sexta-feira, 8 de dezembro de 2006

Galeria Cine Western - John Wayne


She Wore A Yellow Ribbon (1949)
Excelente foto de John Wayne no filme Legião Invencível (título nacional do faroeste). Um belo retrato de um tempo em que os homens tinham que ser bravos e fortes. Wayne foi escolhido para o filme após o diretor John Ford ver sua atuação em "Rio Vermelho", filme lançado um ano antes. Para Wayne foi uma ótima oportunidade a tal ponto que o ator acabou levando uma indicação ao Oscar. Uma das "estrelas" do filme foi o cavalo Steel. O animal pertencia ao ator Ben Johnson, mas era sempre requisitado por outros astros porque era excepcionalmente adestrado, ideal para cenas de filmes de western. Wayne o utilizaria em vários filmes, entre eles Adorável Inimiga (1944) e Sangue de Bárbaros (1956), Gregory Peck o montaria em Céu Amarelo (1948) e até o cowboy Randolph Scott o usaria em O Resgate do Bandoleiro (1957).


John e Ethan Wayne
O mito John Wayne e seu filho Ethan, nome dado em homenagem a um dos grandes personagens da carreira do Duke. Ethan atualmente administra uma empresa que cuida dos interesses da obra do pai. Em entrevista recente ao jornal ele falou algumas coisas interessantes como por exemplo o fato de se lembrar das filmagens de "Os Filhos de Katie Elder", o primeiro que ele tem lembranças. Ethan também desmistificou de certo modo a imagem pública do pai. Para Ethan ele não era um sujeito durão como fazia crer seus personagens. Na verdade era um gigante gentil, um homem que amava sua família e que fazia tudo para protegê-la. O Duke não foi apenas um homem grande, mas também um grande homem.



John Wayne e o Fumo
John Wayne fumou a vida inteira. Eram outros tempos. O fumo era visto até como algo muito charmoso e elegante. A sua geração foi a maior consumidora de cigarros da história.. O tabaco estava em todos os lugares e essa coisa de ambientes proibidos ao fumo era algo ainda impensável. Em qualquer hotel, mesa de restaurante ou bar lá estavam os cinzeiros, por todas as partes, à espera dos fumantes. Wayne adorava fumar a tal ponto que chegou até mesmo a estrelar uma série de comerciais do cigarro Camel - como se pode perceber na reprodução de uma revista da época acima. Por uma triste ironia do destino o fumo acabaria sendo o carrasco da vida de Wayne já que ele morreria de um agressivo câncer de pulmão causado justamente pelo seu hábito de fumar.

Pablo Aluísio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário