segunda-feira, 12 de setembro de 2011
George Harrison - Dark Horse
Com a Dark Horse George queria ter mais controle sobre suas músicas. Ele imediatamente gravou um disco, com o nome de seu novo selo musical, e saiu em turnê, fazendo vários shows ao vivo. O fantasma dos Beatles porém não pareciam deixar George em paz. Durante os concertos ele se recusou a cantar "Something" e outras canções do grupo e isso irritou os fãs e a crítica.
As coisas foram ficando mais tensas até que George perdeu a calma durante uma coletiva de imprensa. Cansado de tantas perguntas sobre a volta dos Beatles o sempre ponderado Harrison acabou perdendo sua paciência. Ele disse, em tom de raiva: "Eu não quero voltar a tocar com os Beatles. Eu nem acho que eles eram tão bons como dizem. Hoje em dia isso tudo é passado. Eu faria parte de qualquer grupo de rock com John Lennon, mas não com Paul McCartney. Não quero voltar a tocar com Paul! Os que querem a volta dos Beatles, por favor, comprem os discos dos Wings. Eu não quero voltar para o passado! Se vocês querem, o problema é de vocês!".
Paul reagiu às criticas de George e disse que não concordava com ele. "Os Beatles não eram ruins, como George quis dizer, eles não eram apenas muito bons, eles eram excelentes!". A turnê continuou e George foi alvo de novas críticas. Ele foi criticado por insistir demais na doutrinação de sua religião em suas apresentações, trocando as letras originais, colocando mensagens da religião oriental que seguia. As pessoas queriam se divertir, não ver um sujeito querendo impor sua visão religião aos outros. Ninguém queria ouvir sermões. George estava ficando chato demais para a maioria do público. Também colocava músicos indianos para abrir suas apresentações. Esses shows de abertura eram longos e aborrecidos para o público ocidental. A má receptividade irritou ainda mais George. Ele queria todos na sua onda de Hare Krishna, mas ninguém parecia disposto a embarcar em suas egotrips religiosas.
Pablo Aluísio.
domingo, 11 de setembro de 2011
David Bowie
Eu não sou da época do auge da carreira do Bowie. Quando fui saber de sua existência ele já estava em sua fase anos 80, que para muitos, é um momento pouco inspirado de sua carreira, onde ele se rendeu demais aos aspectos mais comerciais das gravadoras. Sobre isso não vou opinar, afinal nunca cheguei mesmo a acompanhar sua discografia. Aliás do pouco que ouvi (e não gostei muito) pouca coisa sobreviveu. Lembro do clip que ele fez ao lado do Mick Jagger e de sua peruca no filme "Labirinto". Acredito que sejam dois dos mais manjados momentos de sua vida artística dos 80´s.
De uma coisa posso afirmar com certeza. Ele nunca foi muito popular no Brasil. Eventualmente (muito eventualmente) o Bowie emplacava algum hit nas rádios brasileiras. Seus discos também não vendiam muito por aqui. Sua imagem mais andrógina realmente não conquistou muitos admiradores na terra brasilis. Claro, sempre há o nicho de fãs, isso acontece com todos os grandes nomes da música, mas mesmo esse grupo penso ser bem minoritário aqui em nosso país.
De qualquer forma a principal razão de nunca ter gostado da música do David Bowie foi mesmo o tal gosto pessoal. Sim, já ouvi muitos de seus mais famosos discos, mas não dá liga, não criou empatia comigo. Geralmente chegava no fim do Lado B já com cansaço e tédio. Em muitos aspectos o Bowie dava muito mais valor ao aspecto estético de sua imagem do que à beleza de suas melodias. Como não consigo ser fã de um artista que muitas vezes tem mais pose do que notas musicais acabei me tornando um "não fã", alguém que olha de longe e diz "OK!" sobre algum LP que ouviu, mas sem nunca ter tido vontade de comprar um título com seu nome estampado na capa...
Pablo Aluísio.
Little Richard
Não desmerecendo a importância dele como artista, as coisas não são bem assim. O próprio Little Richard sequer considerava o rock como algo novo, que havia sido inventado. Ele costumava dizer que aquilo que passou a ser chamado de rock nada mais era do que o bom e velho conhecido Rhythm and blues. E de certa foram ele tinha uma dose de razão.Os novos artistas jovens apenas aceleraram ainda mais aquela vertente do Blues e nesse processo criaram uma nova linguagem musical. Porém ser considerado o inventor do rock era algo sem sentido, segundo a própria opinião de Richard.
Expulso de casa aos 14 anos, após ser acusado de ser homossexual pelo pai, Richard Wayne Penniman (seu nome real) pegou a estrada e foi viver por conta própria. Imagine ser um negro pobre, homossexual e sem trabalho naqueles anos. Pior ainda, ser uma pessoa nessa situação no sul, a região mais racista dos Estados Unidos. Ele porém era lutador e viveu de pequenos trabalhos (como lavador de pratos) por anos. Ganhando sua sobrevivência na luta do dia a dia foi melhorando na música, estudou piano e mais tarde conseguiu viver da arte.
O surgimento daquele novo estilo, que os radialistas associavam a uma rocha (rock), por causa da pegada forte do ritmo, foi sua salvação pessoal. Dono de um timbre de voz único, inimitável, Little Richard começou a fazer sucesso com músicas como "Tutti Frutti", “Long Tall Sally”, “Rip It Up” e “Good Golly Miss Molly”. Foi justamente nessa fase que ele encontrou o auge comercial de toda a sua carreira. Sua melhor fase foi na gravadora RCA, onde gravou seus maiores e mais lembrados hits. Curiosamente na virada da década de 1950 para 1960 ele passou por uma fase de fervor religioso, largando o rock para se dedicar completamente à religião. Virou um cantor de música religiosa e saiu do foco da parada de sucessos que ele vinha frequentando. Uma opção pessoal dele. De qualquer forma aqueles poucos anos de sucesso, entre 1956 a 1959 o imortalizaram para sempre na história da música, fazendo com que ele jamais seja esquecido.
Pablo Aluísio.
sábado, 10 de setembro de 2011
Astrid Kirchherr
Isso tudo não teria nenhuma importância se os amigos de Stu não se chamassem John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Pete Best. Pois é meus caros, eram os Beatles! E ela foi uma pessoa bem importante nessa época da carreira dos Beatles. Eles eram desconhecidos, apenas um grupo de jovens procurando um lugar ao sol.
Ela adorou os rapazes e os influenciou, inclusive no aspecto visual. Eles copiaram o penteado de franjinha lisa que Astrid usava. Com isso a imagem clássica dos Beatles, tal como conhecemos, nasceu. Ela também tirou uma série de fotos deles em Hamburgo, fotos que até hoje fazem parte da história do rock.
Infelizmente Stu morreu muito jovem. Ele tinha problemas cerebrais e faleceu bem jovem. A amizade com os Beatles porém continuou por anos e anos. John Lennon a contratou depois para tirar novas fotos do grupo, já em sua fase de sucesso internacional e nunca deixou de visitar Astrid quando ia na Alemanha. Afinal Stu havia sido um dos grandes amigos de sua vida. Por fim deixo a dica do filme "Os Cinco Rapazes de Liverpool" que conta a história de Astrid, Stu e os Beatles na Alemanha. Um excelente filme que resgata toda essa história.
Pablo Aluísio.
Silver Beatles na Escócia
Na época os Beatles nem se chamavam Beatles, mas sim Silver Beatles (ou Silver Beetles, dependendo do dia). Não fazia muito tempo que eles tinham tocado ao vivo com o estranho nome de Johnny and the Moondogs. Na verdade era um bando de fedelhos que mal conseguiam ganhar um refrigerante em troca de algumas notas musicais em qualquer palco que os aceitasse. Eles queriam tocar, acima de tudo, para ganhar experiência.
Ringo ainda não fazia parte da banda e George Harrison ainda era menor de idade. Mesmo assim eles se amontoaram numa van velha e foram para a Escócia, servir de banda de apoio do tal Johnny Gently, que era um ídolo adolescente, teen, uma imitação inglesa barata de Elvis Presley. John Lennon, apesar de ser um notório desconhecido, não baixou a crista para o cantor. Achou suas músicas fracas e até deu uns toques para algumas composições dele. Mal sabia todos que o nome de John Lennon em uma música iria valer milhões de dólares em um futuro próximo.
A excursão foi bem mais ou menos e os Beatles não ganharam bem. Na verdade eles gastaram tudo em alimentação e estadia, nos hotéis mais baratos que tinham a disposição. A turnê também foi em pequenas cidades do interior, nada espetacular. Posters de divulgação dos shows sobreviveram ao tempo, mas o nome dos Silver Beatles nem aparecia neles. Apenas Johnny Gently era anunciado. No mais os Beatles foram indicados apenas como "sua banda". De qualquer maneira valeu a experiência, porque eles tiveram a oportunidade de tocar profissionalmente pela primeira vez, ganhando dinheiro com a música. Algo que eles nem esperavam acontecer.
Pablo Aluísio.
sexta-feira, 9 de setembro de 2011
The Beatles Again (1964)
E como um disco 100 por cento Brazuca, podemos bem perceber uma certa confusão em suas faixas, misturando músicas gravadas pelos Beatles para seus primeiros discos. A grande maioria das canções foram retiradas do álbum inglês "Please Please Me", com algumas novidades. Entre elas o fato de que a EMI no Brasil decidiu colocar também canções do filme "A Hard Day´s Night". Isso era surpreendente porque as músicas eram novidade, inclusive na Europa e Estados Unidos. A capa, feinha que só, vinha para completar o quadro bem pouco sofisticado, do ponto de vista fonográfico, desse álbum nacional. Porém para quem queria ouvir os Beatles naqueles tempos, era um alívio ter um disco como esse em mãos. Quem não tinha contatos e nem dinheiro para discos importados, o jeito era se contentar com o nosso mercado mesmo.
Eu tenho uma certa ligação emocional com esse disco porque meu irmão mais velho o tinha desde os anos 70. E foi nessa época em que eu nasci. Assim, muito provavelmente, esse foi um dos primeiros discos que ouvi em minha vida. Mesmo a capa sendo primitiva e tudo mais, eu curti muito esse disco de vinil. O curioso é que apesar de meu irmão ser um grande fã dos Beatles ele não tinha em nossa casa o "Beatlemania" que era figurinha fácil nos lares brasileiros. Ao invés disso ele tinha o "Beatles For Sale" desse mesmo ano de 1964. Depois vieram todos os demais discos. Por volta do começo dos anos 80 já tínhamos praticamente tudo do grupo, até porque a Odeon no Brasil relançou todos os discos oficiais dos Beatles, seguindo à risca a discografia da Inglaterra, que sempre foi considerada a oficial. Esse pacote de discos, lá por volta de 1982, foi um verdadeiro presente para essa geração que não havia vivido a época dos Beatles, mas que agora se interessava por sua maravilhosa obra musical.
Ainda tenho o disco original em minha coleção de discos de vinil. Pois é, muita gente jogou fora seus LPs quando o disco de vinil pareceu morrer ali por volta da virada dos anos 80 para os anos 90. Em minha casa procuramos preservar tudo, não apenas como um item de colecionador, mas também pelo apego emocional a esses discos que fizeram parte da nossa infância e adolescência. É uma questão de preservar aquilo que no passado nos deu muita alegria e diversão.
The Beatles Again (1964)
Please Please Me / Boys / Twist and Shout / From Me Tou You / Baby It´s You / I´ll Get You / Hold Me Tight / Money / Do You Know a Secret? / All My Loving / Love Me Do / Can´t Buy Me Love.
Pablo Aluísio.
quinta-feira, 8 de setembro de 2011
Jim Morrison - Ninguém Sai Vivo Daqui
Um dos pontos fortes dessa obra é que o autor foi um dos poucos jornalistas que conseguiram entrevistar Pamela, a musa de Morrison, a garota que o acompanhou até o dia de seu morte em Paris. Aliás foi ela que encontrou o artista morto na banheira de seu apartamento na cidade francesa. Ela não viveu muitos anos além de Morrison, morrendo de uma overdose de heroína em 1974. O fato de ter seu ponto de vista nessa páginas já qualifica o livro como um dos melhores sobre Morrison. A Pamela, infelizmente, teve uma vida tão auto destrutiva como o próprio namorado. Ela terminou seus dias bem pobre, viciada em drogas e dormindo de favor na casa de alguns amigos em Los Angeles. Nunca conseguiu desfrutar da fama e da riqueza gerada pelo nome The Doors.
Agora um fato curioso vem à tona. O escritor afirma com todas as letras que era bem mais admirador de Jim Morrison antes de escrever o livro. Quando foi exposto à verdadeira história do cantor ele ficou um tanto decepcionado com o que encontrou. Nos últimos anos Jim Morrison havia se tornado mesmo uma figura trágica. Estava alcoólatra e vivia perambulando pelas piores espeluncas e bares de Los Angeles. Vivia bêbado, caindo pelas ruas. Isso sem contar as drogas pesadas que tomava quando as encontrava de forma fácil pelos becos da cidade. Em Paris não mudou muito sua rotina. Continuou a ir em bares e boates onde passava o dia bebendo e tomando drogas. Supõe-se que no dia de sua morte injetou um tipo de heroína vinda do Marrocos. Seu organismo que já vinha sofrendo vários abusos ao longo dos anos não suportou mais essa agressão. Ele morreu muito jovem, aos 27 anos, pelos excessos que tinham se tornado rotina em sua vida.
Assim só coube ao autor lamentar a morte de um talento desses, tragado por seus vícios. Ele também descartou em sua biografia todas aquelas loucas teorias de que Morrison teria forjado sua própria morte, indo morar na África, como contrabandista, tal como seu ídolo Rimbaud. Nada dessa bobagem faz sentido para o escritor. Ao adotar esse estilo sóbrio e realista, o livro acaba ganhando mesmo muitos pontos positivos. No fim de tudo sobraram processos judiciais, envolvendo a família de Pamela, de Jim e dos demais membros dos Doors e um busto no cemitério de Père-Lachaise, busto esse inclusive que foi roubado alguns anos atrás. O lugar onde ele foi enterrado acabou se tornando um ponto de encontro de junkies europeus e americanos. Pelo visto os excessos de Jim Morrison não o deixaram nem após sua morte. Realmente não houve salvação para o auto denominado Rei Lagarto.
Pablo Aluísio.
Robert Schumann
A mãe de Schumann não via a vida de artista com bons olhos. Para ela os músicos não tinham grande futuro, sendo que muitos deles morriam na maior miséria. Por isso fez de tudo para proibir que seu filho seguisse por esse caminho. Para ela o importante era ir para uma universidade de direito, para se tornar advogado. Esse era um grande futuro para o seu filho.
Mesmo a contragosto Schumann foi cursar direito. Só que seu velho sonho de ser um pianista não o deixava. Assim ele acabou conhecendo um grande professor que ficou admirado por seu talento. Ao jovem pupilo o mestre disse: "Largue o curso de direito e venha estudar comigo. Eu vou lhe transformar no maior pianista do mundo!". Com esse inventivo o ele simplesmente largou tudo e foi buscar o sonho de ser um músico profissional. E se deu muito bem, pelo menos nos primeiros anos, quando deu concertos por toda a Alemanha, se tornando celebrado e admirado.
Porém seu destino quase sempre caminhava para a tragédia. Ele teve um problema sério nas mãos que liquidou sua carreira de concertista. Sem conseguir tocar piano, ele foi para o lado de composição, se tornando um grande criador. Também se destacou no jornalismo, onde se tornou crítico de arte de um jornal de sua cidade. Só que nada disso impediu que Robert Schumann tivesse um sério problema mental que o deixou incapaz de trabalhar. Acabou sendo internado em uma instituição psiquiátrica, onde veio a falecer ainda muito moço, na idade de apenas 46 anos de idade. Sua adorada esposa Clara reuniu todos os seus trabalhos e conseguiu levar para a posteridade todo o seu grande trabalho de compositor. Sua obra chegou intacta até nós, graças a ela. Especialistas atuais e estudiosos em geral colocam o músico como um dos mais importantes na história do piano, lado a lado com Chopin e Franz Liszt.
Pablo Aluísio.
quarta-feira, 7 de setembro de 2011
The Beatles
Beatles Fashion
Os Beatles posam para a foto mostrando toda a sua elegância. O grupo que no começo da carreira usava roupas de couro, tais como as que Marlon Brando desfilou no filme "O Selvagem", teve seu visual mudado pelo empresário Brian Epstein. Saíram os blusões e entraram finos ternos ingleses. Para Brian o visual era tão importante quanto a música e o grupo deveria se apresentar com a mesma finesse dos bons rapazes britânicos, como se toda mãe da Inglaterra tivesse orgulho de tê-los como genros! A nova sofisticação no figurino pegou muito bem e em pouco tempo os Beatles estavam em todas as capas de revistas do Reino Unido.
Beatles e Dylan
Na foto John e Paul trocam figurinhas enquanto compõem mais uma canção. Para John os discos de Bob Dylan foram uma grande influência na composição das letras dos Beatles, uma vez que Lennon descobriu que poderia haver mais alternativas do que a velha fórmula "garoto-ama-garota" que eles vinham usando até então. Usando uma linguagem rebuscada os Beatles começaram a criar letras com intenso jogo de palavras, muitas delas sem sentido algum, apenas valendo a sonoridade que poderiam trazer para as melodias. Já sobre a própria pessoa de Dylan, John foi mais ácido ao dizer: "Não havia como ficar muito tempo ao seu lado, ele era muito paranóico".
Pete Best e os Beatles
Uma das primeiras formações dos Beatles: John Lennon, George Harrison, Paul McCartney e Pete Best. O baterista foi considerado tecnicamente fraco pelo primeiro produtor dos Beatles, George Martin. Ele então sugeriu que ele fosse substituído por outro durante as gravações dos discos, sendo utilizado apenas nos shows ao vivo. Os três Beatles então se reuniram e decidiram tirar Best da banda. Quem ficou responsável pela demissão foi John Lennon. Anos depois ele relembrou: "Sempre que havia um serviço sujo a fazer eu era o designado para isso!". Depois de uma conversa tensa Pete Best finalmente foi afastado, entrando em seu lugar Ringo Starr, velho conhecido dos tempos em Hamburgo.
Stu, o Quinto Beatle
O grande amigo de John Lennon no começo dos Beatles não foi Paul McCartney e nem George Harrison, mas sim Stu Sutcliffe. Ambos se conheceram bem jovens e foram amigos no instituto de arte de Liverpool onde eles estudavam. O sonho de Stu sempre foi o de ser um pintor, mas John o convenceu a entrar nos Beatles como baixista do grupo. Detalhe: ele não sabia tocar e nem levava jeito para a coisa, por isso na maioria das vezes se apresentava de costas para o público. Como a música não lhe fazia muito a cabeça Stu logo deixou os Beatles e foi viver ao lado da namorada amada Astrid Kirchherr na Alemanha. Infelizmente ele morreu muito cedo, vítima de um tumor cerebral e por essa razão não teve a oportunidade de ver o imenso sucesso que os Beatles iriam alcançar nos anos seguintes.
Beatles em Hamburgo
Na foto George, Stu e John posam para uma foto tirada por Astrid, a namorada de Stutcliff na Alemanha. Os Beatles iam para a Alemanha em busca de trabalho e experiência. Eles tocaram em boates de strip tease e pequenos bares localizados no bairro boêmio da cidade. O som do grupo em pouco lembrava os primeiros discos da banda pois tudo ainda era bem cru. Ringo, que cruzou com os Beatles na Alemanha (embora ainda não fizesse parte do conjunto) resumiu tudo ao afirmar que na época o som dos rapazes mais parecia com a de uma banda punk dos anos setenta do que qualquer outra coisa. O visual também era bem diferente, com os membros vestidos de roupas de couro tal como os roqueiros americanos da época.
The Beatles - A Hard Day's Night
Na foto os Beatles correm em cena do filme "A Hard Day's Night" (Os Reis do Ié-Ié-Ié, no Brasil). Dirigido pelo cineasta Richard Lester, com roteiro de Alun Owen, o filme tinha a proposta de mostrar o que seria um dia na vida dos Beatles. Esses por sua vez aparecem em cena intepretando a si mesmos, naquele que foi considerado o melhor momento dos Beatles no cinema. Para John Lennon foi uma oportunidade e tanto de desfilar sua personalidade mais ácida. Suas observações irônicas acabaram inspirando várias cenas. Fora das telas John continuava com seu jeito de não poupar nada, nem ninguém. Perguntado por uma jornalista sobre seu desempenho no filme, John respondeu: "Não somos atores, então não se pode se esperar grande coisa!". Para surpresa de todos porém o filme foi bem recebido por público e crítica, arrancando duas indicações ao Oscar, de melhor roteiro original e melhor música (George Martin).
John e Cynthia Lennon
John e Cynthia fogem da imprensa durante uma viagem a Londres. Eles se casaram porque ela ficou grávida, ainda na época dos Beatles. Brian Epstein, o empresário da banda, chegou na conclusão que não seria um bom negócio ter o casamento divulgado para a imprensa, uma vez que toda fã dos Beatles sonhava em se casar com um deles. Ter um Beatle casado era assim algo ruim para a imagem do grupo, por isso Cynthia ficou escondida por anos das fãs do conjunto. Apenas dois anos depois, por volta de 1964, é que a imprensa americana finalmente descobriu que John era casado há anos com ela.
John e os Deficientes - Nessa semana que passou John Lennon voltou a ser notícia em vários órgãos de imprensa mundo afora. Pena que não por um aspecto positivo. Uma instituição de proteção a pessoas deficientes condenou um vídeo onde John parecia imitar uma pessoa com deficiência mental. É obviamente uma brincadeira, mas que pegou muito mal. Eu nunca tinha visto esse show e nem essa suposta brincadeira de Lennon e confesso que não estou aqui para defende-lo, mas sim colocar um pouco de bom senso em toda essa história.
Juro que não consegui ver uma maldade nos gestos de John. Ele está no palco e imita gestos de uma pessoa com problemas mentais. Acho que foi mais uma molecagem sem noção do que qualquer outra coisa. Não penso que John tenha tido qualquer intenção de ofender ou humilhar as pessoas com deficiência. O que vi ali foi mais um homem com mentalidade de garoto, tentando fazer as fãs rirem de seus gestos. Não vejo, repito, maldade nenhuma no que John fez. Claro que muitos não vão concordar com minha forma de entender a questão, mas sinceramente acredito que houve um certo exagero por parte desses grupos que fizeram um verdadeiro escarcéu com tudo. Tudo bem, não devemos fazer dos problemas mentais das pessoas uma piada, nisso concordo, porém temos também que entender que aquele show foi há mais de cinquenta anos e naquele tempo não havia ainda esse tipo de consciência mais apurada. Condenar John Lennon como um vilão por algo como aquilo me soa muito desproporcional.
Pablo Aluísio.