConaughey) se torna o maior produtor e vendedor de maconha da Inglaterra e agora deseja vender todos os seus "negócios", só que isso definitivamente não vai ser fácil, gerando uma série de mortes, crimes e violência no meio do caminho.
Pablo Aluísio.
domingo, 26 de julho de 2020
The Crown - Segunda Temporada
É uma das melhores séries inglesas em exibição atualmente. Essa segunda temporada foi exibida na Inglaterra entre os meses de dezembro de 2017 a janeiro de 2018 no canal BBC. A série também ficou disponível, com todas as suas temporadas, no Netflix. São 10 episódios ao total. Praticamente todo o elenco original e a equipe técnica retornaram para essa segunda temporada, com ótima recepção de público e crítica. A história da Rainha Elizabeth II contada com elegância e o devido respeito. Irei publicando aqui nessa postagem, periodicamente, os episódios que for assistindo. Assim vamos aos episódios dessa temporada 2.
The Crown 2.01 - Misadventure
Nesse primeiro episódio ainda temos uma jovem rainha, mas já casada, com filhos e reinando no trono do Reino Unido. Porém os problemas logo surgem no horizonte. Elizabeth II (Claire Foy) decide enviar o marido, o príncipe Philip, Duque de Edinburgh (Matt Smith), para uma longa viagem ao redor do mundo, visitando as nações da comunidade britânica. Enquanto ele navega pelos mares do sul, ela acaba descobrindo algo que vai acabar abalando seu casamento. Na questão política Elizabeth precisa enfrentar um sério problema internacional, com a crise do canal de Suez. O Egito, comandado por um ditador populista, resolve enfrentar os interesses ingleses na região, causando um complicado problema de diplomacia internacional. / The Crown 2.01 - Misadventure (Inglaterra, 2017) Direção: Philip Martin / Roteiro: Peter Morgan / Elenco: Claire Foy, Matt Smith, Vanessa Kirby.
The Crown 2.02 - A Company of Men
O casamento de Elizabeth II (Claire Foy) com Philip, Duque de Edinburgh (Matt Smith) vai de mal a pior e a imprensa britânica e seus tabloides aproveitam o máximo da crise matrimonial para vender muitos exemplares de jornais. E a coisa só piora com o Egito. Os jornais ingleses acusam o primeiro-ministro de falta de habilidade política na questão diplomática durante a crise do canal de Suez. Embora Elizabeth como rainha seja apenas chefe de Estado e não chefe de governo, a crise acaba chegando também na monarquia. E ela, sempre muito preocupada com a imagem da nobreza junto ao povo inglês começa a sentir todo o peso da coroa. / The Crown 2.02 - A Company of Men (Inglaterra, 2017) Direção: Philip Martin / Roteiro: Peter Morgan / Elenco: Claire Foy, Matt Smith, Victoria Hamilton.
The Crown 2.03 - Lisbon
Philip, Duque de Edinburgh (Matt Smith) segue com sua viagem ao redor do mundo. Vai parar até mesmo na Antártida, onde faz um pequeno filme caseiro brincando com pinguins. Só que a aparente alegria e normalidade é rompida quando a imprensa inglesa descobre que seu assistente pessoal vai se divorciar e que o motivo de tudo seria uma carta que revelaria que ele havia sido infiel com sua esposa, participando de "estripulias sexuais" com mulheres, em festinhas envolvendo inclusive o próprio marido da Rainha Elizabeth II (Claire Foy). Um prato cheio para a imprensa marrom, para os tablóides britânicos. Como uma crise se forma a rainha decide se encontrar com seu marido em Lisboa, Portugal, como se fosse um reencontro para a imprensa perceber que tudo estaria bem entre o casal (algo que na intimidade não estava). Um fato curioso desse episódio é mostrar como Philip poderia ser petulante e babaca. Ele pede para sua esposa que ganhe um título real digno de sua posição, assim ele passa a ser um verdadeiro príncipe real (pois não quer ficar abaixo de seu filho de oito anos, vejam que absurdo!). / The Crown 2.03 - Lisbon (Inglaterra, 2017) Direção: Philip Martin / Roteiro: Peter Morgan / Elenco: Claire Foy, Matt Smith, Victoria Hamilton.
The Crown 2.04 - Beryl
Esse episódio é praticamente todo focado na princesa Margaret (Vanessa Kirby). Por baixo de toda a realeza ela se mostra uma pessoa bem infeliz em sua vida pessoal. Geralmente fica bebendo até tarde da madrugada em seu quarto, quebrando os móveis, copos, aquele vexame todo. Seu relacionamento com um nobre de segunda linhagem não dá certo e ela se vê novamente sozinha e triste. Isso muda um pouco quando ela conhece um fotógrafo que a seduz. A convence a ir em seu estúdio tirar algumas fotos mais ousadas e ela fica caidinha por seu charme, mal sabendo que o tal sujeito tinha outras intenções, nada nobres. No fundo ele só queria mesmo vender suas fotos para os jornais de Londres. Bom episódio, com destaque para o talento da atriz Vanessa Kirby. Além de ser muito parecida com a Margaret em sua idade, ela também esbanja charme e capacidade dramática. Palmas para seu trabalho. / The Crown 2.04 - Beryl (Inglaterra 2017) Direção: Benjamin Caron / Roteiro: Peter Morgan, Amy Jenkins / Elenco: Claire Foy, Matt Smith, Vanessa Kirby.
The Crown 2.05 - Marionettes
Até mesmo a monarquia inglesa precisou rebolar um pouco para sobreviver. Nesse episódio temos a curiosa figura do Lord Altrincham. Ele era um nobre que começou a atacar de forma violenta a rainha em seu pequeno jornal. Criticou tudo, desde o jeito pouco natural da rainha, passando até mesmo por sua voz, considerada irritante demais. E seus ataques começaram a surtir efeito, criando um alvoroço na Inglaterra da época. E a rainha Elizabeth II decidiu encontrá-lo pessoalmente para discutir essas questões delicadas. No encontro - na melhor cena do episódio - o Lord então expôs tudo o que achava da rainha e ela, mesmo bem contrariada, decidiu até mesmo acatar várias das sugestões. Isso deu origem às famosas mensagens de natal, gravadas pela monarca para ser exibidas na TV inglesa. A primeira foi exibida no ano de 1958. Ela também abriu as portas dos palácios reais para visitantes, pessoas comuns, criando assim um vínculo maior com a classe trabalhadora de sua nação. Ótimo episódio da série, com 1 hora de duração, um pouco maior do que a média habitual. / The Crown 2.05 - Marionettes (Inglaterra, 2017) Direção: Philippa Lowthorpe / Roteiro: Peter Morgan / Elenco: Claire Foy, Matt Smith, Victoria Hamilton.
The Crown 2.06 - Vergangenheit
Que episódio ótimo! Aqui o tema é mais do que delicado na história da família real inglesa. Historiadores descobrem arquivos confidenciais. Neles são encontradas cartas e telegramas enviados pelo Duque de Windsor para o alto comando nazista. Isso mesmo, o tio da rainha Elizabeth II, o irmão do rei, foi na realidade um traidor, um sujeito que tinha ligações embaraçosas com o nazismo. E isso tudo acontece quando o próprio Duque de Windsor resolve voltar a Londres com o objetivo de arranjar um cargo no império. Afinal ele já não suporta mais a vida de tédio ao lado de sua esposa. Só que o tiro sai pela culatra. A rainha chocada com as revelações vai até um antigo assessor de seu pai que lhe conta tudo. O Duque não apenas traiu a confiança do rei, como também incentivou Hitler a bombardear Londres para assim surgir um tratado de paz entre as duas nações. Um ato de traição absurdo! No final do episódio várias fotos reais do Duque ao lado de Hitler e nazistas conhecidos fecham a questão de forma definitiva. Outro aspecto interessante desse episódio é que ele mostra a visita do pastor americano Billy Graham na Inglaterra. Ele faz grande sucesso e desperta a curiosidade da rainha. O problema é que ela não pode se envolver muito, pois ela própria é a chefe da Igreja Anglicana. E essa é a religião oficial das nações britânicas. Enfim, uma situação mais do que delicada. / The Crown 2.06 - Vergangenheit (Inglaterra, 2017) Direção: Philippa Lowthorpe / Roteiro: Peter Morgan, Peter Morgan / Elenco: Claire Foy, Matt Smith, Victoria Hamilton, Jared Harris.
The Crown 2.07 - Matrimonium
Outro episódio centrado na irmã de Elizabeth, a princesa Margaret (Vanessa Kirby). Ela recebe uma carta de seu antigo amor, o capitão que foi prestar serviços ao redor do mundo. Ele escreve lhe dizendo que está apaixonado por outro mulher, bem mais jovem, e que pretende se casar com ela. Margaret fica decepcionada, mas parte para outra. Ela decide se casar com o fotógrafo Tony Armstrong-Jones (Matthew Goode). Ela não sabe, mas definitivamente é uma péssima escolha. Elizabeth descobre através do serviço secreto que ele tem três amantes, uma delas está grávida e que de tempos em tempos também gosta de se relacionar com homens, ou seja, é bissexual. A rainha até pensa em contar tudo para Margaret, mas no último segundo recua. Deixa ela se casar mesmo, afinal é uma escolha da irmã e ela pretende respeitar isso. E o episódio finaliza com o grande casamento de Margaret, algo que terá vários desdobramentos que nos episódios que virão. / The Crown 2.07 - Matrimonium (Inglaterra, 2017) Direção: Benjamin Caron / Roteiro: Peter Morgan / Elenco: Claire Foy, Matt Smith, Vanessa Kirby.
The Crown 2.08 - Dear Mrs. Kennedy
Esse episódio é por demais interessante. Ele mostra a visita do presidente John Kennedy e sua esposa Jacqueline Kennedy a Londres. Inicialmente eles causam grande impacto na mídia quando vão a Paris. A rainha Elizabeth fica impressionada com o estilo da primeira-dama e seu impacto na imprensa. Porém quando o casal chega a Londres o brilho é substituído por um comportamento não tão adequado de Jackie. Durante um jantar ela fala coisas negativas da rainha e do palácio de Buckingham, que chega a comparar a um velho hotel, cafona e mofado. Elizabeth II fica chocada quando sabe disso. E para talvez contrabalancear todo esse impacto na imprensa mundial do casal JFK, ela decide visitar Gana, um país africano que tem um novo líder que quer transformar sua nação em socialista, saindo da comunidade britânica de nações. Elizabeth, mesmo contra o conselho do primeiro-ministro, vai até a África e pasmem, chega a dançar com o presidente daquele país. Achei muito bom esse episódio, até porque seu roteiro demole um pouco aquela imagem de mulher impecável que Jackie Kennedy sempre teve. Pois é, ela não era tão inteligente, nem tão educada e elegante como se dizia na época. / The Crown 2.08 - Dear Mrs. Kennedy (Inglaterra, 2017) Direção: Stephen Daldry / Roteiro: Peter Morgan / Elenco: Claire Foy, Matt Smith, Victoria Hamilton.
The Crown 2.09 - Paterfamilias
Cheguei na conclusão que essa série simplesmente não tem episódios ruins. Aqui nesse nono da segunda temporada os holofotes são focados no príncipe Charles e em seu pai Philip. A rainha deseja matricular o filho em um colégio de elite, o Eton College. Já o pai quer que ele seja enviado para a escola Gordonstoun, na Escócia, onde ele mesmo estudou quando garoto. O lugar é barra pesada e exige muito dos alunos. Charles passa por inúmeros sufocos. Ele não consegue dar conta. E em um longo flashback também acompanhamos os anos de formação de Philip por lá. Um episódio muito, muito bom e também bastante esclarecedor sobre a vida escolar de Charles, algo que ele anos depois iria definiir como "um verdadeiro inferno!". / The Crown 2.09 - Paterfamilias (Inglaterra, 2017) Direção: Stephen Daldry / Roteiro: Peter Morgan, Tom Edge / Elenco: Claire Foy, Matt Smith, Finn Elliot.
The Crown 2.10 - Mystery Man
A Rainha Elizabeth II está grávida de novo. O que era para ser um momento de pura felicidade acaba se revelando um tempo de muitos problemas para ela. O pior deles é saber que o próprio marido pode ser o "homem misterioso" que aparece em uma foto que foi publicado em um jornal de Londres. Essa foto foi tirada em uma festa promovida por um osteopata. O problema é que no mesmo quadro se encontra uma prostituta e um espião russo. Imaginem o tamanho do escândalo. A monarca, como era de se esperar, fica bem decepcionada com tudo. Muitas vezes ela fez vista grossa para os absurdos atos do Duque de Edinburgh, mas dessa vez ele parece ter ido longe demais. Esse foi o último episódio dessa segunda temporada. Achei um pouco abaixo da média, mas isso não quer dizer que seja ruim. Até agora simplesmente não assisti a nenhum episódio ruim dessa ótima série. Espero que isso seja exatamente o que irei encontrar na próxima temporada. / The Crown 2.10 - Mystery Man (Inglaterra, 2017) Direção: Benjamin Caron / Roteiro: Peter Morgan / Elenco: Claire Foy, Matt Smith, Vanessa Kirby.
Pablo Aluísio.
sábado, 25 de julho de 2020
Downton Abbey - Sexta Temporada
Downton Abbey - Sexta Temporada
Essa é a sexta e última temporada da série "Downton Abbey". Foi exibida originalmente na Inglaterra entre os meses de setembro a dezembro de 2015. Como sempre, foram produzidos nove episódios, sendo que o último levou uma denominação especial, chamado de "Christmas Special". Curiosamente foi o único episódio de toda a série que ganhou um título próprio pois todos os demais eram apenas denominados por seu número, como por exemplo "Episode #6.7", "Episode #6.8", etc. Apesar de ainda manter um excelente índice de audiência na Europa, a série foi cancelada por dois motivos principais. O custo de produção, por ser uma série de época, era elevado. Além disso havia planos para que a série migrasse para o cinema, para quem sabe um dia se tornar uma nova franquia de filmes. Assim ficamos por aqui. Ainda faltam alguns episódios que irei comentar assim que assistir. Segue abaixo reviews dos episódios já assistidos.
Downton Abbey 6.01
A série enfrentou problemas de bastidores para a produção dessa sexta temporada. Com um elenco enorme os produtores tiveram que negociar o cachê de cada ator. E isso foi demorado, afinal qualquer ator ou atriz que não voltasse para a nova temporada iria prejudicar e muito a sequência do programa. E se fosse de um personagem principal então, a série estaria cancelada. De qualquer modo acertado tudo o elenco original retornou, com todos esses ótimos profissionais. Nesse primeiro episódio dois aspectos predominam na história. O passado de Lady Mary a alcança quando um visitante indesejado entrega um ultimato para ela, uma óbvia chantagem em troca de dinheiro. Pague ou será tudo revelado. Além disso as notícias sobre o funcionamento do Hospital de Downton colocam Violet em pé de guerra, inclusive contra sua própria nora. / Downton Abbey 6.01 (Inglaterra, 2015) Direção: Minkie Spiro / Roteiro: Julian Fellowes / Elenco: Hugh Bonneville, Laura Carmichael, Jim Carter.
Downton Abbey 6.02
Segundo episódio da última temporada dessa ótima série inglesa. Nesse aqui vamos percebendo como a velha aristocracia vai entrando em crise. A grande mansão vizinha a Downton Abbey vai à leilão. Era de uma antiga e tradficional família que encontrou seu ocaso. É o fim de uma era, dos antigos casarões da nobreza britânica. Velhos costumes porém ainda são usados por quem resiste, como a nobre e antiga caça à raposa, aqui recriada em uma cena muito bem produzida, nos menores detalhes. Enquanto isso os boatos correm solta, um deles dizendo que a maioria dos empregados de Abbey vão ser demitidos nas próximas semanas, gerando um clima de tensão entre os trabalhadores da velha mansão. Outro ponto digno de nota é a chantagem e extorsão que a filha do duque sofre. Ela era camareira de um hotel em Londres e tem um segredo a revelar. Para ficar quieta exige uma boa soma de dinheiro. / Downton Abbey 6.02 (Inglaterra, 2015) Direção: Minkie Spiro / Roteiro: Julian Fellowes / Elenco: Hugh Bonneville, Laura Carmichael, Jim Carter.
Downton Abbey 6.04
O bom e velho mordomo Charles Carson está de volta à mansão, depois de curtir uma merecida lua de mel com sua nova esposa. E seu retorno é bem-vindo pois coisas estranhas começam a acontecer com os empregados. Anna Bates passa mal, mas esconde qual seria sua verdadeira doença. Ela então pede a filha do duque, Lady Mary Crawley, a leve escondida até Londres para passar por exames. Tudo é escondido do marido, para não criar maiores problemas. Já Daisy decide ser ousada e pede pessoalmente para Lady Edith Crawley que interceda junto ao marido para deixar o pai de seu namorado continuar a residir na antiga fazenda onde ele mora. Por fim uma antiga empregada, agora casada com um homem da elite, volta até Downton Abbey para um jantar. A mobilidade social na época era muito restrita e por isso sua presença causa espanto e admiração entre todos os convidados. / Downton Abbey 6.04 (Inglaterra, 2015) Direção: Minkie Spiro / Roteiro: Julian Fellowes / Elenco: Hugh Bonneville, Laura Carmichael, Jim Carter.
Downton Abbey 6.05
Esse episódio é bem marcante. O ministro da saúde faz uma série de visitas no norte da Inglaterra e é convidado (quer dizer, meio chantageado) a comparecer um jantar em Downton Abbey por Violet Crawley (Maggie Smith). Ela quer, de todo jeito, seu apoio na questão envolvendo o hospital da região. Uma complicada rixa que mantém com a sua nora, Cora Crawley (Elizabeth McGovern). A tensão vai aumentando na mesa e o Robert Crawley tem um ataque, vomitando sangue por cima dos talheres e pratos refinados! Um Horror! Socorrido às pressas, é levado até o hospital, onde passa por uma delicada cirurgia. Antes de tudo isso acontecer o episódio ainda passeia por temas secundários, como a descoberta do mordomo Carson (Jim Carter), que para sua surpresa descobre que sua esposa não sabe cozinhar. E o que dirá do lacaio que querendo aprender sobre criação de porcos acaba confessando que não sabe ler? Pois é, bom episódio, pelo ataque do conde no jantar, certamente é um dos mais marcantes dessa temporada. / Downton Abbey 6.05 (Inglaterra, 2015) Direção: Michael Engler / Roteiro: Julian Fellowes / Elenco: Hugh Bonneville, Laura Carmichael, Jim Carter.
Downton Abbey 6.06
Esse episódio é bem divertido. Aqui a mansão é aberta para visitação pública pela primeria vez. A família precisa de dinheiro e esse seria um jeito fácil de arrecadar fundos. Só que a visita acaba virando um caos pois muitos moradores da região vão visitar a casa por dentro. Mera curiosidade dos locais. E imagine toda essa gente andando pelas salas da mansão sem um guia adequado ou pessoas mais informadas sobre a história de Downton Abbey. Deu até um pouquinho de vergonha alheia vendo os próprios familiares sem ter muita noção dos quadros, dos lugares históricos do lugar onde moram. Será que nunca leram um dos livros da biblioteca? Pelo visto, não! E o que pensar quando um garotinho invadiu, sem pedir permissão, o quarto do conde, ali se recuperando de um problema de saúde? De qualquer maneira não deixou de ser um dos episódios mais divertidos da série. / Downton Abbey 6.06(Inglaterra, 2015) Direção: Michael Engler / Roteiro: Julian Fellowes / Elenco: Hugh Bonneville, Laura Carmichael, Jim Carter.
Downton Abbey 6.07
Lady Mary tem um novo namorado. E ele é um piloto de carros de corrida. E toda a sua família vai a um grande prêmio de alta velocidade, mas o que deveria ser um programa agradável acaba em tragédia quando o carro de um dos pilotos pega fogo. Lady Mary fica tão abalada com tudo que resolve terminar o namoro com o piloto. Ela não tem qualquer problemas com ele, mas acredita que não tem o direito de pedir que ele largue o volante. Assim decide que não dariam certo mesmo, pois possuem estilos de vidas bem diferentes. Ela termina tudo por telefone. Esse episódio é muito bom, bem movimentado e tem uma ótima cena com todos aqueles carros antigos, todos restaurados e parecendo novinhos em folha. Peças de colecionadores mesmo! Parabéns para a produção da série que conseguiu reunir todas essas bonitas máquinas do passado. / Downton Abbey 6.07 - Episode #6.7 (Inglaterra, 2015) Direção: David Evans / Roteiro: Julian Fellowes / Elenco: Hugh Bonneville, Laura Carmichael, Jim Carter.
Downton Abbey 6.08
Lady Mary e sua irmã Lady Edith precisam encontrar um rumo em suas vidas pessoais. Edith está noiva e seu pretendente agora é um marquês. Só que ela ainda precisa contar a ele que já é mãe de uma garotinha, fruto de um caso do passado. E antes que possa contar tudo, Lady Mary em um jantar conta o segredo de Edith para ele. O choque é completo. Dentro dos padrões morais daquela época isso era uma coisa séria a se considerar. O casamento assim chega ao fim, ou melhor dizendo, os planos de casamento. As duas irmãs brigam e Lady Mary recebe a visita da avó que lhe aconselha a segur seu coração. Se ela ama o piloto de corridas, mesmo ele sendo uma pessoa de poucas posses, então deve se casar com ele. E é justamente nesse episódio que Lady Mary finalmente se casa. Esse é o penúltimo episódio da série, que agora caminha para o seu final após longos anos de exibição e sucesso na TV britânica. / Downton Abbey 6.08 - Episode #6.8 (Estados Unidos, 2015) Direção: David Evans / Roteiro: Julian Fellowes / Elenco: Hugh Bonneville, Laura Carmichael, Jim Carter.
Downton Abbey 6.09 - Christmas Special
E assim, após seis temporadas, finalmente a série "Downton Abbey" chega ao seu final. E o que acontece no final da série? Bom, o principal acontecimento é o casamento de Lady Edith Crawley, A mãe de seu noivo não vê com bons olhos o casamento com uma mãe solteira, mas depois de algum tempo acaba cedendo. O casamento é realizado com sucesso. Entre os criados vários acontecimentos interessantes, entre eles o fim da carreira de Charles Carson como mordomo da mansão. Os sintomas de Mal Parkinson se tornam mais evidentes, fazendo com que ele tenha dificuldades até mesmo de encher uma taça de vinho. Ele pede demissão ao conde, mas seu pedido é recusado em consideração aos anos em que ele serviu na casa. Acaba-se optando por recontratar Thomas Barrow como o novo mordomo, ficando Carson como uma espécie de gerente da propriedade. E John Bates, quem diria, se torna pai. Sua esposa dá a luz no quarto de Lady Mary Crawley. A cena final da série se passa na noite da virada de ano novo, com todos os personagens celebrando a chegada de mais um ano na mansão. Final que chegou até mesmo a emocionar esse fã de longa data da série. Deixo aqui minhas sinceras palmas para "Downton Abbey" que sem dúvida deixará saudades em quem assistiu a essa ótima série por todos esses anos. / Downton Abbey 6.09 - Christmas Special (Estados Unidos, 2015) Direção: Michael Engler / Roteiro: Julian Fellowes / Elenco: Hugh Bonneville, Laura Carmichael, Jim Carter.
Pablo Aluísio.
sexta-feira, 24 de julho de 2020
Downton Abbey - Quinta Temporada
Essa quinta temporada da série "Downton Abbey" foi exibida entre os meses de setembro a dezembro de 2014. No total foram produzidos e exibidos nove episódios. Fica evidente desde os primeiros momentos que a mesma qualidade, diria até cinematográfica, está novamente presente, tamanho o capricho de todos os envolvidos. Como se trata de uma série com roteiros e tramas sequenciais é necessário ao espectador que queira assistir a série trilhar todo o caminho desde o começo até o fim, assistindo a toda a série em sequência cronológica. Na Inglaterra e Estados Unidos a série foi também lançada em uma bela coleção de DVDs. Assim fica bem mais fácil conhecer esse ótimo programa. Abaixo seguem comentários dos episódios dessa quinta temporada.
Downton Abbey 5.01
Estou começando a assistir a quinta temporada de uma de minhas séries preferidas, "Downton Abbey". Os roteiros começam a explorar as mudanças pelas quais passa a sociedade inglesa da época. Pela primeira vez na história o Partido Trabalhista consegue eleger o Primeiro-Ministro e isso acaba mudando os paradigmas daquela estratificada sociedade. Isso obviamente se analisando sob um ponto de vista geral, mais amplo. Dentro do microcosmo que reflete os moradores e empregados de Downton Abbey também já se nota certas mudanças significativas de comportamento, sejam elas políticas ou sociais (escandalosas, para ser mais específico). Quando moradores da vila local decidem eleger o representante do novo comitê que irá erguer um monumento em homenagem aos mortos da Primeira Guerra Mundial, todos pensam que tal honraria será concedida ao Conde de Grantham (Hugh Bonneville), mas acabam se surpreendendo ao descobrirem que seu mordomo, Charles Carson (Jim Carter), é que foi o escolhido! Um reflexo dos novos tempos. Apesar de ser apenas o mordomo da mansão, Carson é muito respeitado por todos os moradores que o admiram em seu modo de ser, honesto, disciplinado e íntegro. Enquanto ele se eleva no conceito geral, a nobreza desce a ladeira da falta de elegância e boa finesse. A nobre Lady Shackleton (Harriet Walter) resolve levar um dos valetes da mansão para a cama, causando um grande mal estar e constrangimento em todos. O escândalo só não se torna maior porque ambos acabam sendo pegos no flagra pelo Conde em um momento particularmente tumultuado, quando um dos quartos da mansão pega fogo, causando grande alvoroço entre todos. Lady Edith Crawley (Laura Carmichael), deprimida e abalada após deixar sua filha sob cuidados de uma família mais humilde da região, tudo para evitar um escândalo pelo fato dela ser mãe solteira, acaba deixando uma carta pegar fogo perto de sua lareira, causando a destruição de seu próprio quarto com o fogo acidental. Pelo visto um título de nobreza não é suficiente por si só para garantir um grande caráter. / Downton Abbey 5.1 (Inglaterra, 2014) Direção: Catherine Morshead / Roteiro: Julian Fellowes / Elenco: Hugh Bonneville, Laura Carmichael, Jim Carter, Harriet Walter, Elizabeth McGovern, Maggie Smith.
Downton Abbey 5.02
Esse episódio em particular é bem curioso porque ele mostra o impacto das primeiras invenções tecnológicas dentro da vida doméstica dos ingleses. Como se sabe o enredo de "Downton Abbey" se passa no começo do século XX e naqueles tempos a grande novidade era o rádio! Por ele se podia ouvir música, notícias e até mesmo peças teatrais adaptadas para o novo meio. Era considerado um grande avanço para a sociedade que mal havia saído ainda da era vitoriana. Assim ter um rádio em Downton Abbey passa a ser o sonho da sobrinha de Robert Crawley (Hugh Bonneville), apesar da forte aversão e resistência dele. Em sua opinião o rádio seria uma moda passageira que não teria muito futuro (mal sabia ele que na esteira do rádio viria também a TV e todo o mundo de pura tecnologia que conhecemos hoje em dia com Internet, etc). Pois bem, o conservador nobre só muda sua opinião quando descobre que o próprio rei George V irá falar pela primeira vez à Inglaterra usando justamente uma transmissão radiofônica. Sem outra saída, ele acaba comprando um aparelho para a centenária mansão. Outro problema que Crawley precisa resolver é determinar a exata localização onde será erguido um monumento em homenagem aos mortos da Primeira Guerra Mundial. Para isso ele terá que contar com a sempre preciosa colaboração de seu mordomo, Charles Carson (Jim Carter), que inclusive não anda concordando muito com ele sobre isso. Por fim eu destaco uma cena em particular desse episódio quando Anna Bates (Joanne Froggatt) vai até uma mercearia local em busca de alguma substância anticonceptiva. A pressão social era tamanha sobre a mulher naquela época que ela mais parecia estar comprando algo extremamente proibitivo, desonroso até! Os tempos realmente mudaram muito e os costumes também. / Downton Abbey 5.02 - Episode #5.2 (Inglaterra, 2014) Direção: Catherine Morshead / Roteiro: Julian Fellowes / Elenco: Hugh Bonneville, Laura Carmichael, Jim Carter.
Downton Abbey 5.03
Os investigadores começam a chegar cada vez mais perto de John Bates (Brendan Coyle). Como foi visto em episódios anteriores ele resolveu acertar as contas com um vassalo de um dos nobres que teria se hospedado em Downton Abbey. Tudo porque esse sujeito supostamente teria estuprado Anna Bates (Joanne Froggatt), sua mulher. Os roteiristas porém preferem deixar tudo em suspense, nunca deixando claro se Bates teria ou não matado realmente o criminoso. Enquanto isso a mansão se prepara para receber nobres russos que teriam sido expulsos de seu país após a revolução comunista. Esse jantar acaba reservando uma incrível surpresa para Violet Crawley, a Condessa de Grantham (Maggie Smith). Quando jovem ela esteve na corte do Czar Alexandre e lá teria tido um breve flerte com um príncipe russo. E agora, tantos anos depois daquele encontro marcante, eis que ambos se reencontram em Downton Abbey. E velhos romances não parecem ser a única preocupação de Violet. Sua neta, Lady Mary Crawley (Michelle Dockery), foi vista saindo de um hotel em Liverpool em companhia de um homem! Um verdadeiro escândalo para aqueles tempos conservadores. O pior para a Condessa é saber que foi o seu próprio mordomo quem presenciou tudo! Essa saia justa acaba rendendo uma ótima cena entre ambos onde a malícia parece soterrada sobre rios de etiqueta social - tudo muito divertido, de uma forma bem sutil e inteligente. Por fim Mrs. Patmore (Lesley Nicol) pede a Charles Carson (Jim Carter) que o nome de seu sobrinho seja incluído na lista dos heróis de guerra que farão parte do monumento que será erguido pelo Conde de Grantham na praça central do vilarejo. O problema é que ele foi um covarde que fugiu do campo de batalha enquanto seus companheiros de farda lutavam com bravura. Será que conseguirá mesmo incluir seu nome na lista dos soldados ingleses mortos na I Guerra Mundial? Algo bem complicado... / Downton Abbey 5.03 - Episode #5.3 (Inglaterra, 2014) Direção: Catherine Morshead / Roteiro: Julian Fellowes / Elenco: Hugh Bonneville, Laura Carmichael, Jim Carter.
Downton Abbey 5.04
Esse episódio é interessante porque ele mostra o choque de ideologias que já se tornava comum dentro da rígida sociedade inglesa. De um lado os valores tradicionais e conservadores do Conde de Grantham (Hugh Bonneville) e do outro todo o arcabouço teórico do socialismo de Marx. Durante um jantar refinado essa contradição de ideias vem à tona, com discussões e acessos de raiva do Conde, que se sente imediatamente ameaçado pela forma de pensar de uma das convidadas, uma jovem com ideias esquerdistas. Entre os criados o segredo de Thomas Barrow (Rob James-Collier) começa a ficar óbvio. Esse personagem sempre desempenhou o papel de pequeno patife dentro da mansão, criando intrigas e rivalidades entre os empregados. Agora porém a sua situação é bem mais complicada pois ele está viciado em morfina, uma droga de prescrição médica que começava a se tornar popular entre os mais jovens. Já entre as filhas da condessa tudo vai ficando mais emocionalmente instável. Lady Mary Crawley (Michelle Dockery) passou a noite com um de seus velhos flertes, mas não está disposta a assumir nada sério com ele. Era o começo da libertação sexual das mulheres, onde elas também começavam a exercer seu direito a ter romances fugazes, com sexo casual sem culpa ou remorso. Enquanto Mary não quer criar laços emocionais com ninguém, sua irmã, Lady Edith Crawley (Laura Carmichael), sofre por causa da garotinha que na verdade é sua filha. Para fugir do escândalo social ela deu a criança para ser criada por um humilde casal. Agora se torna inconveninte ao ir todos os dias na casa deles. "Downton Abbey" é uma daquelas séries britânicas com muito estilo e elegância. Ótima pedida para quem estiver em busca de um entretenimento ao velho estilo. Sinal de bom gosto, acima de tudo. / Downton Abbey 5.04 - Episode #5.4 (Inglaterra, 2014) Direção: Minkie Spiro / Roteiro: Julian Fellowes / Elenco: Hugh Bonneville, Laura Carmichael, Jim Carter, Michelle Dockery, Rob James-Collier, Elizabeth McGovern, Maggie Smith.
Downton Abbey 5.05
Tudo tem limites. Desde que sua esposa conheceu um colecionador de artes, de quadros raros e valiosos, Robert Crawley, Lord de Grantham (Hugh Bonneville), anda desconfiado da aproximação de ambos. Não é para menos. Simon Bricker (Richard E. Grant) está realmente apaixonado por Cora Crawley (Elizabeth McGovern). Uma situação no mínimo bem delicada. O pior acontece logo depois. Após encurtar uma viagem de negócios, o Lord chega em Downton Abbey uma noite antes do previsto e o que ele encontra? Sim, sua própria esposa dentro de seu quarto ao lado de Simon. Diante disso não há fleuma britânica que resista! Esse é aquele tipo de situação que não pode ser resolvida por meios, digamos, diplomáticos, mas sim com punhos erguidos, como se fossem meros plebeus em um pub. Até a nobreza precisa descer do saldo alto de vez em quando... Enquanto o Lord e seu opositor rolam pelo chão do quarto tentando resolver suas questões pessoais, a polícia vai fechando o cerco contra o casal Bates. John Bates (Brendan Coyle) vai se tornando o principal suspeito de um crime, não apenas por já ter ficha criminal, mas também por ter tido desavenças com o lacaio de um Lord que se hospedou em Downton Abbey e que depois foi encontrado assassinado. Por fim um romance começa a nascer entre Lady Rose MacClare (Lily James) e um jovem alto e bonito chamado Atticus Aldridge (Matt Barber). De origem russa sua família se mudou para a Inglaterra para fugir da perseguição contra judeus nos tempos do czar. De um simples flerte tudo caminha para algo a mais entre eles. Afinal o amor é lindo. / Downton Abbey 5.05 - Episode #5.5 (Inglaterra, 2014) Direção: Minkie Spiro / Roteiro: Julian Fellowes / Elenco: Hugh Bonneville, Laura Carmichael, Jim Carter.
Downton Abbey 5.07
Cora Crawley (Elizabeth McGovern) descobre que sua filha escondeu uma criança por anos. Ela tinha vergonha da reação da sociedade ao saber que havia ficado grávida sem ser casada. Pior para Cora é saber que tudo lhe foi escondido pela própria mãe, Violet (Maggie Smith). Apesar das mágoas Cora está decidida a resolver esse problema. Ela vai a Londres e encontra a filha Edith (Laura Carmichael). Sua neta deve ser levada para Downton Abbey onde será criada como se fosse sua filha (e ela realmente é). Enquanto isso o Conde de Grantham (Hugh Bonneville) fica desolado quando descobre que sua cadela de estimação tem poucas horas de vida pois está com câncer. Já entre os criados a fofoca come solta. Anna Bates (Joanne Froggatt) viu a filha de Edith na estação de trem e ficou intrigada. Ela deseja ir morar com seu marido John (Brendan Coyle) quando se aposentarem, em uma pequena casa que compraram. A ideia parece ótima. Já Violet Crawley (Maggie Smith) fica desolada ao saber que sua melhor amiga vai se casar e que provavelmente a deixará sozinha nas tardes de chá em sua bela casa. A vida, mesmo para elas, precisa seguir em frente. / Downton Abbey 5.07 - Episode #5.7 (EUA, 2014) Direção: Philip John / Roteiro: Julian Fellowes / Elenco: Hugh Bonneville, Laura Carmichael, Jim Carter.
Downton Abbey 5.08
Esse é o episódio do casamento de Lady Rose MacClare (Lily James) e Atticus Aldridge (Matt Barber). Problemas? Muitos deles. Os pais do rapaz não gostam da noiva. Há uma barreira entre as duas famílias também. Uma é de origem judaica, a outra não! Isso dá margem a uma série de questões que colocam em risco o sucesso desse matrimônio. Mães judias são bem conhecidas por quererem impor seu ponto de vista de todas as formas e isso acontece aqui também. Tudo vira pretexto para uma série de preconceitos envolvendo cristãos e judeus. Uma pena que uma questão que deveria ser meramente religiosa acaba minando a felicidade de dois jovens que apenas querem viver juntos. Outro bom momento desse episódio é a prisão de Anna Bates (Joanne Froggatt). Há tempos a polícia vinha investigando, principalmente baseado nas suspeitas de que o criado assassinado teria estuprado Anna no passado. Teria havia uma vingança depois desse crime? É bem possível. Outro acontecimento que chega ao fim nesse episódio, após ter sido explorado por várias semanas, é a inauguração do monumento aos mortos da I Guerra Mundial, algo que foi muito discutido, muito debatido, principalmente em relação aos nomes que iriam constar em sua placa principal. Por fim, Violet Crawley, a condessa de Grantham, personagem maravilhosamente interpretada pela atriz Maggie Smith, recebe a proposta de casamento de um príncipe russo. Afinal não há idade para o amor. / Downton Abbey - Episode 5.8 (Inglaterra, 2014) Direção: Michael Engler / Roteiro: Julian Fellowes / Elenco: Hugh Bonneville, Laura Carmichael, Jim Carter, Michelle Dockery, Lily James, Elizabeth McGovern.
Pablo Aluísio.
Downton Abbey - Quarta Temporada
Essa quarta temporada da série "Downton Abbey" foi exibida originalmente na Inglaterra entre os meses de setembro a dezembro de 2013. No total foram produzidos e exibidos nove episódios. Eu acompanho a série desde sua primeira temporada, mas só comecei mesmo a escrever resenhas sobre seus episódios a partir dessa quarta temporada. Estão aqui compiladas os textos que escrevi na ocasião. É interessante ressaltar que apesar de não ser muito conhecida no Brasil, "Downton Abbey" foi um grande sucesso de audiência na Europa. No total a série contou com seis temporadas, sendo ainda produzidos um especial de natal e um longa-metragem para o cinema. Aos poucos irei comentar sobre cada um deles. Segue abaixo os textos sobre episódios dessa temporada em questão.
Downton Abbey 4.07
O conde de Grantham (Hugh Bonneville) precisa viajar aos Estados Unidos a negócios, algo que não lhe agrada em nada, afinal os americanos não possuem a sofisticação necessária e nem a civilidade adequada para um nobre inglês como ele. Para piorar ele terá que abrir mão de seu valete pessoal, John Bates (Brendan Coyle), pois sua esposa Anna (Joanne Froggatt) está passando por um período depressivo após ser estuprada violentamente. Bates ainda não conhece a identidade do criminoso pois Anna resiste a dizer quem foi o autor do crime, com medo que Bates o mate sumariamente. Enquanto isso a grande matriarca, condessa de Grantham (interpretada pela maravilhosa Maggie Smith), passa subitamente mal. Ao que tudo indica está com sinais de uma pneumonia. Para cuidar dela nesse período de enfermidade se voluntaria Isobel Crawley (Penelope Wilton). Quem acompanha Downton Abbey sabe que ambas mantém uma amizade sui generis, baseada também em pequenas farpas trocadas entre elas. Muito divertida essa convivência "forçada". Entre as filhas do clã Grantham o episódio também traz novidades. Lady Edith Crawley (Laura Carmichael) está grávida! Com receio da reação escandalosa de sua tradicional família resolve fazer algo impensado e condenável, um aborto em uma clínica clandestina em Londres, algo que se vier a público se transformará em sua ruína social. Já em relação a Lady Rose MacClare (Lily James) as coisas parecem melhorar bastante. Ela está aos poucos superando o luto pela morte de seu jovem marido, agora se dedicando a transformar Downton Abbey em uma propriedade mais produtiva. Entre elas está a criação de porcos de raça, o que dará origem a uma das cenas mais engraçadas da série. O episódio finaliza com um olhar incisivo de Bates (Brendan Coyle) sobre o valete de um Lord inglês que está de visita em Downton. Pelo visto ele agora juntou todas as peças do crime cometido contra sua esposa. O próximo episódio trará a conclusão do mistério. Não preciso elogiar "Downton Abbey". Essa série britânica é charmosa, sofisticada e elegante. Um primor televisivo que resgata uma era de muito estilo dentro da história da Inglaterra. Um prazer semanal que poucos estão dispostos a abrir mão no horário nobre, com toda razão aliás. / Downton Abbey 4.07 (Inglaterra, 2013) Direção: Edward Hall / Roteiro: Julian Fellowes / Elenco: Hugh Bonneville, Laura Carmichael, Jim Carter.
Downton Abbey 4.08
Nos episódios anteriores John Bates (Brendan Coyle) foi unindo as peças sobre o que teria acontecido com sua esposa e quem a teria estuprado. Agora ele já tem certeza do autor do crime, o valete Green (Nigel Harman). Como quem não quer nada pede licença em Downton e faz uma suposta viagem de negócios até York, onde aliás reside Lord Gillingham, patrão de Green. No outro dia todos em Downton descobrem que Green está morto! Coincidência ou não? Teria Bates algo a ver com sua morte? Antes disso acontecer Anna (Joanne Froggatt) havia pedido a Lady Mary Crawley (Michelle Dockery) que ela falasse com Lord Gillingham para que seu empregado Green jamais colocasse novamente os pés na mansão. As coisas aos poucos vão se conectando, deixado todos surpresos com o desenrolar dos fatos. Enquanto isso a condessa Grantham se diverte organizando o bazar anual de Downton, uma festa para os moradores da região, uma forma de confraternizar com toda a comunidade. Muita diversão, música e atrações, uma tipo de feira festiva que sempre foi muito popular na Inglaterra. Para completar o ciclo narrativo do episódio Violet Crawley (Maggie Smith) descobre o que há por trás da misteriosa viagem que sua neta planeja na Suíça - ela está grávida e tenciona ter a criança no exterior a colocando para adotar por lá mesmo, evitando assim um escândalo dentro da moralista sociedade britânica. / Downton Abbey 4.08 (Inglaterra, 2013) Direção: Edward Hall / Roteiro: Julian Fellowes / Elenco: Hugh Bonneville, Laura Carmichael, Jim Carter.
Downton Abbey 4.09 - The London Season - Parte 1
Já é tradicional na série inglesa Downton Abbey a realização de um especial de natal no final de cada temporada. São episódios de longa duração, com 90 minutos. Na TV britânica o especial é exibido na íntegra, mas em outras emissoras da Europa e Estados Unidos ele é dividido em duas partes. Aqui o Conde de Grantham (Hugh Bonneville) é convidado para uma festa na própria corte britânica, com a presença do rei e rainha da Inglaterra. Por esse aspecto em sua trama esse episódio é um dos mais bem produzidos de toda a série, com direito a cenas filmadas dentro do próprio Palácio de Buckingham. Além disso os londrinos também vão reconhecer várias locações maravilhosas da capital como por exemplo o Albert Memorial, em Kensington e o Goldsmiths College. Como é um episódio de muito luxo e pompa há também a presença muito especial de dois atores que vem para acrescentar bastante ao elenco. A primeira é a participação de Shirley MacLaine como Martha Levinson. Sua personalidade enche a tela, pena que seu papel seja reduzido com poucos diálogos. Já o outro convidado especial, o excelente ator Paul Giamatti, tem melhores chances de atuar na pele do americano milionário e solteirão Harold Levinson. Mesmo sem ter a sofisticação da educação inglesa sua presença acaba chamando a atenção das garotas, loucas para casar com um ricaço endinheirado. Sua cena quando tenta se apresentar ao Príncipe de Wales é uma das partes mais divertidas do episódio. / Downton Abbey 4.09 - The London Season - Parte 1 (Inglaterra, 2013) Direção: Jon East / Roteiro: Julian Fellowes / Elenco: Hugh Bonneville, Laura Carmichael, Jim Carter.
Pablo Aluísio.
quinta-feira, 23 de julho de 2020
The Deuce - Terceira Temporada
Essa terceira temporada da série "The Deuce" foi exibida originalmente nos Estados Unidos pelo canal HBO nos meses de setembro e outubro de 2019. Provavelmente será a última temporada, muito embora os produtores não tenham ainda confirmado nada. Acontece que séries assim, que precisam ser ambientadas no passado (no caso aqui nas décadas de 70 e 80 em Nova Iorque) geralmente apresentam maiores custos. E quando a audiência se torna apenas mediana, geralmente não vão muito longe. Se a série for cancelada, não haverá maiores problemas. As 3 temporadas são muito boas, bem produzidas. Gostei bastante do resultado final. Segue abaixo comentários sobre os episódios da terceira temporada.
The Deuce 3.01 - The Camera Loves You
Na terceira temporada a história do filme vai para os anos 80. Mais claramente para o ano de 1984 (com cenas finais mostrando o ano novo de 1985). As produtoras de filmes pornôs agora mudaram seu jeito de vender o peixe. Ao invés de produzir filmes em película para cinemas vagabundos de rua, agora tudo é feito em vídeo tape para ser lançado diretamente no mercado de vídeo VHS. O público adora as mudanças. As produtoras mudam tudo. Agora os filmes são feitos rapidamente, em escala industrial mesmo. As garotas chegam e somem na mesma velocidade. Bom reparar também nas roupas, nos figurinos e na música que embala o episódio. Tudo com cheiro e sabor dos anos 80. Muito bacana mesmo. Chega a ser nostálgico até! Imagine você! / The Deuce 3.01 - The Camera Loves You (Estados Unidos, 2019) Direção: Alex Hall / Roteiro: George Pelecanos, David Simon / Elenco: James Franco, Maggie Gyllenhaal, Gbenga Akinnagbe.
The Deuce 3.02 - Morta di Fame
Lori Madison (interpretada pela gatinha Emily Meade) agora está filmando em Los Angeles. Ao contrário de Nova Iorque, os produtores de lá querem coisas absurdas das atrizes e ela reclama de sua agente, mas sem grande retorno. A agente diz que ela precisa cumprir os contratos que assinou. Enquanto isso o malandro Frankie Martino (James Franco) quer ganhar dinheiro com o nascente mercado de VHS. A venda de filmes adultos para consumo doméstico é a grande onda do momento e ele procura comprar cenas amadoras. Até fala com um mafioso para bancar seu novo negócio, mas isso, claro, pode ser uma péssima ideia a longo prazo. Eileen 'Candy' Merrell (Maggie Gyllenhaal) por sua vez tenta se relacionar com homens de sua idade e para isso vai logo abrindo o jogo, dizendo que é uma diretora de filmes feitos para o público adulto. Assim ela afasta logo de começo os preconceituosos e os quadrados. E para sua sorte ela conhece um sujeito do mercado financeiro que não se importa com seu passado. Por fim esse episódio ainda explora muito bem o surgimento da AIDS na sociedade americana. Uma ativista contra a exploração de mulheres (que havia sido prostituta na juventude) acaba morrendo do vírus. Assim como o surgimento da nova doença coloca em evidência o fechamento de saunas gays pelo poder público na cidade de Nova Iorque. Sinal dos tempos. / The Deuce 3.02 - Morta di Fame (Estados Unidos, 2019) Direção: Susanna White / Roteiro: George Pelecanos, David Simon / Elenco: James Franco, Maggie Gyllenhaal, Chris Bauer.
The Deuce 3.03 - Normal Is a Lie
Vários acontecimentos ocorrendo ao mesmo tempo, mostrando que a normalidade é uma mentira. O policial interpretado por Ralph Macchio, do setor de crimes contra os costumes, é procurado por um pai desesperado. Ele viu sua filha em um filme pornô é quer encontrá-la. Só que sendo maior de idade, não há crime envolvido. Então o tira joga uma conversa mole sobre o pobre pai para levar um por fora, como se fosse um detetive particular. Grana fácil. Na outra linha narrativa, Candy curte um namoro nos braços de seu novo amante, mas recusa a ajuda dele em investir 150 mil dólares em seu novo filme pornô. Ela não quer se sentir novamente uma prostituta nesse novo relacionamento. Já o irmão gêmeo mais esperto interpretado por James Franco, decide misturar cocaína com uma droga que acaba causando diárreia nos seus consumidores. Boa fora. Por fim, Lori Madison, começa a reinvidicar melhores condições de trabalho nos filmes adultos que participa. Para uma carreira tão dura ela sente um pouco de alívio quando é contratada para trabalhar em um videoclip de uma banda de rock farofa, típica dos anos 80. / The Deuce 3.03 - Normal Is a Lie (Estados Unidos, 2019) Direção: Tanya Hamilton / Roteiro: George Pelecanos, David Simon / Elenco: James Franco, Maggie Gyllenhaal, Chris Bauer, Ralph Macchio.
The Deuce 3.04 - They Can Never Go Home
Nesse episódio Frankie (James Franco) é baleado. Na última cena vemos ele perdendo a consciência nos braços do irmão Vince. O que poderia ter acontecido? Ele vinha misturando cocaína com outros produtos, fazendo com que alguns consumidores da droga passassem muito mal. Os mafiosos do Deuce não gostaram. Tentaram falar com ele, mas Frankie não lhes deu ouvidos. Pior, passou a agredir os caras. Deu no que deu. Outro fato interessante desse episódio é ver Lori Madison tentando abrir um caminho na vida, mas sem conseguir nada. Ela tenta cantar, mas não agrada. Tenta um papel em um filme convencional, mas não consegue. Como ela mesma diz para sua agente, a única coisa que ela parece saber fazer é cenas de sexo em filmes adultos. Por fim Candy se reúne com um grupo de mulheres do grupo anti pornografia. A reunião, que deveria ser amistosa, acaba ficando tensa e Candy acaba ouvindo umas coisinhas que ela não queria ouvir. / The Deuce 3.04 - They Can Never Go Home (Estados Unidos, 2019) Direção: James Franco / Roteiro: George Pelecanos, David Simon / Elenco: James Franco, Maggie Gyllenhaal, Chris Bauer.
The Deuce 3.05 - You Only Get One
Frankie está morto! Eu pensei que os roteiristas iriam dar um jeito, que ele iria sobreviver no hospital. Afinal era um dos personagens principais. Mas não aconteceu isso, eu estava enganado. Ele morre mesmo. E isso abre a sede de vingança do irmão Vincent (James Franco), o que definitivamente pode ser uma péssima ideia. O assassino é membro da conhecida família mafiosa dos Gambinos. Matar um mafioso desses seria assinar a própria sentença de morte em Nova Iorque naqueles tempos. Na outra linha narrativa a Lori Madison começa a se apresentar em clubes de striptease. O dinheiro é bom, as gorjetas são ótimas, mas essa aproximação muito próxima aos seus fãs (uns caras esquisitos) logo cria problemas para ela que passa a ser perseguida por um stalker. E a paranoia acaba turbinada pela cocaína que ela cheira todos os dias, em grandes quantidades. Por fim a série ainda encontrou espaço para retratar a morte de um ator gay de Nova Iorque. Ele morre por causa da AIDS. O companheiro dele precisa chamar seus familiares (pai e mãe) para todas as providências legais e isso abre a porte para mais um drama em sua vida. / The Deuce 3.05 - You Only Get One (Estados Unidos, 2019) Direção: Roxann Dawson / Roteiro: George Pelecanos, David Simon / Elenco: James Franco, Maggie Gyllenhaal, Chris Bauer.
The Deuce 3.06 - This Trust Thing
Nesse episódio Lori Madison demite sua agente. A razão? Ela marcou uma cena de sexo grupal com mais de 20 homens ao mesmo tempo e não a avisou! E ela também sai do apartamento ao pegar seu namorado transando com uma mulher mais jovem. O sujeito nunca passou de um cafetão mesmo. E quem paga pela morte de Frankie? Sim, Rudy. Ele tenta proteger seu subordinado Tommy, mas é ele mesmo quem mata Rudy com um tiro na cabeça. Amizades sinceras não existem no mundo da máfia de Nova Iorque. Por fim Candy tenta filmar seu novo filme. E ela coloca traumas de seu passado em seu "roteiro". As más lembranças do passado ressurgem quando ela vai no funeral da mãe e é mal tratada pelo próprio pai que nunca a perdoou pelo seu passado como prostituta. Pois é, a vida é dura! / The Deuce 3.06 - This Trust Thing (Estados Unidos, 2019) Direção: James Franco / Roteiro: George Pelecanos, David Simon / Elenco: James Franco, Maggie Gyllenhaal, Chris Bauer.
The Deuce 3.07 - That's a Wrap
Esse episódio é um dos mais chocantes da série. Isso porque nele a personagem Lori Madison decide acabar com tudo. Ela pega um revólver, aponta para a cabeça e aperta o gatilho. Muitas atrizes realmente cometeram suícidio nesse ramo de filmes adultos. É uma coisa bem triste. A Lori foi interpretada nessa série com brilhantismo pela atriz Emily Meade. Esse é um nome a se guardar. No começo do episódio a Lori tenta voltar para Nova Iorque. Ele foi embora de Los Angeles. Está sem grana, rompeu com o namorado e tudo parece desmoronar. Então ela liga para Candy pedindo o dinheiro da passagem de ônibus. Quando chega em Nova Iorque acerta com Candy para fazer seu novo filme e pela noite volta para as ruas, se prostituindo. Porém em determinado momento ela simplesmente desiste de seguir em frente. Já não tem mais familiares, nem dinheiro, nem nada. E assim só sobra se suicidar. Achei tão forte a cena - aconteceu assim do nada! Obviamene fiquei de queixo caído. Essa cena vou relembrar por muitos anos, tenho certeza disso! Algumas vezes a vida simplesmente não dá certo, essa é a triste verdade. / The Deuce 3.07 - That's a Wrap (Estados Unidos, 2019) Direção: Alex Hall / Roteiro: George Pelecanos, David Simon / Elenco: James Franco, Maggie Gyllenhaal, Chris Bauer.
The Deuce 3.08 - Finish It
Esse é o último episódio da série. Eu gostei muito. Basicamente temos aqui o fim de uma era. Todos os bares, boates, puteiros, saunas gays do Deuce são fechados. A desculpa é que a AIDS se tornou um problema de saúde pública, mas a verdade é que os tubarões do ramo imobiliário queriam mesmo pegar toda aquela area de Nova Iorque para revitalizar a região. Nesse último episódio a cena mais marcante é a final com Vincent (James Franco) andando nas mesmas ruas do Deuce, só que agora na Nova Iorque do tempo presente. Muitas lojas chics, muita luz e turista por todos os lugares. Os novos estabelecimentos comerciais são finos e elegantes, mas também frios e sem personalidade. E nessa caminhada na Nova Iorque da atualidade, Vincent vai encontrando todos os personagens da série, tanto os vivos como os mortos. Ele lê sobre a morte de Candy, aos 73 anos de idade. O texto noticiando sua morte chega ao ponto de dizer que ela pelo menos lançou um cult movie que só foi reconhecido como tal após sua morte. E por fim, para encerrar tudo, Vincent reencontra seu irmão Frankie e juntos descem numa escada rolante da high tech New York City. Foi bacana, deu até um certo sentimento de melancolia por tudo ter chegado ao fim. Grande série, adorei todas as temporadas. Vai fazer falta, certamente. / The Deuce 3.08 - Finish It (Estados Unidos, 2019) Direção: Roxann Dawson / Roteiro: George Pelecanos, David Simon / Elenco: James Franco, Maggie Gyllenhaal, Chris Bauer, Ralph Machio.
Pablo Aluísio.
The Deuce - Segunda Temporada
Essa segunda temporada da série The Deuce foi originalmente exibida pelo canal HBO nos Estados Unidos durante os meses de setembro a novembro de 2018. E como todo programa com o selo de qualidade HBO, essa série também é muito bem produzida, com elenco acima da média (onde se destacam James Franco e Maggie Gyllenhaal) e roteiros bem elaborados. A trama se passa na virada dos anos 1970 para 1980, em um bairro de Nova Iorque conhecido como The Deuce. Um lugar decadente, cheio de mafiosos, prostitutas e cafetões. Tentando colocar ordem em tudo surge também um grupo de policiais não muito honestos, chegados numa corrupção miúda. Assista a série e confira. Segue abaixo comentários sobre os episódios dessa segunda temporada.
The Deuce 2.01 - Our Raison d'Être
Série muito boa da HBO mostrando a barra pesada de Nova Iorque durante a década de 1970. No bairro pejorativamente conhecido como "The Deuce" havia todo um comércio ilegal explorando sexo pago, filmes pornográficos, cafetinagem, etc. É nesse universo sujo e quase sem regras que passeiam todos os personagens. No elenco se destacam James Franco em dois papéis, de dois irmãos gêmeos e Maggie Gyllenhaal como a prostituta que começa a se interessar pelos filmes pornôs, se tornando diretora deles. Nesse episódio temos algumas linhas narrativas. Numa delas um dos irmãos "James Franco" começa a roubar as espeluncas que exibem filmes pornôs em cabines (algo muito popular nos anos 70). Seu jogo ilegal começa a chamar a atenção dos mafiosos italianos, os verdadeiros donos do pedaço. Em outra linha acompanhamos um cafetão extorquindo dinheiro de diretores de filmes adultos e clientes da jovenzinha que ele explora. O submundo do sexo e da perversão certamente fez raiz nas ruas sujas de Nova Iorque daqueles tempos.Se essa segunda temporada for tão boa como a primeira (e tudo leva a crer que será) temos aqui mais uma série para acompanhar com olhos de lince. Não vá perder! / The Deuce 2.01 - Our Raison d'Être (Estados Unidos, 2018) Estúdio: HBO / Direção: Alex Hall / Roteiro: George Pelecanos, David Simon / Elenco: James Franco, Maggie Gyllenhaal, Gbenga Akinnagbe, Chris Bauer, Gary Carr, Dominique Fishback.
The Deuce 2.02 - There's an Art to This
Esse episódio mostra as mudanças que o ramo adulto de filmes começou a passar. Antes a maioria das garotas que apareciam nos filmes eram prostitutas. Só que com o avanço da ainda recém inaugurada indústria começaram a surgir modelos interessadas em fazer filmes para homens, filmes com cenas de sexo. Com isso também começou o interesse da máfia na produção desses pornôs. O episódio explora muito bem esse momento de mudanças, tanto para melhor como para pior, afinal mexer com dinheiro do crime organizado nunca deixaria de ser muito perigoso para todos os envolvidos. / The Deuce 2.02 - There's an Art to This (Estados Unidos, 2018) Direção: Alex Hall / Roteiro: George Pelecanos, David Simon / Elenco: James Franco, Maggie Gyllenhaal, Gbenga Akinnagbe.
The Deuce 2.03 - Seven-Fifty
Esse episódio explora um aspecto interessante que aconteceu na virada dos anos 70 para os anos 80. Muitos diretores e atrizes de filmes adultos foram embora de Nova Iorque para Los Angeles. Acontece que na Califórnia surgiram muitas produtoras especializadas em produzir filmes XXX para serem vendidos nas locadoras de vídeo. Em Nova Iorque as companhias ainda produziam filmes para exibição em cinemas decadentes do centro da cidade, principalmente os que ainda existiam no Deuce. Essa mudança de ares acaba atraindo a estrelinha pornstar Lori Madison (Emily Meade), só que ela nem desconfia o que vai encontrar na ensolarada e destrutiva Los Angeles daqueles tempos. Nem tudo serão flores. / The Deuce 2.03 - Seven-Fifty (Estados Unidos, 2018) Direção: Steph Green / Roteiro: George Pelecanos, David Simon / Elenco: James Franco, Maggie Gyllenhaal, Emily Meade, Gbenga Akinnagbe
The Deuce 2.04 - What Big Ideas
Um lugar usado em Nova Iorque para prostituição pega fogo. Uma das jovens exploradas tinha apenas 15 anos de idade! Veja o nível de absurdos que aconteciam na época (estou me referindo aos anos 70). Seu pai, que havia expulsado a jovem de casa, se recusa a ajudar em seus funerais. Com isso sobra a Vincent Martino (James Franco) providenciar tudo, para que ela tivesse ao menos um adeus digno. Já Eileen 'Candy' Merrell (Maggie Gyllenhaal) quer apenas o melhor para seu primeiro pornô de "qualidade". Ela pega o conto do Chapeuzinho Vermelho e a coloca num enredo de filme adulto. Para ter o melhor possível ela chega a contratar um roteirista de verdade, fora do meio, para escrever o roteiro de seu filme. Coisa completamente fora do comum! / The Deuce 2.04 - What Big Ideas (Estados Unidos, 2018) Direção: Uta Briesewitz / Roteiro: George Pelecanos, David Simon / Elenco: James Franco, Maggie Gyllenhaal, Gbenga Akinnagbe.
The Deuce 2.05 - All You'll Be Eating Is Cannibals
Por mais incrível que isso possa parecer Frankie Martino (James Franco) se torna produtor de filmes adultos em Nova Iorque. Ele aceita o convite de Eileen 'Candy' Merrell (Maggie Gyllenhaal) para investir dinheiro em seu novo filme, uma produção picante sobre Chapeuzinho Vermelho estrelado por Lori Madison. Só que Frankie obviamente começa a brincar com fogo porque parte desse dinheiro pertence aos mafiosos italainos que vivem nas redondezas do Deuce e obviamente eles vão querer sua parte nesse lucro. E se o filme não tiver boa bilheteria no cinema? Bom, nesse caso Frankie vai mesmo entrar em uma fria. / The Deuce 2.05 - All You'll Be Eating Is Cannibals (Estados Unidos, 2018) Direção: Zetna Fuentes / Roteiro: George Pelecanos, David Simon / Elenco: James Franco, Maggie Gyllenhaal, Emily Meade, Gbenga Akinnagbe.
The Deuce 2.06 - We're All Beasts
Com o dinheiro levantado para a produção a diretora Eileen 'Candy' Merrell (Maggie Gyllenhaal) começa a filmar seu filme pelas ruas de Nova Iorque. Tudo muito precário, seguindo o lema do "faça você mesmo". O filme é claro uma porcaria, sendo que o único interesse é mesmo o sexo. Só que Candy está convencida de que está fazendo uma obra de arte. Ela precisa arranjar dinheiro para ajudar no sustento do filho que mora com os avós, mas para Candy aquilo parece ser mesmo arte. E ela dá o melhor de si mesma para que o filme fique bom. Enquanto isso a roda do dinheiro e do sexo gira no Deuce. A máfia controla boates, prostíbulos e lojas que vendem material adulto. Só que para Frankie todos aqueles italianos não passam de palhaços. Vai acabar custando caro para ele pensar assim. / The Deuce 2.06 - We're All Beasts (Estados Unidos, 2018) Direção: Susanna White / Roteiro: George Pelecanos, David Simon / Elenco: James Franco, Maggie Gyllenhaal, Gbenga Akinnagbe, Emily Meade.
The Deuce 2.07 - The Feminism Part
'Candy' Merrell (Maggie Gyllenhaal) decide abrir o jogo para seu filho e conta para ele que é uma atriz e diretora de filmes pornográficos. Claro, o rapaz fica mal com essa revelação. Da boca para fora ele tenta aparentar que entende tudo, que isso seria normal, etc. Mas no fundo fica bem arrasado. E Candy também tem problemas com a máfia italiana de Nova Iorque por causa de seu filme. Os caras são toscos e querem dinheiro acima de tudo. A situação vai ficando cada vez mais delicada. Enquanto isso Vincent (James Franco) vai se acertando com com Abby (Margarita Levieva). Será que eles teriam a chance de ser um casal normal e feliz depois de tudo o que passaram no Deuce em Nova Iorque? / The Deuce 2.07 - The Feminism Part (Estados Unidos, 2018) Direção: Tricia Brock / Roteiro: George Pelecanos / Elenco: James Franco, Maggie Gyllenhaal, Gbenga Akinnagbe, Emily Meade.
The Deuce 2.08 - Nobody Has to Get Hurt
E os problemas de Candy só aumentam. Agora ela precisa lidar com o cafetão de Lori, o malandro CC que quer sua parte nos lucros do filme da Chapeuzinho Vermelho. Ele terá um fim trágico ao ser morto com um tiro em um dos prostíbulos controlados pela máfia italiana de Nova Iorque, só que sem qualquer participação de Candy nesse crime. E no distrito policial da região quem surge como um policial do departamento de costumes da polícia metropolitana de Nova Iorque? O ator Ralph Macchio! Sim, ele mesmo, o eterno Karatê Kid, aqui em um papel bem diferente. Ele é tira e daquele tipo não muito honesto, sempre pronto a levar uma grana por fora por "serviços" não oficiais, vamos colocar nesses termos. / The Deuce 2.07 - Nobody Has to Get Hurt (Estados Unidos, 2018) Direção: Tanya Hamilton / Roteiro: George Pelecanos, David Simon / Elenco: James Franco, Maggie Gyllenhaal, Gbenga Akinnagbe, Emily Meade, Ralph Macchio.
The Deuce 2.09 - Inside the Pretend
Esse é o último episódio da segunda temporada. É a estreia do filme de Candy, com toda a pompa e luxo que ela conseguia ter naquele momento. O problema é que descobre-se depois que parte dos lucros foram vendidos para dois chefões mafiosos rivais, criando uma tensão a mais no lançamento do filme. Caso ele não fizesse sucesso a coisa toda iria ficar bem feia. Nesse episódio também há duas mortes. O cafetão C.C. é morto naquele prostíbulo administrado em parte pela máfia. Bom para Lori Madison que estava paranoica, consumindo cocaína a todo vapor. Enquanto isso, na rua, a Dorothy, ex-prostituta e agora ativista pelos direitos das mulheres, é assassinada. Por fim o episódio mostra a chegada do videocassete, aparelho doméstico que iria revolucionar o ramo de filmes adultos. / The Deuce 2.09 - Inside the Pretend (Estados Unidos, 2018) Direção: Minkie Spiro / Roteiro: George Pelecanos, David Simon / Elenco: James Franco, Maggie Gyllenhaal, Gbenga Akinnagbe.
Pablo Aluísio.
quarta-feira, 22 de julho de 2020
Mad Men - Sétima Temporada
Essa foi a última temporada de "Mad Men". Para uma série que havia sido planejada para ter no máximo três temporadas, ter sete no final realmente a desgastou um pouco. O sucesso de uma série muitas vezes atrapalha no quesito qualidade. De qualquer maneira foi algo que agradou aos fãs do programa. Nessa última temporada foram produzidos 14 episódios no total, sendo exibidos originalmente entre os meses de abril de 2014 a maio de 2015. Por essa época a primeira temporada da série começou a ser exibida em canais de TV aberta no Brasil com o nome de "Mad Men: Inventando Verdades". Segue abaixo os principais episódios comentados.
Mad Men 7.01 - Time Zones
Primeiro episódio da última temporada de Mad Men. Os tempos agora são outros. Don Draper (Jon Hamm) está tentando começar vida nova em Los Angeles. Desde que surtou perante um importante cliente ele foi colocado na geladeira por sua agência de publicidade. Como sua esposa tem a pretensão de iniciar uma carreira de atriz a cidade acaba se revelando uma boa opção, mas Draper não parece muito bem naquele outro estilo de vida. No fundo ele é um nova-iorquino nato, de nascimento e hábitos. Não demora muito e decide retornar para a Bib Apple com o objetivo de resolver alguns negócios pendentes. Na viagem conhece casualmente a viúva Lee Cabot (interpretada pela atriz Neve Campbell da franquia Pânico!). Claro que logo surge um flerte entre eles, com direito a troca de olhares e carinhos, muito embora tudo acabe dando em absolutamente nada depois. Ela até o convida para visitar seu apartamento em Manhattan, mas Draper, quem diria, declina do convite! Estaria o velho conquistador com seus dias contados? Enquanto isso na agência, Peggy Olson (Elisabeth Moss) tem um osso duro de roer. Todas as suas ideias para comerciais de novos produtos são barradas por seu chefe. Ela não consegue emplacar mais nenhum slogan, nenhum roteiro! O tempo, pelo visto, fechou completamente para ela em seu emprego. Assim começa a fase final de "Mad Men". Acredito que o tom dos episódios vão ficar cada vez mais melancólicos e soturnos daqui em diante. Afinal de contas Don Draper é um personagem meio trágico, o que viria bem de acordo com sua proposta dentro da trama. / Mad Men 7.01 - Time Zones (EUA, 2014) Direção: Scott Hornbacher / Roteiro: Matthew Hoffman Weiner / Elenco: Jon Hamm, Neve Campbell, Elisabeth Moss, Vincent Kartheiser.
Mad Men 7.02 - A Day's Work
Episódio do dia dos namorados. É tradição em séries americanas a produção de episódios como esses, que explorem datas e celebrações como natal, dia de ação de graças, etc. Nesse em particular o tema gira em torno do Valentine's Day. O amor está no ar, menos para os principais personagens de "Mad Men". Peggy Olson (Elisabeth Moss), por exemplo, tem um ataque após confundir as flores enviadas para sua secretária, pensando que foram enviadas para ela. Solteirona e infeliz, ela acaba protagonizando um papelão no escritório. Já para Sally Draper (Kiernan Shipka) o dia parece ser de revelações. Após ir ao enterro de uma colega de escola ela resolve ir até a agência de publicidade onde o pai trabalha, mas acaba descobrindo que ele foi afastado de lá (em episódios anteriores Don acabou surtando durante uma reunião importante, o que acabou queimando seu filme entre os colegas publicitários do escritório onde trabalhava). Agora ele passa os dias de bobeira, sem objetivos claros. Para piorar tem muitos conflitos com sua jovem namorada que tem sonhos de ir morar na Califórnia para emplacar como atriz de novelas e séries produzidas na costa oeste. Por fim, para explorar melhor o papel da mulher negra dentro do mercado de trabalho da época, o roteiro explora os problemas que vão surgindo dentro da agência envolvendo duas secretárias. Só para exemplificar: o velho sócio Bertram Cooper (Robert Morse) sugere a Joan Harris (Christina Hendricks) que ela transfira a nova recepcionista negra da entrada da agência para um setor mais interno, deixando meio óbvio seu racismo por medo de associar a imagem da empresa com uma trabalhadora de sua raça. Racismo sutil, mas igualmente danoso. / Mad Men 7.02 - A Day's Work (EUA, 2014) Direção: Michael Uppendahl / Roteiro: Matthew Weiner, Jonathan Igla / Elenco: Jon Hamm, Elisabeth Moss, Vincent Kartheiser.
Mad Men 7.03 - Field Trip
Afastado da agência de publicidade (por ter surtado durante uma reunião, conforme visto em episódios anteriores) Don Draper (Jon Hamm) decide viajar até a Califórnia para encontrar sua esposa Megan (Jessica Paré). Ela foi tentar uma carreira como atriz, mas definitivamente as coisas não andam muito bem. Muitos testes e poucas aprovações fazem com que ela adote uma personalidade dada a escândalos públicos. Seu agente acaba ligando para Don para que ele tente controlar a situação. Com tudo dando errado na profissão Megan resolve descontar nos outros suas frustrações e acaba sobrando até mesmo para Don que atravessou o país com a intenção de realmente ajudá-la. Eles discutem e resolvem dar um tempo. Para surpresa de Don a viagem até a Califórnia, que poderia se transformar em pura perda de tempo, acaba lhe reservando um encontro completamente ao acaso com Roger Sterling (John Slattery). A conversa é breve. Roger diz a Don que ele deveria voltar para a agência. Conselho dado e aceito. De volta a Nova Iorque Draper faz o que Roger lhe sugeriu. Sua presença porém causa um certo desconforto. Os sócios se reúnem e mesmo com receios resolvem recolocar Don de volta ao trabalho. A questão é que ele também é acionista da agência e não haveria como simplesmente o demitir. Para isso se concretizar porém haverá certas condições para seu retorno, algo que Draper poderá ou não concordar. Bom episódio, porém na média de "Mad Men". Depois que Draper saiu da agência seu personagem perdeu um pouco o interesse. Ele ficou de bobeira, sem muito o que fazer. Em sua sétima temporada "Mad Men" realmente ficou tal como seu protagonista, rodando em círculos, sem ter para onde chegar. / Mad Men 7.03 - Field Trip (EUA, 2014) Direção: Chris Manley / Roteiro: Matthew Weiner, Heather Jeng Bladt / Elenco: Jon Hamm, Elisabeth Moss, Vincent Kartheiser.
Mad Men 7.04 - The Monolith
Anos atrás Don Draper (Jon Hamm) contratou Peggy (Elisabeth Moss) para trabalhar como redatora de sua agência. Ela não tinha experiência e só queria ser aceita no emprego. O tempo passou, Don caiu em desgraça dentro da agência de publicidade que ajudou a fundar como sócio e agora se vê na humilhante situação de ser subordinado justamente a ela, Peggy! Draper precisa segurar sua posição e para isso resolveu concordar em seguir regras, entre elas parar de beber e seguir a hierarquia dentro da empresa. Não passa dois dias e ele começa a romper todo o acordo que havia prometido cumprir. Tempos nebulosos começam a se formar em torno do escritório. Na década de 60 houve a explosão do movimento hippie. Os jovens começaram a renegar o modo de vida capitalista, com seu consumismo e começaram a formar comunidades por todos os Estados Unidos. E é justamente para uma delas que a filha de Roger Sterling (John Slattery) resolve fugir. Ela deixa o filho para trás e literalmente larga tudo. A ex-esposa de Roger o procura, desesperada, e o casal resolve ir buscá-la. Tentando ser mais amigável Roger faz de tudo para parecer compreensivo com a filha, mas perde a paciência ao presenciar ela aderindo ao chamado "amor livre", muito popular entre hippies. Basicamente uma regra onde ninguém seria de ninguém por baixo dos lençóis. Nem precisa dizer que tudo acaba muito mal entre eles. Mais um bom episódio de "Mad Men", uma das séries que melhor representa o grande salto de qualidade pelo qual atravessa a TV americana nos dias atuais. / Mad Men 7.04 - The Monolith (EUA, 2014) Direção: Scott Hornbacher / Roteiro: Matthew Weiner, Erin Levy / Elenco: Jon Hamm, Elisabeth Moss, John Slattery, Vincent Kartheiser.
Mad Men 7.05 - The Runaways
Don Draper (Jon Hamm) tem uma surpresa quando recebe o telefonema de sua sobrinha. Apesar de ser uma linda jovem ela é do tipo vida louca. Hippie, grávida de um vagabundo que foi preso vendendo maconha, ela precisa urgentemente de dinheiro para seguir viagem. Draper que não está em Los Angeles aconselha que ela vá até o apartamento de sua esposa, Megan (Jessica Paré), até ele chegar na costa oeste. Nesse episódio ocorre algo completamente bizarro com Peggy Olson (Elisabeth Moss). Um dos desenhistas da agência pira e resolve dar para ele, como símbolo de seu afeto e amor, seu próprio mamilo que ele arranca com uma faca! Acaba parando numa camisa de força. Por fim Betty Francis (January Jones) anda tendo novos problemas em seu casamento. Desde que se separou de Draper ela se casou novamente com um homem mais velho, um figurão da política. Durante um jantar ela resolve soltar algumas opiniões sobre o governo Nixon e os protestos contra a guerra do Vietnã, algo que deixa o maridão possesso de raiva, até porque ele a considera apenas uma esposa trófeu, uma mulher bonita para exibir aos amigos. Nada de mostrar inteligência ou opinião própria! Imagine o grau de machismo estúpido do cidadão! As mulheres dos anos 60 eram, além de reprimidas, profundamente subestimadas e até mesmo maltratadas. Um sinal de tempos bem mais primitivos nas relações sociais e familiares. / Mad Men 7.05 - The Runaways (EUA, 2014) Direção: Chris Manley / Roteiro: Matthew Weiner, David Iserson/ Elenco: Jon Hamm, Elisabeth Moss, Vincent Kartheiser, January Jones.
Mad Men 7.06 - The Strategy
Peggy Olson (Elisabeth Moss) é designada pela agência para criar um comercial de TV para uma rede de fast food. Ela então bola uma propaganda em que uma mãe em seu carro vai até uma lanchonete da rede para comprar o jantar de seu marido. Tudo muito tradicional e familiar, mostrando uma típica família americana conservadora. No meio do caminho para a apresentação aos clientes bate uma insegurança e ela fica indecisa se aquela seria mesmo a melhor ideia, a melhor estratégia. Pior fica quando Don Draper (Jon Hamm) resolve dar algumas sugestões, a deixando ainda mais insegura. Nesse episódio a agência também perde um cliente importante, uma empresa de carros. Em outro arco narrativo Joan Harris (Christina Hendricks) é pedida em casamento, mas seu pretendente é gay e só quer mesmo uma mulher de fachada, para não atrapalhar sua ascensão na carreira executiva. Uma situação bem delicada, literalmente falando. / Mad Men 7.06 - The Strategy (Estados Unidos, 2014) Direção: Phil Abraham / Roteiro: Matthew Weiner, Semi Chellas / Elenco: Jon Hamm, Elisabeth Moss, Vincent Kartheiser, Christina Hendricks.
Mad Men 7.07 - Waterloo
O evento histórico relembrado nesse episódio é a chegada do homem à lua em 1969. Todos os personagens param para assistir esse grande acontecimento pela TV. Bem interessante. Pois bem, nesse episódio também temos muitos problemas, entre eles o fato da agência de publicidade ir se esfacelando aos poucos. Ao longo da série vimos fusões, compras e agora temos o desmembramento da agência. Curiosamente um dos estopins para a separação vem do fato do novo diretor focar em demitir Don Draper (Jon Hamm). E dentro desse universo de puxadas de tapetes só fica em pé o mais bem preparado. No outro pólo narrativo Peggy Olson (Elisabeth Moss) fica com os nervos à flor da pele ao perceber que vai ter que fazer sozinha a apresentação da campanha da Burger Chef para os diretores da empresa. Algo de muita responsabilidade, que envolve muito dinheiro. Essa parte do roteiro explora a mudança da posição das mulheres no mercado de trabalho. De simples secretárias elas passaram a ter mais responsabilidades. Por fim esse episódio marca a despedida de Bertram Cooper (Robert Morse). O simpático velhinho, fundador da agência, morre de forma repentina. Sua cena de despedida foi feita com muita criatividade, com ele dançando e bailando como se estivesse em um velho musical estrelado por Fred Astaire. Simpático adeus, diria até mesmo lírico. Bacana, bonito. / Mad Men 7.07 - Waterloo (Estados Unidos, 2014) Direção: Matthew Weiner / Roteiro: Matthew Weiner, Carly Wray / Elenco: Jon Hamm, Elisabeth Moss, Vincent Kartheiser, Robert Morse.
Mad Men 7.08 - Severance
A série vai caminhando para seu fim já com sinais de desgaste. Os roteiros vão apenas se repetindo, sem maiores novidades. Isso é o que eu chamo de "síndrome do esgotamento", quando tudo já foi explorado e não há mais nada a se inovar. Os personagens e a trama apenas se arrastam, episódio após episódio, sem chegar a lugar nenhum. Nesse temos poucos momentos importantes dentro da trama. Há uma seleção de modelos para participarem de uma campanha de casacos de pele. Nada mal. Don Draper (Jon Hamm), para variar, flerta com várias delas. Tudo termina em uma lanchonete, onde Roger Sterling (John Slattery) mostra pela primeira vez seu exótico (e bizarro) bigode! Nessa mesma lanchonete Draper fica obcecado por uma garçonete que ele jura que já a conhecia de algum lugar, mas sem conseguir lembrar exatamente de onde e nem de quando. Outro bom momento desse episódio acontece quando Joan Harris (Christina Hendricks) leva cantadas nada sutis de alguns clientes de uma fábrica de meias de seda. Os caras não parecem ter muita noção. Nem os roteiristas pois esse tema de assédio é algo mais recente (precisamente dos dias atuais) e não do contexto histórico em que a série se passa (no final dos anos 1960). Assim houve um certo equívoco histórico no desenvolvimento do enredo. De qualquer forma não é algo que vá prejudicar a série como um todo. / Mad Men 7.08 - Severance (Estados Unidos, 2015) Direção: Scott Hornbacher / Roteiro: Matthew Weiner / Elenco: Jon Hamm, Elisabeth Moss, Vincent Kartheiser, Christina Hendricks, John Slattery.
Mad Men 7.09 - New Business
Mais um episódio da última temporada de "Mad Men". Aqui Don Draper (Jon Hamm) emplaca mais um romance em sua vida, uma garçonete divorciada que ele conheceu por acaso. Sua ex-esposa Megan (Jessica Paré) está indo embora, levando praticamente todos os móveis do apartamento onde vivia com Don. Só que isso não resolve a questão, Megan e seu advogado querem mais. Assim Don acaba assinando um cheque de um milhão de dólares para colocar fim na questão! Generosidade pouca é bobagem! Um aspecto curioso desse episódio é a participação da atriz Mimi Rogers. Ela foi a primeira esposa do astro Tom Cruise e andava sumida do cinema e da TV. Aqui Rogers interpreta uma modelo veterana chamada Pima Ryan. Durante uma das campanhas de publicidade da agência de Don ela resolve dar em cima de Peggy Olson (Elisabeth Moss) de uma maneira nada sutil. Sim, Pima é lésbica! Bom episódio, embora como já venha dizendo há tempos, com sinais de saturação. A verdade é que "Mad Men" foi se arrastando lentamente até o décimo quarto episódio dessa temporada quando finalmente a série foi encerrada. Já não era sem tempo! / Mad Men 7.09 - New Business (Estados Unidos, 2015) Direção: Michael Uppendahl / Roteiro: Carly Wray, Jonathan Igla / Elenco: Jon Hamm, Elisabeth Moss, Vincent Kartheiser.
Mad Men 7.14 - Person to Person
Esse é o último episódio da série "Mad Men". E como termina "Mad Men"? Aqui vão alguns spoilers. Depois de tantas idas e vindas na vida pessoal e na carreira, Don Draper (Jon Hamm) vai embora de Nova Iorque. Depois de uma longa jornada onde acima de tudo procura conhecer a si mesmo, ele vai parar na Califórnia. E acaba encontrando amparo emocional numa mulher improvável. Os fãs da série vão se surpreender. Entre os personagens secundários as mulheres se destacam. Joan tem uma proposta de negócios para Peggy. Elas podem começar a sua própria agência de publicidade, dirigida apenas por mulheres, por que não? Já Roger acaba se casando (mais uma vez), para surpresa de ninguém. O sujeito não desiste mesmo. E de todos os personagens o que tem fim mais trágico é Betty (January Jones), a bela ex-esposa de Don, diagnosticada com um câncer agressivo. E assim se fecham as cortinas dessa série que realmente deixou saudades em quem gosta de séries bem produzidas, com excelentes roteiros. A má notícia é que depois do fim de "Mad Men" não encontrei nenhuma série na mesma linha. O canal AMC bem poderia produzir algum Spin-off. Seria algo muito bem-vindo. Eu, com certeza, iria acompanhar com interesse. / Mad Men 7.14 - Person to Person (Estados Unidos, 2015) Direção: Matthew Weiner / Roteiro: Matthew Weiner / Elenco: Jon Hamm, Elisabeth Moss, Vincent Kartheiser, January Jones, Christina Hendricks.
Pablo Aluísio.