quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

Oscar 2018 - Melhor Atriz

Cinco candidatas duelam entre si para levar o Oscar de melhor atriz do ano para casa. Entre elas a mais veterana e premiada é obviamente Meryl Streep. Ela já foi indicada 21 vezes ao prêmio, tendo vencido em três ocasiões. Dessa vez Meryl concorre pelo filme "The Post - A Guerra Secreta" onde ela interpreta a dona do famoso jornal americano que resolve denunciar o presidente Nixon por irregularidades e crimes envolvendo os militares americanos na Guerra do Vietnã.

A atriz pode ser a vencedora da noite, não apenas por causa de seu passado inigualável, como também pelo fator político. Ela entrou em uma guerra particular contra o Presidente Trump e isso a levou a ganhar a simpatia geral dos membros da Academia que em sua imensa maioria são democratas. Eles estão furiosos pelo fato de Hillary Clinton ter perdido a eleição e podem usar o Oscar como palco dessa insatisfação, premiando Meryl Streep como retaliação. Isso claro, sem desmerecer o talento da atriz, que é realmente excepcional. Se vencer também será por mérito e merecimento pessoal.
 
Veterana também é Frances McDormand. Ela está concorrendo por "Três Anúncios Para um Crime". Essa atriz sempre desenvolveu um trabalho muito forte e interessante em sua carreira. Geralmente interpreta mulheres comuns em situações excepcionais. Sua atuação mais consistente e conhecida continua sendo "Fargo", quando venceu o Oscar. De lá para cá sua carreira decaiu um pouco, mas ela sempre se manteve na ativa, mesmo em filmes menores, chamando a atenção da crítica. Essa é sua quinta indicação ao Oscar!

A atriz Sally Hawkins está concorrendo pelo filme "A Forma da Água". No filme ela interpreta uma faxineira solitária que se apaixona por um tipo de homem anfíbio que ela conhece em uma instalação secreta do governo americano. O filme fantasia assinado por Del Toro é uma homenagem aos antigos filmes de monstros dos anos 50, com uma pitada de drama e romance nostálgico. Particularmente acho complicado que ela vença o Oscar, mas tudo é possível. Sua personagem é carismática e isso pode contar ao seu favor.

Gostei muito do trabalho de Saoirse Ronan em "Lady Bird - A Hora de Voar". Essa atriz conheci ainda menina, com olhos muito expressivos, no drama histórico "Desejo e Reparação". Ela cresceu, conseguiu romper a complicada transição de atriz mirim para adulta e hoje está melhor do que nunca, fazendo filmes mais do que interessantes, como por exemplo, "Brooklyn". É uma das maiores promessas de Hollywood hoje em dia, embora esse fato conte contra sua premiação também. Por ser jovem demais possa ser que não ganhe os votos necessários para vencer. Muitos podem achar que ainda é cedo demais para ela, mesmo levando-se em conta que essa é sua terceira indicação!

Por fim temos Margot Robbie por "Eu, Tonya". É quase impossível que ela vença tantas fortes candidatas, por isso sua indicação já pode ser considerada um prêmio em si mesmo. Caso você não esteja ligando o nome à pessoa, a Margot é a loira que interpretou Arlequina em "Esquadrão Suicida". Imaginem o pulo na carreira, de repente você salta de um filme de heróis em quadrinhos que não deu muito certo para um filme dramático que está lhe dando a oportunidade de concorrer ao Oscar de melhor atriz. É uma mudança e tanto na carreira. De qualquer maneira muito provavelmente a loira não será premiada. E ela não deve ficar chateada se sair de mãos vazias da noite do Oscar, mas sim agradecida por ter sido lembrada. 

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Oscar 2018 - Melhor Atriz
    Indicações ao prêmio Oscar
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Pablo, lembrando que a Margot Robbie já havia dado uma amostra do seu talento dramático junto ao Leonardo Di Caprio em O Lobo de Wall Street.

    ResponderExcluir
  3. Bem lembrado Serge. No meio de toda aquela cocaína, loucura e ganância, ela conseguiu se sobressair.

    ResponderExcluir