terça-feira, 2 de janeiro de 2018

Tempestade: Planeta em Fúria

Qual é o filme mais cheio de clichês de 2017? Olha, ninguém vai conseguir tirar esse título de "Tempestade: Planeta em Fúria"! O mais estranho de tudo é que o filme até começa bem para depois afundar como o Titanic. O enredo é meio bobinho. Há um sistema mundial de controle do clima. Uma rede de satélites orbita ao redor do planeta justamente para controlar as tempestades, chuvas, temperaturas, etc. OK, tudo bem tolinho, mas tudo bem, até comprei a ideia no começo. Pois bem, algo assim caindo nas mãos erradas poderia causar o caos! E é justamente isso que ocorre quando um vírus implantado entra no sistema dos satélites, causando todos os tipos de destruição.

Claro que com o clima fora de controle todos se ferram! Nem os cariocas escapam. Numa cena de humor involuntário os banhistas brasileiros estão numa boa, curtindo um dia de sol numa das praias do Rio de Janeiro, quando de repente as ondas do mar congelam e começam a transformar todas as pessoas em estátuas de gelo! Isso mesmo, todo mundo congelado em uma praia do Rio, em pleno domingo de sol!!!... Bom, muita gente vai desistir do filme por aqui... mas eu até que disse para mim mesmo: "OK, vou aceitar mais essa bobagem do tamanho do Cristo Redentor". Percebam que eu estava em um dia bom, com muita paciência. As coisas só se tornam insuportáveis mesmo quando o Presidente dos Estados Unidos (pois é, os americanos são bobos demais), surge no horizonte para salvar o país... ai, ai, ai... é muito ufanismo para aguentar, vou te contar...

O ator principal do filme é o Gerard Butler. Ele é o cientista que projetou tudo. Quando o sistema vira uma arma contra a humanidade ele decide fazer de tudo para salvar a todos. É um personagem sem graça, que fala meia dúzia de termos técnicos (que não significam nada no final das contas) e dá uma de herói no final. Tudo é muito infantilizado nesse filme. Poderiam até fazer uma coisa legal com a ideia inicial, mas preferiram mesmo colocar uma tonelada de clichês nesse bolo cinematográfico indigesto! Tem espaço até para a criancinha tentando salvar seu cachorrinho enquanto sua cidade é invadida por uma dezena de tornados...  Convenhamos, é muita falta de originalidade e criatividade! Em outra cena, para ser o mais politicamente correto possível, um astronauta (que acaba salvando todo mundo) faz questão de lembrar para todos que é mexicano! Tive que dar risada! A sutileza para criticar Trump passou longe aqui... E as bobagens não param por aí, coisa pior vem na frente. Tem até uma equipe multicultural, com muitas mulheres latinas e negras, para não pegar mal com a turma da lacração. Enfim, um filme amorfo, totalmente sem sal. Uma perda de tempo sem salvação.

Tempestade: Planeta em Fúria (Geostorm, Estados Unidos, 2017) Direção: Dean Devlin / Roteiro: Dean Devlin, Paul Guyot / Elenco: Gerard Butler, Ed Harris, Andy Garcia, Jim Sturgess, Abbie Cornish, Alexandra Maria Lara / Sinopse: Cientista americano que criou um projeto de controle do clima no planeta precisa salvar a humanidade depois que o sistema é invadido, causando caos e destruição nas principais cidades ao redor do mundo.

Pablo Aluísio.

11 comentários:

  1. Avaliação:
    Direção: ★★
    Elenco: ★★★
    Produção: ★★★
    Roteiro: ★★
    Cotação Geral: ★★
    Nota Geral: 5.0

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir
  2. É, pelo jeito, é como se diz: “da onde menos se espera... é daí que não sai nada mesmo.”

    ResponderExcluir
  3. Pior é saber que esse filme foi exibido nos cinemas brasileiros por ser considerado comercial pelas distribuidoras, enquanto tantos filmes bons nunca serão lançados.

    ResponderExcluir
  4. E o Andy Garcia e o Ed Harris numa bomba dessas?

    ResponderExcluir
  5. Andy Garcia é o presidente latino bonzinho (para ser politicamente correto) e Ed Harris é um vilão genérico sem graça.

    Nesse filme nada se salva, nem esses dois bons atores...

    ResponderExcluir
  6. O Andy Garcia, um cubano, interpretando um presidente latino bonzinho é o clichê do clichê!

    ResponderExcluir
  7. O filme é isso, apenas.
    Um clichê atrás do outro.

    ResponderExcluir
  8. PS: algumas pessoas me mandaram Emails pedindo a volta do blog de Elvis porque não conseguiam encontrar os textos aqui. Assim resolvi recolocar o blog de Elvis online, assim como os demais que vinha mantendo. Os links estão ao lado na seção "Outros Blogs".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É meu caro, esses outros blogs são uma maldição. Você não vai conseguir ficar sem eles. Eu também acho que facilita.

      Excluir
    2. Eu até expliquei que para acessar os textos de Elvis bastava clicar no nome "Elvis Presley" nos marcadores... mas as pessoas querem o blog de volta, então... tudo bem, não custa nada!

      Excluir
  9. Os efeitos visuais são muito bons e é bem difícil encontrar algum defeito neles. Sinceramente os filmes de ação não são o meu gênero preferido, mas devo reconhecer que Tempestade: Planeta em Fúria superou minhas expectativas. Adorei está história, por que além das cenas cheias de extrema e efeitos especiais, realmente teve um roteiro decente, elemento que nem todos os filmes deste gênero tem.

    ResponderExcluir