segunda-feira, 4 de julho de 2016

George Harrison

Lucy foi uma guitarra dada de presente a George Harrison por Eric Clapton. Foi com ela que o famoso músico tocou seus maravilhosos solos no clássico "While my Guitar Gently Weeps", faixa antológica do Álbum Branco dos Beatles. Havia uma tensão entre Harrison e Clapton na época por causa da esposa de George, a linda pin-up Pattie Boyd. Ele havia se casado com George Harrison em 1966, mas o casamento ia de mal a pior. Quando ela conheceu Eric Clapton se apaixonou por ele e ambos tiveram um caso extraconjugal.

Para amenizar o fato de ter traído seu amigo, Eric Clapton resolveu dar de presente a George Harrison sua guitarra que logo foi chamado pelo Beatle de Lucy, por causa de sua cor que lembrava a cor dos cabelos da comediante Lucille Ball, muito popular por causa de sua série de TV. O instrumento musical assim serviu de símbolo da paz e harmonia que iria existir entre George Harrison, sua ex-esposa e seu amigo, Eric Clapton.

Curiosamente o instrumento também seria roubado alguns anos depois, o que deixaria George furioso. Alguns ladrões entraram em sua casa em Los Angeles e levaram sua guitarra preferida. Harrison colocou a polícia atrás e descobriu-se que ele foi vendida em uma loja de penhores para um mexicano que levou a guitarra para o México. Mesmo com tantos problemas George não desistiu e foi atrás dela. Depois de meses finalmente conseguiu reaver a valiosa guitarra Lucy, um instrumento de inestimável valor para a história do rock.

George Harrison - All Those Years Ago
Quando John Lennon foi assassinado covardemente na porta do prédio Dakota em Nova Iorque os demais Beatles ficaram chocados, claro. A forma que encontraram para homenagear o velho companheiro de banda não poderia ser outra. Eles fizeram música. Paul McCartney criou a linda e confessional "Here Today" que saiu no álbum "Tug of War". Já George Harrison criou essa "All Those Years Ago". Eu me recordo que essa canção fez muito mais sucesso nas rádios brasileiras do que a faixa do Paul, que era mais introspectiva. Eu sempre apreciei seu ritmo e o videoclip que acompanhou seu lançamento. Porém a letra não é tão boa como se pensa.

Há um sentimento de raiva por parte de George. E isso se reflete em diversos trechos que não condizem com uma música que supostamente deveria homenagear seu velho amigo. George parece revoltado com o mundo, por esse não ter captado a mensagem de paz de John Lennon. É um erro pensar assim. O mundo captou sim a mensagem de John Apenas não se poderia esperar a mesma postura de um louco com um revólver na mãos. John Lennon não morreu porque o mundo não entendeu o que ele quis dizer nas letras das músicas. John Lennon morreu porque um louco deu tiros nele, sem motivo nenhum. Foi uma roleta da sorte do destino. Parece injusto? Claro que sim. O mundo nem sempre é algo que podemos dizer ser sempre justo, muito pelo contrário.

Assim essa canção decepciona em sua letra. George Harrison já havia tido dias melhores como compositor. A raiva e a revolta que sentia o fez perder a mão Ele pareceu explodir quando colocou seus pensamentos no papel. Alguém também deveria ter dado um toque, ter dito, não lance isso. Não é definitivamente a mensagem certa para se passar naquele momento tão terrível da história dos Beatles. Porém não foi isso que aconteceu. A canção foi lançada e até fez um bom sucesso. No Brasil seus problemas foram bem menos notados, até porque a grande maioria dos brasileiros não fala inglês. Mas é isso aí. Uma canção com belo melodia, mas com o tipo de teor em sua letra que não combinava, que era desnecessária naquele momento.

George Harrison - Somewhere in England
George Harrison teve muitos problemas em sua carreira solo. Após o fim dos Beatles ele conseguiu se firmar como artista, porém nem sempre as coisas iam tão bem. Um exemplo aconteceu com esse álbum "Somewhere in England".

Após a gravação das faixas George enviou o material para a gravadora Warner nos Estados Unidos. Antes das fábricas começarem a prensar seu novo disco era necessária a aprovação dos executivos da gravadora em Nova Iorque. Os americanos não gostaram do que ouviram. Vetaram várias músicas, que eles consideraram fracas demais e colocaram abaixo até mesmo a capa que George havia planejado para o disco. Os americanos, para dizer a verdade, acharam tudo muito fraco, sem inspiração, ruim mesmo.

Harrison teve que engolir o orgulho de artista e voltar para o estúdio para gravar um novo lote de músicas. Ele tinha assinado um contrato que dava total controle para a gravadora americana e caso não quisesse ser processado em milhões de dólares tinha que cumprir suas obrigações contratuais. Nesse meio tempo o amigo e companheiro dos Beatles John Lennon acabou sendo assassinado em Nova Iorque, bem em frente ao edifício em que morava, o Dakota.

George Harrison ficou tão arrasado que ficou meses sem produzir nada. Pressionado para compor algo novo para o disco da Warner ele então decidiu pegar a melodia de uma canção antiga que havia composto, jogou fora a letra, criou uma nova em homenagem a Lennon e assim surgiu "All Those Years Ago". Essa se tornaria o hit do disco, a música que realmente se destacou na rádios, tocando bastante, inclusive no Brasil. Confesso que não acho a letra muito boa, ela perde a linha em diversas partes, mas como era um lamento raivoso de George em relação à morte de John, acabou chamando a atenção, se tornando um sucesso nesse processo. Foi uma das poucas faixa desse álbum que obteve retorno comercial, ainda mais com o clip que resgatava várias imagens de Harrison ao lado do amigo nos tempos dos Beatles.

Pablo Aluísio.

5 comentários:

  1. Music! - Pablo Aluísio
    A Lucy de George Harrison
    Todos os direitos reservados.

    ResponderExcluir
  2. Music! - Pablo Aluísio
    A Lucy de George Harrison
    Todos os direitos reservados.

    ResponderExcluir
  3. Humm, corno tão manso é foda. Acho que While My Guitar Gently Weeps se chamaria Punch My Chin Gently, se fosse intitulada pelo Eric Clapton.

    ResponderExcluir
  4. Pois é, perdeu a mulher, mas ganhou uma guitarra...

    Sabe, os estrangeiros, com exceções é claro, são mais calmos em relação a essa coisa de traição. os ingleses por exemplo temem mais o escândalo em si do que o próprio chifre. Essa coisa de corno manso, etc, é bem tipicamente brasileiro.

    ResponderExcluir
  5. Pois é, perdeu a mulher, mas ganhou uma guitarra...

    Sabe, os estrangeiros, com exceções é claro, são mais calmos em relação a essa coisa de traição. os ingleses por exemplo temem mais o escândalo em si do que o próprio chifre. Essa coisa de corno manso, etc, é bem tipicamente brasileiro.

    ResponderExcluir