terça-feira, 6 de setembro de 2011

O Complexo de Édipo de John Lennon

Recentemente surgiu uma polêmica envolvendo John Lennon e sua mãe Julia. A versão oficial todos conhecemos. A mãe foi atropelada por um bêbado em uma rua de Liverpool. Ela não sobreviveu ao evento trágico e isso destruiu emocionalmente Lennon. Basta ouvir músicas como "Julia" e "Mother" para bem entender esse aspecto. O próprio Lennon não escondia nada, sua dor era expressa sem meias palavras.

O foco da polêmica porém não é essa. Uma fita, contendo um áudio privado de John, chocou algumas pessoas. Nela podemos ouvir John relatando uma estranha história quando ele supostamente teria tido algum desejo sexual em relação à Julia. Um momento incestuoso que desconcertou John, a ponto dele gravar sua confissão numa fita que seria enviada para seu analista.

A fita acabou sendo roubada de seus pertences e divulgada por um de seus antigos secretários particulares. Yoko Ono processou o gatuno, mas o estrago estava feito. Quando isso aconteceu John era apenas um jovem com hormônios a todo vapor, mas não deixa de ser algo assustador saber que ele, em algum momento de sua vida, teve uma atração sexual por sua própria mãe! E o mais estranho de tudo é que John admitia na fita que se tivesse tomado a iniciativa, provavelmente sua mãe teria cedido aos seus avanços! Que coisa mais bizarra, Mr. Lennon...

Pelo visto o ex-Beatle nutriu mesmo um complexo de Édipo pela figura materna. A única diferença é que ele não precisou disputar o amor da mãe com o pai, pois esse havia há muito abandonado a família, deixando John e Julia sem qualquer amparo, o que faria com que John criasse uma aversão completa por seu pai. Anos depois, já rico e famoso como membros dos Beatles, seu pai retornou. E segundo John o chantageou, aparecendo na imprensa lavando pratos em um boteco inglês. Sem outra alternativa John lhe ajudou na velhice, mas nunca o perdoou totalmente pelo que havia feito no passado, quando se esquivou de assumir as funções de pai e marido.

Pablo Aluísio.

Frank Sinatra - Moonlight Sinatra

O tema desse álbum de Frank Sinatra é a lua, ou melhor dizendo, a lua dos namorados. São canções românticas que evocam romantismo em cada momento. Um disco conceitual? Bom, eu poderia classificar como uma coletânea conceitual, já que as canções escolhidas pelo próprio Sinatra não foram compostas em conjunto para a elaboração de um disco específico. Pelo contrário são músicas citando a lua, mas de períodos e compositores bem diversos. Inegavelmente o conjunto ficou bonito, mas sem essa coisa de tentar criar algo mais substancial do que realmente é. Assim temos uma coleção de lindas músicas românticas na voz incomparável de Frank Sinatra.

Historicamente o cantor teve o melhor período de sua discografia na Capitol Records. Depois ele brigou com os produtores e decidiu que iria abrir seu próprio selo. Nasceu assim a Reprise Records. Trabalhando por conta própria, sendo ao mesmo tempo artista e empresário, Sinatra não perdeu tempo. Levou sua própria equipe musical do período em que gravava seus álbuns na Capitol para a nova gravadora. Entre esses músicos estava o amigo e parceiro Nelson Riddle, acompanhado de sua fabulosa orquestra. Relembrando que na Capitol o talentoso Riddle nunca teve o espaço merecido. Ele era - pasmem! - considerado apenas um maestro substituto dentro do selo. Era do banco de reservas. Na Reprise ele seria do time principal, com o status que merecia. E como não poderia deixar de ser, novamente foi brilhante ao lado de Sinatra. Esse disco aqui demonstra muito bem isso, nessa nova fase. O mesmo talento, a mesma elegância em cada nota musical. É mais um dos grandes discos de Frank Sinatra, aqui em casa nova.

Frank Sinatra - Moonlight Sinatra
Cantor: Frank Sinatra
Álbum: Moonlight Sinatra
Selo: Reprise Records
Data de Gravação: Novembro de 1965
Produção: Sonny Burke
Local de Gravação: Hollywood, Los Angeles
Data de Lançamento: Março de 1966

Frank Sinatra - Moonlight Sinatra
1. Moonlight Becomes You (Johnny Burke / Jimmy Van Heusen)
2. Moon Song (Sam Coslow / Arthur Johnston)
3. Moonlight Serenade (Glenn Miller / Mitchell Parish)
4. Reaching for the Moon (Irving Berlin)
5. I Wished on the Moon (Dorothy Parker / Ralph Rainger)
6. Oh, You Crazy Moon (Burke / Van Heusen)
7. The Moon Got in My Eyes" (Burke, Johnston)
8. Moonlight Mood (Harold Adamson / eter de Rose)
9. Moon Love (Mack David / André Kostelanetz)
10. The Moon Was Yellow (And the Night Was Young) (Fred E. Ahlert /  Edgar Leslie)

Pablo Aluísio.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

The Beatles - All I've Got to Do

The Beatles - All I've Got to Do
Grupo: The Beatles
Música: All I've Got to Do
Compositores: Lennon–McCartney
Álbum: With The Beatles
Selo: EMI Odeon
Data de Gravação: 22 de novembro de 1963
Produção: George Martin
Local de Gravação: Abbey Road Studios, Londres

Músicos: 
 John Lennon (guitarra base, vocal principal), Paul McCartney (baixo, vocal de apoio), George Harrison (guitarra solo, violão, vocal de apoio), Ringo Starr (bateria)

Comentários:
Essa canção fez parte do disco "With The Beatles", o segundo álbum do grupo na Europa. Já nos Estados Unidos ela foi lançada como parte do LP "Meet The Beatles". Como se sabe no começo da carreira dos Beatles havia uma diferença entre a discografia inglesa e americana. Só tempos depois é que tudo foi unificado, sendo os discos lançados na Inglaterra considerados os oficiais. A canção conta com o vocal principal de John Lennon, com aquela voz bem característica que todos os fãs conhecem.

O curioso é que Lennon explicaria anos depois que a música tinha sido uma influência do chamado "som da Motown", a gravadora americana especializada em música negra. John diria que ele estava tentando trazer um pouco da sonoridade de Smokey Robinson, do grupo The Miracles, para os discos dos Beatles. Penso que embora tenha sido esse o objetivo, essa canção romântica tem identidade própria, que resultou igualmente numa boa gravação por parte do quarteto. É simples, romântica e muito eficiente, funcionando muito bem dentro do repertório do disco.

Pablo Aluísio.

George Harrison e Pattie Boyd



domingo, 4 de setembro de 2011

Michael Jackson - Thriller - Parte 2

A música "The Girl Is Mine" foi uma parceria de Michael com o ex-Beatle Paul McCartney. Uma dobradinha, uma troca de gentilezas, Paul cantaria no disco de Michael e esse gravaria também com Paul, em "Say, Say, Say" do álbum "Pipes of Peace". Os dois se deram muito bem em termos artísticos, embora na vida pessoal tivessem problemas. Não é segredo para ninguém que Paul se sentiu traído quando Michael comprou os direitos autorais das músicas dos Beatles pelas costas do colega.

Depois disso a amizade azedou de vez e eles nunca mais voltaram a trabalhar juntos. Uma pena porque apesar de terem feito poucas músicas juntos todas elas eram excepcionalmente boas. "The Girl Is Mine" por exemplo, é uma balada saborosa, com tudo o que de melhor os anos 80 poderia disponibilizar no gênero Pop Music. Tocou muito nas rádios, fez grande sucesso e se tornou um hit dentro de um álbum que só trazia hits, mais parecendo uma coletânea de sucessos da carreira de Michael Jackson.

E por falar em sucesso, o que dizer de "Billie Jean"?  Essa canção era seguramente uma das mais perfeitas de toda a carreira de Jackson, um embalo dançante que não deixou ninguém parado nos anos 80. A composição era fruto da parceria de Michael com Quincy Jones, o produtor responsável por esse disco maravilhoso na carreira do cantor. Lançado em single, como uma espécie de divulgadora avançada do próprio disco, bateu inúmeros recordes de vendas quando chegou nas lojas de discos da época. Aliás um compacto original em bom estado hoje em dia é uma verdadeira raridade, disputada por colecionadores de vinis.

Michael diria anos depois que a canção havia sido escrito pensando nas fãs do grupo Jackson Five. Ele e seus irmãos costumavam chamar qualquer garota que fosse fã da banda de "Billie Jean", uma piada interna entre eles. Anos depois surgiram diversas teorias sobre isso, mas a versão dada pelo próprio cantor foi justamente essa. Como foi ele o criador da música não haveria mais o que discutir. O clip também ficou famoso, sendo o primeiro de uma linhagem que faria o disco vender milhões de cópias nos anos seguintes. A calçada iluminada pelos seus passos realmente marcaria para sempre o universo pop da música americana.

Pablo Aluísio.

Kurt Cobain e as Drogas

Lendo a biografia "Mais Pesado que o Céu", ótimo livro por sinal, descobrimos que Kurt Cobain, como todo viciado em drogas, também inventava muitas desculpas para justificar seu vício. No caso dele era uma sempre presente dor no estômago que o torturava há anos. Não estou aqui dizendo que ele não tinha essa dor crônica, nada disso, apenas afirmando que isso não tinha ligação nenhuma com seu vício na poderosa e perigosa heroína.

Kurt dizia que após injetar a droga a dor passava. Ora, algo previsível, já que ele literalmente apagava, perdia a consciência. E sem consciência não há dor. No final de sua vida ele infelizmente se entregou completamente. Vivia indo de um hotel barato para outro e embora fosse milionário procurava por quartos que custavam 10 dólares a hospedagem. A razão? Esses estabelecimentos tinham passe livre para traficantes. Assim Kurt estava livre para comprar a droga que quisesse, quando quisesse e na quantidade que ele achava que precisava. Então imagine esse rockstar, mundialmente conhecido, se hospedando em pequenos hotéis de beira de estrada apenas para se picar sem dó e nem piedade.

Ele morava em uma bela mansão na área mais exclusiva e rica de Seattle, mas sinceramente falando não se sentia à vontade ali. Ele havia sido pobre por toda a sua vida e não curtia essa ostentação toda. Além do mais a convivência com a esposa era turbulenta. Ela queria que ele largasse as drogas, mas Kurt no fundo só queria mesmo curtir seu vício em alguma espelunca da cidade. Ele também ia muito para os apartamentos dos traficantes, onde podia ficar uma tarde inteira no sofá, injetando heroína nas veias sem sermões e cobranças.

O curioso é que há uma passagem no livro em que é relatado que uma traficante recebeu Kurt em seu apartamento, mas ele estava injetando tanta heroína que ela decidiu colocar ele para fora de lá, com medo que sofresse uma overdose, que iria levar os tirar até lá, prendendo todo mundo. Totalmente drogado Kurt foi colocado literalmente no meio da rua, onde ficou estirado na calçado, como se fosse um sem´teto. E isso na mesma semana em que uma de suas músicas estava no top 5 da Billboard. O vício de drogas realmente não perdoa.

Pablo Aluísio.

sábado, 3 de setembro de 2011

Eagles - On the Border

"Midnight Flyer" foi escrita por Paul Craft. Basta os primeiros acordes para entender que os Eagles aqui estavam em busca de um country bem raiz, bem de acordo com os mais tradicionais do gênero. Tanto isso fica evidente que basta prestar atenção nos arranjos vocais e no banjo, esse instrumento tão característico desse grande gênero musical dos Estados Unidos. Os mais tradicionais certamente adoraram essa faixa. "My Man" foi escrita pelo compositor Leadon. Essa é uma balada bem romântica, basta ouvir os primeiros acordes para ser transportado para a década de 1970, com todo aquele arranjo bem clássico e conhecido de todos que viveram aquela época. Uma bela execução de Slide guitar, ou Bottleneck guitar como alguns chamam, atravessam toda a música, dando o tom de sua melodia. Muito bonita, uma das mais belas do disco.

"On the Border" é a faixa título do disco. Composta pelo trio formado por Henley, Leadon e Frey, a faixa obviamente foi escolhida pelo grupo para dar nome ao disco justamente porque eles achavam um dos pontos altos do álbum. Ouso discordar. Não acho assim uma das melhores do LP, muito pelo contrário. Acredito que ela ficou um tanto datada com o passar dos anos. A tentativa de soar mais moderno na época hoje soa ultrapassado.

É bem óbvio que a música "James Dean" foi composta em homenagem ao ator James Dean, ídolo do cinema, morto na década de 1950 em um acidente de carro, logo no momento em que estava se tornando um dos maiores astros de Hollywood. Com seu falecimento se criou uma espécie de culto em sua memória. O refrão desse bom rock inclusive dizia que Dean havia vivido rapidamente, morrendo cedo demais. É uma das melhores músicas de todo o disco. Letra e ritmo excelentes.

"Already Gone" era a música que abria a edição original do disco, do vinil pioneiro. Grande música! Aqui encontramos todos os elementos que fizeram do Eagles uma das maiores bandas de country / rock da história. Há um longo solo de guitarra que considero simplesmente perfeito. E a letra também é muito interessante. Basicamente é a mensagem de um homem que lutou por muitos anos por um relacionamento, mas que depois de muita luta decidiu cair fora, desistir da coisa toda. É isso, muitas vezes o melhor a fazer é realmente pular fora de um barco emocional que está afundando.

"You Never Cry Like a Lover" é a primeira grande balada do disco. Composta pela dupla Souther e Henley, é um daqueles sons que assim que você ouve lembra imediatamente da década de 1970. Esse tipo de arranjo era bem popular na época. Um country rock classe A, novamente com uma linda guitarra solo que atravessa praticamente toda a faixa. Guitarra chorosa, perfeita para a letra romântica da canção. Belo momento do Eagles em um disco realmente excepcional.

Pablo Aluísio.

10 Frases de Jim Morrison

10 Frases de Jim Morrison
Embora tenha feito sucesso como rockstar, Jim Morrison, um jovem estudante do curso de cinema da UCLA, queria mesmo era virar escritor e poeta. Por isso ele levava esses aspectos de literatura para seus discos de rock. Não é por outra razão que as letras dos discos dos Doors ainda hoje são consideradas as melhores daquele período do rock americano. E além de escrever e publicar livros de poesia, Jim Morrosn também gostava de falar frases de efeito. Segue abaixo dez frases que marcaram o cantor na imprensa de sua época, além de outras que foram retiradas de suas canções e de seus poemas publicados. 

1. "Cancele minha inscrição para a ressurreição, envie minhas credenciais para a casa de detenção, tenho muitos amigos lá..."

2. "As pessoas temem mais a morte do que a dor. É estranho que tenham medo da morte. No ponto da morte, a dor acaba..."

3. "Queremos o mundo e o queremos...agora!"

4. "Tudo o que é desordem, revolta e caos me interessa; e particularmente as atividades que parecem não ter nenhum sentido..."

5. "A única obscenidade que conheço é a violência..."

6. "O futuro é incerto e o fim está sempre perto!"

7. "Alguns nascem para o suave deleite; outros para os confins da noite..."

8. "Somos caminhantes da tempestade..."

9. "Sou o Rei Lagarto! Posso fazer tudo!"

10. "Esse é o fim... o meu único amigo... o fim!"

Pablo Aluísio.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Rita Lee (1979)

Esse álbum da Rita Lee impressiona pela quantidade de sucessos. Das nove faixas, praticamente sete delas se tornaram grandes sucessos nas rádios da época. Essa á uma marca que só vi acontecer em álbuns como "Thriller" do Michael Jackson ou então dentro do cenário nacional nos LPs de estreia do Ultraje a Rigor e RPM. Uma vocação ao sucesso muito rara de acontecer. E pensar que a querida Rita Lee havia sido praticamente expulsa dos Mutantes. Ela não curtia mais o som da banda. Os irmãos Arnaldo Baptista e Sérgio Dias queriam transformar a banda em um grupo de rock progressivo e a Rita Lee achava aquilo tudo um saco. Afinal ela sempre ia para o lado mais do humor, da diversão.

De certa maneira foi uma jogada de sorte. Fora dos Mutantes a Rita Lee criou seu próprio destino. Ela montou uma nova banda e saiu em carreira solo. E não deu outra. Foi um disco de sucesso atrás do outro, culminando em álbuns como esse e "Lança Perfume" onde praticamente todas as músicas se tornavam sucesso. Parecia mais coletâneas de sucessos e não discos de carreira. Esse LP de 1979 em particular vendeu meio milhão de cópias, um ótimo resultado comercial. Turbinada pela gravadora que pertencia ao grupo Globo, a Rita Lee atingiu o pico do sucesso. Enquanto isso os Mutantes sumiam do mapa. Confira a lista das canções abaixo e veja o número incrível de hits em um só disco. Na época eu era apenas um garoto, mas me lembro perfeitamente de praticamente todas as faixas. Um feito incrível mesmo.

Rita Lee (1979)
1. Chega Mais
2. Papai me Empresta o Carro
3. Doce Vampiro
4. Corre-Corre
5. Mania de Você
6. Elvira Pagã
7. Maria Mole
8. Arrombou a Festa II

Pablo Aluísio.

Carl Perkins

Carl Perkins (1932 - 1998) foi um dos verdadeiros pais do Rock ´n´ Roll. Nascido em Tiptonville, Tennessee, de origem bastante humilde, Perkins começou sua carreira na mesma Sun Records que também havia descoberto Elvis Presley, entre outros pioneiros do rock. Autor de "Blue Suede Shoes", um dos maiores sucessos de Elvis, Perkins teve sua carreira prejudicada por um acidente de carro que o tirou de circulação por vários anos. Isso porém não impediu que grandes nomes da música gravassem canções escritas por Perkins em seus discos, inclusive Beatles, Johnny Cash, Jerry Lee Lewis e Roy Orbison.

De certa maneira ele foi o artista da geração Sun Records que mais foi prejudicado pelo destino. A sorte definitivamente não lhe sorriu ao longo dos anos. Como sua carreira foi interrompida muito brevemente, ele nunca teve a chance de assinar com uma grande gravadora ou de fazer longas turnês de sucesso. Apenas basicamente sobreviveu dos direitos autorais de suas canções A sorte que teve nesse caso foi a de que Elvis os Beatles gravaram músicas de sua autoria. Caso contrário ele definitivamente iria passar por uma situação crítica. 

Em 1982 Paul McCartney fez uma homenagem ao músico em seu álbum "Tug of War". Em 1987 ele foi homenageado entrando para o Hall da Fama do Rock and Roll. Já a revista Rolling Stone reconheceu seu talento como guitarrista o inserindo na lista dos cem maiores guitarristas de todos os tempos (The 100 Greatest Guitarists of All Time). Um justo reconhecimento.

Pablo Aluísio.