sábado, 2 de dezembro de 2006

Galeria Cine Western - Marlon Brando


John Wayne - The Searchers, 1956
John Wayne no papel do destemido e incansável Ethan no clássico Rastros de Ódio (The Searchers, EUA, 1956). Dirigido por John Ford esse era considerado pelo próprio Wayne como o momento mais marcante de sua carreira no cinema. A busca desesperada e sem fim de seu personagem pelo paradeiro de sua sobrinha levada pelos nativos pelo deserto era não apenas a jornada de um homem em busca de uma parente próxima, mas sim a busca em torno de si mesmo, de seus ideais e valores de vida. Para muitos críticos o mestre John Ford realizou o maior filme de faroeste da história, mesclando todos os elementos do gênero cinematográfico dentro de um filme tecnicamente perfeito. Já o ator John Wayne ficou tão fascinado pelo resultado que anos depois acabaria batizando seu próprio filho com o nome do personagem que o interpretou. Nos dias atuais Ethan Wayne é o curador da obra e legado de seu pai. Para ler a resenha, ficha técnica, comentários e demais informações sobre o filme "Rastros de Ódio" clique aqui!


Marlon Brando - The Missouri Breaks, 1976
Depois de se consagrar com sua atuação em "O Poderoso Chefão" (que inclusive lhe valeu o Oscar de Melhor Ator daquele ano), Marlon Brando estava de volta ao topo da indústria cinematográfica. O ator que era considerado difícil de se lidar no set de filmagem acabou aceitando o convite para estrelar esse faroeste que no Brasil recebeu o título de "Duelo de Gigantes", um nome bem de acordo com o elenco uma vez que Brando contracenaria com outro monstro sagrado da atuação, seu próprio vizinho Jack Nicholson. Claro que interpretar um pistoleiro comum de filmes de western não iria interessar muito a Brando naquela altura de sua carreira, assim ele resolveu inovar com seu personagem, trazendo elementos nada comuns para o universo do faroeste americano. A interpretação sui generis acabaria ganhando a crítica que acabou elogiando bastante a originalidade do ator no filme. Coisas que só um gênio como Brando poderia trazer para o western naquele momento. Para ler mais sobre "The Missouri Breaks" basta clicar aqui!



Maureen O'Hara e John Wayne
No último dia 24 de outubro, morreu aos 95 anos, a atriz Maureen O'Hara. A imprensa americana deu ampla cobertura sobre seu falecimento, destacando principalmente sua produtiva carreira ao lado do ator John Wayne. No total eles realizaram cinco filmes juntos. Foram eles: Asas de Águias (1957), Rio Bravo (1950), Depois do Vendaval (1952), Quando um Homem É Homem (1963) e Jake Grandão (1971) que marcou a despedida deles juntos nas telas. Wayne inclusive tinha grande carinho pela colega de profissão a ponto inclusive de muitas vezes condicionar a aceitação de participar de um filme na contratação de Maureen para contracenar com ele. Provavelmente a cena mais famosa que fizeram juntos foi aquela em que Wayne a puxa para si no clássico "Depois do Vendaval". Segunda a própria atriz esse tinha sido seu momento mais memorável ao lado do grande astro cowboy da história do cinema americano. Na foto acima: Wayne e O´Hara se divertem nas filmagens de "Jake Grandão". Abaixo: ainda bem jovens contracenando juntos em Rio Bravo.


Pablo Aluísio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário