domingo, 23 de novembro de 2025

O Trapalhão na Ilha do Tesouro

Título no Brasil: O Trapalhão na Ilha do Tesouro
Título Original: O Trapalhão na Ilha do Tesouro
Ano de Lançamento: 1975
País: Brasil
Estúdio: Herbert Richers
Direção: J.B. Tanko
Roteiro: Victor Lima, J.B. Tanko
Elenco: Renato Aragão, Dedé Santana, Manfried Sant’Anna (Mussum), Antônio Carlos (Zacarias), Milton Moraes, Edson Silva

Sinopse:
Inspirado livremente no clássico romance A Ilha do Tesouro, o filme acompanha Didi e seus amigos trapalhões em uma divertida e atrapalhada caçada por um tesouro escondido em uma ilha misteriosa. Enfrentando piratas, vilões gananciosos e muitas confusões, o grupo embarca em uma aventura cheia de humor, música e situações cômicas típicas do quarteto mais querido do cinema brasileiro.

Comentários: 
Sim, eu fui criança nos anos 70, então me lembro perfeitamente desse filme. Esse é aquele tipo de produção nacional que só fazia sentido dentro do contexto daquela época. Revendo hoje em dia ficamos pasmos como um filme tão ruim e mal produzido fazia tanta bilheteria nos cinemas. É algo inegável, os filmes dos Trapalhões lotavam as salas de cinemas por todo o país, fazendo a festa dos donos desses estabelecimentos comerciais. Pena que hoje em dia sejam tão fracos numa revisão. Era um cinema muito popular, mas que não resistiu ao tempo. Assim não há como negar, não era um bom cinema nacional. Era comercialmente bem sucedido e apenas isso. 

Pablo Aluísio. 

4 comentários:

  1. Eu quando criança adorava assistir Os Trapalhões na televisão, e por consequência nao perdia um filme do cinema; adorava e nao via um defeito sequer.
    Agora, se hoje em dia eu nao suporto assistir um filme sequer do Jerry Lewis, você imagina esse coisa tosca e ate triste que eram o filmes dos Trapalhões?
    O Brasil é péssimo de cinema, mas até os maiores sucessos de bilheteria, Os Trapalhões e Mazaroppi, eram tocos, mal feitos mesmos, os atores nem conseguiam ler os diálogos de forma natural, horríveis.

    ResponderExcluir
  2. Esses filmes dos Trapalhões mantiveram muitos cinemas abertos pelo Brasil afora. Isso é uma verdade histórica. Comercialmente eram grandes campeões de bilheteria. É o lado bom de sua existência, pois deu uma sobrevivência ao cinema brasileiro. O povo adorava, principalmente as crianças, mas são obras cinematográficas que não resistiram ao teste do tempo. Envelheceram mal demais.

    ResponderExcluir
  3. E os filmes do Mazaroppi, que muitos críticos elogiam, também eram ruins demais! Pelo amor de Deus...

    ResponderExcluir