quinta-feira, 13 de agosto de 2015

The Pacific

Foi bastante aguardada essa minissérie do canal HBO, "The Pacific". A intenção era não apenas repetir o êxito de crítica e público de "Band of Brothers" mas também focar nas terríveis batalhas no Pacífico durante a Segunda Guerra Mundial. Para muitos a guerra no Pacífico foi bem mais violenta, insana e extrema do que a que se desenvolveu na Europa. O diferencial vinha das características do próprio inimigo, os japoneses, que lutavam com uma determinação feroz e fanática. A honra era prezada a um patamar que até então era desconhecido para os ocidentais. Para um guerreiro japonês morrer por seu imperador e por seu país era uma grande honra pessoal e familiar, quase beirando á devoção divina. Assim os americanos encontraram muitas vezes uma resistência muito mais combativa e focada do que a que encontrou na Europa quando enfrentou as tropas alemãs. Assim que "The Pacific" foi anunciado pela HBO as expectativas foram às alturas. Infelizmente depois de conferir os dez episódios pude perceber que o material não era excepcional. A produção certamente era  maravilhosa mas no geral alguns episódios sofreram de sérios problemas de ritmo. As diversas histórias também foram editadas de modo confuso, deixando o espectador meio sem se situar corretamente dentro do que estava acontecendo em cena.

Excesso de personagens e ausência de foco no roteiro prejudicaram ainda mais o resultado final. Minha maior decepção com "The Pacific" foi que muitas vezes ao invés de mostrar algumas das batalhas mais sangrentas da II Guerra Mundial o roteiro ficou se preocupando em focar nos relacionamentos dos recrutas! Nada contra humanizar os combatentes mas a partir do momento em que se ficou mais preocupado em mostrar a dor de cotovelo de certos soldados do que em retratar as lutas sangrentas entre japoneses e americanos a coisa desandou. Há também uma grande irregularidade entre os episódios. Alguns são bem interessantes enquanto que outros caem no marasmo completo, se tornando chatos. Um exemplo é um episódio todo passado na Austrália. Nada de relevante acontece e o tédio impera, quebrando a espinha dorsal do que vinha acontecendo. De bom apenas um maior realismo no que efetivamente acontecia nas forças armadas, inclusive em termos de violência e insanidade dos soldados. Mesmo assim o saldo final não foi muito bom. O fato é que apesar de todo o dinheiro e luxuosa produção, "The Pacific" foi apenas mediano, abaixo do que era esperado.

The Pacific (The Pacific, Estados Unidos, 2008) Direção: Sanford Booksta / Elenco: Dennis Hopper, Clare Carey, Luis Chávez, Ross McCall, Brian Tee, Heather Mazur / Sinopse: Minissérie em dez episódios que conta parte da luta das forças armadas americanas na chamada guerra do Pacífico durante a II Guerra Mundial.

Pablo Aluísio.

Um comentário: