sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

Filmes no Cinema - Edição XVIII

Quais filmes estão em cartaz nos cinemas? "Tom & Jerry: O Filme" é o principal lançamento nos cinemas brasileiros nessa semana. Vai ocupar a maioria das salas de cinema do circuito comercial. Tom & Jerry são personagens bem antigos. Foram criados em 1940 pelo geniais William Hanna e Joseph Barbera. A série de desenhos animados foi um grande sucesso na TV americana, dando origem e inúmeras outras repaginações em versões posteriores. Agora Hollywood traz de volta essa criação em um filme que mistura personagens criados por computação gráfica, interagindo com atores reais.

A historinha é bem básica, como convém a Tom e Jerry. O ratinho vai parar em um hotel. A atriz Chloë Grace Moretz que trabalha no hotel é encarregada para eliminar a presença de Jerry, afinal nenhum hotel do mundo quer ver ratos andando pelos seus corredores, ou pior do que isso, entrando nos quartos dos hóspedes. Ela então decide resolver o problema usando um método antigo, trazendo um gato, claro, o gato Tom. E isso acaba dando origem a todos os tipos de confusões. Essa animação é a aposta da  Warner Bros para manter a programação dos cinemas em funcionamento nesses tempos complicados de pandemia. O estúdio espera atrair as crianças para as salas de cinema. É esperar para ver.

Para um público mais adulto, que curte filmes de terror e suspense, a dica fica com "O Mensageiro do Último Dia" (The Empty Man, Estados Unidos, 2020). O filme com direção de David Prior aposta no medo para atrair espectadores aos cinemas. Do que se trata a história? Eis a sinopse: No rastro de uma garota desaparecida, um ex-policial se depara com um grupo secreto que tenta invocar uma entidade sobrenatural aterrorizante. Lançado nos cinemas americanos e europeus o filme teve uma bilheteria bem morna. O estúdio culpou a pandemia e espera recuperar o investimento quando o filme for para as plataformas de streaming.

Por fim, para que aprecia um tipo de cinema mais alternativo, produzido na Europa, a dica é a estreia nos cinemas do filme "Notre Dame". Dirigido por Valérie Donzelli, essa produção francesa conta a história de um casal que precisa lidar com questões emocionais envolvendo a vida sentimental e também os desafios profissionais. O filme traz no elenco o talentoso casal Valérie Donzelli e Pierre Deladonchamps. Um filme ideal para um público mais indie, que esteja em busca de algo mais substancial para ver no cinema. Outro filme francês que chega aos cinemas brasileiros é "Um Divã na Turquia". Com direção de Manele Labidi, o filme conta a história de uma psicoterapeuta que deseja abrir um consultório em Tunis, na Turquia, só para descobrir como isso é complicado de se fazer. Bom filme, com toques de humor.

Pablo Aluísio.

3 comentários: