quarta-feira, 13 de dezembro de 2006

Galeria Cine Western - Matar ou Morrer


Gary Cooper - High Noon (1952)
Certamente é o maior western da carreira de Cooper. No filme ele interpreta o xerife Will Kane. Prestes a se aposentar para se casar com sua bela noiva (interpretada por Grace Kelly) o veterano homem da lei é informado que um dos bandidos que aprisionou no passado está de volta às ruas e mais do que isso... ele promete vingança contra o xerife que o colocou atrás das grades. O filme mostra a tensão pela chegada do trem com a quadrilha de criminosos, ao mesmo tempo em que o xerife é deixado completamente sozinho para enfrentá-los. É o filme definitivo da carreira do mito Gary Cooper.


Steve McQueen - Tom Horn
O astro Steve McQueen posa para ilustração promocional do filme "Tom Horn, O Cowboy", filme de 1980, dirigido por William Wiard. Na época de lançamento dessa produção os filmes de faroeste já não eram mais tão populares como no passado. Havia um sentimento de que filmes de western já não rendiam mais boas bilheterias. Indo contra a corrente o ator Steve McQueen escolheu estrelar esse que foi um dos poucos bons momentos de um gênero cinematográfico que estava em franca extinção, tal como o cowboy interpretado com convicção pelo ídolo McQueen nas telas.

Pablo Aluísio.

4 comentários:

  1. Cine Western - Pablo Aluísio
    Galeria: Cooper / McQueen
    Todos os direitos reservados.

    ResponderExcluir
  2. Neste período do Tom Horn o Steve McQueen já estava bem doente, como demostra seu rosto cansado e precocemente envelhecido. Este ator faz muita falta.

    ResponderExcluir
  3. Ele ficou tão abatido que acabou ficando parecido com o Charles Bronson. É o destino, chegando sem pedir licença.

    ResponderExcluir
  4. É, e o Gary Cooper também teve um fim precoce e triste, em paradoxo ao homem inabalável e estoico que ele representava no cinema, citado por essas qualidades até por outro personagem muito famoso, o Tony Soprano.

    ResponderExcluir