terça-feira, 11 de agosto de 2015

Spice World - O Mundo das Spice Girls

O universo pop é o mundo da música feito de algodão doce, das harmonias chicletes e dos discos descartáveis. Poucos são os artistas que escapam do "use e jogue fora" nesse estilo. Os anos passam mas a fórmula continua a mesma. Um empresário esperto junta um grupo de garotos e forma uma boy band. Depois que eles atingem os 20 anos são descartados pois já estão velhos demais. Foi assim com Menudo, Backstreet Boys e mais uma centena de bandas farofas do mesmo naipe. O curioso é que na Inglaterra resolveram formar não uma banda de garotos com cara de meninas mas sim uma banda de garotas mesmo! Nasceu assim esse "fenômeno" pop chamado "Spice Girls"! Hoje em dia elas já são senhoras, algumas inclusive ficaram fora do padrão com a idade (Tentaram inclusive vários retornos mas sem sucesso). Atualmente o sonho acabou para elas mas no passado elas foram muito bem sucedidas comercialmente. Elas venderam tantos CDs em seu auge que os produtores de cinema resolveram até mesmo produzir um filme com as moças. Imagine você que coisa mais sem noção! Claro que as Spice Girls não sabiam atuar mas fechavam os olhinhos e davam beijinhos para a tela! Afinal quem disse que algum artista da música pop precisou mesmo atuar em algum filme que fez ao longo de todos esses anos?

O clima do filme tenta copiar o estilo dos antigos filmes dos Beatles, ou seja, muito nonsense inglês misturado com músicas bacanas na linha fast food. Não há propriamente um roteiro mas sim uma sucessão de sequências musicais onde elas cantam, dançam, "atuam" (perdão Sir Lawrence Olivier pelo uso da palavra!) e fazem caretas fofinhas o tempo todo. O conteúdo é o mesmo de uma bolha de sabão colorida! Claro que se você tiver mais de dezesseis anos de idade vai achar tudo uma tolice sem cabimento. E é isso mesmo, o filme é um chicletão colorido, vazio, mas que os adolescentes da época adoraram a ponto da produção fazer bonito nas bilheterias. No fundo é um grande videoclip das meninas. Elas próprias são simples caricaturas de garotas. Tem a fofinha (Baby Space), a esportista (Mel C), a afro (Mel B), a bonitona (Geri Halliwell) e a fashionista (Victoria).  Para não dizer que nada se salva temos que dar o braço a torcer e dizer que algumas baladas das Spice Girls eram até bonitas, com harmonias pegajosas (grudou no ouvido, não sai mais). Curiosamente depois de dois anos do sucesso desse filme elas já não eram mais nada. Foram descartadas, jogadas na lata de lixo da cultura dos anos 90 como convém a esse linha de artista. Assim se você estiver curioso em saber qual vai ser o futuro de cantores pop como Justin Bieber (que também tem cara de menina) então basta dar uma olhada nesse filme para sentir como nesse mundo pop tudo é passageiro e fugaz, feito bolha de sabão.

Spice World - O Mundo das Spice Girls (Spice World, Inglaterra, 1998 ) Direção: Bob Spiers / Roteiro : Kim Fuller e Jamie Curtis / Elenco: Melanie Chisholm, Victoria Beckham, Melanie Brown, Emma Bunton, Geri Halliwell / Sinopse:  As Spice Girls precisam salvar o mundo de um vilão muito malvado. Para isso cantam e dançam. Como é lindo o mundo pop da música!

Pablo Aluísio.

Um comentário:

  1. Publicado originalmente no blog Music!
    Pablo Aluísio
    Todos os direitos reservados.

    ResponderExcluir