sexta-feira, 1 de dezembro de 2006

10 Curiosidades do Velho Oeste

1. O famoso pistoleiro Billy The Kid não nasceu no oeste americano, mas sim na cosmopolita Nova Iorque em 17 de setembro de 1859. Ele ficou particularmente conhecido por causa da chamada Guerra do Condado de Lincoln, onde foi preso após matar o xerife da cidade. Depois de uma fuga espetacular da cadeia local, Kid começou a ser celebrado em livros baratos, de bolso, que tornaram seu nome imortal dentro da mitologia do western. Foi um dos mais famosos foragidos da lei. Mais de dez mortes foram creditadas a ele, mas muitas nunca foram confirmadas ou provadas. Ele acabou sendo morto aos 21 anos por Pat Garrett, um antigo conhecido que havia se tornado um homem da lei.

2. O termo "distrito da luz vermelha", até hoje usado para identificar pontos de prostituição em várias cidades ao redor do mundo, veio de um saloon chamado Bordello em Dodge City, Kansas. A porta da frente do prédio era feito de vidro colorido e produzia um brilho vermelho para o mundo exterior quando iluminada à noite. Acabou se tornando o mais famoso bordel do velho oeste.

3. Um dos mais famosos homens da lei do velho oeste, o celebrado xerife e delegado Wyatt Earp, foi acusado e indiciado por roubo de cavalos na cidade de Van Buren, Arkansas em 8 de maio de 1871. Na época o crime era punido com pena de morte, sendo os condenados pendurados numa árvore e deixados para morrer em execuções públicas. Wyatt não chegou a ser julgado, pois após pagar a fiança fugiu para o Kansas onde começaria uma nova vida.

4. Estimativas afirmam que as nações Indígenas do velho oeste contavam com uma população superior a 8 milhões de Indivíduos. Pouco mais de 1,5 milhão conseguiu sobreviver ao avanço do homem branco durante a colonização da região. Foi um dos maiores genocídios da história.

5. Uma das cidades mais violentas do velho oeste se tornaria uma das mais populosas da Califórnia, décadas depois de sua fundação. Em 1855 Los Angeles era apenas um posto empoeirado de diligências que seguiam rumo a San Francisco. A média de assassinatos era tão alta que o próprio prefeito resolveu renunciar ao seu cargo para liderar um grupo de linchadores que havia resolvido fazer justiça com as próprias mãos contra grupos criminosos que atuavam na cidade naquele conturbado período histórico.

6. Doc Holliday, um dos mais conhecidos pistoleiros do velho oeste, era formado em odontologia. Ao contrair tuberculose sua carreira chegou ao fim pois os pacientes não confiavam mais em fazer tratamentos dentários com uma pessoa doente como ele. Sem alternativas Doc seguiu rumo ao oeste por causa do clima. Lá, sem trabalho e sem meios de viver, começou a ganhar a vida em jogos de cartas nos inúmeros saloons da região. Para se proteger começou a também usar armas. Depois de matar os primeiros desafetos em discussões sobre jogos, Doc começou a ficar conhecido por todas as cidades por onde passava por causa de sua destreza nos gatilhos. Segundo algumas biografias ele não tinha o instinto de preservação que todos possuímos. Por ser frio ao extremo, se tornou um excelente matador em duelos pelas ruas dos vilarejos por onde passava.

7. A famosa gangue dos Daltons, que varreu muitas cidades do oeste selvagem, só durou um ano e cinco meses. Eles se reuniram pela primeira vez para realizar um assalto de trem em Wharton, Oklahoma em maio de 1891. Em 5 de Outubro de 1892 foram encurralados por homens da lei em em Coffeyville, Kansas. A intensa troca de tiros que se seguiu acabou com a quadrilha em questão de minutos.

8. O cacique Touro Sentado, que ficou famoso por derrotar a Sétima Cavalaria liderada pelo General Custer em 1876, na verdade não participou da batalha de Little Bighorn que o notabilizou na história. Ele ficou em sua tribo participando de uma série de rituais para que seus guerreiros fossem bem sucedidos na luta contra os soldados americanos. Os índios na verdade foram liderados por Cachorro Louco, que dizem deu o tiro fatal que matou Custer.

9. Quando os colonizadores brancos chegaram pela primeira vez no oeste americano eles encontraram milhões de búfalos selvagens nas grandes planícies. Em pouco mais de quinze anos a matança foi tão severa que o animal praticamente desapareceu dos pastos. Os búfalos abatidos eram vendidos para empresas orientais que os usavam na produção de fertilizantes e porcelana.

10. Harry Longabaugh ficou conhecido na história como Sundance Kid. O apelido veio do fato dele ser procurado por roubo de cavalos em Sundance, no Wyoming. Ao lado de Butch Cassidy ele se tornou um dos mais conhecidos foragidos da lei no velho oeste americano. Até hoje não se sabe ao certo o que teria lhe acontecido após fugir dos Estados Unidos ao ter sua cabeça colocada a prêmio por dez mil dólares.

Pablo Aluísio.

Um comentário:

  1. Cine Western - Pablo Aluísio
    10 Curiosidades do velho oeste
    Todos os direitos reservados.

    ResponderExcluir