segunda-feira, 24 de julho de 2006

Os Sete Chacais do Oeste

Título no Brasil: Os Sete Chacais do Oeste
Título Original: Siete chacales
Ano de Lançamento: 1974
País: Espanha, Itália
Estúdio: K Films S.A.
Direção: José Luis Madrid
Roteiro: José Luis Madrid
Elenco: Anthony Steffen, Gianni Garko, Diana Lorys, María José Cantudo, Eduardo Fajardo, Idilio Cardoso

Sinopse:
Sete pistoleiros acabam se envolvendo numa disputa entre um arrogante e criminoso latifundiário de terras e um pequeno povoado pobre que vive no meio do deserto. Ouro foi descoberto naquela região e o fazendeiro contrata bandidos para expulsar os pobres moradores de suas casas. 

Comentários:
Pela leitura da sinopse já deu para perceber que existem muitas semelhanças entre esse filme e o clássico do western americano "Sete Homens e um Destino". Acontece que nem aquele filme pode ser considerado original pois foi por sua vez baseado no clássico "Os Sete Samurais". Então o que temos aqui é mesmo uma boa amostra que em termos de cultura e arte as histórias e os estilos sempre estão se renovando, mudando de acordo com a época, o pais em que o filme foi produzido e a reação de cada público, de nacionalidades diferentes. O que vale a pena citar aqui de diferente é a presença de personagens femininas fortes e decididas que não se intimidam perante ameaças. Pegam seus rifles e vão à luta! Empoderamento feminino em um filme feito na década de 1970. Um exemplo positivo!

Pablo Aluísio.

domingo, 23 de julho de 2006

Cine Western: Glenn Ford, Audie Murphy

 

Sartana, o Matador

Título no Brasil: Sartana, o Matador
Título Original: Sono Sartana, il vostro becchino
Ano de Lançamento: 1969
País: Itália
Estúdio: Società Ambrosiana Cinematografica (SAC)
Direção: Giuliano Carnimeo
Roteiro: Tito Carpi, Enzo Dell'Aquila
Elenco: Gianni Garko, Klaus Kinski, Frank Wolff, Ettore Manni, Giovanni Petrucci, Lorenzo Piani

Sinopse:
O pistoleiro Sartana (Gianni Garko) chega em uma pequena cidade do velho oeste. Durante uma partida de cartas no saloon as coisas fogem do controle. Ele é acusado de roubo e passa a ser perseguido por um vilão local que está decidido a eliminá-lo de todas as formas. Logo as ruas da pequena cidade passam a ser manchadas de sangue. 

Comentários:
Esse western spaghetti ainda hoje é considerado um dos melhores filmes com o personagem Sartana. Fez tanto sucesso nos cinemas europeus que chegou a ser lançado nos Estados Unidos com o pomposo título de "Eu Sou Sartana, o Anjo da Morte". Curiosamente na versão americana o ator Gianni Garko passou a ser chamado de John Garko, pois para os americanos seu nome era complicado de pronunciar. Além da boa trilha sonora e dos diversos duelos múltiplos que acontecem durante o filme, ainda podemos destacar a boa presença de Klaus Kinski. Com sua cara de maluco insano e sórdido, ele era a personificação perfeita para interpretar vilões em filmes como esse. Enfim, pura diversão com o melhor do cinema italiano dos anos 60. 

Pablo Aluísio.

sábado, 22 de julho de 2006

A Carga da Sétima Cavalaria

Título no Brasil: A Carga da Sétima Cavalaria
Título Original: Gli eroi di Fort Worth
Ano de Lançamento: 1964
País: Espanha, Itália
Estúdio: Phoenix Cinema
Direção: Alberto De Martino
Roteiro: Alberto De Martino, Eduardo Manzanos
Elenco: Edmund Purdom, Paul Piaget, Mónica Randall, Evelyn Stewart, Mónica Randall, Mónica Randall

Sinopse:
Durante a Guerra Civil dos Estados Unidos, um grupo de soldados confederados tenta, com a ajuda dos índios Apache, derrotar um forte da União enquanto busca obter o apoio do imperador Maximiliano do México. Apenas os soldados mais corajosos e fortes vão sobreviver nessa guerra generalizada. 

Comentários:
Uma boa incursão do cinema europeu no gênero western, considerado pelos mais puristas como o mais norte-americano de todos os gêneros cinematográficos. Pois bem, aqui não vejo maiores problemas pois o filme é bom. Curiosamente há uma certa confusão entre os colecionadores na questão do título nacional desse filme, isso por causa dos problemas que aconteceram quando esse filme foi lançado no Brasil na década de 1960. Alguns o conhecem pelo nome de "A Carga do 7o. de Cavalaria", o que seria mais correto. Acontece que exibidores brasileiros reclamaram desse título nacional um tanto confuso e complicado. A distribuidora resolveu então mudar adotando esse outro nome nacional "A Carga da Sétima Cavalaria". Era um título mais comercial, mas pensando bem não fazia muito sentido com a própria história do filme! Coisas que aconteciam em nosso mercado cinematográfico na época. Hoje, não deixam de ser curiosidades de um tempo que já não existe mais. 

Pablo Aluísio.

O Pistoleiro das Sete Colinas

Título no Brasil: O Pistoleiro das Sete Colinas
Título Original: Lo chiamavano Tresette
Ano de Lançamento: 1973
País: Itália
Estúdio: CCR Studios
Direção: Giuliano Carnimeo
Roteiro: Tito Carpi
Elenco: George Hilton, Cris Huerta, Evelyn Stewart, Rosalba Neri, Antonio Monselesan, Umberto D'Orsi

Sinopse:
O pistoleiro Tresette (George Hilton) é contratado para um serviço de extremo perigo. Ele deverá, ao lado de um homem da lei, um xerife, garantir a segurança do carregamento e transporte de um milhão de dólares em ouro, viajando por terras infestadas de bandidos e facínoras que desejam colocar as mãos em toda aquela fortuna. 

Comentários:
Esse personagem do pistoleiro Tresette foi até bem popular dentro do universo dos filmes italianos de faroeste, o nosso conhecido Western Spaghetti. Foram vários filmes com ele. Nesse aqui foi interpretado pelo ator George Hilton, velho conhecido dos fãs desse estilo de cinema. Ele esteve nos populares filmes "Com Sartana Cada Bala é Uma Cruz" e "Tempo de Massacre". No caso desse filme aqui houve várias críticas em relação a um humor fora de tom. Espectadores que curtiam o faroeste italiano na época reclamaram que havia muitas cenas de humor e isso não era bem o que eles estavam esperando. De certo modo isso também retratava um certo desgaste do spaghetti, afinal seu auge, seus anos de maior criatividade, tinham ficado para trás. De qualquer forma vale a pena conhecer, principalmente para entender as mudanças que o estilo vinha passando, principalmente a partir da década de 1970. 

Pablo Aluísio.