quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Fantasia

Walt Disney era um gênio. Além de grande artista, homem culto, era um empresário de mão cheia. Não é à toa que ele construiu todo um império de entretenimento apenas com sua velha prancheta de desenho, onde criou personagens eternos como o ratinho Mickey e o ranzinza Pato Donald. Quando já estava rico, milionário, e muito poderoso em Hollywood (ele praticamente inventou o longa-metragem de animação), Disney resolveu que queria realizar um velho sonho: unir desenho animado com música clássica. Ele era apaixonado por grandes compositores clássicos do passado e achou que a fusão poderia dar muito certo, afinal de contas Disney geralmente desenhava enquanto ouvia música clássica em seu atelie. Quando estava ouvindo um disco da orquestra da Philadelphia, pensou logo em Mickey como um aprendiz de feiticeiro muito desastrado sincronizado com as notas musicais que ouvia. Após criar um rápido rascunho com suas ideias em sua casa levou o projeto para seus animadores que ficaram bastante entusiasmados com seu conceito. O que não sabiam era que a sincronização entre os movimentos dos desenhos com as notas musicais seria extremamente complicada e demorada - levaria meses para que eles finalmente terminassem uma única sequência. A espera porém valeu muito a pena.

"Fantasia" é considerada não apenas uma das animações mais maravilhosas da história do cinema mas também um marco revolucionário nas técnicas de produção de desenhos animados. Assistir a esse filme hoje em dia e pensar que ele foi realizado em 1940, sem qualquer uso de computação gráfica ou algo parecido, mas apenas lápis e papel é realmente de deixar qualquer um de queixo caído. Foi praticamente um trabalho artesanal, feito mão a mão, traço a traço, pela equipe do estúdio. Foram no total nove diretores de animação (alguns não creditados, inclusive o próprio Disney). Cada um ficou responsável por uma sequência específica. O resultado se mostrou maravilhoso, mostrando vários estilos e técnicas de animação diversas. Disney conseguiu realizar o que para muitos seria sua obra prima definitiva. Infelizmente como geralmente acontece com obras dessa envergadura, "Fantasia" também não foi completamente compreendida em seu lançamento. O roteiro foi acusado de ser sem foco, com vários sequências jogadas ao vento, sem uma estrutura narrativa básica. Disney se defendeu afirmando que o verdadeiro conceito por trás de tudo era levar cultura (no caso os grandes clássicos da música) para as crianças, de uma forma leve e divertida. Certo estava ele. O tempo mostrou quem realmente tinha razão e hoje em dia "Fantasia" é considerado um dos maiores momentos da história do cinema americano. Coisa de gênio.

Fantasia (Idem, Estados Unidos, 1940) Direção: Walt Disney, James Algar, Samuel Armstrong, Ford Beebe Jr, Norman Ferguson, Jim Handley, Wilfred Jackson, Hamilton Luske, Bill Roberts, Paul Satterfield, Ben Sharpsteen  / Roteiro: Walt Disney, Joe Grant, Dick Huemer, entre outros / Elenco: Leopold Stokowski, Deems Taylor, Corey Burton / Sinopse: "Fantasia" é composto de várias sequências independentes entre si onde o espectador é levado a ver a perfeita união entre animação e música clássica.

Pablo Aluísio.

Um comentário: